Os tambores de São Luis

Josué Montello
Josué Montello

Resenhas - Os tambores de São Luis

kiki.marino 25/07/2021

Escravidão  "a doença  do Brasil "
Além  de uma ficção  histórica  competente  Josué  Montello  conseguiu criar uma obra bem estruturada,  que tece a vida de Damião um negro alforriado, desde  a infância ,vida  adulta, até a velhice  sob os tambores  da Casa de Minas,nas ruas de São Luís do Maranhão . Que traz relatos de sua vida através  reflexões e questões  humanistas ,religiosas ,políticas  e filosóficas  sobre  a sociedade colonial brasileira e essa "doença" arraigada  e que se mantém  até estes dias  de elitismo ,injustiça  discriminação  racial em nosso país .

Damião  filho de líder  de quilombo :Julião,  que prefere a morte  a voltar a escravidao. Um fato marcante que é  testemunha  e que carrega para toda a vida . É  interessante  como o escritor traça está semelhanca/diferença e dualidade  entre pai  e filho ,da busca da liberdade , resistência  através  da luta/violência ou passiva/educação. O filho opta  pelo segundo  mas um penoso e sofrido processo para encontrá-lo .

O caminho religioso  ao tentar se tornar padre ,onde também  encontra barreiras e decepções em uma Igreja Católica que é envolta pelo elitismo colonial,do domínio do dinheiro  e dos olhos fechados para a violência e escravidão a  que os negros são  submetidos.

O escritor  escolhe não    banalizar  a violência  ou causar uma comoção  vazia e de piedade ao leitor. Mas ao decorrer decorrer da trama  acompanhamos  uma gama de personagens  interessantes como Genoveva  Pia, "Barão ", Padre Tracaja , com seus ideais e destinos ,impactam e transformam  a vida de Damião, de um homem  só à uma comunidade .

O livro também traz um passeio pelos fatos
históricos da época ,tal como: A epidemia de varíola Guerra  do Paraguai ,Guerra dos  Balaios ,até  a polêmica "Lei Áurea ". De pessoas reais  que se tornaram  lenda urbana como Donana  Jensen e outros casos reais  ficcionalizados.

Uma leitura sólida  sobre a formação do Brasil assim como literária.

Obs: Damião é  um personagem que não  gostei até  o fim,porém a verdadeira  heroína mártir deste livro  é  Genoveva  Pia.

><'',º> 13/06/2019

O livro “Os tambores de São Luís” é um dos principais romances de Josué Montello. Através de Damião, o leitor acompanha a saga do negro brasileiro, suas lutas, dramas e tragédias que vão desde a chegada do negro ao Brasil, vindo em navios negreiros, passando pelos horrores da escravidão, da luta pela abolição do cativeiro, até alcançar os preconceitos dos quais são vítimas. Assim, Montello refaz imagens dos tempos do cativeiro e retrata ambiente cultural, político, econômico e as tensões que marcaram as relações entre senhores e escravos.

Publicado em 1975, a narrativa começa na noite em que está para nascer o trineto de Damião. Por não ter encontrado um carro de aluguel que o levasse ao outro lado de São Luís, Damião atravessa a cidade a pé a fim de conhecer o trineto que está nascendo. E são as batidas dos tambores de Mina, vindo da Casa das Minas, que o acompanham nesta travessia. Tudo isso permeado por passagens históricas da escravidão na segunda metade do século XIX.

A história se passa em feed-back, com os pais do personagem fugindo do cativeiro com os filhos Damião e sua irmã. A obra regata a luta de Damião contra a escravidão e suas piores consequências. Sua chegada a São Luís e a tentativa frustrada de se tornar padre, impossibilitada pelo preconceito das classes dominantes mesmo sendo reconhecidamente um homem de inteligência incomum. Na capital, casa e tem um casal de filhos. Enquanto a filha lhe dá netos, bisnetos e um trineto, o filho muda-se para os Estados Unidos e nunca mais dá notícias.

Em meio a tudo isso, o amor de Josué Montello por São Luís. São ruas, becos, casarões e, claro, seus tambores, as vozes dos negros escravos que ecoam nas noites da cidade.

Fonte: ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS

site: www.academiamaranhense.org.br/cortejo-relembra-cenario-do-livro-os-tambores-de-sao-luis/

Bruno 23/08/2019

Viciante!!!
A história faz uma minha do tempo sobre a vida dos negros no Maranhão, no entanto, não é nada monótona na verdade ela prende o leitor cada vez mais para descobrir o que irá acontecer com o Damião! (Pra quem é maranhense, principalmente ludovicense, a narrativa torna-se mais empolgante, já que tem-se uma ideia da realidade colonial ludovicense ao passear pelas ruas do centro histórico).

Jackau 25/08/2019

Livro fascinante que contaa de maneira crua e realista a escravidão no nordeste.

