Maria, a maior educadora da História

Maria, a maior educadora da História Augusto Cury




Resenhas - Maria, a maior educadora da História


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Claudinei 02/12/2013

Dedicado as grandes Mulheres!
Publicado originalmente em http://claudineibarbosa.com

O que podemos aprender com a mãe mais famosa da história?

Ao longo dos anos Augusto Cury tornou-se um de meus autores favoritos, ele consegue transmitir em seus livros algo fascinante, um amor pela vida humana, encontrando maneiras de exaltar até mesmo o menor dos homens apenas por sua existência, o autor traz uma visão analítica de uma sociedade que aos poucos vem se degradando, entregando-se aos devaneios das novidades tecnológicas que surgem a cada instante esquecendo-se de valorizar a verdadeira beleza, a vida. Nesse livro, Cury aborda um tema delicado, a educação proporcionada pela mãe mais famosa da história ao filho mais famoso da história, aquele que até hoje é lembrado por suas palavras, ações e gestos que qualificaram seu amor pela humanidade, Maria e Jesus Cristo.

Essa não é uma obra de cunho religioso, mas como bom psicólogo e psiquiatra e um grande pesquisador do comportamento humano, Cury descreve a brilhante mente de uma mulher, refletida em seus atos como doce, gentil, mas de caráter forte e uma índole incontestável que foi capaz de passar a um menino que um dia se tornaria o homem que mudaria a história da humanidade todas as ferramentas que necessitaria para cumprir sua missão, ao decorrer dos capítulos, o autor vai mostrando exemplos da bela educação transmitida de mãe a filho, do ideal e dos valores que ela foi capaz de trabalhar no filho, algo que me chamou muito a atenção era de que um método utilizado por Maria era o de instigar a dúvida, para que o menino encontrasse em si mesmo a resposta para as adversidades que formariam seu caráter e personalidade, o que é muito parecido com o processo de Coaching que descobri recentemente, onde essas perguntas poderosas foram capazes de criar um exemplo de ser humano.

Recomendo esse livro a todos os pais como um exemplo de como preparar seus filhos para vida futura.
Giovanna 30/11/2013minha estante
Resenha maravilhosa, mas "encontra-se" é diferente de encontrasse(passado de encontrar). :D


Claudinei 02/12/2013minha estante
Ops! Realmente um erro que passou despercebido! Obrigado! Já corrigido! :)




Ana Paula 08/08/2010

Inesquecível!!!
Refletir Maria, mãe de Jesus, como mãe e educadora nos remete a uma análise profunda de sua grandeza enquanto mulher. Seus sentimentos, desejos, medos, força, renuncia e fé, são elementos comuns em sua vivência ao lado de seu Filho. É um verdadeiro retrato de seu valor e Magnitude ante a moça simples escolhida por Deus para conduzir a Criança que como qualquer outra passa por aprendizados, peraltices e necessita de orientação e cuidado. Tendo na pessoa dessa maravilhosa personalidade de Maria a figura mais próxima, Jesus cresce e estrutura-se emocionalmente, travando debates com sua mãe, construindo conceitos, relacionamentos formando-se para ser um divisor de tempos e crenças.
Marcia 28/10/2022minha estante
Incrível esse livro ??




25/02/2012

Gostei muito deste livro, assim como todos os livros de Augusto Cury ele fala sobre a superação dos obstaculos encontrados na jornada da vida, e no caso de Maria essa foi uma superação e tanto desde a visita do anjo anunciando que ela seria mãe do salvador do mundo, e entra ai toda uma tradição, costumes e principios, como explicar para a sociedade que estva grávida sem ser casasa? Augusto nos faz prestar atenção em como Maria durante a sua vida se sobressaiu de maneira brilhante nas adversidades.
comentários(0)comente



