Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

Marcelo1415 15/07/2023

Fim?
As personagens são cariocas, que se encontram em um carnaval, suas vidas são cheias de excessos, separações e arrependimentos que os acompanham até o fim.

Wanessa Braga 15/07/2023

Fim
Adorei o formato e como a história é contada.
são cinco personagens principais, cinco amigos cariocas que narram a sua própria vida.
é interessante perceber os diferentes pontos de vista, os momentos partilhados, as intrigas, afinidades e discordâncias.
é bem humorado, verdadeiro, irônico e fala sobre morte sem melancolia e tristeza.
achei que merecia umas páginas a menos? achei. mas ainda assim indico a leitura. :)

aninha 09/07/2023

A morte dos malandros!!! Lindo, fluído e envolvente. Melancólico mas sem perder a leveza. Escrita ágil e irônica que nossa querida Fernanda domina com maestria.
Não dá pra descrever, 5 estrelas sem pensar muito ( e com razão). Amo a Fernanda Torres mas não sou suspeita pra falar, o livro é bom mesmo!!!

Ramon 04/07/2023

Que prazer!
Faz tempo que eu li esse livro e revisita-lo numa conversa com um amigo me trouxe a nostalgia e vontade de reler. Muito bom, muito fluido e envolvente. Sou fã da autora mas não sou suspeito pra falar, é bom mesmo!

Karol 01/07/2023

É um livro sobre o passar do tempo. Sobre como as nossas vidas podem sair completamente do controle, sem que a gente tenha chance de tentar fazer diferente. Ou até possamos ter a chance, mas percorremos caminhos questionáveis. E não importando o quão brilhante ou 🤬 #$%!& ou insgnificante você tenha sido, o fim é inevitável.

Robtavares 26/06/2023

Acho q já tinha lido
Acho q já tinha lido, mas reli e foi uma delícia relembrar das histórias desses cinco amigos. São crônicas da vida real. Gosto mutcho

Iolanda 23/06/2023

Primeiro livro que leio da Fernanda Torres. Gosto muito dos textos que ela escreve/escrevia para a Folha de São Paulo. Ela é, sem dúvida alguma, uma mulher muito inteligente e com um humor muito refinado.
Comecei a leitura imaginando sua voz como narradora da história. Difícil ser de outra maneira quando já a ouvi em tantas oportunidades através do seu trabalho de atriz. Porém, depois de um tempo, a voz "sumiu" e a história se fez de outra forma para mim. Os personagens tomaram o lugar e fui envolvida por suas histórias.
Uma delícia acompanhar a vida de cinco amigos que se conheceram na praia, que criam vínculos, acumulam histórias e chegam ao final da vida.
Vamos conhecendo, através de capítulos que levam os nomes do envolvidos, a personalidade de cada um deles: Álvaro, Ciro, Silvio, Ribeiro e Neto.
Presente e passado atravessam a leitura, que é muito fluída, e não percebemos o tempo passar.
O livro traz riso, angústia e reflexão. Uma sensação constante de calor, já que a história se passa na ensolarada cidade do Rio de Janeiro.
Aliás, o livro é muito carioca. Acredito que o livro é ainda mais interessante para quem é do Rio ou conhece muito bem a cidade. Porque a cidade, é também personagem importante da história. Não é o meu caso. Paulistana morando no interior paulista. Mas a leitura tem esse poder de nós colocar no local em que as histórias acontecem!

"O casamento é o estado civil mais indicado para homens que, como eu, não gostam de conviver com os outros. Nada mais exaustivo do que administrar encontros e expectativas"

Luiza.Borsato 22/06/2023

É meu primeiro contato com os livros da Fernanda Torres, e simplesmente foi sensacional! A maneira como a autora vai desenvolvendo a trama, e contando a visão de cada personagem, com suas vidas regadas com confusões, vícios, sexo e etc. Tinha momentos que fiquei indignada e com raiva com as ações dos personagens, mas continuava a ler, pois estava completamente presa ao livro! O livro não é perfeito, tinha pontos que ficava um pouco repetitivo e certos episódios de acontecimento achei um pouco desnecessário, porém não chega a atrapalhar a leitura!

skuser02844 21/06/2023

Profundo sem perder a leveza, um retrato da boemia carioca sob uma ótica singular: a morte dos malandros!

Fernanda consegue honrar com louvor sua longa trajetória como artista e entregar mais uma faceta de seus múltiplos talentos: a escrita.

Diferentes contos interligados por amizade, sexo, drogas e, sobretudo, amor.

Lindo, agridoce e divertido.

Vicky 16/06/2023

Sei lá, não gostei
Eu não sei o que esperava, mas com certeza não era um livro cuja linguagem se assemelha a um “tiozão” preconceituoso, machista, misógino e ultrapassado. Talvez tenha sido a intenção, eu até entendo que contribuiu para a ambientação e imersão no Rio de Janeiro do século XX, mas como se não bastasse isso o enredo também é maçante e repetitivo. Cada uma das histórias dos cinco amigos se resume em: curtir a vida, sexo, bebida, sacanagem, mulher. Não tem uma aventura principal, nem um clímax. O livro todo é plano, igual, muda quem está contando a história mas os mesmos elementos estão presentes. Enfim, não gostei e nem recomendo.

Yentl 04/06/2023

Um Fim amargo?
Terminei a leitura agora há pouco e o gosto que ficou não é nem agridoce como o classifiquei do meio para o fim do livro, e sim amargo. Amargo por ser uma realidade que não conhecia, e, agora que conheço, a desprezo. Os 5 amigos viviam vidas com as quais não me identifico nem um pouco, mas que sei que poderiam ser reais?
Com esta leitura encarei meus preconceitos e o resultado não foi muito agradável.
A escrita da Fernanda é primorosa, disso não há dúvidas, tanto é que fui tão fundo a ponto de encarar assuntos tão difíceis como a morte, a forma de se viver, o que acho certo e o que acho errado na vida.
Preciso digerir tudo o que li, e espero ler mais coisas da autora no futuro. Agora não. E fim.

Leonardo.Goulart 31/05/2023

Sabe aquelas séries de fim de noite tipo Os Normais ou Tapas e Beijos, estrelados pela própria Fernanda Torres, em que o segredo está no roteiro afiado de diálogos curtos? Ela escreveu um livro assim. Com várias histórias, personagens marcantes e vidas entrelaçadas. Uma delícia.

Daniel1906 25/05/2023

Estreia muito boa!
Fernanda Torres, traz em seu primeiro romance, as histórias de 5 amigos: Álvaro, Neto, Silvio, Ribeiro e Ciro. Suas histórias, opiniões, relacionamentos até o fim de suas vidas. Achei as histórias divertidas, mesmo sendo quase sempre trágicas. Adorei os personagens da obra, bem típicos de sua época (infelizmente).
Apesar dos pontos em comum, as opiniões pessoais dos personagens, as decisões que eles tomam, a forma como eles encaram os problemas são sutilmente (as vezes nem tanto) diferentes.
O livro é bem fluido, consegui terminar bem antes do que planejava.
Muito boa leitura, certamente da vontade de ler outros livros da Fernanda.

Alice.Burigo 17/05/2023

Fernanda Torres sendo Fernanda Torres, nunca senti tanto nojo e repulsa lendo um livro, a história da morte de 5 homens, todos com suas particularidades mas algo em comum fascínio por mulheres e alguma vez já teriam desejado a morte um do outro, irônico. Uma boa leitura.