Água Viva

Água Viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

tóri 14/03/2024

Não sei sobre o que estou escrevendo: sou obscura para mim
Tenho a sensação de que terminei, mas que precisaria reler incontáveis vezes para entender o que li. Ao mesmo tempo que a percepção que o livro me passa é que a vida é movimento, que no fim, é se permitir descobrir caminhos enquanto se avança.
Gosto dos altos e baixos que ela descreve sobre como se sente, gosto dessa volatidade em ser humano e estar sujeito a nossa própria cabeça, ao olhar (e sentimento) do outro e mudanças da vida.
Me interessa também da inclusão do it, que tenho comigo que carrega a tentativa de colocar em palavras o inexplicável. Mas como, no fim, pelo fato de não ser explicável, apenas resta seguir e entregar-se a incompreensão. E como realizar esse mergulho nessa entrega? Em suas próprias palavras, da mesma forma com que só se anda andando.
Ainda assim, me ressalvo na dúvida com essa leitura. A intensidade do fluxo foi tão impactante que por ora não sei se fui eu, ela ou a interpretação baseada em minha própria vida. Talvez essa última seja o que também compõe a leitura, acho que também não sei captar o que existe. Que febre: conseguirei um dia parar de viver? Aí de mim que tanto morro.

mthsthn 13/03/2024

"A palavra é a minha quarta dimensão"
Clarice como sempre irretocável, inimaginável. Considero Água viva seu "manual" de leitura e (in)compreensão. Aqui Clarice não tem nenhuma pretensão em se fazer lógica, e a todo momento, em meio a uma linguagem cíclica e não linear, ela enfatiza isso. É uma leitura de vai-e-volta, uma nebulosa que se você para para tentar compreender e contemplar na finitude da lógica, você se perde e perde também o "instante-já" da leitura de Clarice. É preciso deixar fluir e escorrer para que na falta de sentido o sentido se apresente.

Vi muitas resenhas aqui no Skoob dizendo o quanto é difícil entender Clarice, principalmente em Água viva, chamando-a, como ela questionava, de hermética. Mas muita das vezes o que as pessoas querem é um entendimento lógico, centrado nos sentidos da razão e esquecem que Clarice é a escritora do "indizível"; daquilo que está no não-dito das palavras, em suas entrelinhas. E que é preciso entregar-se no oceano profundo que é Clarice para poder sentir, não pensar, sentir.

"Mas se eu esperar compreender para aceitar as coisas- nunca o ato de entrega se fará. Tenho que dar o mergulho de uma só vez, mergulho que abrange a compreensão e sobretudo a incompreensão. E quem sou eu para ousar pensar? Devo é entregar-me."

site: https://www.youtube.com/watch?v=8TKgWaknqGc

Le 13/03/2024

Primeiro: POR QUE O NOME É ÁGUA VIVA E NÃO TARTARUGA?
segundo: me identifico com tantos pensamentos que comecei a focar assustada. a clarice meio que faz com que eu queira gravar todas as palavras dela
terceiro: o jeito como a cabeça dela funciona é o mesmo de como funciona a da gigi, giovanna.

BarbaraDSB 12/03/2024

Clarice Lispector ousa com as estruturas sintáticas, criando histórias e frases que parecem inacabadas e rompem com o esqueleto tradicional do romance. A linguagem é densa e forte, característica da terceira geração do modernismo. A narrativa não segue uma fórmula linear; exige uma leitura ativa e atenta.
O título água viva pode remeter ao reflexo na água, em constante movimento devido à correnteza. A busca pela conexão entre corpo, pensamento e linguagem é central na obra.
Não há um tema central específico; em vez disso, Clarice explora sentimentos reprimidos, religiosidade, solidão e morte.
A obra é descrita como um romance sem romance e um poema em prosa. Não segue um enredo convencional,mas oferece fragmentos de vários gêneros literários.
A relação entre literatura e artes plásticas é explorada, com uma personagem que escreve sobre pintura.
Água viva mergulha na condição humana, nas descobertas interiores e na artes da criação, usando palavras como pincéis para pintar um universo único.

João Malafaia 10/03/2024

Lindo, mas abstrato demais
Não tenho muito o que falar!

apesar de ter gostado muito de a paixão segundo gh, água viva é abstrato demais para mim... de forma alguma é um livro ruim, é lindo e tem várias passagens marcantes. mas falta aquele fiapo condutor que - em paixão segundo gh - faz TODA a diferença

Books.Mandy 08/03/2024

"O imprevisto improvisado e fatal me fascina."
Honestamente, eu não consigo explicar esse livro. Ele não é nada convencional; possui uma narradora-pintora fascinada pela vida e tudo que a acompanha, inclusive a morte. Não é um livro para se ler buscando o significado de algo, é um livro para se sentir. Como sempre, a Clarice criou um livro único, escrito de forma majestosa e viciante, que te faz mergulhar nos pensamentos mais profundos de uma pintora que também pinta e brinca com as palavras.

giovanna 08/03/2024

"esta é a vida vista pela vida"
Confuso, cheio de devaneios. Clarice alcançando o subliminar de forma cada vez mais profunda em todas as páginas. Transcendente. Às vezes sinto que ela sabia de coisas que ninguém mais sabe.

