Confissões On-line

Confissões On-line Iris Figueiredo




Resenhas - Confissões On-line


32 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Pâm Possani 24/06/2018

E eu confesso que me surpreendi!
Confissões On-Line é realmente um livro para se ler rapidinho e sentir-se um pouco nostálgico em relação a todas as aventuras que vivemos no Ensino Médio, essa época da vida que marca tanto a gente por um tempo. E que tempo para Mari, a nossa protagonista. O caso é que ela acabou de passar por uma situação muitíssimo chata no colégio e vê sua reputação abalada, assim como suas amizades e relacionamentos e ela se vê num caminho sem saída. Para ajudar, o seu intercâmbio foi cancelado porque seus pais precisam ajudar financeiramente no casamento da sua irmã mais velha e com o vestibular se aproximando sua vida parece um verdadeiro caos. Com a amiga muito ocupada sendo oprimida nos estudos pela mãe, Mari não vê saída a não ser desabafar com sua velha amiga câmera todas as frustrações do mundo real no mundo virtual. Será que essa seria a melhor escolha? Bem, ninguém vai visualizar mesmo, não é?
Mari é uma personagem que está em constante crescimento e podemos ver que ela tem uma maturidade que foi forçada a ser criada por tudo que acontece com a menina - sim, você vai descobrir, mas ao longo das páginas, o que confesso me deixou um pouco aflita - mas de restante ela é uma garota normal como nós fomos um dia nos auge dos 16, 17 anos: curte uma boyband, tem quedinhas exorbitantes por caras maravilhosos, gosta de tomar sorvete com a melhor amiga e tem preocupações do colégio, ela é um doce mas acaba tendo de passar por umas poucas e boas; Arthur é um cara legal e vamos descobrindo um pouco mais dele principalmente depois de um evento que vai ocorrer na cidade, sendo um pouco mais velho, achei que ele é exatamente o tipo que não quer forçar as coisas mas quer deixar a vida acontecer naturalmente. Carina é a melhor amiga e aqui temos um assunto pessoal que é abordado de maneira sorrateira mas muito séria. Alguns "amigos" como Heloísa , Leo e Eduardo acho que podemos ter encontrado facilmente em nossas vidas e não queremos vê-los novamente: temos que aceitar que há simplesmente pessoas que não vêem os sofrimentos das outras ou o mal que estão fazendo com suas pequenas e grandes atitudes. Melissa é a típica irmã mais velha chata mas que na verdade tem um bom coração escondido por todo nervoso e preocupação.
Iris escreveu um enredo nostálgico com algumas referências em uma história que pode ter acontecido com você, afinal. De forma doce e suave ela trata de temas como violência verbal, anorexia, bulimia, amizade, família, sonhos que são interrompidos por um tempo, romance e amores temporários. É um livro bom mas que eu alguns momentos eu queria que a Mari sofresse menos e pudesse ter mais oportunidades, como a Fani da Paula Pimenta. A leitura é fluida, o livro não é grande e os capítulos também ajudam em ter um bom andamento o que ajuda na rapidez da leitura. Sabe um livrinho pós ressaca literária? Esse! Cheguei a chorar de nostalgia em algumas partes, como eu sou chorona! rs

site: http://www.interruptedreamer.com/2018/05/resenha-confissoes-on-line-de-iris.html
comentários(0)comente



Solaine 31/12/2017

É sempre bom conhecer obras brasileiras que retratam o que foi/é nossa juventude, e Confissões On-line faz isso muito bem. Abordando assuntos como bullying, abuso (sexual e psicológico), distúrbios alimentares etc, esse livro nos conta a história de Mari, essa jovem que está tendo que enfrentar a barra que é sobreviver ao último ano do Ensino Médio. A Iris dá um tom ótimo pra sua protagonista, deixando que Mari cometa seus erros e aprenda com eles, o que a faz uma protagonista bastante humana e relacionável. Eu também adorei os momentos familiares, porque eu amo muito tudo isso!!! Enfim, um ótimo livro que só deixa a gente com mais vontade ainda de ler outros trabalhos da autora.
comentários(0)comente



Dear Book 18/03/2017

Um daqueles livros que não tem como explicar
[Resenha com corte de trechos ilustrativos e imagens; confira no link no blog]
Por Clarissa: Oi galera tudo bem? Hoje venho com uma indicação maravilhosa “Confissões on-line – Bastidores da minha vida virtual” Para quem gosta de uma história maravilhosa e muito fofa, esse é o livro certo.

Mariana Prudente tem 17 anos, estuda num colégio que conhece todas as pessoas, não por ser popular, mas porque conviveu com cada um desde o fundamental. Ela tinha sua vida normal, com as melhores amigas Helô, Alba e Carina e com um namorado bonito e carinhoso o Eduardo. Mas é coisa do destino que quando as coisas estão boas demais, alguma coisa horrível acontece, e foi o que aconteceu na vida de Mari.

Seu sonho é cancelado pelo casamento de sua irmã, seus amigos lhe viram as costas, seu namoro termina e muitas coisas desse gênero acontecem com Mari. Carina, sua única confidente que só tem tempo para estudar está passando por grandes problemas, sua irmã estressada, e a única coisa que sobrou na vida de Mari é reclamar da vida fazendo vlog chamado Marinando no youtube, desabafar tudo o que ela sente, antes que fique louca.