Júnior Moreira 28/12/2012

Se educar é uma tarefa dificílima, imagine educar a criança mais instigante que pisou nesta Terra, o menino Jesus. Por que não foi escolhido um grupo de intelectuais entre os fariseus ou especialistas em filosofia grega para formar o homem que dividiria a História?
Havia milhares de candidatos, mas uma jovem destacou-se diante do olhar do Autor da existência. Seu nome: Maria. Ela tornou-se a mulher mais famosa da História. A única exaltada em dois livros sagrados, a Bíblia e o Alcorão. Entretanto, sua personalidade continua sendo uma das mais desconhecidas.
Quem foi Maria? O que ela tinha de especial? Agora a Psicologia, a Psiquiatria, a Pedagogia avaliam sua personalidade e, em especial, os dez princípios que ela utilizou na educação do menino Jesus. Não é uma análise nem católica nem protestante, mas investigativa. O resultado? Surpreendente.
Descobriu-se que a inteligência de Maria era fascinante e sua capacidade de ensinar, deslumbrante. Os princípios utilizados pela mãe de Jesus são uma fonte de lucidez para a educação moderna.
comentários(0)comente



marcelgianni 08/12/2014

Análise do comportamento de Maria
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso basta pesquisar na web ou ver algumas outras resenhas postadas aqui), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

No estilo da coleção ‘Análise da Inteligência de Cristo’, o autor realiza uma análise do modo como Maria criou e educou Jesus, apesar de todas as dificuldades encontradas na época, o que mostra o seu alto nível de maturidade emocional. O livro em alguns momento fica meio repetitivo, bem no estilo Cury, mas vale a pena a leitura para quem quiser saber mais sobre a mãe de Jesus, através do lado comportamental, embora a Bíblia não forneça muitos detalhes sobre a vida de Maria, assim como fez com Jesus. Por isso, o autor em muitos momentos analisa o comportamento de Maria baseado em atitudes e ações tomadas por Jesus.
comentários(0)comente



Van 02/05/2015

Interessante
Eu sempre tive preconceito com os livros de Cury, penso que ao contrário do que ele prega em seus escritos é difícil ser otimista quando não há mais esperança.
Me interessei por Maria a maior educadora da história por razões religiosas embora de antemão soubesse que seria uma análise psicológica e pedagógica desta que é a mulher de maior importância em todo mundo.
Maria não é só a mãe de Deus é na análise de Cury uma grande contribuidora para o desenvolvimento do caráter e da nobreza de nosso Senhor. Maria não foi escolhida por Deus ao acaso para ser a mãe de Jesus, Deus o fez por ser ela de uma grande sensibilidade, de grande sabedoria e enorme fé; além de uma maturidade emocional capaz de suportar as maiores adversidades sem deixar que estas frustrações e medos atrapalhassem sua missão.
Concordo em muitos aspectos do livro com o autor, embora ache triste ele citar Paulo Freire como modelo de qualquer coisa que se refira a educação, basta ver o fracasso do ensino brasileiro para saber que Freire falhou. Outro ponto negativo é que Cury sempre coloca como se fossem sinônimo pais e professores; professores são responsáveis pelo ensino cognitivo, e pais é que são educadores. No mais é uma boa leitura e para quem como eu é devoto só aumenta meu respeito e amor por esta grande mulher .
comentários(0)comente



Romms 08/03/2016

Que livro!
Hoje, no dia da mulher, finalizei este impressionante livro! Augusto Cury me surpreendeu com suas simples palavras ao descrever as maneiras pelas quais Maria, a mulher mais famosa e desconhecida da história, pode educar seu filho, Jesus.
A anunciação pelo anjo, a saudação de Isabel, as palavras " Uma espada de dor transpassará a tua alma", O Magnificat, a perda de seu filho por 3 dias, a agonia ao ver seu filho na cruz... Quão tamanha responsabilidade! Acredito que pela sua fé e humildade, Maria foi escolhida para ser a mãe de Deus.
O que deve ter passado por sua cabeça com tamanhas incubências? E em seu coração?
Maria verdadeiramente foi uma grande mulher. Os moldes pelos quais educou Jesus são admiráveis!
comentários(0)comente



Aline 28/08/2016

O olhar humano do milagre
Nesse livro ele mostra o olhar humano que a Escolhida teve para com seu Divino filho. Detalhes não pensados quando vemos somente pelo olhar espiritual. Maria, em sua dedicação e amor a Deus, teve também que ser mãe em toda complexidade que a palavra trás.
Apaixonei por esse livro!
comentários(0)comente



