Iracema

Iracema José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Iracema

Ana 23/01/2022

E na terceira tentativa, me encanto por Iracema...
Como já conhecia superficialmente o enredo, achei que não me envolveria com a história, porém, fui positivamente surpreendida. Apesar das inúmeras notas de rodapé (126!), que na minha opinião quebram um pouco o ritmo da leitura, embora muito necessárias, li mais rápido que o esperado, mesmo fazendo anotações.

Não tinha dimensão do esforço de Alencar em narrar a colonização do Ceará de forma tão verossímil, trazendo a figura do Martim Soares Moreno e o líder indígena Jacaúna, as alianças de um lado entre os franceses e tabajaras, do outro entre portugueses e pitiguaras (há uma nota explicando o uso do potiguara), fora as descrições detalhadas dos espaços que iam sendo ocupados, do litoral ao sertão, e a quantidade de termos indígenas.

Há vários pontos nessa representação do "encontro" entre colonos e indígenas que geram incômodo. Martim é o "guerreiro branco", o "irmão guerreiro", o "guerreiro cristão", nunca o invasor ou inimigo; na narrativa de Alencar o confronto está principalmente entre as tribos... Mas a gente releva porque as crônicas dos viajantes são uma das principais fontes do escritor, fora o período que a obra foi escrita. Não estou dizendo que não houve alianças, porém considerei exageradamente romantizadas kkkkk

No mais, fiquei passada com o final, Alencar adora ver suas heroínas sofrendo, é impressionante kkkkkkk

ps: meu encantamento refere-se muito mais as questões estéticas do que a narrativa propriamente dita.

Tabatha 17/09/2023

Outro livro lido por causa da escola mas desse daí eu não gostei. Não entendi a maioria das coisas que li e além que o livro tem uma visão bem eurocentrista.

Mandinha Ferreira 01/10/2022

Particularmente achei a escrita beem difícil e complicada, mas é uma história incrível e muito critica

Narra a história de um amor improvável entre uma índia e um colonizador português, no início do processo de colonização efetiva da costa brasileiro, no século XVII. Desse amor nasceria o primeiro mestiço, símbolo de uma nova raça que seria o povo brasileiro. Iracema é uma índia da nação Tabajara.

Ana Letícia 11/09/2021

O começo do livro é interessante, vai chegando pro final fica mais lento. A escrita é um pouco cansativa, mas deu pra aguentar.

Gian 25/08/2011

Leitura relativamente difícil, história cativante - é preciso querer ler!
Existem livros que necessitam de maturidade para serem compreendidos e para deixar-se ser tomado pela estória. Para Iracema isso é válido, mas não tudo. É preciso querer lê-lo! Ter uma vontade natural de adentrar neste clássico de José de Alencar.

Na primeira vez que me deparei com Iracema, admito: não consegui ler duas páginas. O tempo passou e, por algum acaso, me deu aquela vontade de ler uma história simples e bela, com natureza e um romance. E do meu lado estava Iracema. Simplesmente... devorei!

Nunca pensei que gostaria do livro. Em toda o percurso tem-se que consultar as palavras indígenas - e que em muito enriquecem o livro! A lenda que permeia a virgem e Martim monta o espetáculo da descoberta da América. Mesmo ao fugir da triste realidade da ocupação do Brasil, Alencar criou um conto cativante.

Nirley 19/04/2020

Iracema, anagrama de América.
Romance indianista, lenda e poesia cheio de metáforas, assim é essa obra tão conhecida de José de Alencar, escrita em 1865.
Iracema traz um enredo trágico, da índia apaixonada pelo guerreiro branco. A virgem dos lábios de mel é retratada como o elemento mais belo da natureza, sendo assim, impossível não ser admirada.

Vanea 01/12/2021

Infelizmente eu não gostei desse livro.
Achei a história meio sem graça.
Não sei se porque não gosto de poesia, pois achei ele mais poético.
É uma pena, pois é um clássico tão aclamado.
Mas leitura é assim mesmo.
Alexandre 01/12/2021minha estante
Acho que também não vou gostar, mas pretendo ler só por ser um clássico

Vanea 02/12/2021minha estante
Mas tomara que goste.
Sim, é um clássico e muitos gostam.
Quem sabe não seja o seu caso rsrs

Maelle 10/05/2021

Leitura muito difícil
Eu definitivamente não teria passado do primeiro capítulo se não fosse um paradidático da escola, mas a história é interessante e tem vários pontos de interpretação interessantes.

Rosinha.Correia 24/01/2021

Pesquisando descobri que "Iracema" é um anagrama da palavra América.
O livro é uma poesia em prosa, que por sinal é bem complicada de entender e requer atenção aos detalhes.
Uma história cheia de romance, batalhas e solidão

Siliane.Ferrari 15/12/2020

Iracema
Estou relendo os clássicos, confesso que não estou mais acostumada com a linguagem e a forma de escrita. Mas, recomendo a leitura
Ellen256 15/12/2020minha estante
Aquele livro que td brasileiro leu na escola, menos eu kk
Mas um dia vai

Lauana.Figueiredo 20/10/2022

prosa poética não tão nacional assim: o pp seria o cristão?
Por pertencer à fase indianista ( 1a do romantismo) deveria existir um enaltecimento da cultura indígena e sua romanização. mas na verdade a narrativa é regrada de personagens nativos e supérfluos movidos à submissão do cristão europeu que veio apenas pra gerar o sofrimento - justamente o Moacir - então não houve um enaltecimento de cultura indígena porque absolutamente todos os plots do livro são movidos para o Martim. ou seja, o autor não cumpriu o que deveria de acordo com o seu tempo. com isso, fico pensando se essa narrativa é uma denúncia, por conta de todas as metáforas implícitas! Fariam mais sentido, visto que o Poti é submisso ao cristão, sendo a representação do mar, o que dá ainda mais veracidade pra isso. além do fato de que a Iracema deixa sua cultura pra seguir o guerreiro branco. acho que tenham sido cenas pra ratificar sutilmente uma denúncia implícita! Acho interessante também conseguir enxergar que a morte da Iracema é uma alegoria ao fim da cultura indígena e a personagem vai perdendo a sua legitimidade por ser oprimida pelo guerreiro e, aos poucos, degrandando- se. o que chega à cena do sacrifício: nasce o Ceará mas morre o ciclo que lhe fez. no mais, é um livro com metáforas interessantes que eu acredito terem sido feitas por nossas cabeças e não como um objetivo claro do autor. ele em si, fez uma obra que não crumpiu o prometido!

Larissa 14/03/2024

Um livro que fala sobre a formação do povo brasileiro, um povo diferente de todos no mundo, onde há diferenças de cores, jeitos, cabelos... A narrativa é boa e essencial, provavelmente o melhor de José de Alencar (na minha opinião) bom leiam.
Não li tão bem quanto gostaria, pois a pressão escolar me fez ler menos do que devia.
O final 0 surpresas

Danielly.Clezar 19/03/2021

Muito lindo mas difícil pois não é meu gênero literário favorito, então enrolei um pouco para ler..

mars 23/06/2021

Legal
Iracema é um livro que, para mim, foi ao mesmo tempo emocionante e chato. Posso dizer que a segunda característica se deve a linguagem, que foi bem complicada de entender, porém o enredo é bem legal e realmente instiga o leitor a querer saber o final da história. Achei um pouco enrolado o início e o meio, só no final que começou a fluir mais rápido. Mas, apesar de não ter sido uma das minhas melhores experiências literárias, é inegável que ler Iracema é um aprendizado e tanto, já que traz a cultura brasileira de uma forma que realmente me fez pensar "que pena que isso se perdeu".