Iracema

José de Alencar

Resenhas - Iracema

Nosferana 14/08/2023

Esplêndido
O livro é apenas um pouco difícil de ler, mas afirmo com tudo em meu ser que este é um dos melhores livros que eu já li nesse ano. Eu estou completamente apaixonada, mergulhada nos romantismo de José de Alencar e viciada na história da virgem dos lábios de mel, cujo cabelo era tão negro quanto as asas da graúna e sorriso era tão doce quanto favo de jati.
Ziza 14/08/2023minha estante
O Ubirajara tem a mesma pegada, mas num tom mais heróico.

Ziza 14/08/2023minha estante
Senhora é o meu romance nacional favorito

Nosferana 14/08/2023minha estante
Obrigada! Eu estarei colocando na minha lista de leitura aqui. ?

Fuzue 11/08/2023

Iracema é prosa
Iracema, detentora dos segredos de Jurema, é a formosura e força expressa na tão complicada prosa poética de José de Alencar.

Oliver- 10/08/2023

É MUITO BOM
Momentos durante a leitura ??

'Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba"

O amor de Iracema é como o vento dos areais; mata a flor das árvores "

E o que a história conta? ??

Diante de um amor improvável entre uma índia (Iracema) e um colonizador europeu (Martim), uma guerra é travada entre as tribos Tabajara e Pitiguara.

A primeira vez que li Iracema, foi quando eu tinha 12 anos, para fazer uma redação no colégio. E por mais que livros clássicos tendem a ser "tediosos" por possuir uma escrita muito formal, a criança se apaixonou pela prosa poética de Alencar. Lembro que a edição em que li possuía rodapés explicando as palavras mais complicadas e, claro, os diversos termos indígenas. E isso facilitou ainda mais aquela criança, que nunca havia lido um livro antes.

Mesmo eu sendo louco pela rainha do crime (Agatha Christie ), José de Alencar foi o primeiro autor que eu tive contato do mundo da Literatura. E Iracema foi o primeiro livro pelo qual me apaixonei. E agradeço DEMAIS a minha querida professora de redação (e amiga) por ter incentivado a leitura naquela época e apresentado esse livro que me marcou e muito.

Um romance maravilhoso, com suas poesias marcantes, sendo uma verdadeira epopeia. Não tem como não se apaixonar pela escrita de Alencar, pelos personagens marcantes, pela história envolvente e pela cultura indígena descrita aqui.

Pansexualien 10/08/2023

PÉSSIMO
Odiei! Talvez seja pela minha falta de costume em ler livros da época do romantismo brasileiro, mas a leitura é muito difícil. A descrição dos acontecimentos é super simples e rápida, enquanto há detalhes e palavras difíceis para descrever coisas bobas, como aromas e cenários(óbvio que detalhes nessas partes são bons, mas na quantidade que tem nesse livro chega até a ser desnecessário e INSUPORTÁVEL). Além de que o livro retrata o homem branco com aquela visão romantizada de "grande salvador que está ali para civilizar esses selvagens", e a Iracema estranhamente se sente grata por isso(?????). Me incomoda profundamente como o Martim é descrito como o guerreiro cristão e a Iracema como a virgem dos lábios de mel(é irritante o quanto ela é sexualizada). Poderia passar horas e horas falando mal desse livro, mas só de pensar, minha raiva já aumenta... Enfim, não vale a pena a leitura.

Paty Av 09/08/2023

Lábios de mel
Esse livro tem muiiiita linguagem poética e simbolismo, que são fáceis de entender para quem está iniciando, basicamente um romance de uma virgem dos lábios de mel com um colonizador. Traz conflitos, sacrifícios pessoais e choques de cultura.
Para aqueles que buscam um clássico poético e nacional para iniciar, eu recomendo.

Maria15306 08/08/2023

Achei o livro interessante, porém esperava mais dele. Ele enfatiza muito a imagem da "virgem dos lábios de mel", uma mulher deslumbrante e "perfeita", que se mostrou provocadora em relação a Martim. Fica claro que ela sentia atração por ele, e sem o amor dele, parecia não ter sentido algum.
No entanto, não o recomendaria muito, pois a leitura não flui facilmente.

Elizabeth 31/07/2023

Triste
Uma mulher que se apaixonar por um homem que não liga pra ela depois. Mais uma histórias machista, o homem o herói.

Sweet 28/07/2023

Iracema
Apesar da história ser razoável, Iracema é uma leitura exaustiva e com palavras rebuscadas. Infelizmente não consegui me conectar com a história.

Agata28 27/07/2023

É ok
Obviamente um clássico da literatura brasileira, que te faz entender a construção do Brasil, a personificação do primeiro brasileiro, me prendeu bastante no começo por eu gostar muito de Romantismo, mas o desenrolar não fluiu tão bem pra mim.
José de Alencar retrata Iracema apenas como a ?virgem dos lábios de mel? como se fosse a única qualidade dela, não gostei do caso com o Martim, achei bastante raso.
Se gostar de uma leitura lenta, talvez funcione para você.

Western 27/07/2023

Confesso que a leitura não é fácil. Fiz uma confusão com os personagens, não sabia quem era quem, acho que muitos apelidos para uma pessoa só.

Confesso ainda que a língua portuguesa da época me pegou, a leitura não fluía.

Quanto ao enredo, bem gostosinho.

Pontuação:

- [ ?]A leitura é fluida?
- [ ?]Indicaria?
- [ ?]Desenvolvimento da pesquisa/enredo
- [ ?]Me empolguei? Deu curiosidade?
- [ ?]Design. Erros.

laissa33 19/07/2023

Iracema!
Eu so li porque era para a escola, porém enquanto estava lendo eu realmente comecei a me interessar pela o livro.

Titi 19/07/2023

A virgem dos lábios de mel
Quando se compreende o contexto histórico do livro, pode-se perceber que o autor buscava retratar o processo de colonização do Brasil, entretanto, devido ao movimento literário da época (o romantismo) o autor acaba criando uma supervalorização de alguns atributos que eram típicos da época, o que acaba por explicar certar coisas que ele trata. A partir de um projeto de uma literatura nacional, José de Alencar traz ao leitor aspectos da mitologia indígena como os deuses. Confesso que não foi uma leitura das melhores que fiz, mas não posso dizer que é ruim.

iamatilda 18/07/2023

Um clássico
Tava vendo sobre romantismo brasileiro na escola e me interessei por algumas obras, diferentemente de outras escolas eu não fui obrigada a ler nenhum livro em literatura e isso melhorou muito minha experiência. a dinâmica que a minha professora fez foi muito boa.

sobre a história eu achei legalzinha, foi meu primeiro livro clássico então acho que não tenho tanta opinião sobre isso ainda. achei a escrita bem mais difícil do que o estilo de leitura que eu estou acostumada, mas sair do cômodo foi algo muito bom pra mim

o livro é super curto também, então li rápido

barb369s 16/07/2023

Legalzinho
Minha ex professora de português passou o áudiobook pra sala e eu achei uma história interessante, mas pra mim não foi muito além disso.
Stefany.Massi 16/07/2023minha estante
Minha professora também pediu pra mim ler e achei um saco kkkkk tomei trauma do José de Alencar que dps nem consegui ler o Senhora

barb369s 16/07/2023minha estante
ela colocou o áudiobook lá e pra ser bem sincera eu nem prestei atenção direito, só escutei a parte da morte

giovanadesalves 16/07/2023

Foi o único livro da grade curricular do ensino médio que realmente tive o gosto de ler hahahahahah