Minha Breve História

Minha Breve História Stephen Hawking

Resenhas - Minha Breve História

Alessandra.Milanez 23/04/2016

Autobiografia de cientista mesmo
à um texto que só poderia ter sido escrito por um cientista: direto e pouco dado a descrever emoções ou sentimentos. O famoso humor do cientista aparece ali, mas a leitura vai ficando mais truncada no final, quando ele se concentra em seu trabalho, que, convenhamos, não é sopa pra entender.

Bel 02/02/2016

ELA (Esclerose lateral amiotrófica) não o impediu de ser um homem brilhante.
Nessa autobiografia, Stephen Hawking acerta em cheio ao dar mais destaque para suas conquistas do que para suas dificuldades, ou seja, há páginas e páginas sobre suas façanhas, sobre suas pesquisas e conquistas da vida e poucas linhas sobre o sofrimento que sua doença lhe causou e sobre as dificuldades que passou com seus divórcios.
Hawking mostra nesse livro que ele é muito mais do que um homem numa cadeiras de rodas, ele é um gênio que não se resume a sua doença.
Recomendo fortemente a todos que se interessam por astronomia, física, cosmologia, etc, pois não haverá (muitas) dificuldades de entender o que ele explica sobre sua profissão, já que Hawking se preocupou em fazer com que os leigos entendessem o que ele estava dizendo.
O livro é curtinho, leve e rápido de ler, portanto, uma leitura maravilhosa e uma indicação imperdível.

Tamires Faria 22/01/2016

Hawking ?
Excelente livro, ajuda o leitor a entender um pouco sobre a vida deste físico tão renomado.
Hawking tem um humor muito peculiar, o que torna a leitura agradabilíssima. Aos fãs da série 'The Big Bang Theory', é interessante ler este livro, considerando que o físico faz participação na série e após ler o livro vejo o quanto a série o homenageia.
Alguns capítulos do livro falam um pouco das teorias no qual Hawking trabalhou, e não, não foi enfadonho ler (aos leigos, como eu), pois ele teve a preocupação de didatizar, colocando sempre exemplos.
Comecei a ler o ano passado, e acabei parando por conta de outras leituras que tive que fazer, acabei a dois dias,mas enfim, é um excelente livro, recomendo muito, Hawking é uma fonte de inspiração a muitos.

Paula 20/01/2016

Foco em seus avanços científicos
Um livro muito bom, em que ele fala de sua vida, mas com foco em seus avanços científicos.
Não faz qualquer tipo de drama por sua doença e até que fala pouco sobre ela.
Confesso que viajei um pouco quando ele fala sobre buracos de minhocas (física nunca foi meu forte, rs), mas é um bom livro.

Débora 15/01/2016

Oh, céus! Onde estão as confissões do “deficiente coitadinho portador de ELA que todos esperavam” ?
- No filme romântico e semificcional de Jane (1ª esposa de Hawking) : “ A Teoria de Tudo”!
E não em “Minha breve história”,um livro claro e fininho que parece estar decepcionando muitas pessoas.
Isso porque muitos leitores esperam no livro a história de superação de “um deficiente físico diagnosticado ainda jovem de um doença degenerativa que o condenou a injusta cadeira de rodas, mas que venceu infinitos obstáculos e se tornou o físico mais genial desde Einsten” , ao invés de esperarem pela autobiografia do “jovem que contradizendo os desejos do pai, optou pela área da física menos atrativa nos anos 60 (a da relatividade e afins, no lugar do famigerado campo da teoria das partículas (o qual relaciono com o Bóson de Higgs, o LHC e o Marcelo Gleiser, para simplificar, hehe), teve uma singular carreira acadêmica e abraçou o estudo dos buracos negros ( sugeridos ainda no século XVIII)”; do que, de fato, o livro trata.
Em outras palavras, vejo o livro como sendo agradável apenas para público mais restrito. É imprescindível que o leitor leigo tenha o mínimo de gosto pela Física (S2 fofinha!!), seja um apreciador de ciências exatas ou um amante do universo, buracos de minhocas e tempo imaginário (seja lá o que isso signifique). Como o próprio Hawking escreve no capítulo “Uma breve história do tempo”, no qual conta sobre a publicação de seu primeiro livro para o grande público (de mesmo nome do capítulo), seu objetivo com esse 1º livro era atrair a atenção das pessoas para a maravilha que é a física moderna, explicando “até que ponto já tinham avançado na compreensão sobre o universo”, mas muitos leitores compraram o livro por interessarem-se pela condição de Stephen como deficiente físico/ físico deficiente, ou para ostentarem a obra cult na estante da sala. A perspectiva ( da doença), por vez, era explorada nas resenhas críticas sobre seu livro que iniciavam descrevendo a saúde dele.
De forma análoga, acredito “Minha breve história” também atrai muitos curiosos em saber sobre a “difícil vida que a deficiência trouxe ao jovem nerd inglês”. Esses leitores, por vez, facilmente se entediarão. O livro trata,sim, da esclerose, e o que isso significou para Hawking, mas não se resumi a isso; da mesma maneira que ele não deve ser resumido a condição de portador de ELA.
Enfim, recomendo a leitura. É leve, rápida e esclarecedora(algo extremamente esperado de um cosmologista) e não apelativa ou dramática ( estilo biografia de justins biebers da vida ou estilo diário-poético-de-autoajuda à moda Jane). Ele discorre sobre sua infância, estudos, casamento, pesquisas e sobre sua fama (o que achei mais legal: falando abertamente sobre os prós e contras, o estereótipo que ganhou, seus prêmios (e o porquê de ainda não ter levado um nobelzinho,...), é relativamente humorado e muito claro (levando em consideração a complexidade da matéria).
Vale a pena.

