Água viva

Água viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

Valéria 21/01/2024

Decepcionante
Desculpem minha ignorância literária, mas não lembro o último livro que li que foi tão ruim quanto esse.

Leitura confusa, em que não lemos ?lé com cré?. Um texto escrito na primeira pessoa, com pensamentos contraditórios, algumas frases de efeito e nenhum sentido no fim das contas.

Por ser uma escritora tão aclamada, esperei ler um boa obra e não um emaranhado de palavras sem começo, meio e fim? sem sentido algum.

Heytor Vieira 11/02/2023

Acho que nunca tinha lido algo que me parecesse tão pessoal, uma doce loucura pessoal.
Cada página é um dia da vida da personagem. É um dia da viagem da protagonista/autora por si mesma.
Foi ótimo ler algo em que não temos uma base na qual nos apoiarmos, você meio que flutua sobre a superfície do que é a Clarisse, feito uma folha.

"Esse é um modo de não haver defasagem entre o instante e eu: ajo no âmago do próprio instante."

"Será que no instante de morrer forçarei a vida tentando viver mais do que posso? Mas eu sou hoje."

"Eu não tenho enredo de vida? sou inopinadamente fragmentária. Sou aos poucos. Minha história é viver."

"Não me amaste, disto só eu sei. Estive só. Só de ti. Escrevo para ninguém e está-se fazendo um improviso que não existe. Descolei-me de mim."

"É que me sinto atraída pelo desconhecido. Mas enquanto eu tiver a mim não estarei só."

Carol 20/05/2023

Devaneios?
É um livro um pouco difícil de ler, bem paranóias de uma mulher triste (amo/sou). Não é pra entender, é pra sentir.

bananamadeirachoco 29/04/2023

Odeio criar expectativas
Fui ler por indicação do booktok, e como sempre, decepção por cota das expectativas aparece.
mas sinceramente? este livro de alguma forma me prendeu com o seu sentimento, seu gosto em suas falas, a conversa franca que você tem cara a cara com a realidade da autora (pelo que sei não é ficção, certo?) me fez abraçar essas palavras de uma forma interessante, mas não tenho muita vontade, atualmente, de ler mais algum livro dela.
espero que esse meu desgosto mude para conseguir ler outras indicações em outros momentos.

Gaabs7 03/06/2021

Eu não sei mto bem explicar o que eu li nem dizer se gostei, mas muitas coisas eu guardei pois pareciam que eram escritas para mim.

Nicole.Avancini 27/06/2021

Nada além de fluxo de consciência
Ora retomando à consciência do presente momento em que escreve e tomando nota do fato de escreve, ora perdendo-se em seus inúmeros devaneios endereçados a não-sabemos-quem (talvez a cada um dos possíveis leitores) que permeiam essas 97 páginas, Clarice nos convida a mergulhar de barriga em seu inefável processo de escrita, que parece não exigir esforço algum pois se faz com maestria, sem se preocupar com a qualidade das palavras que vêm à tona. Não é obra pré-meditada, é obra que nasce apenas e somente no momento em que se senta para escrever, e revela justamente a beleza do ato próprio da escrita. Uma obra feita em sã consciência e em delírio da mesma, feita para se ler com a razão, que há de buscar sentidos, devidamente desligada.

Portela 20/01/2023

"É como se, sedentos, disséssemos ao mundo: Dá-me de beber. E porque fossem palavras mágicas, uma fonte se abre, em água viva."
Água Viva é um poema em prosa da brilhante Clarice. Esse livro não tem divisão, ele é simplesmente uma cadeia de pensamentos escritos irrefreadamente que dialoga sobre assuntos cotidianos, mas de forma profunda, por uma lente que só Clarice consegue ver e transmitir.

Ler Clarice é sempre uma experiência quase que mística, o jeito que ela escreve e usa as palavras e ideias é etéreo. A forma dela de navegar de um tema para outro e ir numa cadeia de pensamentos a partir de uma coisa simples é algo que só ela sabe fazer. E que, particularmente, é uma das característica que mais gosto em sua escrita. E mesmo que muita das vezes ela fuja da lógica, não deixa de ser incrível, profunda e poética.

