Iracema José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

belloren 01/02/2024

Particularmente achei esse livro horrível, a forma como ele se refere aos personagens, a construção da história, os próprios personagens... não teve um sequer que eu me apeguei, muito CHATO

duducadu 01/02/2024

Prepare o dicionário.
Eu achei a leitura um pouco difícil, pelo vocabulário bastante antigo (formal, por assim dizendo). tive que usar o google pra ir procurando o que me fugia o conhecimento, mas em partes foi bom por aumentar o meu conhecimento.

a história da ?virgem dos lábios de mel? é uma literatura brasileira do romantismo (indianista), que tem como características principais a idealização da mulher, o índio representado como herói e o exagero, então já viu no que dá, né?

é um livro bom, tem uma leitura não tanto cansativa e rápida, por tanto vale a pena.

MoisAs32 31/01/2024

Só li pq fui obrigado
Aí sério, o cara usar mais de 1000x a palavra "virgem" pra se referir à indígena Iracema é de uma cabaçadisse intankável
Vocabulário com imensas orações subordinadas que (como todo romance) serve pra ornar a escrita oq torna ela entediante e maçante

laiscunhaf 26/01/2024

Iracema
É importante apreciar a obra por suas qualidades literárias, ao mesmo tempo em que se reconhece suas limitações e falhas na representação da realidade histórica e cultural do Brasil.

Iracema se passa durante o período colonial no Brasil e gira em torno do amor proibido entre o guerreiro português Martim e a bela indígena Iracema, da tribo Tabajara. A linguagem poética e descritiva de Alencar é incrível e oferece uma visão única da natureza e das tradições indígenas da época.

A história de amor entre Martim e Iracema, apesar de sua idealização romântica, destaca temas como o conflito entre culturas diferentes e a busca pela identidade.

No entanto, é importante reconhecer que esses pontos positivos coexistem com aspectos problemáticos, como a idealização romântica do período colonial e os estereótipos dos povos indígenas. A romantização da colonização e a representação simplista dos povos nativos comprometem a capacidade da obra de oferecer uma visão completa e precisa da história e da cultura brasileira.

Portanto, embora Iracema tenha seus méritos, é necessário uma leitura crítica e contextualizada, quando falamos dessa obra.

[2022]

Lobinha Sincera 24/01/2024

Inicialmente eu lembrei muito de Pocahontas ( livro ) ... Mas tirando algumas semelhanças
Eu não gostei tanto sendo um clássico é um tanto complicado a linguagem e assim o entendimento também

Eduardoow 22/01/2024

Iracema
Achei que seria mais interessante, apesar de ser curtinho, a história é ok, mas têm muita, muita descrição, parece ter bem mais do que desenvolvimento, não achei ruim, mas não gostei lá de muita coisa também.

Renata.Bertagnoni 21/01/2024

Bem não havia gostado na escola e continuo não gostando quem saber se reler em mais 25 anos possa mudar. Mescla a cultura indígena com a cultura europeia, com Romeu e Julieta, e ainda ela só sofre coitadinha, Martim muito covarde afff.

Flávio Fucks 21/01/2024

Se você gosta de sofrer, compre.
Eu como cearense, sinto muitíssimo em falar que esse é o PIOR livro que eu já li em toda a minha vida, já abandonei ele 3x e como gosto de sofrer só agora consegui "ler". Apesar de ser um clássico importante para o país e bla bla bla, isso não o livra de ser ruim. A leitura é chata, entediante e confusa, são muitas analogias por página que fazem você cansar a mente demais, no fim você percebe que não leu o livro e sim as palavras do livro.

Infelizmente, o skoob não permite 0 estrelas, por isso 0.5, porque sem dúvidas seria essa que eu marcaria.

Bruninho.Macedo 20/01/2024

Pô, Pocahontas, me deixou triste!
Apesar das semelhanças imagéticas, não tem nada a ver com Pocahontas, é apenas uma brincadeira.
Eu achei esse livro muito triste, sofrido, a Iracema só se lasca durante o livro todo, aí no fim, morre. Caramba! Agora, Senhor Alencar há de me perdoar, mas para que raios tanta descrição da moça? Chegava uma hora que eu nem lembrava mais do que ele estava falando, tinha que voltar a leitura.
É parte da leitura obrigatória de qualquer brasileiro que queira conhecer o passado (e presente) lastimável dos povos originários e a herança tenebrosa que temos dos europeus.

Lucas Mart1m 15/01/2024

Amor trágico e com floreios
Esse clássico, tão adepto do romantismo que tem como marcar: o idealismo da mulher, nacionalismo e o estilo de escrita.

A narrativa é envolvente quando se consegue se abstrair das tantas comparações, e focar na dinâmica dos personagens e da história. Com personagens complexos como os próprios protagonistas e o grande amigo Poti.

Entretanto, ainda é claro a problemática da visão colonizadora, a procura de uma essência nacional no bom indígena e a anulação da escravatura.

A passagem da leitura é bem rápida, principalmente pelos curtos capítulos, já o prólogo foi grande demais que chega a ser cansativo. Se essa edição tivesse notas de rodapé ou um glossário seria mais enriquecedor para o leitor.

arqueofarias 14/01/2024

Interessante. Não me cativou muito. Acredito que a escrita demasiadamente poetisada e descritiva tenham me repelido um pouco. Voltei algumas páginas e parágrafos para tentar entender o que se passava? no geral é uma clássica historia de amor entre dois grupos ?rivais? que a gente já viu muito. Talvez o diferencial seja as questões etnográficas que recheiam a obra (até demais). Uma experiência ok. Vale tentar.

Beatriz Granger 3345 14/01/2024

Bem chato
Um livro que é bem chatinho, e é bem complicado de se ler, do meu ponto de vista pelo menos . .....

oskoobdobruno 14/01/2024

É bom, mas não recomendo ler após trabalhar
O enredo é muito interessante. Mas como utiliza exaustivamente as notas de rodapé (no posfácio entendemos o porquê disso), acaba tornando a leitura mais complexa, cansativa. Por vezes, tive dificuldade de entender partes do texto. Apesar disso, vale a pena chegar ao final.