O que deve ser feito

O que deve ser feito Hans-Hermann Hoppe

Resenhas - O que deve ser feito

Priscila Cysneiros 19/10/2020

Uma pequena amostra do pensamento libertário
O livro traz ideias gerais acerca do libertarianismo, apontando, de maneira simples e objetiva, os caminhos para a sua concretização.

Ohara 16/11/2020

Conhecendo uma pequena parte do pensamento libertário.

"O estado, que deveria nos proteger, na verdade nos deixou completamente impotentes."

rafaelrochax 25/09/2020

Livro essencial após a leitura do anatomia do estado
"Ao invés de proteger as pessoas de invasores e invasões de suas pessoas e propriedades, o estado tem cada vez mais desarmado seu próprio povo e privado de seu mais elementar direito de autodefesa."

"Ele sujeita a nossa propriedade a milhares de regulamentações arbitrárias e invasivas. Não podemos mais contatar e demitir livremente qualquer pessoa que quisermos, por razão que julgarmos boa ou necessária. Não podemos comprar ou vender o que quisermos, de quem ou para quem quisemos, e onde quisemos. Não podemos determinar livremente os preços que queremos cobrar, não podemos nos associar e desassociar, interromper relações com qualquer pessoa que quisermos, ou que não quisermos."

"O poder da maioria e a proteção da propriedade privada são incompatíveis. A ideia de democracia deve ser ridicularizada."

IvanildoIII 15/11/2013

Todos os defeitos do Hoppe
É engraçado ver como o Hoppe foi decaindo ao longo do tempo. Um dos seus primeiros livros - A Ciência Econômica e o Método Austríaco - é simplesmente magnífico, fala de forma clara, concisa, em dado momento chega até lembrar o Mises na clareza em que os argumentos são mostrados.

Aí avançamos para o Uma Teoria do Socialismo e do Capitalismo, é um livro mais ou menos, mas capaz de ser lido ainda de forma prazerosa, apesar de por diversas vezes nós termos o alerta de boi de tetice ligado.

E enfim, chegamos a essa palestra que o IMB teve a felicidade de editar como livro. A única coisa que passa pela sua cabeça em boa parte do livro é: "Hã? LoL. haha Porra, Hoppe."

Muita viagem (no pior sentido da palavra), muita boi de tetice e pouco bom conteúdo. :~

Esse livro só mostra que HHH devia ter parado de emitir opiniões desde dos anos 90.

Lanna Victoria 10/06/2020

O "manifesto libertário"
Para quem já leu outros livros de Hoppe, os capítulos iniciais desse livro são apenas um pequeno resumo escrito de forma pouco teórica. Os capítulos finais foram novidade pra mim. Parece mesmo a versão libertária do "Manifesto Comunista". As ideias são interessantes, mas não são aprofundadas nesse livro. Serve apenas como introdução/base para outros livros de Hoppe e ao libertarianismo.

Vinícius 30/01/2023

A "Democracia" do Estado
O filósofo Hans-Hermannn Hoppe aborda o tema de como o controle do estado em uma dita defesa da democracia pode atrapalhar o livre caminho da sociedade e minar preservação dos anseios da maioria. Os tentáculos Estatais estão cada vez mais controlando a vida de todos e parte da sociedade alienada não percebe isso.

Cyntia.Saray 09/03/2021

Ancap?!
Acredito que há outros títulos de Hoppe no qual podemos aprofundar mais sobre o tema liberdade, por exemplo. Talvez para quem lê esse livro, sem uma percepção liberal e um conhecimento prévio, possa parecer utópico, ou até "extremista". Para aquelas que já se interessam pelo tema, é o tipo de leitura rápida e agradável. Diria que trás um pouco de esperança diante do caos que vivemos no cenário nacional.

Laiz 10/02/2020

- achei fraquinho
- pode ser que eu tenha achado fraco porque quem me indicou esse autor foi uma das pessoas mais preconceituosas e hipócritas que eu já vi? pode ser
- não me convenceu
Andrey 27/02/2020minha estante
Qual a relação disso com o livro? até em resenha a lacração tem que aparecer... Triste

Ivan 28/02/2022

Uma das melhores obras liberais
Obra bem resumida de Hans-Hermann Hoppe, mostra como é possível bater de frente contra a democracia, que destrói o sentimento individual em pró do bem da massa, usando estratégias liberais e libertárias.
Bem interessante e rápido, recomendo para quem quer se aprofundar no assunto ou está apenas interessado em conhecer outro ponto de vista político e social.
Recomendo!

Reccanello 16/10/2020

Não sei...
Não sei o que dizer sobre esse livro. Muita coisa parece factível, mas muito do que o autor propõe é impraticável, mesmo que ele afirme o contrário. De qualquer modo, é sempre interessante ler as ideias de HHH e ver como elas, se aplicáveis e aplicadas, poderiam mudar o mundo.

Jack 02/04/2020

Razoável
Hoppe lúcido, mas para quem já leu bastante Hoppe é mais do mesmo.
Germani 06/04/2020minha estante
Só achei meio falho "o que deve ser feito". Municipalismo MT mais eficiente

Luan.Cordeiro 04/07/2020

Hoppe em seu não melhor momento
Partindo da premissa que o leitor já compreende que "Imposto é roubo e o Estado é uma gangue", Hoppe se propõe a explicar um método pelo qual poderemos derrubar a mílicia vigente e instituir uma sociedade libertária, ou seja, aquela em que as pessoas são livres pra escolher e compreendem a propriedade privada como um direito, à piori, tão inviolável quanto a vida ou a liberdade.

No entanto, o livro é vago e repetitivo. Usa muitos chavões como "A revolução virá de baixo pra cima" e, mesmo que realmente este for o caminho, a defesa da tese não é tão convincente mesmo para os que já estavam convencidos dela.

Apesar de tanto, ainda serve de bússola para discussões internas da filosofia libertária como, afinal, é realmente isto que deve ser feito, apenas precisamos melhorar esta abordagem.

Renisson 04/09/2020

O que deve ser feito é um ótimo livro para se indicar de todos os livros do autor Hans-Herman
Livro objetivo começando com uma parte histórica passando aos dias atuais.
Livro que tem todas as características do autor .

Júlio 27/12/2020

Sucessor espiritual do Anatomia do Estado
Os primeiros segmentos do livro são dedicados a explicação do por quê os humanos escolhem se juntar e dividir o trabalho. Em seguida Hoppe formula sua teoria de como teria sido se o Estado tivesse sido abolido 100 anos atrás, antes da democracia se tornar predominante no cenário mundial. Nesse ponto ele demonstra que para monarquias tanto a solução, quanto as estratégias para a sociedade se reerguer sem o Estado, seriam relativamente simples, sendo a execução delas viáveis vindo de cima para baixo, mas que isso é completamente inviável atualmente. Explica a necessidade das - chamadas por Hoppe de - "elites naturais", e como elas acabaram sumindo nos tempos atuais de Estado democrático. E por fim, encerra explicando sua estratégia de como se livrar do Estado democrático nos tempos atuais "De baixo para cima".
Eu pessoalmente vejo valor em algumas ideias trazidas aqui, porém ainda considero as estratégias finais simplificadas demais.