Dan 04/09/2019

"Eu sei que meu sangue é da mesma cor do sangue desses escravos" D. pedro
Primeiro dizer que essa obra é um painel cultural de toda são luis do maranhão.. desde os tambores do querebetã da casa das minas até os lampiões de gás que demarcam as ruas lucilando todo centro histórico.
Damião pode ser entendido como um resquício presente em todo cidadão ludovicense que muitas das vezes não sabe, mas como cidadão dessa terra, tem o vinculo do passado.

Toda saga tem intensidade, repleta de reviravoltas, opressão, preconceito, sangue violência; tudo pra ilustrar um sec xix de caos entre casta dominante e subordinados escravos. Josué compõe um enredo colocando personagens fictícios e reais para se relacionarem dando mais carisma para a história.

Jando 27/02/2009

As histórias de Damião
Ao narrar a História do ex-escravo damião desde a sua vida em cativeiro, o autor nos relata uma densa história do Brasil do século XIX baseada nas relações do sistema escravocata tendo como base a cidade de São Luis no Maranhão. Mesmo sendo uma obra de ficção, o livro nos demostra um passado que não deve ser escondido e sim discutido para melhor entendemos o nosso País.

Luzia67 07/09/2020

Esta é a edição especial. Clássicos da literatura brasileira são sempre otimos de ler. Aqui vc passeia pela velha São Luís, ainda no tempo da escravidão e sente na pele o sofrimento deste povo sofrido, que veio na marra para erguer este país.

><'',º> 13/06/2019

O escritor maranhense apresenta toda a saga do negro, desde a sua origem africana, sua viagem nos navios negreiros, até a chegada em nossa terra. 'Os tambores de São Luís', cuja narrativa transcorre durante uma noite e algumas horas da manhã seguinte, conta, em tom épico, uma história de três séculos de lutas e insurreições.

Google Books

Ana Karolê || @anakaroline_gc 12/02/2019

Uma paixão sob o som dos Tambores de São Luís.
Numa noite de 1915, Damião sai de casa para ver seu trineto nascer do outro lado da cidade de São Luís. Embebido em nostalgia, o negro passa pelas ruas e sobrados relembrando cada passo de sua história, desde sua concepção africana, a escravidão à liberdade física, mental e amorosa.
Nesse caminho, Damião esbarra em um crime dentro de um bar: o assassinato de dois homens, o dono do lugar e um negro bem-apessoado. Com medo de más interpretações, Damião segue seu caminho sem imaginar que aquela cena poderia mudar o restante de sua vida.
Tambores é uma saga negra. Embora o livro inicie as 22h e termine as 9h do dia seguinte, Montello nos leva do presente ao passado para contar os ciclos da história do Maranhão que se entrelaça com a vida de Damião. São mais de 400 personagens que contam as origens, lutas, tragédias e anseios de um povo negro numa sociedade em que a escravidão pertencia à ordem natural das coisas.

"A liberdade não pode ser um privilégio da raça branca, porque é uma aspiração natural da condição humana. Toda restrição à liberdade constitui uma violência contra essa aspiração.” (273)

Ler Montello foi um sonho! A imaginação e descrição do romancista torna o livro formidável. Uma grata leitura. Serena e intensa em cada palavra posta.
Vê-lo retratar o cenário, o ambiente cultural, a política, economia e religião da época, é incrível. Ao andar nas ruas descritas por Damião, ver os sobrados, pude perceber a mudança que a cidade sofreu no decorrer dos anos.
Indico o livro a todos, mas se você for maranhense, NÃO TEM COMO NÃO LER. Josué Montello é um orgulho. Permita-se conhecê-lo. Permita-se conhecer São Luís. Confesso que pra mim era impossível estar mais apaixonada por esta terra. Uma paixão sob o som dos Tambores de São Luís.

"(...) não sabia dizer ao certo de onde vinham aqueles tantantãs compassados, tocados por mãos de negros. Era o mesmo batecum inconfundível, que todos os ouvidos podiam ouvir, mas que só os negros realmente escutam, com vivências nostálgicas de sua origem africana." (125)

Desafio: DLL19
Tema: O livro mais antigo da sua estante

Chaguinha 14/06/2009

Um belo romance
Li este livro a algum tempo, mas ele me marcou muito, pois retrata um capítulo sombrio de nossa história. O romance é muito bem escrito e possui um roteiro bem envolvente. Gostei muito mesmo.

Kérol. 05/02/2009

Surpreendente..
Eu achava que seria mais uma leitura maçante e cansativa pro vestibular, mas me surpreendi. Conta um pouco da história de São Luís, mas é ficção. Recomendo.

alinepickles 22/04/2024

Os Tambores de São Luís foi sem dúvidas a minha melhor experiência literária do ano, a narrativa é tão envolvente que constantemente eu me vi caminhando pelas ruas do centro ao lado de Damião. Os fatos e personagens históricos citados no livro dão uma solidez indescritível que nos fazem recorrer a pesquisa o tempo todo e nos imergem ainda mais na história. Foi um livro que me despertou as mais variadas sensações, e não raro eu me peguei sorrindo, chorando, me emocionando, sentindo raiva e impotência diante dos fatos narrados com tanta precisão. Deveria ser leitura obrigatória a todo maranhense, e virou meu livro favorito da vida.