Iracema José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

Madu 14/02/2024

Um clássico da literatura brasileira que narra o romance entre a tabajara Iracema e o guerreiro branco Martim nas terras do Ceará. Gostei muito desse livro, não esperava, me prendi na história e na escrita, realmente me agregou muito. Recomendo super, um livro ótimo

Larissa804 09/02/2024

Iracema, é uma obra mais sucinta do autor,mas contém a beleza de suas histórias e se tornou um marco na literatura brasileira.

A história se passa onde hoje é o Ceará, e vamos encarar um romance entre um português e uma indígena,uma história realmente trágica e revoltante. Observamos um abrir mão de suas origens,sua história, enquanto o outro só segue seus próprios interesses.

É uma obra repleta de cultura, uma das leituras obrigatórias da vida,mas não é nem de longe uma história que te envolve do início ao fim, tem que ser lida com calma e paciência para ser desfrutada da maneira correta.

Katynicoli 08/02/2024

Poesia Pura! ?
Iracema é um dos romances mais importantes da literatura brasileira, escrito por José de Alencar e publicado em 1865.

É uma verdadeira obra poética, enriquecida pelo uso constante de palavras indígenas, o que me fascina profundamente.

O nome Iracema até mesmo inspirou o nome da minha flor favorita em casa, pois esta história me marcou há muitos anos e estou revisitando esse clássico com a mesma emoção.

Apesar da tristeza da trama, a carta final traz um calor reconfortante ao revelar os detalhes da obra.

Ler este livro nos transporta para o século XIX e nos oferece uma visão autêntica da geração romântica no Brasil.

No entanto, é crucial entender a história real da colonização do Brasil para evitar idealizações românticas da época retratada.

A obra é considerada um marco do romantismo no Brasil e uma das mais significativas expressões da literatura indianista, que retrata a cultura e a vida dos povos indígenas.

Conta o romance entre o guerreiro português Martim e Iracema, pertencente à tribo Tabajara, situada no atual estado do Ceará.

A obra aborda temas como a colonização do Brasil, o choque entre culturas, a relação do homem com a natureza e a formação da identidade nacional.

Iracema retrata a exuberância da natureza brasileira, contribuindo para a construção de uma mitologia nacional.

Ana Bernhard 20/02/2024minha estante
e entregou crítica literária

belloren 01/02/2024

Particularmente achei esse livro horrível, a forma como ele se refere aos personagens, a construção da história, os próprios personagens... não teve um sequer que eu me apeguei, muito CHATO

duducadu 01/02/2024

Prepare o dicionário.
Eu achei a leitura um pouco difícil, pelo vocabulário bastante antigo (formal, por assim dizendo). tive que usar o google pra ir procurando o que me fugia o conhecimento, mas em partes foi bom por aumentar o meu conhecimento.

a história da ?virgem dos lábios de mel? é uma literatura brasileira do romantismo (indianista), que tem como características principais a idealização da mulher, o índio representado como herói e o exagero, então já viu no que dá, né?

é um livro bom, tem uma leitura não tanto cansativa e rápida, por tanto vale a pena.

MoisAs32 31/01/2024

Só li pq fui obrigado
Aí sério, o cara usar mais de 1000x a palavra "virgem" pra se referir à indígena Iracema é de uma cabaçadisse intankável
Vocabulário com imensas orações subordinadas que (como todo romance) serve pra ornar a escrita oq torna ela entediante e maçante

laiscunhaf 26/01/2024

Iracema
É importante apreciar a obra por suas qualidades literárias, ao mesmo tempo em que se reconhece suas limitações e falhas na representação da realidade histórica e cultural do Brasil.

Iracema se passa durante o período colonial no Brasil e gira em torno do amor proibido entre o guerreiro português Martim e a bela indígena Iracema, da tribo Tabajara. A linguagem poética e descritiva de Alencar é incrível e oferece uma visão única da natureza e das tradições indígenas da época.

A história de amor entre Martim e Iracema, apesar de sua idealização romântica, destaca temas como o conflito entre culturas diferentes e a busca pela identidade.

No entanto, é importante reconhecer que esses pontos positivos coexistem com aspectos problemáticos, como a idealização romântica do período colonial e os estereótipos dos povos indígenas. A romantização da colonização e a representação simplista dos povos nativos comprometem a capacidade da obra de oferecer uma visão completa e precisa da história e da cultura brasileira.

Portanto, embora Iracema tenha seus méritos, é necessário uma leitura crítica e contextualizada, quando falamos dessa obra.

[2022]

Lobinha Sincera 24/01/2024

Inicialmente eu lembrei muito de Pocahontas ( livro ) ... Mas tirando algumas semelhanças
Eu não gostei tanto sendo um clássico é um tanto complicado a linguagem e assim o entendimento também

Eduardoow 22/01/2024

Iracema
Achei que seria mais interessante, apesar de ser curtinho, a história é ok, mas têm muita, muita descrição, parece ter bem mais do que desenvolvimento, não achei ruim, mas não gostei lá de muita coisa também.

Renata.Bertagnoni 21/01/2024

Bem não havia gostado na escola e continuo não gostando quem saber se reler em mais 25 anos possa mudar. Mescla a cultura indígena com a cultura europeia, com Romeu e Julieta, e ainda ela só sofre coitadinha, Martim muito covarde afff.

Flávio Fucks 21/01/2024

Se você gosta de sofrer, compre.
Eu como cearense, sinto muitíssimo em falar que esse é o PIOR livro que eu já li em toda a minha vida, já abandonei ele 3x e como gosto de sofrer só agora consegui "ler". Apesar de ser um clássico importante para o país e bla bla bla, isso não o livra de ser ruim. A leitura é chata, entediante e confusa, são muitas analogias por página que fazem você cansar a mente demais, no fim você percebe que não leu o livro e sim as palavras do livro.

Infelizmente, o skoob não permite 0 estrelas, por isso 0.5, porque sem dúvidas seria essa que eu marcaria.