Iracema

José de Alencar

Resenhas - Iracema

Thaina308 29/04/2024

Iracema
O que me deixou intrigada de verdade foi ler as resenhas de Iracema durante a leitura.
Vocês tem noção que estão lendo um romantismo que data do século XIX? Porque 🤬 #$%!& , pessoal reclamando da escrita, sendo que literalmente é um escritor do século XIX!!!!! Só ai já fiquei 🤬 #$%!& , mas enfim. Não seja imbec1l, se vc quer ler uma história com militancia e grandes questões sociais: NÃO VAI SER ESSE. NÃO É O PONTO.
A gente ta falando de José de Alencar e é obvio que os costumes pessimos e arcaicos já não nos deveriam dizer respeito.
Ponto. Ponto. Ponto.

Sobre o livro: Importante pra grade de leitura nacional sim. É triste, uma história triste, mas faz refletir sobre a história do nosso país e comparar com a realidade que ainda cabe e muito hoje.

Lorrayne20 29/04/2024

Iracema = America
Enfim, achei entediante.
Me estressei um bocado com a nossa querida Iracema, entendi a metáfora, de enquanto pura e tudo Portugal digo, Martin queria, mas depois que teve e viu definhando não queria mais. Eu esperava mais...
"Tudo passa sobre a terra"

Flora 29/04/2024

"Tudo passa sobre a terra."
"Estes campos são alegres, e mais serão quando Iracema neles habitar. O que diz teu coração?"

No romance "Iracema", autoria de José de Alencar, escrito no século XIX pertence a primeira fase do romantismo.

Uma jovem indígena guerreira e a mais bela da aldeia conhece um estrangeiro português, no qual se apaixona. A trama decorre com a luta dos dois para ficarem juntos com os choque de culturas e "mundos totalmente diferentes".

Uma leitura rica em traços da natureza e enriquecedor ao vocabulário do leitor, apesar de ser complexo por ter uma variedade de palavras de origem tupi na narrativa.

Patty Lima 28/04/2024

Devido à distância temporal da língua portuguesa de Alencar para a nossa época, o livro é bem difícil de ler apesar de curtinho. Por se tratar de uma obra indianista, o leitor acaba esperando mais revelações da cultura das tribos indígenas citadas na narrativa. Tirando isso, podemos perceber a forte presença e imposição da cultura "branca" sobre os povos invadidos, bem como a devoção de Iracema e Poti por Martim, que deixam tudo para servir o guerreiro branco. Uma boa leitura para conhecermos como os intelectuais brancos enxergavam os povos indígenas nos séculos de formação inicial só Brasil.

gioborelli 27/04/2024

História do Brasil
Esse foi uma releitura, eu já tinha lido no colégio e após 8/7 anos lendo novamente nessa edição da panda books que facilita muito a leitura, me deparei com o fato de que eu lembrava partes muito principais e isso foi bom.
José de Alencar marca o inicio do que se tornou nosso pais, uma grande mistura de etnias e povos, mesmo sendo triste do jeito que foi pela invasão mas conta nossa história.

Gwendolyn Alekseeva 25/04/2024

Meio chatinho
Embora Iracema seja uma importante obra para a literatura brasileira, ela não tem muito a oferecer se não a grandíssima alegoria sobre como surgiu a "raça" brasileira. As suas alegorias rendem assunto, bem como o seu "fator" romântico. Mas as coisas param por aí. A sua prosa é bela, mas te renderia, no máximo, dois minutos de assunto. Se a trama e os personagens não funcionassem como alegorias, eles seriam desinteressantes. E depois de certa parte da narrativa, a trama praticamente morre e o autor não faz esforço para agarrar a nossa atenção. Talvez eu esteja errado por querer criticar uma obra antiga a partir de "padrões atuais". Mas se eu apenas elogiasse o livro com base nos fatores que lhe renderam o seu nome e não fizesse críticas por se tratar de um clássico, eu estaria mentindo para mim mesmo.

Daniel1423 23/04/2024

Sobre
Um clássico brasileiro, que traz a narrativa da vida de Iracema uma india que se apaixona por um soldado português.

Gigi 21/04/2024

Acabei lendo por conta da escola.
Eu acabei lendo por conta de um trabalho para a escola, é um clássico do romantismo brasileiro e típico livro de vestibular. Lendo ele com olhos de dias atuais eu enxergo diversas problemáticas como fetichismo, dependência emocional e outros entretanto não deixa de ser uma leitura de extrema importância.

_Gabriel.Valerio 21/04/2024

Uma análise sobre Iracema
"Iracema" é uma obra da literatura brasileira, escrita por José de Alencar e publicada em 1865. Ambientada no Brasil colonial, a história gira em torno do amor proibido entre Martim, um colonizador português, e Iracema, uma nativa indígena. Alencar tece uma narrativa rica em poesia e simbolismo, explorando temas como a miscigenação, o choque entre culturas e a relação do homem com a natureza. A beleza exuberante da terra brasileira e da nativa indígena, compararada a uma deusa é retratada de forma cativante e criativa, enquanto os conflitos internos dos personagens refletem as tensões sociais da época. "Iracema" não apenas encanta com sua prosa lírica, mas também oferece uma reflexão profunda sobre a identidade e a história do Brasil.

camila leitora 21/04/2024

Mais leitura obrigatória
Tem necessidade de fazer um livro tão difícil de ler e com tanta palavra difícil? não tem
apesar de ser it girl ela era muito dependente emocional

Rimylles.Silva 20/04/2024

Romantismo nacional
Iracema é uma das obras clássicas do Romantismo brasileiro. Escrita por José de Alencar, conta a história da paixão de Iracema por um branco, Martim! Ela abandona sua família para viver esse amor e, como é marcante nessas obras dessa escola literária, amor e morte estai muito próximos.

Isabelli.LuAsa 19/04/2024

Li para um trabalho da escola, e achei a história interessante.
Como a escrita é em um estilo antigo não estou acostumada, porém o que compreendi do livro foi bom, é legal entender como funcionava o romantismo e também ver uma história indianista na prática.