Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

skuser02844 21/06/2023

Profundo sem perder a leveza, um retrato da boemia carioca sob uma ótica singular: a morte dos malandros!

Fernanda consegue honrar com louvor sua longa trajetória como artista e entregar mais uma faceta de seus múltiplos talentos: a escrita.

Diferentes contos interligados por amizade, sexo, drogas e, sobretudo, amor.

Lindo, agridoce e divertido.

Vicky 16/06/2023

Sei lá, não gostei
Eu não sei o que esperava, mas com certeza não era um livro cuja linguagem se assemelha a um “tiozão” preconceituoso, machista, misógino e ultrapassado. Talvez tenha sido a intenção, eu até entendo que contribuiu para a ambientação e imersão no Rio de Janeiro do século XX, mas como se não bastasse isso o enredo também é maçante e repetitivo. Cada uma das histórias dos cinco amigos se resume em: curtir a vida, sexo, bebida, sacanagem, mulher. Não tem uma aventura principal, nem um clímax. O livro todo é plano, igual, muda quem está contando a história mas os mesmos elementos estão presentes. Enfim, não gostei e nem recomendo.

Yentl 04/06/2023

Um Fim amargo?
Terminei a leitura agora há pouco e o gosto que ficou não é nem agridoce como o classifiquei do meio para o fim do livro, e sim amargo. Amargo por ser uma realidade que não conhecia, e, agora que conheço, a desprezo. Os 5 amigos viviam vidas com as quais não me identifico nem um pouco, mas que sei que poderiam ser reais?
Com esta leitura encarei meus preconceitos e o resultado não foi muito agradável.
A escrita da Fernanda é primorosa, disso não há dúvidas, tanto é que fui tão fundo a ponto de encarar assuntos tão difíceis como a morte, a forma de se viver, o que acho certo e o que acho errado na vida.
Preciso digerir tudo o que li, e espero ler mais coisas da autora no futuro. Agora não. E fim.

Leonardo.Goulart 31/05/2023

Sabe aquelas séries de fim de noite tipo Os Normais ou Tapas e Beijos, estrelados pela própria Fernanda Torres, em que o segredo está no roteiro afiado de diálogos curtos? Ela escreveu um livro assim. Com várias histórias, personagens marcantes e vidas entrelaçadas. Uma delícia.

Daniel1906 25/05/2023

Estreia muito boa!
Fernanda Torres, traz em seu primeiro romance, as histórias de 5 amigos: Álvaro, Neto, Silvio, Ribeiro e Ciro. Suas histórias, opiniões, relacionamentos até o fim de suas vidas. Achei as histórias divertidas, mesmo sendo quase sempre trágicas. Adorei os personagens da obra, bem típicos de sua época (infelizmente).
Apesar dos pontos em comum, as opiniões pessoais dos personagens, as decisões que eles tomam, a forma como eles encaram os problemas são sutilmente (as vezes nem tanto) diferentes.
O livro é bem fluido, consegui terminar bem antes do que planejava.
Muito boa leitura, certamente da vontade de ler outros livros da Fernanda.

Alice.Burigo 17/05/2023

Fernanda Torres sendo Fernanda Torres, nunca senti tanto nojo e repulsa lendo um livro, a história da morte de 5 homens, todos com suas particularidades mas algo em comum fascínio por mulheres e alguma vez já teriam desejado a morte um do outro, irônico. Uma boa leitura.

Madalla 13/05/2023

Resenha | FIM por Madalla
Nota: ⭐️⭐️⭐️

Olha, sinceramente esse livro merece apenas 3 estrelas, apesar da maravilhosa atriz! É um livro com cinco contos que exploram a vida de cinco amigos à medida que envelhecem juntos. No início, as histórias parecem desarticuladas e os personagens diferentes. Entretanto, conforme o romance avança, começamos a entender a complexidade da vida de cada amigo e a realidade que cada um deles enfrenta ao enfrentar sua mortalidade.

A autora, Fernanda Torres, faz um excelente trabalho ao examinar os temas do envelhecimento, da morte e das inevitáveis mudanças que vêm com o tempo. Ela apresenta os personagens com suas falhas e limitações, mas também mostra seus pontos fortes, revelando suas qualidades e personalidades únicas de diferentes maneiras.

Entretanto, o livro carece de profundidade e especificidade, e algumas das histórias se apresentam como pouco desenvolvidas. A escrita de Torres, às vezes, é superficial e carece da nuança emocional que poderia ter tornado este livro mais poderoso.

Em geral, "O Fim" é um bom romance que explora temas importantes, mas não é um romance excepcional. É uma leitura atenciosa que deixa você contemplando o sentido da amizade e a jornada da vida.

#madalla #igliterario #booktok #resenhaliteraria #fimfernandatorres

site: https://www.instagram.com/p/CrLw2YkrbMu/

Cris 03/05/2023

Fim
Romance de Fernanda Torres, conta a história de Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro, que já estão praticamente no extremo da vida. Eu estava com um certo preconceito em começar a leitura, mas me surpreendi com o talento na escrita de Fernanda Torres.

Anna 26/04/2023

O livro é divertido, mas traz momentos tristes e reflexões contundentes sobre a vida de 5 amigos extremamente diferentes que viveram entre os anos 40 e 90 no Rio.