Daniel432 13/12/2015

A vida de um cientista
Nesta autobiografia, Stephen Hawking conta relatos de sua vida desde a infância com certas restrições financeiras (não podemos dizer que sua família era pobre), passando por uma juventude cujos estudos foram tediosos e uma tentativa de socialização num clube de remo e finalizando em uma vida adulta, em certos termos, tumultuda pelo avanço da doença, pelo fim do casamento e pelas descobertas científicas teóricas que o tornaram mundialmente conhecido.

Mas não esperem ver fatos pessoais detalhados minuciosamente, ele cita estes fatos e as razões e causas destes fatos mas não os aprofunda. Ao contrário fatos científicos onde ele se preocupa em repassar alguns conceitos da física quântica e esclarecer que o possível sensionalismo das capas de seus livros devem-se às editoras e que seriam diferentes se dependesse dele.

Normalmente, não leio resenhas de outros usuários do Skoob quando estou iniciando a leitura de um livro, mas neste caso vi, acidentalmente, uma resenha (não lembro de quem) que dizia que Stephen não expressava emoções seus relatos. Esta não foi a impressão que fiquei, achei que em certas partes ele foi irônico e até fez algumas piadas, com humor inglês, claro. Como esperar que uma pessoa bastante racional consiga expressar-se emocionalmente?

O livro, simples e de fácil leitura, tem o mérito de mostrar o lado humano do cientista, vale à pena a leitura.

Kitamy 15/10/2015

Stephen Hawking - Minha breve (e superficial) história.
Com uma escrita direta e pouco detalhada, o livro nos permite conhecer os eventos principais vividos por Hawking. Ao meu ver, os acontecimentos são expostos com pouca ou nenhuma emoção. O livro faz jus ao nome, traz uma leitura breve da história de Stephen Hawking.
O livro mescla a vida pessoal com a profissional (o que o tornou famoso) e, em determinados momentos, traz a explicação de teorias feitas por ele (como buracos negros, viagem no tempo,...). O que suaviza um pouco a leitura são as imagens, as quais nos aproxima um pouco da vida pessoal de Stephen, já que a leitura é mais factual e científica que pessoal.
Eu esperava mais dessa leitura, e não é um livro que eu vá indicar ou reler. Porém, para quem é fã de Stephen Hawking, considerado o Einstein do séc. XX, a leitura há de ser agradável.
O livro é finalizado com um breve capítulo onde Hawking expressa seu modo de enfrentar a vida e as coisas as quais teve o prazer de realizar. Contém fotos interessantíssimas.
"Acredito que pessoas com deficiência devem se concentrar nas coisas que a desvantagem não as impede de fazer, e não lamentar as que são incapazes de realizar."
Débora 15/01/2016minha estante
o einstein do século XX é o einstein.

Mickael 13/10/2015

O homem e sua obra
O que dizer desse homem que escreveu a própria biografia através de "clicks" formando três palavras por minuto?
Um dos grandes pensadores do mundo contemporâneo revolucionou a Ciência e sua própria noção de Tempo, sendo ele próprio uma "questão de tempo". Stephen Hawking prova cientifica e existencialmente que o tempo não é linear, não é estacionário e não é previsível. Um homem que deveria viver "só mais dois anos" viveu (e ainda vive) mais de cinquenta produzindo, inovando, apostando (quase sempre perdendo suas apostas) e sempre com um humor inspirador. Ele faz piada de si próprio e não deixou sua doença tirar seu espírito de vida. Leitura recomendadíssima para aqueles que gostam de investigar a origem do universo e o milagre da vida humana - sem a necessidade de exclusão de um ou de outro.

site: homoliteratus.com

Rafa 05/07/2015

Para abrir, já vou dizendo que não sou chegada em física, química e biologia. Meus conhecimentos do cosmos são basicamente nível ensino médio e Scishow Space. Também, não sou chegada em biografias, e também, não tinha uma curiosidade muito grande em conhecer a vida do autor.