Vivi 12/02/2018

Leitura mediana
O livro conta, sob o ponto de vista da psicologia, a história da Virgem Maria e sua relação com o menino Jesus. É um livro que nos faz refletir - Augusto Cury gosta disso! O livro conta como uma pessoa simples conseguiu educar um dos maiores homens da história. É um livro interessante, mas achei a leitura um pouco cansativa.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 06/09/2019

Jesus era em muitas coisas um menino como os outros: brincava, teimava, revoltava-se, desafiava os ensinamentos paternos. Por outro lado, porém, era um menino especial: ávido de conhecimento, de uma inteligência fora do normal, estava destinado a mudar o mundo. Imaginem pois o papel de Maria ao ser incumbida da missão suprema de educar o futuro Mestre dos mestres, de moldar a personalidade do filho de Deus; ainda mais sendo Maria muito jovem, de famílias humildes, sem acesso aos conhecimentos das classes privilegiadas da Galileia. Nada disso, porém, a impediu de aceitar com coragem a missão e de passar para o filho não os ensinamentos que o poderiam salvar, mas sim os valores universais que viriam a modificar a História. Intuitiva, atenta, sem medo do risco, Maria soube despertar em Jesus a arte da contemplação, a ambição interior, a inteligência construtiva. E ao fazê- lo, pagou um elevado preço, o mais alto que uma mãe pode pagar: ver o filho ser vítima dos seus nobres princípios. Este é um dos mais intrigantes livros de Augusto Cury. Sem se prender a questões de fé ou teológicas, o psicólogo analisa antes o método que a mãe de Jesus usou para educar o filho. À luz da ciência moderna, o autor explica os 10 princípios básicos de uma educação milagrosa.

Empreste esse livro na biblioteca pública

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!


site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576652564
comentários(0)comente



Fran 01/10/2020

Maria, a mãe de Jesus
O livro não relata fatos que já não conhecemos. O autor faz uma análise sobre a postura de Maria nos registrados no NT, bem como sua sabedoria e sutileza.
comentários(0)comente



Izaque Betiato 09/01/2021

Bom, mas..
Bastante interessante, mas para quem já leu vários livros do Augusto Cury já conhece qual a abordagem psicológica dele sobre os fatos da vida...

No livro ele faz uma análise psicológica com base nos trechos bíblicos do evangelho de Maria, e embora sejam poucos os trechos da Bíblia em que ela fala o autor conseguiu fazer uma boa análise, sendo seu principal texto base de análise o Magnificat.

No livro é mostrado que não há fórmula para realizar a educação dos filhos, que ela usava a intuição e não um manual de instruções, preparava Jesus para a ambição interior, proteção da emoção, como não ficar preso no cárcere da emoção, que todos passam por desertos existenciais e é preciso mostrar para os filhos que isso acontece com os pais.... Enfim, algumas dessas ferramentas psicológicas são várias vezes mencionadas em outros livros do Cury....

De forma geral é um livro razoável, de leitura rápida e leve...
comentários(0)comente



Aline Assunção 09/02/2021

Este livro é incrível ! O meu coração ?? saltava ao ler Maria pulando os cárceres psicológicos daquela sociedade abusiva .
comentários(0)comente



Lilian.Rebeca 03/05/2022

Aprendi com Maria
Maria enquanto mulher, mãe e educadora.
Uma mulher que ensinou e aprendeu.
Uma Maria além do que paramos para imaginar; humana, humilde, errante, mas aprendiz.
Que delicia olha-la com a singeleza do amor de uma mãe e com a postura de uma grande e exemplar educadora.
Maria foi excelente em seu papel e por mais que fosse grande, ela queria ser reconhecida por sua pequenez, tenho certeza que ensinou o seu filho a ser assim também.

?A pedagogia da maior educadora da História suplanta com inúmeras vantagens a educação pós-moderna, pois enriquece a arte de pensar, prepara para a vida, forma líderes, estimula a intuição, realça a intrepidez, protege a psique, expande a sensibilidade e, acima de tudo, humaniza e socializa. ?
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR