O Livro do Silêncio

Resenhas - O livro do silêncio

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camila 08/08/2015

Resenha #DDDM
Deuses de dois Mundos - O livro do Silêncio é diferente por se tratar de uma trama fantástica que aborda o tema dos orixás. Normalmente autores brasileiros quando se aventuram pela fantasia se inspiram em temas medievais e coisas desse tipo, o que é muito fora da realidade do Brasil, que nem Idade Média teve. Só por isso o livro atrai para a leitura.

A leitura é boa, fluida, desenrola facilmente. E só.

O livro tem dois enfoques: a história de Newton, o heroi da trama (só que não) e a história de um grupo de grandes orixás como Oxossi, Exu, Iansã, e muitos outros.

Primeiramente, o Newton (narrado em primeira pessoa, o que gosto muito!) é um personagem in-su-por-tá-vel. É um arrogante, covarde, cheio de si que deveria ser quem salva o mundo, mas passa mais tempo tramando contra as pessoas para tirar proveito próprio (ou seja, o alpinismo social, inclusive a custo de suas convicções e amigos) do que salvando a humanidade. De repente o autor quis fazer aqueles vilões-que-amamos, mas sinceramente... não deu certo, não é um personagem cativante, muito pelo contrário: chega a dar asco. O pior é que não dá nem para esperar algum tipo de redenção, pelo menos não espero isso de um livro sobre orixás.

Segundamente, a parte dos orixás. Se trocasse o nome dos orixás, por outros quaisquer, seria um monte de personagem correndo mato como em qualquer outro livro. Não vi grande história ali e os nomes todos são muito parecidos. Achei meio nada a ver o autor ter usado nomes com grafias tão próximas para personagens que tinham relação também muito próxima; confunde o leitor.

Terceiramente, talvez seja porque seja uma trilogia, mas eu achei a história pouquíssimo desenvolvida. Praticamente nada aconteceu, alguns episódios com uma explicação muito rasa, que o leitor tem que fazer a ligação, mesmo assim sem certeza de que é isso mesmo.

Quando ouvi falar do livro, achei interessante por se tratar algo do folclore do Brasil, um assunto que nunca se ouve falar em livros de ficção, mas francamente... decepcionante. Acho que leria os próximos livros para não ficar na curiosidade do que aconteceu depois, não porque é uma série que vale a pena.

Deise Domingues 04/09/2015

DDDM
Apesar de ser de uma outra religião (Sou Evangélica) li o livro de coração e mente abertas, gostei muito das mitologia Yorubá porém fiquei realmente com uma aversão ao New.
Gostei do livro porém acho que a a estória do ambicioso jornalista foi chata.

Daniel.Katar 15/09/2015

Recomendo
O primeiro livro da trilogia super comentada pela crítica e nas redes sociais . Realmente vale a pena.

Luiza.Thereza 14/10/2015

O Livro do Silêncio
O que me chamou atenção nesta história (além do booktrailer maravilhoso) foi a escolha que o autor fez em trabalhar com a mitologia dos iorubá (um entre os vários povos que foram trazidos para o Brasil como escravos). As histórias dos orixás, sempre me despertaram algo entre a curiosidade e o espanto (não sei se essa é realmente a palavra que quero dizer, mas não consegui articular nada melhor que isso) e, sendo assim, esta série veio no momento certo. E mais certo ainda considerando que ha pouquíssimo tempo tive a oportunidade de ler um pouco sobre algumas mitologias, incluindo esta, ainda que de modo bem superficial.

Mas indo ao que interessa: Temos duas frentes de narrativa em O Livro do Silêncio: uma delas acompanha Newton Fernandes. um jornalista de São Paulo que é convocado para uma tarefa pra lá de estranha: ocupar, provisoriamente, o lugar de um Odu (um dos príncipes do destino e donos das histórias do passado e do presente das pessoas). Mas o que houve com os Odus? É aí que vamos para a outra frente de narração.

No Aiê, a Terra, o maior adivinho de todos os tempos, o babalaô Orunmilá, juntamente com seis grandes guerreiros partem em uma missão de encontrar todos os dezesseis Odus sequestrados pelas Iá Mi Oxorongá, um grupo de feiticeiras que tentam, há anos, tomar os poderes dos orixás.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2015/09/deuses-de-dois-mundos-o-livro-do-silencio-p-j-pereira.html

MVGiga 15/12/2015

Iniciativas que fazem a diferença.
Finalizada a leitura, resta agradecer por ter sido apresentado a um universo tão lindo e sagrado que é a cultura africana. Não por falta de material disponível, pois até então nunca havia me interessado pelo tema da afro religiosidade, até o dia que dei uma olhadinha no exemplar de Deuses de Dois Mundos, a sinopse do livro me prendeu e atiçou a curiosidade. Critico o demasiado foco no Newton e seus e-mails enfadonhos, se o autor focasse e aprofundasse mais a historia dos setes guerreiros “orixás”, dando menos espaço para o dito jornalista chato, poderia ter sido mais interessante, principalmente para aqueles cujo maior interesse é conhecer mais sobre os rituais e as personalidades iorubás.

anacreola 18/01/2016

Esperava mais
Confesso que esperava mais do livro... Mas ainda assim, li com avidez.
A ideia de se utilizar da miltologia yorubá para um livro de ação e fantasia é genial. Fiquei curiosa para ler os demais volumes da trilogia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5