Entretando, com o filme A Teoria de Tudo, começou um burburinho e num impulso, comprei e li este pequeno livreto (logo, pretendo ler o A Teoria de Tudo também).

Em pouquíssimas páginas, o Stephen conta em linhas gerais como foi sua vida, como foi a descoberta da doença dele e, basicamente, o que ela é. Também fala sobre suas teorias. Tudo de forma muito breve, bem singelo e sem grandes pretensões.

O que me fisgou no livro, foi a inspiração que ele me proporcionou. Até pela forma como ele foi "escrito". Na verdade, o autor fala através de aparelhos e foi assim que escreveu esse pequeno relato. Com uma velocidade de três ou quatro palavras por minuto, ele conseguiu me inspirar.

O sucesso frente aos obstáculos, para mim, se expande para além das conquistas acadêmicas do autor. Alerta de clichê: é inspiração de vida. De forma breve, ele conta sua vida e seu trabalho, com muitas fotografias. Talvez a parte escrita do livro não dê 70 páginas, mas, como eu disse, foi muito inspirador.

Não sei se um público leitor de biografias gostaria muito desse relato, pois, como já foi dito, ele é breve e não traz muitos sentimentos ao texto. Acredito até que pela dificuldade de sua "escrita", o autor se limitou aos fatos de sua vida, sem grandes aprofundamentos.

Entretanto, é leitura válida tanto para quem gosta do que o Stephen Hawking escreve ou, para pessoas como eu, que simplesmente ficaram curiosas com todo o burburinho do filme, ou ainda, para pessoas que precisam de um pouquinho de impulso para sobrepor os desafios cotidianos.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

Horroshow 21/06/2015

Ler biografias é aprender com os erros dos outros.
Resenha por João Pedro Mesquita

" "Nasci no dia 8 de janeiro de 1942, exatos trezentos anos após a morte de Galileu."

Stephen Hawking. Ah... você já ouviu falar desse cara. Quando soube que ele lançaria uma autobiografia, fiquei bastante animado. Imagina só, Stephen Hawking, o gênio da física moderna, provavelmente uma das maiores mentes vivas, o homem que desbravou o universo, falando de sua própria trajetória, de suas frustrações, de sua vida pessoal! Deve ser o máximo, certo? Nem tanto quanto eu gostaria, na verdade.

Minha primeira decepção veio quando peguei o livro nas mãos e o folheei. O que vi foram poucas páginas, letras grandes, linhas espaçadas, margens generosas, várias imagens ─ fotos pessoais muito interessantes, por sinal. Será que tão poucas palavras seriam suficientes para contar a vida de Stephen Hawking, um dos mais brilhantes cosmologistas da história? A resposta: não. Pelo menos não da forma que eu esperava, com a riqueza de informações que eu aspirava a encontrar."

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2014/09/minha-breve-historia-stephen-hawking.html

igor 15/06/2015

Um relato breve e honesto
Stephen Hawking, o cosmólogo, lança mão de uma autobiografia curta e objetiva, quase um folheto (vem até com várias fotos), imagino que um contraponto justo depois do Teoria de Tudo escrito por sua ex-mulher Jane (do qual eu só vi o filme). Em pouco mais de cento e quarenta páginas, ele conta de sua infância comum no sul da Inglaterra, o tão sonhado ingresso a Cambridge, e logo em seguida a descoberta da esclerose lateral amiotrófica, que o condenou para sempre a cadeira de rodas.
Funcionou por que me fez conhecer a historia do cara, que é incrível, mas após ir e voltar umas quatro vezes para reler passagens em que Hawking discorre sobre seu trabalho, vi que não dá. A Metafísica é demais pra mim. É ainda mais deprimente se você parar para pensar que todas aquelas ideias foram simplificadas a exaustão para entendimento geral, como o próprio Hawking afirma.
Minha parte favorita foi ele explicando as piadas metafísicas. Show!

site: http://colapsoensaiado.blogspot.com.br/

Matheus Fellipe 10/06/2015

"Se você entende como o universo funciona, de certa forma pode controlá-lo."
“Quando você se depara com a possibilidade de uma morte precoce, percebe que a vida vale a pena e que há muitas coisas que você deseja fazer. ” — Pág. 43

Não costumo ler biografias, essa foi uma exceção, na verdade foi algo inesperado. Eu comprei o exemplar para dar de presente para um amigo, e antes de escrever a dedicatória, resolvi dar uma folheada, ver as fotografias etc... comecei a ler a primeira página e quando eu percebi já tinha lido metade do livro, então eu terminei e não me arrependi nem um pouco.

