Iracema José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

wednesdayeve 01/03/2024

é uma baboseira, propaganda de catecismo embranquecedor de colonizado, escrita chata e ultrarromântica, com todas as falhas do indianismo.

Cintia295 01/03/2024

Tive um pouco de dificuldade com algumas partes, mas foi uma leitura rápida, os capítulos são pequenos e me prendeu bastante.
O final fiquei triste pela Iracema, mas entendi a mensagem e o contexto do livro.

sea.stigma 29/02/2024

Ridículo
Nunca em minha vida vi tamanha canalhice em forma de livro. Simplesmente a pior história de "amor" que eu já li. Iracema é mais mente fraca que eu, e o Martim, é um tonhão que não sabe o que quer. Ainda bem que eu não li na época so vestibular. Beijos!

Maria 27/02/2024

É extremamente cansativo de ler, a escrita lírica do José de Alencar é bonita, mas não é do tipo que eu leria muito por vontade própria.

P.F.G. 26/02/2024

Iracema
Confesso, não sou de ler romances românticos, só li este por puro convenciomento da minha professora de literatura-achei interessantíssimo quando ela me falou que possuía fatos históricos!

booksdalaus 26/02/2024

Iracema
Ceará, século XVII. Você está prestes a conhecer uma das histórias de amor mais aclamadas da literatura brasileira. O herói branco, europeu, apaixona-se pela linda Iracema, "a virgem dos lábios de mel". Mais que doçura, a bela guarda o valioso segredo da jurema, que lhe cobra total castidade. O amor, porém, não conhece segredos; tem seus próprios mistérios.

No enredo, um conflito histórico entre tribos indígenas permeia a narrativa, tecendo uma parábola ao mesmo tempo trágica e poética da origem do povo brasileiro.

gaby_goulart_ 23/02/2024

Iracema
Tive que ler para fazer uma apresentação na escola, não tenho muita paciência com livro do José Alencar, acho que eles descrevem demais o cenário

Cecilia292 16/02/2024

Sobre o livro Iracema:
Gosto muito da literatura brasileira, mas essa obra não me prendeu, achei muito cansativo e difícil de entender, isso é por causa de que o livro é antigo. Quando tiver outra oportunidade irei ler com mais calma para entender melhor a história.

Memel 15/02/2024

Iracema além do romantismo
Ao avançar nas páginas de Iracema, a escrita demasiada, rebuscada e cheia de símiles vai se naturalizando e, quando menos se percebe, já está acostumado com os floreios de José de Alencar. Apesar de ser um romance indianista focado na idealização do indígena herói e ?bom-selvagem? que mascara as profundas violências praticadas contra este povo, é possível também ? se lido de maneira crítica ? perceber as semelhanças de Iracema e sua trajetória, e eminente fim trágico, com a destruição da natureza e a colonização portuguesa.

Embora minhas críticas à idealização do indígena como herói no estilo mais medieval possível se mantenham, a apreciação das sutilezas em Iracema pode alterar essa perspectiva. A narrativa não precisa ? nem deve ? se encaixar apenas na visão romântica de Iracema e seu amor proibido, mas preencher uma análise mais profunda dos conflitos e impactos da colonização, que se faz presente na compreensão da identidade literária brasileira.

Mesmo com as ressalvas, reconhecer a importância de Iracema no contexto do romantismo indianista e na história literária do Brasil é inevitável. A obra, com seus acertos e erros, desempenha um papel crucial na construção da identidade literária do país, refletindo um período em que a busca por uma expressão própria na literatura brasileira se fez presente.

Madu 14/02/2024

Um clássico da literatura brasileira que narra o romance entre a tabajara Iracema e o guerreiro branco Martim nas terras do Ceará. Gostei muito desse livro, não esperava, me prendi na história e na escrita, realmente me agregou muito. Recomendo super, um livro ótimo

Larissa804 09/02/2024

Iracema, é uma obra mais sucinta do autor,mas contém a beleza de suas histórias e se tornou um marco na literatura brasileira.

A história se passa onde hoje é o Ceará, e vamos encarar um romance entre um português e uma indígena,uma história realmente trágica e revoltante. Observamos um abrir mão de suas origens,sua história, enquanto o outro só segue seus próprios interesses.

É uma obra repleta de cultura, uma das leituras obrigatórias da vida,mas não é nem de longe uma história que te envolve do início ao fim, tem que ser lida com calma e paciência para ser desfrutada da maneira correta.

Katynicoli 08/02/2024

Poesia Pura! ?
Iracema é um dos romances mais importantes da literatura brasileira, escrito por José de Alencar e publicado em 1865.

É uma verdadeira obra poética, enriquecida pelo uso constante de palavras indígenas, o que me fascina profundamente.

O nome Iracema até mesmo inspirou o nome da minha flor favorita em casa, pois esta história me marcou há muitos anos e estou revisitando esse clássico com a mesma emoção.

Apesar da tristeza da trama, a carta final traz um calor reconfortante ao revelar os detalhes da obra.

Ler este livro nos transporta para o século XIX e nos oferece uma visão autêntica da geração romântica no Brasil.

No entanto, é crucial entender a história real da colonização do Brasil para evitar idealizações românticas da época retratada.

A obra é considerada um marco do romantismo no Brasil e uma das mais significativas expressões da literatura indianista, que retrata a cultura e a vida dos povos indígenas.

Conta o romance entre o guerreiro português Martim e Iracema, pertencente à tribo Tabajara, situada no atual estado do Ceará.

A obra aborda temas como a colonização do Brasil, o choque entre culturas, a relação do homem com a natureza e a formação da identidade nacional.

Iracema retrata a exuberância da natureza brasileira, contribuindo para a construção de uma mitologia nacional.

Ana Bernhard 20/02/2024minha estante
e entregou crítica literária