Iracema José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

Nathany 11/03/2024

Clássicos Brasileiros
Esse livro foi lançado em 1865, e é um dos primeiros romances indianistas da época, considerado um dos clássicos brasileiros. Faz uma analogia a colonização do Brasil, mas específico no estado de Ceará.

Papadelo 07/03/2024

Muita pompa pra pouca coisa
Um livro que possui momentos, mas uma péssima escrita. Frases gordas, ideas magras, como dizia Álvaro Lins.

Felipe1503 07/03/2024

Muito bom livro!
Terceiro livro que leio de José de Alencar, e gostei mais que ?Lucíola? e menos que ?Senhora?, que, para mim, é o melhor livro que li dele.

?Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.? (p.12)
?A felicidade do mancebo é a esposa e o amigo; a primeira dá alegria; o segundo dá força. O guerreiro sem a esposa é como a árvore sem folhas nem flores; nunca ela verá o fruto. O guerreiro sem amigo é como a árvore solitária no meio do campo que o vento embalança: o fruto dela nunca amadura.? (p. 88)

Vitoria293 05/03/2024

Obrigada escola
Eu particularmente amo essa escola literaria entao sou suspeita pra falar, eu amei como o livro foi construido e toda a historia de amor e como tudo acaba eu particularmente amo de paixao esse livro

Maria1691 04/03/2024

0 conexão
Amo todos os clássicos Brasileiros de todos os escritores, mas Iracema foi uma das que eu não consegui me conectar, não sei porque essa obsessão de José de Alencar de retratar romance indígena com homem branco, mas entendo que era a época.

Mynluz 03/03/2024

TÔ SEM ACREDITAR ATÉ AGR , ELA SIMPLESMENTE MORREU , FOI EM QUESTÃO DE 3 PALAVRAS E PÁ ELA MORRE? ANÃO VÉI, JURO Q PAIA. mas foi um dos melhores livros q eu li q a escola obrigou sinceramente, mas ela morrer não tava nos meus planos como plot

wednesdayeve 01/03/2024

é uma baboseira, propaganda de catecismo embranquecedor de colonizado, escrita chata e ultrarromântica, com todas as falhas do indianismo.

Cintia295 01/03/2024

Tive um pouco de dificuldade com algumas partes, mas foi uma leitura rápida, os capítulos são pequenos e me prendeu bastante.
O final fiquei triste pela Iracema, mas entendi a mensagem e o contexto do livro.

sea.stigma 29/02/2024

Ridículo
Nunca em minha vida vi tamanha canalhice em forma de livro. Simplesmente a pior história de "amor" que eu já li. Iracema é mais mente fraca que eu, e o Martim, é um tonhão que não sabe o que quer. Ainda bem que eu não li na época so vestibular. Beijos!

Maria 27/02/2024

É extremamente cansativo de ler, a escrita lírica do José de Alencar é bonita, mas não é do tipo que eu leria muito por vontade própria.

P.F.G. 26/02/2024

Iracema
Confesso, não sou de ler romances românticos, só li este por puro convenciomento da minha professora de literatura-achei interessantíssimo quando ela me falou que possuía fatos históricos!

booksdalaus 26/02/2024

Iracema
Ceará, século XVII. Você está prestes a conhecer uma das histórias de amor mais aclamadas da literatura brasileira. O herói branco, europeu, apaixona-se pela linda Iracema, "a virgem dos lábios de mel". Mais que doçura, a bela guarda o valioso segredo da jurema, que lhe cobra total castidade. O amor, porém, não conhece segredos; tem seus próprios mistérios.

No enredo, um conflito histórico entre tribos indígenas permeia a narrativa, tecendo uma parábola ao mesmo tempo trágica e poética da origem do povo brasileiro.

gaby_goulart_ 23/02/2024

Iracema
Tive que ler para fazer uma apresentação na escola, não tenho muita paciência com livro do José Alencar, acho que eles descrevem demais o cenário

Cecilia292 16/02/2024

Sobre o livro Iracema:
Gosto muito da literatura brasileira, mas essa obra não me prendeu, achei muito cansativo e difícil de entender, isso é por causa de que o livro é antigo. Quando tiver outra oportunidade irei ler com mais calma para entender melhor a história.