Mari se vê em situações difíceis, mas sua esperança e sua família fazem com que ela não desista. Com a ajuda de Arthur e Carina, Mari entra no mundo virtual e esquece um pouco do real, com a sua banda como trilha sonora. Mariana Prudente vê sua vida mudando de novo, mas agora ela não vai estar nos bastidores, ela vai ser a protagonista. Mariana Vai nos ensinar que temos que saber perdoar, amar, confiar e saber que La na frente à vida vai mudar para algo melhor e nunca desistir de seus sonhos.

Sabe aquela história que te faz lembrar da escola – amigos – e de todos os problemas que passamos, pelo menos pra quem terminou, e pra quem ainda frequenta, um recado: não desista dos seus sonhos, problemas vamos ter a vida toda. Nesta leitura aprendi que devemos passar de cabeça erguida por todos os obstáculos, persistir nos sonhos, saber perdoar, se distanciar que más companhias e ser você mesmo. Você não lê o livro, o livro que te lê no final você só que abraçar o livro como se fosse a Mariana. É um amorzinho de livro, a moral da história é você manter aqueles que você mais ama perto, nunca desistir dos seus sonhos, dar valor a amizade e as coisas simples, saber levar a vida não muito a sério, deixar prevalecer à alegria.

Confissões on-line se tornou minha nova paixão, a escrita de Iris Figueiredo é fantástica, é simples, mas tão tocante que chorei em algumas partes, e essa capa fofinha, delicada, me fez apaixonar mais ainda. Sabe aquilo de amor a primeira vista? Então, isso aconteceu comigo neste livro e depois que li então, ninguém toca neste livro, é meu precioso. XD


Não consegui largar o livro um minuto sequer, é daquelas histórias que te consomem, vira vício, você que saber o que vai acontecer com a vida de Mariana a cada capitulo, o leitor se identifica, eu me identifiquei e quis muito virar BFF de Mari e Carina, viver as aventuras delas. E o que falar desses personagens bem colocados, cada um com sua única identidade, com mistérios. Bom a história se tornou meu mais novo amor, Iris Figueiredo posso te abraçar? Me apaixonei por sua escrita, todas as pessoas desse mundo deveria ler seus livros. Este é mais um daqueles livros que não tem como explicar, só lendo que entenderá. Parabéns Iris Figueiredo e a Editora Generale, vocês tem uma obra magnífica nas mãos e está nos presenteando com mais uma leitura maravilhosa.


Espero que tenham gostado e leiam, não vão se arrepender indico para todas as idades, deixem nos comentários o que acharam.

Até a próxima e Boa leitura!


site: http://www.dear-book.net/2016/07/resenha-confissoes-on-line-bastidores.html
comentários(0)comente



Grazi Comenta 05/01/2017

Uma grande surpresa
Confissões Online foi um livro surpresa. Sabe quando você pega um livro pelo título, acha que vai ser legalzinho e tal e daí lê e fica TOTALMENTE apaixonada? Foi o que aconteceu.

O livro conta a história da Mariana Prudente. Estudante do último ano do ensino médio, Mari está vivendo uma das piores coisas que um adolescente pode viver: graças a boatos espalhados por alguém, ela perdeu o namorado e os amigos. E pior, sua melhor amiga e seu ex começaram a namorar. E mais: todo mundo tomou o boato como verdade e passou a hostilizar a Mari. Não é de surpreender que tudo que ela mais queira é que a escola acabe. Só resta a Mari sua outra grande amiga, Nina, que infelizmente mudou de escola para uma melhor devido à proximidade com o vestibular. Sentindo-se sozinha e precisando desabafar, Mari decide gravar um vídeo para a internet. E, a partir daí, começa uma série de acontecimentos que vão mudar não só seu ano, mas sua vida. Sucesso na internet, novo amor, preocupações escolares, casamentos, intercâmbios... está tudo prestes a acontecer.

A Iris acertou em cheio no tom que decidiu dar a esse livro. A história pode parecer clichê a vocês, que estão acostumados com youtubers, mas em 2013 (quando o livro foi publicado) ainda não havia toda essa loucura com webcelebridades e e história escolar da Mari passa longe de algo bobo e mentiroso. O que rolou com ela rola por aí o tempo todo. Todas as meninas estão passíveis de passar por algo assim. Foi ótimo a Iris abordar esse tema com a leveza com a qual foi trabalhado, pois cria identificação sem dramatização exagerada.
Todas nós já passamos por alguma situação em que o ambiente escolar minou nossa auto-estima. Todas nós já perdemos um namorado para algum acontecimento péssimo. Todas nós já fomos trocadas, já nos sentimos usadas. E todas nós queríamos algum jeito de escapar disso. A Mari consegue. Todas as emoções descritas por ela, desde o jeito que ela se sentia com as amigas até como a gente se sente com o primeiro namorado ou novas conquistas... é tudo muito crível. Eu me senti de volta à minha adolescência. Eu revivi situações minhas. Te juro que quase chorei várias vezes.

