Iracema José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

Juliana.Ricardo 03/09/2016

Livro interessante, mas na época era obrigatório para o ensino médio o que desestimula aos alunos.

Ariely.Franca 04/09/2016

Iracema
Bom não eu um estilo literário que eu goste mais tive que ler, a historia é sobre uma india e sua história amorosa é praticamente igual a historia da pokahontas so muda o final praticamente.

Anne.Caroline 11/11/2016

Uma fase inesquecível pra mim
José de Alencar virou um dos meus favoritos mas não só com Iracema mas com toda sua obra eu simplesmente recomendo pra todos

Daniel 27/12/2016

Iracema E A Lenda do Surgimento do Ceará
Publicado em 1865, Iracema, obra de José de Alencar, faz parte da tríade dos romances indianistas (juntamente com O Guarani e Ubirajara), sendo considerado o mais maduro deles, pois admite várias interpretações, com uma excelente estrutura narrativa. É considerado um poema em forma de prosa, com características épicas, em que tanto Martim como Iracema são heróis. Iracema é uma típica heroína que representa o romantismo: espera o amado, se entrega a ele, fica com saudades, e morre por essa saudade.Iracema possui um narrador onisciente. Através de uma linguagem tipicamente brasileira e cheia de metáforas e palavras indígenas, não só em Iracema como em outras obras, o autor demonstra características que o levam a uma singularidade na representação e afirmação da cultura brasileira. Em seus diálogos com Martim, Iracema tem em sua fala traços da oralidade, onde são encontradas diversas expressões indígenas, estruturas sintáticas semelhante aos que os índios utilizavam, tendo em vista sua dificuldade com a Língua Portuguesa. Sendo assim, o livro torna-se permeado de múltiplas interpretações, segundo o significado e entendimento de cada leitor. O romance de Martim e Iracema tem como metáfora a criação do Ceará. Através da história, o autor cria uma lenda de como o estado teria sido criado. Pois quando Iracema morre, ela é enterrada por Martim e seu amigo Poti à beira de um coqueiro de que ela gostava muito. Diante desse coqueiro, sempre se ouvia um lamento; era o lamento de sua ave de estimação, que sentia sua falta. Assim, o canto da jandaia se chamava de Ceará, onde ali foi fundada.

Iracema
O livro nos mostra alguns aspectos do Brasil que se referem ao período no qual o nosso país passou pelo processo de colonização português. Do amor da Índia Iracema e do homem branco e guerreiro Martim, surge a miscigenação entre dois povos e suas culturas.

Lari 08/01/2017

América
Não é à toa que é um clássico da literatura brasileira.
Considerado o maior romancista do movimento romântico brasileiro, José de Alencar soube utilizar as palavras de uma forma magnífica criando, entre outras coisas, diversas comparações. A grandeza da obra já começa por seu nome, que é na verdade um anagrama de "América". Mesmo tendo como foco o amor entre Iracema e Martim, que mais tarde gera Moacir, filho da dor, símbolo brasileiro do encontro da cultura indígena e europeia; o livro também mostra a lealdade de dois amigos de origens divergentes, a rivalidade de tribos, a diversa fauna e flora brasileira, a colonização brasileira e a origem do nome "Ceará". O escritor inaugurou a literatura brasileira, nacionalista, utilizando uma linguagem típica do brasileiro. "Iracema" um de seus romances indianistas mais conhecidos, é fácil de ler e vale muito a pena!

Arca Literária 11/01/2017

resenha disponivel no link a partir do dia 05/02 http://www.arcaliteraria.com.br/iracema-jose-de-alencar/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/iracema-jose-de-alencar/

Dani 31/01/2017

Poesis
Li 3 vezes, na terceira me apaixonei. Talvez por estar mais velha e com mais leitura.
Obra fantástica!

Gregg 14/03/2017

Surpreso
Como um leitor da literatura internacional, claro, exceto brasileira, sempre tive dificuldade em me interessar por leituras de clássicos como Iracema. Acho que devido ao estereotipo de pessoas que, em meu meio social, leem livros assim (Estereotipo do qual não me agrado).
O que aconteceu foi que, ao ler Iracema, logo me apaixonei. O livro cita detalhes da relva cearense, lendas, cultura e costumes linguísticos e verbais. Tudo isso é descrito de uma forma doce, cúmplice à história e aos acontecimentos. Esses aspectos locais só enriqueceram a obra. Sobre o ritmo, também é maravilhoso. De uma certa forma, me lembrou Tolkien que, mesmo durante uma cena agitada, interrompe os fatos para uma descrição impecável do cenário e dos sentimentos envolvidos e, no próximo instante, o turbilhão de eventos continua como se nunca tivesse parado. Todo o enredo e valor cultural do livro são maravilhosos e estou bastante satisfeito com a leitura.
Sou um novo fã.

May 15/03/2017

Iracema é um romance indianista escrito por José Alencar, confesso que não sou muito fã de romancistas por eles serem muito detalhistas em tudo. Mas é louvável a forma que o autor consegue criar esse ambiente indígena e utilizar o vocábulo indianista. O desfecho termina sendo meio triste, mas gostei da forma que o autor guiou a estória.

Torres 26/03/2017

Agora eu entendi...
...o porquê de uma Professora de literatura brasileira que tive na graduação ter dito, numa de suas aulas: "Iracema? Iracema é um saco...".