Iracema

José de Alencar

Resenhas - Iracema

Isabela.Oliveira 28/04/2020

Lenda do Ceará
José de Alencar certamente tinha um amor pelo país, e influenciado pela literatura clássica, decidiu compor um poema épico de criação do Brasil. O que chegou até nós leitores, entretanto, foi uma prosa indianista não menos importante para a formação cultural do ser brasileiro.
A história de Iracema se passa no futuro Ceará, no qual a virgem dos lábios de mel se encontra com Martin, um militar aliado à tribo dos potiguaras, e acabam se apaixonando. No entanto, Iracema nao pode perder sua virgindade, pois detém o segredo da Jurema (uma espécie de poção que fortifica os guerreiros de sua tribo, os tabajaras, antes da batalha) e quem a desvirginar acaba morrendo. Além disso tudo, Martin é comprometido a uma moça em sua terra natal, Portugal. Como se não bastasse o amor impossível, as tribos tabajara e potiguaras são rivais, dificultando ainda mais o casal.
Como se trata de um mito sobre a origem do primeiro cearense, os personagens são bastante estereotipados, o que de modo algum diminui a história do livro e as motivações dos personagens, sendo apenas uma característica do gênero. Além do mais, as inserções de inúmeras palavras de origem indígena e metáforas e comparações associadas à fauna e flora nordestina compõem perfeitamente o cenário, apesar de às vezes dificultar um pouco a leitura.
O leitor que se aventurar por Iracema não irá se decepcionar com o mito da criação do Brasil, tendo em vista o esforço para que fosse escrito da maneira mais verossímil possível.
Elizangela 28/04/2020minha estante
Meu autor preferido

Sabrina.Almeidas 18/04/2021

?O mel dos lábios de Iracema é como o favo que a abelha fabrica no tronco da andiroba?

Kau 07/05/2020

um pouco complicado de entender mas a história é interessante

alissonferreira.c1 25/04/2020

Um bom romance, mas me incomoda
Ok, eu poderia começar dizendo que Iracema poderia ter acertado a flecha que atirou nele e muita coisa não teria acontecido. Quem ler o livro vai entender.

Assim como na história de Pocahontas, a indígena americana, essa coisa do homem branco colonizador chegar, ser visto como bom sem fazer nada, além de roubar do índio a identidade dele, me incomoda muito.

Catarine Heiter 06/04/2020

Finalmente tive a oportunidade de realizar esta releitura tão adiada! Lida pela primeira vez durante a minha adolescência, Iracema foi uma obra pouco compreendida na ocasião. A mesma linguagem que antes criou uma enorme barreira para mim, hoje foi um dos motivos responsáveis pela minha admiração! A história se passa no Ceará, envolve a cultura indígena e traz muitas descrições sobre o espaço geográfico, as lutas e os costumes. O vocabulário é fruto de muita pesquisa do autor e nos permite imergir ainda mais nas cenas narradas. É um livro curtinho, mas profundo em detalhes para quem está apto a percebê-los. Seja pela história de amor entre a índia e o colonizador, seja pela parábola construída a partir da situação de colonização do Brasil; o autor merece a nossa admiração por esta obra. Bendita seja a minha maturidade, que hoje me permitiu apreciar esta história!

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL 2020, na categoria Livro de Capa Roxa\Lilás

Anna 08/12/2021

Talvez eu não estivesse preparada
O final é bom, e por volta da metade do livro passei a entender melhor a linguagem e a história, porém achei muito complexo.
Senti sono a cada 2 páginas, precisei parar e voltar e pesquisar, mas fiz de tudo para terminar (e ser uma fiel leitora).
Gostei muito da história, porém, para mim, talvez uma adaptação seria melhor?

Katherine 19/04/2021

A identidade brasileira.
A leitura é difícil sim, não nego, mas é proveitosa, principalmente por nos introduzir a vários detalhes da nossa cultura natal. Para mim foi impossível não me incomodar com a presença de Martim, é notável que sua presença prejudicou as vidas e os costumes das tribos ali. E temos a consciência de que, no fim, isso acaba sendo um grande reflexo de como foi o processo da colonização e criação da nossa identidade nacional.

A rixa entre tabajaras e potiguaras, o segredo da jurema, o colonizador português e uma índia, o sofrimento e sacrificio de Iracema, a auto-introdução para uma nova cultura com saudades de suas raízes de Martim, a lealdade de Poti, a proteção de Caubi. Para o livro, contos escritos, mas para nós, um espelho do nosso passado.