''Eu tinha amado o Eduardo. Ele foi me primeiro namorado, me apresentou minha banda favorita e deitou no sofá várias tardes de domingo para assistir a filmes ao meu lado. Por pior que tenha sido o fim, eu ainda guardava boas lembranças dele Talvez, lá no fundo, eu ainda gostasse dele do mesmo jeito que gostava quando o beijei pela primeira vezes. ''

O livro é tão divertido quanto emocionante. Ele contagia e te traz para a história sem cansaço. Comecei a ler em um dia e terminei no outro. Não conseguia parar e olha que tô estudando para concurso :o (Viu, Iris, você me fez ter que refazer meu cronograma de estudo).

Todos os personagens são bem explorados em seus núcleos. Temos a ex amiga e o ex amor ali no backstage fazendo o que tem que fazer. Temos a única amiga restante, Carina, sendo uma ótima história secundária (polêmica), temos o novo interesse amoroso no lindo do Arthur, temos ótimas figuras de pais... enfim, tem tudo que um romance adolescente precisa ter para ser real e criar envolvimento.

Sabe aquela sua amiga que você só descobre quem é quando tem a oportunidade de te ferrar? Sabe aquela amiga que você sempre teve e passou a só dar importância de verdade quando precisou e só ela esteve lá? Sabe aquele romance que você nem sabia que queria? E aquele namorado que só vem pra te bagunçar? Sabe AQUELA oportunidade de vida que você sempre quis? Tem tudo isso aqui. E a Mari é uma protagonista ótima! A narrativa é em primeira pessoa com a visão dela (e você sabem como odeio protagonistas) e tudo vai sendo contado com tanta intimidade que você se sente parte da história! A escrita da Iris é simplesmente uma delícia.

Sobre a edição: só vi um errinho em uma página. De resto, é todo perfeito. Folha levemente amareladas (sempre um acerto), fonte e tamanho de letras ótimos, diagramação bem simples, mas que combina bem e cumpre seu papel. A capa é bem adolescente, toda no tema. Adorei tudo.

Resumindo... é uma história adolescente que cria identificação com qualquer mulher que leio em qualquer idade. Eu tô super ansiosa pelo próximo da série. Preciso saber o que rola com Mari + Arthur, com a Carina, se rola vingança contra o Léo... quero leeeeeeeeeeeer!!!


site: http://cantaremverso.blogspot.com.br/2016/08/resenha-confissoes-online-iris.html
comentários(0)comente



Sâmella Raissa 27/09/2016

Resenha exclusiva para o blog SammySacional

Foi em Dezembro de 2014 que tive a oportunidade de conhecer a narrativa de Iris Figueiredo pela primeira vez como romancista. Dividindo Mel, ainda que com suas breves ressalvas, foi uma leitura que muito me agradou na época e divertiu por entre os dilemas e confusões amorosas de Mel, e agora volto a falar sobre mais um livro da autora, dessa vez trazendo como protagonista a irmã da Melissa do livro anterior, a Mariana Prudente, que de prudente não tem nada, diferente do que anuncia seu nome. Vivendo o que se pode chamar de um verdadeiro giro de 360 graus na vida que ela tão bem conhecia, ela retorna das férias escolares sob os julgamentos silenciosos, mas não menos pesados e constantes de seus colegas de classe que pensam mal de sua índole após um grande mal entendido envolvendo o seu agora ex-namorado e a garota que ela acreditava tanto ser sua melhor amiga, mas que agora só se prova cada vez mais o contrário.

Até então, a vida já estava bastante complicada para a adolescente que, porém, ainda tem de lidar com o sonho de intercâmbio indo por água abaixo com o casamento iminente da irmã mais velha, as pressões constantes do vestibular e de um certo distanciamento que tem sofrido de sua única melhor amiga, Carina, em meio a novos conflitos que geram ainda mais pressão no mundo de Mariana. A forma de descarregar um pouco tudo isso? Um canal despretensioso no youtube e o vídeo pra lá de inédito e inesperado com as histerias da irmã durante uma prova de vestido de noiva, resultando em um sucesso na web que será apenas o começo da jornada a ser vivida por ela. Um clichê adolescente, talvez você diria com uma premissa dessas, e eu até quase pensei dessa forma antes de iniciar a leitura, mas a verdade é que fico feliz em dizer que me surpreendi muito com o enredo elaborado pela Iris e já digo o porquê.

“Por mais que ela quisesse, não havia solução possível. Era fácil plantar uma mentira, regá-la e fazê-la vingar, se espalhando como erva daninha. Quando o mundo acreditava em uma história, era difícil convencê-lo a respeito da verdade. Reconstruir castelos após duras batalhas sempre seria mais difícil que destruí-los e, após um ataque, eles nunca mais seriam os mesmos. Transformaram meu castelo em um amontoado de pedras quebradas e eu não sabia como reerguê-lo.”

Primeiramente porque, após a leveza com que Dividindo Mel foi escrito e lido, nós então nos deparamos com Confissões On-line que, ainda que com seu teor leve e jovem, traz uma carga bem considerável de temas importantes do universo adolescente a serem discutidos constantemente, como o vestibular, relações familiares, amizades boas ou más, amor, além de alguns um pouco mais sérios como distúrbios alimentares e anorexia, que apesar do que muitos pensam, estão mais presentes na vida de muitos adolescentes do que podemos perceber, infelizmente, e é preciso estar atento, portanto, a qualquer sinal de um amigo, filho, irmão ou sobrinho que esteja demonstrando tendência a adquirir esses males. Mais do que tudo, Iris acaba por usar um pano de fundo aparentemente de adolescente dramática para, no entanto, mostrar que nem tudo é só drama adolescente e que, por vezes, coisas muito sérias e intensas acontecem por trás e precisamos, sim, dar atenção e importância a alguns deles antes que problemas ainda mais densos venham como consequência por tê-los ignorado.

