Iracema

José de Alencar

Resenhas - Iracema

Caroline Vital 25/10/2023

Lido em 2018
Achei uma leitura bem difícil, complicada, mas com um dos finais mais tristes que já li. Achei bem mais ou menos, mas enriquecedor para nós.

Ray 21/10/2023

Rompeu meu preconceito
Um livro que eu comecei a ler com a certeza que eu ia odiar, e terminei adorando. Me poquei de rir com as resenhas negativas, e comecei a ler sem a menor expectativa mas paguei a língua.

Achei que era um daqueles livros difíceis só porque sim, por capricho do escritor, mas quando saquei a proposta comecei a me envolver na história e gostei demais.

Só acho que foi possível eu gostar da história, porque já tinha lido outras histórias com essa mesma pegada "mitológica", nem sei se essa é a palavra certa, mas sabe esse sentimento da poesia, esse modo bonito de descrever as coisas? Que faz tudo parecer uma lenda antiga de terras distantes? Tipo o Silmarillion do Tolkien, foi um sentimento muito parecido que tive quando li trechos como:

"Os guerreiros pitiguaras, que pareciam por aquelas paragens, chamavam a essa lagoa da beleza, porque nela se banhava Iracema, a mais bela filha da raça de Tupã."

Sabe, histórias que dão origem a outras histórias, que mais pra frente são esquecidas e depois relembradas justamente em histórias assim quase parecidas com um conto de fadas, cheias de sofrimento, dor e beleza, o puro suco do romantismo de retratar o mundo. Não é meu estilo preferido, mas essa história em específico me causou um impacto muito positivo, e o nome de José de Alencar daqui pra frente vai soar muito melhor nos meus ouvidos! Simpatizei demais com ele num livro de menos de cem páginas, e o romantismo perdeu a cara feia que tinha pra mim até então.

Aaaaah e Martim não era tão ruim quanto pensei que fosse ser kkkkkkk

mari 20/10/2023

Um bom livro
Um trabalho da escola foi baseado nesse livro, é um livro bom só que não é muito do meu estilo de leitura.

thalitaab 18/10/2023

Branco sendo branco
Que horror o jeito estereotipado que descrevem os indígenas e a submissão que a Iracema possui nele e de invalidar sua própria cultura. por que livros "clássicos" são assim?

Erika655 17/10/2023

Um clássico
Um clássico que reli depois de alguns anos, pois da primeira vez estava no ensino médio e não entendia nada (hoje também não entendo rsrs).
É um livro que me causa certa estranheza, pois ao mesmo tempo que busca contar a história do primeiro brasileiro original, também romantiza depois a história verdadeira do nosso país.
Vale a pena a leitura principalmente para trabalhar a forma que pensamos e reflexir em como nossa história é contada.

Cristiane 17/10/2023

Um clássico que vale a pena ser lido, sem dúvidas. Porém, não é nada de extraordinário, apesar da complexidade presente na escrita.
Em muitos momentos me irritei com a maioria dos personagens, mas nada que me fizesse abandonar a leitura.
De um modo geral é uma leitura agradável, e que flui rapidamente... bem mais do que eu imaginava no início da leitura.
Porém, devo ressaltar que não chega nem aos pés da obra "Senhora", do mesmo autor.

nina 11/10/2023

Um mito de origem americano
Li pra faculdade e assim, como literatura de diversão e tal eu não gostei, mas eu não sou muito fã da literatura brasileira de 1800 e 1900 como leitura pessoal.
de qualquer forma, estudar iracema foi ótimo. o josé de alencar é um autor fantástico de estudar porque ele sabia bem o que tava fazendo.
iracema não é uma história de amor de 2 dimensões igual todo mundo acha. é um mito de origem do ceará, do brasil, da américa latina e de todos os países colonizados por europeus. esse livro tem tantas camadas e foi construído por metonímias muito inteligentes.

xrayana 09/10/2023

Já havia tentado ler Iracema algumas vezes, e sempre sofri um baque gigante por não estar acostumada com a escrita do autor. Desta vez resolvi insistir um pouco mais, não só por valer nota, mas também porque acho importantíssimo ter conhecimento sobre uma obra tão essencial para o país, e no final acabei gostando!

Recomendo a leitura, mas apenas se você tiver tempo e um dicionário!

Mile46 01/10/2023

Curta e rápido de ler
Iracema, assim como em outros romances de Alencar, é uma indígena forte, que se apaixona pelo homem branco e precisa defendê-lo, a leitura é super rápido, poética.

Rafaela1550 01/10/2023

Livro poético e descritivo da natureza brasileira (especificamente do Ceará), nos retratando muito bem a submissão do indígena ao português. Porém deve se ter em mente que a escrita do José de Alencar é bem rebuscada e idealizada.

Maria9002 29/09/2023

Literaturas ??
Livro legal
Li por q tinha vontade, mas sei q em algum momento eu vou ser obrigada a lê-lo novamente (Vestibulares??)
Eu não sei muito bem sobre o período histórico q foi escrito esse livro (acho q foi o romancismo), mas lembro q era um tipo de propaganda nacionalista do governo brasileiro da época?acho q era isso mesmo.
É bem legal, é interessante por conta do vocabulário português antigo e indígena misturados, e muito emocionante!
Tinha partes da história q eu realmente me senti tocada pelo sofrimento de Iracema. E eu não sabia q seria aquele personagem q iria de arrasta, pensava q seria de outro.
Leiam o livro, é bem bom para aprender um pouco sobre a construção da cultura e da literatura brasileira .

meschiffler 10/10/2023minha estante
ufa, nem vou ler