Vinicius 24/04/2023

Brutal
Que essa história é perfeita não tem como negar, porem pra mim foi meio confuso por causa da quantidade de personagens e do tempo não linear, mas só pela qualidade de escrita ja valeu a pena

Eddie.Erikson 16/04/2023

Depois de muita demora pra matar a curiosidade de um livro escrito pela Fernanda Torres vi que se trata de um enredo simples e intercalado sobre histórias de amigos, sobre o passado dos mesmos ainda jovens, o desenrolar da vida em diferentes perspectivas com traços de personalidades individuais e contadas na velhice. Sobre arrependimentos, amores e muita canalhice. Não me fisgou. Cansado de ler a ponto de esperar logo pelo encerramento.

Charleees 27/03/2023

FIM - de início já devo dizer que adorei a sacada do título do livro. É muito cru e racional você jogar uma história de mortes logo na capa, mas Fernanda fez isso magistralmente.
Fim, conta a história de cinco amigos, suas mortes e suas relações interpessoais. São histórias que encontramos na vizinhança, nas páginas dos jornais, histórias que o amigo do amigo de fulano conhecia e nos contou...
Ciro, Neto, Ribeiro, Sílvio, Álvaro a praia, o céu, as noitadas, as mulheres, os casamentos, as separações, o Rio de Janeiro, o sexo, as trepadas, a rotina, tudo caminha para uma bela crônica, mas é um romance tão bem trabalhado, tão bem escrito que vamos devorando cada página como se fosse a última.
Fernanda caminha pelo universo masculino com tanta familiaridade que por vezes durante a leitura esquecia de quem estava por trás daquelas páginas era uma mulher, contemporânea, sagaz, captando atentamente o período que vivemos...
Os personagens caminham para descobertas, para a morte eminente que assola a todos nós, cada qual a sua maneira. Quem será o próximo? pergunta o padre que reza missa no cemitério... Quem será o próximo?
Quem será o próximo?

* Resenha editada em Maio de 2017

bruna 19/03/2023

Queridos velhos,

não foi fácil acompanhar a jornada final de cada um, devo confessar. mas também devo confessar que foi muito bom. leve e pesado, certo e errado, triste e cômico.
um bom descanso para vocês.

do lado de cá,
bu.

Luiz Pereira Júnior 16/03/2023

Vencendo o preconceito (ou: É Fernanda Torres, não Fernando Pessoa).
Confesso que fui preconceituoso. Primeiro, fiquei em dúvida como poderia ser possível uma atriz escrever tão bem. Pensei que fosse a mãe da atriz escrevendo (mas, nesse caso, haveria algo destoante entre a figura da grande dama do teatro brasileiro e o contexto da obra); pensei que seria um ghost-writer, mas para que Fernanda Torres precisaria disso (mera vaidade? Mais dinheiro na conta? Improvável)? Enfim, já havia lido outro livro dela, mas esse me surpreendeu.

Mas não me julgue como eu errei ao julgar a autora. Estava me lembrando dela como a atriz que fez um papel em uma série de comédia televisiva em que bancava a louca, balançando os cabelos desvairadamente para indicar raiva pelo seu amante cafajeste, interpretando um personagem superficial, repetitiva, sem maiores atrativos. Mas então me lembrei que Fernanda Torres também foi a grande atriz de “Eu sei que vou te amar”...

Mas vamos ao livro. A técnica empregada por Fernanda Torres é extremamente convincente e faz com que o leitor acompanhe a obra sem maiores problemas: ao dividir o livro em partes, cada uma delas com um protagonista, a autora conta a vida e a morte de cinco amigos (a bem da verdade, nesse caso, amizade no sentido de se unirem para a esbórnia, para a farra, para o mais puro e completo hedonismo).

No entanto, o que muitas resenhas deixam de dizer é que o livro é bem mais do que isso, pois cada parte do livro começa com o protagonista narrando seus últimos dias e sua própria morte em primeira pessoa, enquanto que nas páginas seguintes do capítulo o narrador passa a ser em terceira pessoa, mostrando o impacto que o protagonista do capítulo teve nas vidas daqueles que lhes eram mais próximos (e não de um modo mimizento, lacrimoso, piegas, mas sim de uma maneira real e, por vezes, espantosa como o filho que não encontra nada para falar bem do pai e resolve publicar um convite para o velório citando os males que o pai espalhou em vida).

Enfim, um livro para ser lido como entretenimento, por causa de sua linguagem fluida, demonstrando que um livro pode ser bem escrito, usando técnicas modernas (ou nem tão modernas assim), sem se tornar ilegível, maçante, travado, hermético como tantos autores modernos(os) buscam ser...

Um detalhe: no começo fiquei pensando por que as narrativas dos diferentes personagens são tão parecidas em estilo de escrita. Mas depois me veio à mente que os personagens são todos da mesma faixa etária, praticamente da mesma classe social, vindos do mesmo lugar, morando na mesma cidade, enfrentando basicamente os mesmos problemas e anseios, então não seria verossímil que eles se expressassem diferente, como se a autora precisasse inventar um estilo de escrita para cada um deles. Afinal “Fim” é obra de Fernanda Torres, não de Fernando Pessoa...

Sou um cinquentão e, talvez por causa disso, o livro tenha maior impacto sobre mim do que sobre os vintões, os trintões e os teens. Mas para todos nós a conclusão é, sempre foi e sempre será a mesma: o fim pode até estar distante, mas dele ninguém escapa...