Emanuele181 07/03/2024

Não vou mentir que no começo foi difícil de acompanhar, mas depois a leitura começou a fluir pra mim.
Eu sentir que estava lendo os pensamentos e imaginação de uma pessoa que pensa muito, a toda hora. A mudança de pensamento é tão rápida que você tem que ler com calma. Pensamentos sobre a vida, a Morte, a natureza de uma forma tão poética....

gustavando 07/03/2024

água viva viva em mim.
A obra-prima de Clarice Lispector, é uma jornada de autoconhecimento e reflexão profunda sobre a existência humana. Neste livro, os personagens são mais do que simples indivíduos, são fragmentos de sensações, pensamentos e experiências que se entrelaçam em uma teia emocional inebriante.

No centro da narrativa está um eu lírico introspectivo, mergulhado em suas próprias profundezas, em busca de significado e conexão com o mundo ao seu redor. Este eu lírico se desdobra em múltiplas facetas, explorando as complexidades da vida, da morte, do amor e da arte.

Os personagens de "Água Viva" são como vértices de uma mandala, cada um contribuindo para a compreensão do todo. Há os encontros fugazes, que deixam marcas indeléveis na alma, e os momentos de solidão dilacerante, onde a intimidade consigo mesmo se torna a única salvação.

Clarice Lispector tece sua prosa de maneira íntima e sensorial, envolvendo o leitor em uma dança de palavras e sentimentos. Os personagens ganham vida nas entrelinhas, sussurrando segredos e revelando verdades profundas sobre a condição humana.

Neste turbilhão de emoções, o leitor é levado a questionar sua própria existência, a desvendar os mistérios da alma e a mergulhar nas águas profundas da própria consciência. "Água Viva" não é apenas um livro para ser lido, é uma experiência transcendental que toca os recônditos mais profundos do ser.

naath 07/03/2024

Clarice?
Este é o meu segundo livro que leio desta ilustre autora, e tive a mesma sensação ao ler Agua Viva e Hora da estrela, uma sensação de confusão ao fazer a conexão do que já tinha lido no livro e, o que estava por ler ainda.
Entretanto, ao ler Agua Viva me despertou um sentimento de compreensão, só quem é muito ansioso ou tem mil coisas para pensar, se sente exatamente como Clarice sentiu ao escrever esse monólogo. Mesmo que esteja retratando uma personagem, eu vejo ela, vejo a angustia dela, as analogias dela, e a vida dela, que se baseia em sentar e começar a escrever, sem tempo de começar ao terminar, apenas pensamentos e alusões, de forma mais sistêmica e organizada, mas sim da própria cabeça dela.

Foi uma leitura um pouco demorada ( duas semanas para ler 90 páginas), por ser uma leitura que exige um pouco mais de concentração e neste dias estava um pouco mais dispersa.

Julia.Lentini 06/03/2024

Igual agua, gerou um turbilhão
é incrível como clarice foi de tartarugas, flores, dias da semana, para admirar um homem bonito que é de nosso direito apenas mante-lo a vista como um pequeno prazer. gostei!

Solange.Pereira 05/03/2024

Talvez me falte repertório
Clarice escreve bem demais, mas achei muito viajado kkkkk, muitas metáforas, começa a falar de tigre, depois de vasos com flores e céu estrelado.

Com certeza se eu tivesse acostumada com esse tipo de leitura eu teria admirado mais, porém não o gênero que eu gosto.

Sb.arielle 05/03/2024

Instante? It? Plasma? Ser ou não ? Incrível como ela fala de tudo tão profundamente.
Muito detalhista a forma como ela descreve TUDO, não é fácil de ler, terminei arrastada, talvez eu leia novamente pra tentar compreender melhor....

"Ah viver é tão desconfortável. Tudo aperta: o corpo exige, o espírito não para, viver parece ter sono e não poder dormir ? viver é incômodo. Não se pode andar nu nem de corpo nem de espírito."

Karol.Vasco 05/03/2024

Livro incrível.
A sensação que tenho sempre que leio Clarice é a de prender a respiração durante toda a leitura e quando termina percebo que não tava respirando, livro incrível, profundo, introspectivo, tive um pouco de dificuldades no começo, por fazer tempo que li Clarice, mas depois que vai só para quando termina o livro, que coisa maravilhosa, que coisa linda, Clarice é exatamente isso, parece algo feito por um não humano, não se tem nem palavras pra definir bem o que foi lido, LIVRO INCRÍVEL!