Sobre a protagonista, também, foi mais um ponto em que a autora acertou de cheio. Se eu havia ficado um pouco com um pé atrás com relação a Mariana em Dividindo Mel, por ela ter sido apresentada simplesmente como a irmã caçula irritante da Mel, foi ótimo poder conhecê-la melhor agora em uma narrativa que, por sem em primeira pessoa, deixa o leitor completamente por dentro do que ela pensa, sente e vive, aproximando ainda mais a leitura e possibilitando um envolvimento de tal forma maior que nos vemos tensos e angustiados junto com ela durante os conflitos enfrentados no colégio, após ser acusada de trair o namorado em um total mal entendido, e por toda a pressão de se ver perdida ainda quanto ao vestibular e sobre os próximos rumos a tomar em sua vida, após o término do ensino médio. Ela é uma garota simplesmente doce e meiga, determinada quando põe uma ideia na cabeça, mas ainda insegurança sobre como agir em alguns momentos, evoluindo um pouco mais, porém, com o avançar do ano, à medida em que ela vai conhecendo pessoas novas e começando a enfrentar seus problemas mais de frente, ao ganhar mais confiança em si mesma e disposta a não se deixar mais abalar por eles.

Quanto aos demais personagens, o mérito continua, ainda que eu não tenha me apegado tanto a eles como foi com a Mari. Carina, entre eles, é a então melhor amiga que a protagonista tem de verdade, uma garota determinada e segura de suas ações, com exceção da pressão igualmente sofrida só que pela mãe, que exige o sucesso absoluto da filha no vestibular e, consequentemente, no meio de tamanhas exigências, acaba levando ela a contrair hábitos alimentares cada vez mais escassos e restritivos, sem dar-se conta do mal que faz a própria filha. Nesse ponto, a vontade que eu mais tinha era de adentrar ao enredo e falar umas poucas e boas para a mãe dela, e só de pensar que essa ainda é uma realidade para muitos, meninos ou meninas, é de apertar o coração. A forma como Carina negava tais problemas perante os questionamentos de Mari sobre sua saúde, porém, eram quase tão dolorosos quanto as atitudes da mãe, quando ela mesma se via em perigo mas não conseguia aceitar que precisava de ajuda, levando-me a torcer muito pela melhora da personagem ao longo da leitura.

“Me surpreendi ao perceber que não estava abalada com seu comentário. Pela primeira vez, as mentiras que ela disparou contra mim não tiveram efeito. Eram apenas isso: mentiras. Não precisava me sentir mal com palavras que eu sabia não serem verdadeiras.”

Outro personagem que merece certo crédito também é Arthur, que chegou de mansinho e foi conquistando a protagonista aos poucos, com uma inicial amizade que logo mais vem a mostrar-se um romance em potencial. O romance, no entanto, foi um dos únicos pontos que deixou um pouco a desejar para mim, uma vez que eu não consegui me envolver pelo personagem do Arthur, ainda que tenha, sim, simpatizado com ele, mas não ao ponto de suspirar por ele e nem mesmo de ser convencida de seu romance com a Mari. Para mim ainda faltou um pouco mais de sentimento, não ficou tão convincente por ter acontecido de forma que soou um pouco automática para mim, mas também não é como se os próprios personagens levassem o relacionamento tão à sério, uma vez que tudo se inicia ainda de forma despretensiosa para só no final se firmar um pouco mais. Ainda assim, não foi de todo ruim e não atrapalhou realmente a leitura, uma vez que o foco, apesar de tudo, acaba sendo mais voltado à Mari e seu amadurecimento ao longo do último ano do colégio.

Assim sendo, Confissões On-line - Bastidores da Minha Vida Virtual, acaba tornando-se mais uma leitura que recomendo fortemente para aqueles que gostam de um bom livro juvenil, mas que apesar da faixa etária de seus personagens, carrega abordagens importantes e sérias que fazem parte do universo adolescente e precisam estar em constante discussão e observação por parte de todos, além de trazer momentos divertidos e leves por entre personagens que, mesmo no auge dos conflitos do dia-a-dia, conseguem parar para ver o lado bom da vida e sorrir pelas pequenas coisas. Mal posso esperar por ler o segundo volume da duologia, Confissões On-line 2 - Entre o real e o virtual, e acompanhar um pouco mais nossos personagens rumo à realização de suas vidas.

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2016/09/Resenha-ConfissoesOnline1.html
comentários(0)comente



Nathy 13/09/2016

Confissões On-Line – Iris Figueiredo – #Resenha
Sabe aquele livro que você começa sem nenhuma pretensão. Mas, no final acaba morrendo de amores. Foi exatamente assim que me senti lendo Confissões On-Line. Não pensava que ele seria tão próximo da minha realidade. Nem que fosse me cativar pelos personagens. Esse não é um tipo de livro que estou acostumada a ler. Porém, me surpreendeu bastante. Eu devorava as páginas. Louca para saber o que iria acontecer com a Mariana. Como iria enfrentar cada um dos seus problemas. Como seria a sua vida. Gostei ao ponto de querer iniciar logo em seguida o segundo. Foi uma agradável surpresa. Não esperava algo tão intenso.