Vale ressaltar que o livro tem mesmo base histórica, tanto pelo período onde os autores buscaram criar e propagar uma identidade brasileira construído personagens "nossos", como o próprio Martim, que de fato existiu e foi uma pessoa real. Quanto mais você pesquisa conteúdos de apoio para o livro, mais interessante ele fica.

Como último comentário, o final é triste, doloroso, e cada descrição traz pesar para o leitor, mas existiram muitas Iracemas na história do nosso povo.

_ingrid_ 14/12/2021

A linguagem é meio chata e difícil de entender, são palavras muito complicadas que faz com que a gente precise ler o significado delas, mas apesar disso, a história é até legal.

Fabricia98 23/04/2023

Iracema é a filha virgem do pajé da tribo tabajara que se envolve com Martim, homem branco aliado da tribo dos pitiguaras, inimigos dos tabajaras. Um dia Martim se perde e acaba virando hóspede de Araquém, pai de Iracema. A partir daí se desenrola a narrativa. Uma história de amor, mas também de lutas cujo ápice é o nascimento de Moacyr. Alencar faz uma prosa poética para retratar essa lenda do Ceará. Há quem ache a linguagem difícil, eu não achei. Devemos considerar o contexto de produção do livro.

Marconi.Nascimento 25/01/2022

É um livro que se ler mais ou menos em uma hora, caso você comece e queira deixar para depois, dificilmente volta a ler, pois é uma leitura monótona. Os textos de apoio após a leitura tornam o livro mais interessante e talvez até te faça reler para enxergá-lo de outra forma.

Lau 17/08/2020

Demorei meses pra conseguir acabar, desisti 2x mas no fim consegui kkkk é uma leitura bem difícil e meio maçante por ser bem antiga e por ser um poema em prosa, mas consegui gostar da história (graças a minha professora de literatura e pelo jeito que ela contou a história, claro) mas junto da explicação dela ficou bemmmm mais fácil de entender e ler e no fim eu gostei bastante!

Xaaaa 16/09/2023

Romance poético
Esse deve ser um dos livros mais bonitos que eu já li. Não tanto pela história, ou pelo romance, ou pela trajetória que nós leitores percorremos ao lado da Iracema, mas sim pela escrita.

Eu tava tão apaixonado pela escrita do José de Alencar que não conseguia largar o livro. A forma com que ele descreve os ambientes e os personagens é linda. Os diálogos desse livro são os mais poéticos e bonitos que eu já li.

Quero ler esse livro de novo muitas vezes pra poder encher os meus olhos com essas frases tão lindas.

Helena 16/06/2022

Não sei o que achei!
Sinceramente, não sei o que achar!

Sofri para terminar e soube que não fui só eu que apanhei enquanto lia. Todos ou grande parte passa um pouco de aperreio lendo a obra.

Ela é extremamente difícil. Conclui a leitura sem entender.
Os pontos principais dar para compreender, como a ligação de Martim com Iracema simbolizando os portugueses na América, mas além disso é complicado saber explicar.

Fiquei durante todo o livro assim: ??????

Não sei definir.
Por ser do Romantismo dificulta ainda mais por conta da linguagem, porém ,de forma geral, gostei!

Bianca 21/04/2022

Iracema, José de Alencar
Iracema, de José de Alencar.

Iracema é um romance que faz parte da primeira geração do Romantismo no Brasil, narrado em terceira pessoa, conta a estória da lenda do Ceará, Iracema, uma índia que se apaixona por um guerreiro português branco.

Martin se perde na mata durante uma caçada com sua amigo Poti (índio da tripo Potiguara) e é ferido por Iracema , mas ao ferir o guerreiro, Iracema sente compaixão e vai ao seu socorro.

Iracema leva Martin passa a Cabana de Araquém, onde começa a se apaixonar pelo guerreiro e dará início a sua grande jornada.

É importante entendermos que IRACEMA é um anagrama da palavra AMÉRICA e que Martin e Poti realmente existiram e foram respectivamente um colonizador português e um índio que se converteu ao cristianismo. Dessa forma, é possível percebemos a crítica por trás da obra.

A obra se passa nos territórios cearenses e contém linguagem simples (para a época) e palavras do dialeto indígena, além de uma boa quantidade de notas explicativas que nos ajuda a entendermos os termos, palavras e lugares.

Nina 25/11/2020

Precisa de contexto histórico
Para ser entendido é preciso ter em mente o objetivo do autor: criar um mito heróico para a origem do povo brasileiro, a partir de valores culturais europeus.

Para isso, retrata o Brasil como uma terra rica e bela, mas que precisa ser civilizada e omite os negros da constituição desse novo país.