"Se você entende como o universo funciona, de certa forma pode controlá-lo." — Pág.19

Minha Breve História, é uma autobiografia bastante breve, narra os fatos e acontecimentos da vida do autor de uma maneira enxuta, mas mesmo assim não peca em nada, é completa, narra tudo o que um leigo gostaria de saber, tem conhecimento, emoção e realidade! A linguagem é bem simples e acessível, parece que estamos conversando e ouvindo a história diretamente do autor (se isso fosse possível).

O livro é dividido em 13 capítulos que vão desde a formação de sua família e sua infância, passa por todo o percurso universitário, o diagnóstico e o avanço da doença, seu casamento com Jane Wilde, os 3 filhos (Robert, Lucy e Tim), e vai até suas teorias e estudos acerca dos buracos negros e a discussão da possibilidade de se viajar no tempo.

“Mesmo que uma nova teoria seja descoberta no futuro, não acho que viajar no tempo algum dia será possível. Se fosse, a essa altura já teríamos sido invadidos por turistas vindos de lá. ” — Pág. 127

Hawking também comenta sobre o livro que alavancou sua carreira e diz que ele queria escrever um livro que fosse de fácil compreensão e que esse pudesse se tornar popular e acessível, sendo vendido até em bancas e livrarias de aeroporto. O livro Uma Breve História do Tempo já foi traduzido para mais de 40 idiomas e já vendeu mais de 10 Milhões de cópias, em Janeiro desse ano a Editora Intrínseca relançou o livro no Brasil.

“[...] Eu queria sondar as profundezas do universo. Talvez tenha tido algum sucesso, mas ainda há muito o que quero saber. ” — Pág. 35

A Intrínseca fez uma edição linda para o Minha Breve História: o livro é repleto de fotografias antigas em preto e branco de vários momentos da vida do autor, a capa tem acabamento fosco e as letras são douradas. A diagramação e edição ficaram ótimas, e não me lembro de ter encontrado nenhum erro.

Dei 5 estrelas para o livro pois foi realmente bom, não chegou a ser um favorito pois não tenho muitas experiências literárias com biografias para comparar. haha

site: http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/2015/06/resenha-minha-breve-historia-stephen.html

Igor Negreiros 28/02/2015

Uma história de superação!
Se tem uma pessoa que poderia justificar insucessos na vida, este seria Stephen Hawking. Com apenas 21 anos descobriu que tinha uma grave doença degenerativa progressiva (hoje a conhecemos como Esclerose Lateral Amiotrófica – você deve se lembrar do “desafio do balde com gelo”; desafio este criado para chamar a atenção para esta terrível doença). Os médicos na ocasião lhe deram 2 anos de expectativa de vida. Diante de uma situação extrema dessas muitos se entregam; para Hawking foi libertador: “quando você se depara com a possibilidade de uma morte precoce, percebe que a vida vale a pena e que há muitas coisas que você deseja fazer” (p. 43). Foi o que ele fez. Mesmo a sua doença avançando, ele não desistiu. Perdeu a capacidade de andar, de escrever e, por fim, a de falar. E mesmo assim continuou adiante.

Esta (breve) biografia foi escrita por Hawking sem ajuda de terceiros (nota: para quem não conhece, ele tem um computador acoplado em sua cadeira de rodas que possui um dispositivo onde ele consegue escrever a uma velocidade de três palavras por minuto). A biografia é realmente breve e, na minha opinião, serve como enredo para a verdadeira mensagem da obra.

O cerne deste livro é a reflexão que ele nos convida a fazer. Hawking nunca desistiu de viver, mesmo com as dificuldades aumentando conforme a sua doença evoluía, ele foi se adaptando e construindo o seu legado, que na opinião de muitos, ele é o principal físico pós Einstein. Disseram para ele que não chegaria aos 24 anos mas ele não acreditou: revolucionou a física no campo da cosmologia com sua teoria inovadora, teve três filhos e ainda continua vivo, hoje aos 73 anos.

O único ponto que deixou a desejar, na minha opinião, foi a abordagem de alguns pontos teóricos da cosmologia que não ficaram muito claro no livro.

“Acredito que pessoas com deficiências devem se concentrar nas coisas que a desvantagem não as impede de fazer, e não lamentar as que são incapazes de realizar” (Hawking)

Karina 27/02/2015

O relato da vida de Stephen Hawking é incrível e da vontade de ler muito mais.
Porém as partes técnicas não me atraem, mas não me impediram de ler o livro todo.

Matheus 26/02/2015

Curto e bom
Um resumo sobre a história de Stephen Hawking escrito por ele mesmo. É uma leitura agradável e curta.