Confissões On-Line conta a história de Mariana. Uma menina que está no último ano do ensino médio. Tinha todos os planos e sonhos na sua mente. Iriai fazer seu intercâmbio para o Canada. Tinha a melhor amiga que uma pessoa poderia ter. O melhor namorado e amigos sinceros. Uma filha exemplar com ótimas notas na escola. Porém, de um momento para o outro isso muda. Ela agora sofre bullying na escola. Não tem mais seu namorado. E sua melhor amiga agora nem olha na sua cara. Não sabe o que fazer para enfrentar esses momentos difíceis. Até que em um momento resolve fazer um vídeo na internet. De repente sua vida muda completamente. Mas, dessa vez para algo melhor. As coisas parecem finalmente estar se ajeitando. Mas, até quando.

A narrativa é em primeira pessoa. Não é a minha narrativa preferida porque sinto que estou perdendo algo. Como se faltasse um pedaço da história. No entanto, como o foco era a Mariana tentei não me importar. Apenas nas cenas da Nina eu queria saber um pouco mais. A escrita da autora é muito gostosa. Está abordando temáticas difíceis e do cotidiano dos jovens. Porém, descreve de um modo mais leve. Sem contar que não fica parando em momentos desnecessários. Fiquei muito impressionada com seu modo de escrever.

A gente vai conseguir mandar você para o intercâmbio, Mari. Você vai ver.

Eu tive uma identificação muito fácil com a Mariana. Eu acredito que os leitores que passaram pela a mesma situação. Também vão rapidamente se identificar com ela e seus problemas. Ainda mais porque estava passando por esse momento. Mas, não ficava contando aos quatro ventos. Tentava resolver tudo sozinha e da melhor maneira. Algo que eu fiz na minha época. Ela é muito forte e determinada. Coloca um objetivo em sua mente e faz de tudo para alcançá-lo. Eu adorei a forma como parou de se preocupar com os outros. Ficou focando em seus vídeos e na sua vida. No que iria fazer depois da escola. Em alguns momentos ela foi um pouco egoísta. Com a sua irmã e também com sua amiga. Mas, anda que não desse para relevar.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2016/03/confissoes-on-line-iris-figueiredo-resenha.html
comentários(0)comente



Leila 27/08/2016

É uma história que vai te fazer rir, torcer e se emocionar
O livro conta a história da Mari, que é uma adolescente em época de vestibular, com muitos sonhos, expectativas, desilusões e tudo mais que pode acontecer nessa fase. Para desabafar sobre tudo isso, a Mariana cria um vlog que vai mudar muita coisa na sua vida e no seu futuro, mas só lendo o livro pra descobrir! =)

"Confissões On-line" é um daqueles livros rapidinhos de ler. Um fato muito legal é que a Mari é irmã da Mel, do livro Dividindo Mel; Eu me identifiquei e vi traços de vários conhecidos nos personagens do livro, o que fez com que a história se tornasse mais próxima da realidade e mais gostosa de ler.

Eu me diverti, torci e chorei com a Mari; e, no final do livro, eu fiquei com um sentimento delicioso de quero mais.

site: http://followthebookleaves.blogspot.com.br/2014/07/resenha-confissoes-on-line.html
comentários(0)comente



Léo 22/07/2016

Livro muito bom, leitura leve e até divertido
Vou contar pra vocês como foi a minha experiência ao ler ''Confissões On-line - Bastidores da Minha Vida Virtual'' da autora Iris Figueiredo, primeiro brinde recebido pela Évora. Vou logo dizendo que a revisão do livro está perfeita e o mesmo apresenta imagens bacanas que retratam muito bem o tema e e isso deixou a diagramação muito mais estilosa. No início, admito que a impressão ao abrir o livro não foi tão boa por causa das letras pequenas mas com o decorrer da leitura acabei me adaptando a este revés. Entretanto, o material da Editora Évora é ótimo. As folhas são amareladas e a equipe gráfica caprichou na capa. Parabéns a editora por isso, vale muito à pena ter este e outros livros da Évora em nossas coleções.

Quando comecei a ler o livro da Iris Figueiredo confesso a vocês que as minhas expectativas até eram boas, mas eu não sentia tanta empolgação assim, embora já houvesse lido coisas positivas sobre a obra e a própria sinopse já tivesse causado boa impressão. É, pude constatar que a obra é mesmo muito simpática e tranquila, apesar de abordar temas sérios. A protagonista Mariana também é muito simpática e causou na maior parte do tempo, alegria e serenidade desde as suas primeiras narrativas. Sim, como todos já podem imaginar e o próprio título já define, o livro é narrado em 1ª pessoa. Breve, percebi que Mariana é uma típica adolescente do mundo atual que gosta de coisas bem normais como qualquer outra pessoa e que ''tagarela'' quase sem parar, pelo menos com aqueles que leem as suas confissões. Ela conta seus causos com muita sede e, às vezes, causa a impressão de estar super empolgada enquanto faz isso.

