Confissões On-line

Confissões On-line Iris Figueiredo

Resenhas - Confissões On-line

Gêmeas Sperandi 27/01/2016

Mais um nacional para a listinha de leituras. Confissões On-line, escrito pela Iris Figueiredo, foi lançado em 2013 pela editora Generale, mas somente essa semana tive a chance de ler. Sábado teve evento de lançamento na livraria Cultura do Confissões On-line 2, e aí eu e a Mô aproveitamos para comprar os 2 volumes e, é claro, dar um abraço na Iris.

Confissões On-line conta a história de Mariana Prudente. Ela está no último ano do vestibular, e por isso seu coração está a mil por hora. Além de ser o ano mais estressante de todo ensino médio, Mariana ainda tem que lidar com o fato de sua melhor amiga Carina estar em outra escola, e de que ninguém dos seus antigos amigos está falando com ela. Para escapar dessa maré de azar, Mariana decide criar um vlog, onde posta desabafos e vídeos engraçados sobre os surtos de sua irmã Melissa, que esta prestes a casar. O que Mariana não esperava era que os vídeos se tornassem virais.

Mariana é uma personagem fácil de se identificar. Ela é como qualquer adolescente no último ano do ensino médio - busca sua identidade e se sente perdida diversas vezes por ter que escolher tão cedo uma profissão. Em meio a tudo isso, ainda precisa disputar a atenção dos pais com a irmã, que vai se casar e está surtando haha. Arthur, que a ajuda no momento em que ela mais precisa, é um cara muito legal e respeitador, apesar de ser alguns anos mais velho que ela. O romance acontece na hora e na dose certa. E é isso que eu sinto mais falta nesses romances atuais. Normalmente a personagem vê o garoto uma vez e já se apaixona, acho isso ridículo e sem sentido, pois não há uma construção verdadeira de sentimento. Parece que cada vez mais os autores têm vontade de apressar o romance, como se isso fosse fazer os leitores não largarem o livro, e acontece exatamente o oposto.

Acho ótimo as editoras estarem dando espaço para autores nacionais, e fiquei muito animada ao ler Confissões On-line. Apesar de a leitura demorar um pouco para "pegar no tranco", ou seja, para ter um acontecimento que nos faça querer continuar a leitura, Iris Figueiredo construiu uma história redondinha, citando temas muitos comuns à adolescência, como fim de namoro, distúrbios alimentares, fim de amizades, bullying, surtos por bandas, pressão dos pais no vestibular, etc. Principalmente para quem é adolescente e busca uma identidade, acho fantástico esse tipo de literatura que não somente distrai, mas também "ensina" e mostra que, se a personagem sobreviveu, você também pode. E tudo isso de forma muito leve e divertida.

Estou com o segundo volume e último (segundo a Iris) da saga Confissões, e como o final do primeiro deixou brechas, estou muito curiosa para descobrir o que acontecerá com Mariana e seus amigos.

site: http://www.gemeasescritoras.com/2015/10/resenha-confissoes-on-line.html

Thaís 12/08/2015

Confissões On-line (O livro que roubou meu coração!)
Mariana Prudente está no Ensino Médio, em época de vestibular, porém ela se encontra sozinha na escola por conta de boatos que fizeram com que ela perdesse sua popularidade, o namorado e os amigos. Sua única e melhor amiga, Carina, não estuda mais com ela, por isso elas se comunicam mais por sms do que pessoalmente.

Além de todos os dramas adolescentes, intrigas, amores, etc. (que eu amo!!), Mariana tem um canal no youtube, onde ela sempre desabafa em seus vídeos, pensando que ninguém veria. Mas, um dia ela resolve filmar algo inusitado que acontece com sua irmã, e postar no vlog. E da noite pro dia Mari vira uma Webcelebridade, e sua vida muda completamente.

Esse é o primeiro livro que leio da autora Iris Figueiredo, e amei demais!!!
Fofura e nostalgia definem o livro para mim. Por ser narrado em primeira pessoa, a impressão que eu tive ao ler, era de estar conversando com uma melhor amiga. Você passa a se sentir parte da história, rir, chorar, se divertir e se emocionar junto com a Mari. Fora a nostalgia MARAVILHOSA, ao relembrar tantos momentos que vivi em minha adolescência, que se parecem muito com os que a Mari vive no livro. É impossível não se identificar, independente de sua idade!
Livro simplesmente perfeito, além de ser nacional!
Aline 12/08/2015minha estante
Uau! Amei a resenha. Também curto livros nesse estilo *-*