Não tem como explicar Clarice, é muito sobre o sentir e se entregar às suas ideias. Confesso que muitas partes eu não encontrei sentido algum, mas em muitas outras eu consegui me identificar. Eu sublinhei tanta coisa nesse livro que dá vontade de escrever essas frases em todos os lugares.

No posfácio do livro, é feito um paralelo entre Clarice e o pintor Jackson Pollock. Pois se pararmos pra analisar, Água Viva é como uma pintura abstrata traduzida em palavras. Particularmente, acredito que essa seja a verdadeira essência desse livro e a única forma de tentar descrevê-lo.

Não é um livro que eu recomendaria a todos, só pra quem gosta desse estilo de escrita mesmo. Até porque muitas vezes as ideias são confusas e o livro não tem divisão, para algumas pessoas pode se tornar entediante.

Esse é o terceiro livro que leio de Clarice e tenho cada vez mais interesse em suas obras. Espero ler mais dela nesse ano.

laura1598 28/08/2023

Interessante
Estava querendo ler clarice há muitíssimo tempo e peguei água viva no kindle unlimited e posso dizer que não foi o que eu esperava. mas isso não significa que foi ruim, eu gostei bastante da experiência e fui total de cabeça aberta e então me senti burra em vários momentos até porque primeiro contato com a autora. mas eu acredito que captei bastante da leitura, e é um processo ler clarice lispector.

Craotchky 06/02/2024minha estante
Marco os meus livros há uns 4 ou 5 anos. Sou feliz por isso mas lamento não ter começado até antes. sim, acho a literatura brasileira fantástica; das melhores do planeta.

Mano Beto 07/02/2024minha estante
Concordo com você! É uma das melhores do planeta mesmo nossa literatura.

Pedro 31/07/2021

Estou sem palavras...
Um livro maravilhoso,retrato de tudo e do nada.
"Água viva" aborda sobre a vida.É um livro que nos leva ao êxtase,ao gozo,ao it.Não sei como escrever essa resenha.Apenas leia,é perfeito.

Isabelly.Godoy 08/11/2023

Clarice é inexplicável
Toda vez que leio Clarice fico maravilhada, confusa, apaixonada e assustada, tudo na mesma medida. Para mim, esse livro como todos os outros dela que já experienciei são inexplicáveis no seu enredo, na sua forma e na sua mensagem. É preciso ler e sentir.

Confesso que demorei bastante para terminar a leitura, apesar de ter poucas páginas (menos de 100), o livro é bastante denso e reflexivo (como se espera de Clarice), mas também não tinha pressa em terminar. Recomendo a todos que são fãs dessa que é uma das maiores escritoras que o mundo teve o prazer de abrigar e nós tivemos a sorte de ser brasileira.

beca 29/04/2022

ninguém se compara à Clarice.
é muito difícil falar dos livros dela, palavra nenhuma vai conseguir fazer jus à tudo o que o livro significa. "Água viva" me encantou do início ao fim, me fez sentir várias coisas. Clarice Lispector é de outro mundo.

bonfimpiva 13/11/2023

5 estrelas se ela não tivesse comparado a dor + prazer dela a dos negros escravizados?. 🤬 #$%!& clarice faltou consciência

Maria.Clara 04/02/2024

Ela alugou um triplex na minha cabeça quando disse
" não gosto do que acabo de escrever- mas sou obrigada a aceitar o trecho todo porque ele me aconteceu. E respeito muito o que me acontece. Minha essência é inconsciente de si própria e é por isso que cegamente me obedeço"

Gabrielle 30/08/2023

Gostei bastante do livro e como já tinham me dito Clarice Lispector e pra sentir e não entender isso é uma grande verdade, a escrita é um pouco complicada várias vezes tive que reler o mesmo parágrafo mas tirando isso o livro e muito bom