O romance é bem contemporâneo e apresenta um enredo atraente e bonito, empolga por tratar a arte atual da vida jovem. A autora consegue transmitir perfeitamente este universo juvenil feminino e suas tendências atuais. Toda essa questão sobre o glamour acerca da popularidade entre os amigos e também na vida virtual é passada coerentemente e com objetividade, mostrando efeitos favoráveis e desagradáveis desse conceito vestido de um ritmo frenético vivido pelos regidos dessa faixa etária.

Mariana vive um momento complicado em sua vida e muitas reviravoltas fazem com que ela crie um canal no YouTube, o Marinando, onde começa a compartilhar os sentimentos e problemas. O que ela não imaginava é que o canal viraria febre entre os seguidores e que fosse ''bombar'' da noite para o dia com a ajuda de um amigo, o Tuca. No quesito cotidiano o enredo é riquíssimo pois aponta acontecimentos comuns na vida das pessoas, e com a protagonista não é diferente. A perda de amigos, do namorado, as dúvidas sobre o vestibular, as chances perdidas para um intercâmbio... tudo isso faz parte do conjunto construtivo do enredo de Iris Figueiredo, que criou um mundo em ''Confissões On-line'' repleto de personagens que conseguem ser marcantes, mesmo os coadjuvantes, que aparecem quase a todo tempo. O leitor jamais poderá reclamar quanto a isso pois todos se tornam parte do conjunto.

A ideia da autora em promover essa amostra sobre a vida no mundo virtual é muito boa e é um gatilho para o público jovem que tanto é apegado a esse universo que tomou proporções enormes nos últimos anos. O leitor se encontra rapidamente na história e, apesar do romance ter como argumento central essa temática, percebe-se mesmo que ele fica por muito tempo em segundo plano enquanto estende o tapete para outros assuntos tão importantes desse universo jovem. O transtorno alimentar é um deles. Nina, melhor amiga de Mariana passa por uma situação péssima durante a história e isso acaba gerando um desconforto necessário no leitor, que se vê preocupado com a personagem. ''Eu estava sufocada, tentando controlar a vontade repentina de chorar. O olhar da minha melhor amiga estava vazio, triste e um pouco desesperado. Naquela hora, eu tive a certeza do que vinha desconfiando há meses e só conseguia pensar em como confrontá-la para poder ajudar [...] por mais que tudo estivesse estampado em seu corpo que ficava cada vez mais pele e osso, eu havia fugido da certeza por muito tempo.''

A visão da protagonista sobre determinados assuntos é bem criteriosas e o seu jeito de conversar com o leitor é muito amável, isso torna o livro bem leve e até divertido em certos pontos. ''Não vou negar que já fiz esse tipo de coisa quando eu tinha uns 14 anos (e ainda era época do Orkut!) [...] Primeiro que eu não tinha mais namorado [...] transformar seu perfil virtual em um mural de exibição do seu relacionamento era algo que dava um pouco de pena. Eu tinha a impressão de que as pessoas faziam isso apenas para afirmar ao mundo que as coisas estavam perfeitas, quando, na verdade, não estavam [...] Fora que isso atraía olho grande [...] Mamãe vivia dizendo que contar a vida na internet só servia para atrair sequestrador.''.

O legal também é ver o vlog Marinando ganhando vida. Isso reflete muito na realidade atual dos YouTubers e com certeza é um bom incentivo para aqueles que estão adentrando essa vida On-line. ''O maior problema da tecnologia é esse: se a pessoa demora a responder uma mensagem, eu já acho que fui ignorada. Se o chat acusa que a pessoa leu minha mensagem, mas ainda não respondeu, eu acho que a pessoa não suporta mais me ouvir falar [...] Aquilo não ia me levar a lugar algum. Resolvi fechar a página e olhar os comentários e visualizações do vlog [...] Abri o vídeo e quase caí pra trás ao notar que o contador apontava mais de 50 mil visualizações! [...] De repente, eu me dei conta: 50 mil pessoas conheciam o meu rosto.''.

A autora conquista com a sua escrita descontraída, sincera e objetiva, suas descrições sobre lugares, pessoas e ocorrências soam de maneira admirável, contudo apresenta diálogos que não têm um teor de veracidade tão intenso. Entretanto a leitura é boa e fluente. A narrativa é harmoniosa e de fácil interpretação, o que é bem comum em livros desse modelo. Alguns momentos difíceis de Mariana no universo escolar são repassados ao leitor com sentimentos verdadeiros, por exemplo, e as palavras escolhidas para marcarem o instante, choram enquanto a garota conta. ''Era fácil plantar uma mentira, regá-la e fazê-la vingar, se espalhando como erva daninha. Quando o mundo acreditava em uma história, era difícil convencê-lo a respeito da verdade. reconstruir castelos após duras batalhas sempre seria mais difícil que destruí-los e, após um ataque, eles nunca mais seriam os mesmos. Transformaram meu castelo em um amontoado de pedras quebradas e eu não sabia como reerguê-lo.''

Não posso esquecer de citar os ''lances'' de Mariana. Na verdade, aqui nas ''Confissões On-line'', tudo acontece como na vida real. Bernardo gosta de Mariana, que gosta de Arthur, mas nisso tem o Tuca, o Edu e o cafajeste do Léo também, e tudo vira uma bagunça só. ''O Bernardo era legal, bonito e simpático [...] ele entendeu muito bem o que aquele beijo esquisito no cinema representou [...] Bem que eu queria sentir alguma coisa pelo Bernardo! Ele era muito fofo, mas só o Arthur fazia meu coração perder um pouco o compasso.''.

O desfecho do livro é muito bom e o leitor não fecha o impresso sem levar em sua cota de conhecimento, novos aprendizados transmitidos por Iris Figueiredo. A autora está de parabéns por compreender e retratar tão bem esse universo teen e suas tendências virtuais e sociais. Eu recomendo o livro para todos os que curtem o gênero e também para quem procura uma leitura leve, descomplicada e que tenha conteúdo para se extrair. Minha classificação é 4 estrelas. Lembrando que o livro é seguido com o volume 2, ''Confissões On-line 2 - Entre o real e o virtual'', que também é vendido no site da Editora Évora.

site: http://leootaciano.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Thalita Branco 26/06/2016

Resenha ~ Confissões On-line - Iris Figueiredo
Em Confissões On-line conhecemos Mariana. Faltando seis meses para o fim das aulas do último ano do ensino médio, Mari se vê em meio a inúmeras dúvidas sobre o vestibular. Para piorar a situação, a moça se encontra em um momento delicado. De uma hora para a outra perdeu seus amigos, o namorado, a popularidade e até mesmo a chance de fazer intercambio, pois a irmã mais velha vai se casar e todo o dinheiro destinado a viagem foi transferido para o casório.

Tentando fazer de tudo para ignorar o burburinho a seu respeito na escola, Mari passa os dias estudando, batendo papo com sua única amiga, Nina, e compartilhando problemas e sentimentos no seu canal do YouTube, o Marinando. Pouco antes do show de sua banda favorita, conhece o Tuca, que por acaso é o filho do dono na casa de shows. Graças a sua ajuda o canal bomba da noite para o dia e algumas mudanças começam a acontecer na vida da Mariana.

Seu ritmo é leve e, ainda que lide com alguns assuntos sérios, é descontraído e divertido. Li em um final de semana. A autora conseguiu criar um ótimo suspense que, mesmo previsível a partir do meio do livro, instiga o leitor a desejar saber como tal fato foi acontecer.

Gostei bastante da Mariana, mas me incomodou toda a sua passividade. Mari não tem culpa do ocorrido, toda a escola cria histórias a seu respeito, mas ao invez de se defender ela apenas deixa rolar. Não precisava ser uma coisa a la Carrie a Estranha, mas gostaria de ter visto um pouquinho mais de atitude. Algumas partes poderiam ter sido tiradas sem perda para a história. São divertidas mas não acrescentam absolutamente nada.

O ponto alto fica a cargo do vlog Marinando. Adorei vê-lo se desenvolver de forma despretensiosa e aos poucos crescer. E, claro, todas as consequências disso. Confissões On-line é seguido pelo Confissões On-line 2. O primeiro livro encerra bem os seus assuntos, mas deixa uma curiosidade para o próximo.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br
comentários(0)comente



@biaentreleituras 01/06/2016

Alguma coisa aconteceu no passado da Mariana. Algo ruim. Todos na sua escola vivem falando mal dela e escrevendo indiretas pelos cantos. Mari está sozinha, perdeu suas melhores amigas e seu namorado. Pior de tudo é que seu ex-namorado é o atual namorado de sua ex-melhor amiga, ou seja, traição dupla!

Mariana é humilhada constantemente, ninguém quer saber a sua versão dos fatos. Mas sua vida não se resume apenas nisso, muita coisa acontece ao mesmo tempo. Está em ano de vestibular (haja nervos), sua irmã está enlouquecendo a família com a organização do casamento, seu intercâmbio foi cancelado por causa do casamento da irmã e sua melhor amiga (fora do colégio) está sofrendo transtornos alimentares.

A Mariana resolve criar um canal no Youtube achando que ninguém veria, ela queria apenas desabafar e assim surgiu o Marinando. Logo começaram as visualizações, as inscrições, os comentários... Mari passou a fazer mais vídeos e o canal continuava crescendo. Mel, sua irmã, estava ficando maluquinha com o casamento e deixando toda a casa de cabelos em pé. Mariana passou a falar da irmã nos vídeos e os dramas adolescentes que ela enfrentava.

A melhor amiga da Mari, Carina (ou simplesmente, Nina) tem uma família muito complicada. A mãe dá mais atenção para o celular do que para a filha e é uma tirana. Nina está proibida de fazer quase tudo e só pode ter olhos para os estudos, como elas estão em ano de vestibular, a mãe não quer distrações. Ela vive sob o estresse e isso está se refletindo em seus hábitos alimentares, Mariana começa a perceber alguns transtornos e a amiga está cada vez mais magra e se recusando a comer.

Mariana conhece Arthur, ela é bem mais velho do que ela, mas isso não impede a aproximação dos dois. Arthur começa a dar algumas dicas para o Marinando e ela aceita. Animada com as visualizações e o crescimento do canal, Mariana concorda com ele em fazer um vídeo da Mel enlouquecendo em algum momento (sim, ela enlouquece sempre, então eles tinham certeza de que mais cedo ou mais tarde a louca entraria em ação). Esse momento chega e Mari faz a gravação, com as edições do Arthur o vídeo foi ao ar e... Para saber o que acontece ou saber mais sobre a história, leia o livro pois se eu falar mais vai ser um enorme SPOILER.

Veja mais no link > http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/2016/05/resenha-confissoes-on-line.html

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br
comentários(0)comente



Julia Martins 29/02/2016

Resenha #3 | Confissões On-line | Iris Figueiredo
Iris Figueiredo é mais uma autora nacional que conquistou meu coração. Eu a acompanho a alguns anos através do blog dela, pois sempre gostei das indicações literárias e devo dizer que a considero minha mentora de leituras. Nada mais justo que eu querer ler os livros escritos por ela, certo?

Leia mais no meu blog :)

site: http://www.breakingfree.blog.br/2015/05/resenha-3-confissoes-on-line-iris.html
comentários(0)comente



Gêmeas Sperandi 27/01/2016

Mais um nacional para a listinha de leituras. Confissões On-line, escrito pela Iris Figueiredo, foi lançado em 2013 pela editora Generale, mas somente essa semana tive a chance de ler. Sábado teve evento de lançamento na livraria Cultura do Confissões On-line 2, e aí eu e a Mô aproveitamos para comprar os 2 volumes e, é claro, dar um abraço na Iris.


Confissões On-line conta a história de Mariana Prudente. Ela está no último ano do vestibular, e por isso seu coração está a mil por hora. Além de ser o ano mais estressante de todo ensino médio, Mariana ainda tem que lidar com o fato de sua melhor amiga Carina estar em outra escola, e de que ninguém dos seus antigos amigos está falando com ela. Para escapar dessa maré de azar, Mariana decide criar um vlog, onde posta desabafos e vídeos engraçados sobre os surtos de sua irmã Melissa, que esta prestes a casar. O que Mariana não esperava era que os vídeos se tornassem virais.

Mariana é uma personagem fácil de se identificar. Ela é como qualquer adolescente no último ano do ensino médio - busca sua identidade e se sente perdida diversas vezes por ter que escolher tão cedo uma profissão. Em meio a tudo isso, ainda precisa disputar a atenção dos pais com a irmã, que vai se casar e está surtando haha. Arthur, que a ajuda no momento em que ela mais precisa, é um cara muito legal e respeitador, apesar de ser alguns anos mais velho que ela. O romance acontece na hora e na dose certa. E é isso que eu sinto mais falta nesses romances atuais. Normalmente a personagem vê o garoto uma vez e já se apaixona, acho isso ridículo e sem sentido, pois não há uma construção verdadeira de sentimento. Parece que cada vez mais os autores têm vontade de apressar o romance, como se isso fosse fazer os leitores não largarem o livro, e acontece exatamente o oposto.

Acho ótimo as editoras estarem dando espaço para autores nacionais, e fiquei muito animada ao ler Confissões On-line. Apesar de a leitura demorar um pouco para "pegar no tranco", ou seja, para ter um acontecimento que nos faça querer continuar a leitura, Iris Figueiredo construiu uma história redondinha, citando temas muitos comuns à adolescência, como fim de namoro, distúrbios alimentares, fim de amizades, bullying, surtos por bandas, pressão dos pais no vestibular, etc. Principalmente para quem é adolescente e busca uma identidade, acho fantástico esse tipo de literatura que não somente distrai, mas também "ensina" e mostra que, se a personagem sobreviveu, você também pode. E tudo isso de forma muito leve e divertida.

Estou com o segundo volume e último (segundo a Iris) da saga Confissões, e como o final do primeiro deixou brechas, estou muito curiosa para descobrir o que acontecerá com Mariana e seus amigos.

site: http://www.gemeasescritoras.com/2015/10/resenha-confissoes-on-line.html
comentários(0)comente



Thaís 12/08/2015

Confissões On-line (O livro que roubou meu coração!)
Mariana Prudente está no Ensino Médio, em época de vestibular, porém ela se encontra sozinha na escola por conta de boatos que fizeram com que ela perdesse sua popularidade, o namorado e os amigos. Sua única e melhor amiga, Carina, não estuda mais com ela, por isso elas se comunicam mais por sms do que pessoalmente.

Além de todos os dramas adolescentes, intrigas, amores, etc. (que eu amo!!), Mariana tem um canal no youtube, onde ela sempre desabafa em seus vídeos, pensando que ninguém veria. Mas, um dia ela resolve filmar algo inusitado que acontece com sua irmã, e postar no vlog. E da noite pro dia Mari vira uma Webcelebridade, e sua vida muda completamente.

Esse é o primeiro livro que leio da autora Iris Figueiredo, e amei demais!!!
Fofura e nostalgia definem o livro para mim. Por ser narrado em primeira pessoa, a impressão que eu tive ao ler, era de estar conversando com uma melhor amiga. Você passa a se sentir parte da história, rir, chorar, se divertir e se emocionar junto com a Mari. Fora a nostalgia MARAVILHOSA, ao relembrar tantos momentos que vivi em minha adolescência, que se parecem muito com os que a Mari vive no livro. É impossível não se identificar, independente de sua idade!
Livro simplesmente perfeito, além de ser nacional!
Aline 12/08/2015minha estante
Uau! Amei a resenha. Também curto livros nesse estilo *-*


Thaís 12/08/2015minha estante
Obrigada, Aline! :D




32 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR