Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

Kayron.Kaic 12/10/2023

Meu primeiro livro se chama ?fim? porque é também o último
Não foi. E que bom que não foi. O talento da Fernanda Torres como atriz é inegável. Uma das únicas atrizes a ser premiada no Cannes, conhecida no cinema, na televisão e no teatro. Filha da maior atriz brasileira viva. Versátil dentro e fora dos papéis. E, o que não dava ainda pra saber, era que a Fernanda Torres escritora é tão grande e competente quanto à Fernanda Torres atriz.
?Fim? tem uma narrativa ágil e amarrada. Cada capítulo começa com um dos cinco amigos protagonistas narrando em um fluxo de consciência muito particular e próprio de cada um, o dia em que morreram. A partir do relato do protagonista, outros relatos acompanham, já em terceira pessoa, amarrando a história das outras pessoas que orbitam o universo daqueles cinco amigos.
Os cinco são imperfeitos e muito humanos. Sílvio, em especial, para mim, é que mais detestável, mas Ribeiro, Álvaro, Neto e Ciro também não se eximem de culpas. E é isso que torna tudo tão impactante.
Ciro é tido como um herói para os outros quatro amigos, sempre descrito como o mais bonito e mais carismático e líder. No entanto, se mostra tão cafajeste quanto quaker outro.
As personagens são redondas e bem escritas e a trama muito amarrada.
Fernanda Torres entregou muito nesse primeiro livro! O segundo livro ?A glória e seu cortejo de horrores? também é excelente. Super recomendo.

?Sempre gostei de ler, mas não consigo mais. Me tornei alheio ao drama de terceiros?

Cristina.Pinchemel 04/10/2023

A Fernanda mostrou-se promissora nesse seu primeiro livro. A história é circular, os personagens são construídos gradativamente ao longo do relato, mostrando suas facetas, dores, amores... desconstruindo o que parecia sólido e monstrando novos nuances. Como os relatos são sempre em primeira pessoa, as percepções individuais vão criando novas camadas e mostrando a complexidade de cada um.

Mi_lendo23 04/10/2023

Fim de fim
Pode-se dizer que Fim não tem um fim. Ou será que tem vários fins?

Em cada capítulo, a história de um amigo diferente: Álvaro, Silvio, Ribeiro, Neto e Ciro. Cada um deles com características totalmente diferentes mas que juntos viveram sua juventude no Rio de Janeiro: os carnavais, mulheres, sexo, drogas, casamentos e separações.

O diferencial de obra, como o próprio nome sugere, é sabermos como foi o fim de cada um, através de histórias narradas com muito humor e também emoção. Estas se entrelaçam sob o ponto de vista de cada um dos amigos e de seus familiares e pessoas com quem se relacionaram.

Achei uma leitura extremamente interessante e diferente. Ri muitas vezes, me emocionei em outras, refleti em várias.
Fernanda Torres foi brilhante na criação desse livro. Certamente a releitura será feita.

IG @mi_lendo23

Gabi.CoAlho 02/10/2023

O livro me capturou na sua segunda metade. Na primeira parte estava pesada, arrastada, talvez pelo perfil dos personagens, talvez pelo tipo de escrita que Fernanda adotou ali. Na segunda metade, tudo fluiu, ficou envolvente, ganhou nuances, para mim, mais humanas.

Duda 29/09/2023

???????
Um conto muito bem escrito. Não esperava essa história e achei muito legal o desfecho, o clímax e essas coisas, personagens muito bem construídos. Fernanda Torres arrasa sempre!
Recomendo

Janine Maribondo 27/09/2023

O fim da classe média
Nessa história, Fernanda Torres dá voz a cinco amigos da classe média carioca e aqueles que se relacionam com eles.

Durante a leitura, qualquer ser consciente pode desenvolver intensa raiva de quase todos os senhores, à excessão de um, Neto (e olhe lá). Além do discurso misógino, típico de pessoas financeiramente favorecidas que envelheceram entre os anos 90 e 2010, os amigos nos apresentam seus lados de malícia e exageros, em um texto o qual, claramente, é passível de ser lido com o sotaque do típico carioca. Frase por frase. Palavra por palavra. Acento por acento.

Posicionamentos políticos e sociais controversos são a base da construção desses personagens e mais do que isso, uma frágil masculinidade que se afirma na quantidade de sexo, drogas, traições, abusos e abandonos contidas nas vidas desses caras.

Péssimos maridos, péssimos amantes, péssimos pais, péssimos amigos. Um livro feito de personagens péssimos, mas escrito com tanta veracidade que, apesar da raiva, nos faz sentir apego à história.

Suas mortes, ora justíssimas, ora revoltantes, são os desfechos mais reais e comuns que esse tipo de gente poderia ter. Sem grandes tragédias, sem grandes acontecimentos para os que tanto gostavam de aparecer, apenas mortes ordinárias, como qualquer ser comum.

Fernanda Torres conseguiu me fazer odiar os personagens e amar o livro. Que bom que os tempos mudam (pelo menos, é o que espero)!

Luana 03/09/2023

Deliciosa surpresa
Ler toda a amargura e desesperança de "Fim" na narrativa construída por Fernanda Torres foi uma deliciosa surpresa. Não imaginava encontrar tamanha irreverência em uma narrativa que é essencialmente amarga. E foi também interessante pensar não só no envelhecimento e no fim da vida (temas tão pouco debatidos) mas também sobre as diferentes formas como uma mesma história pode ser vivida. Conhecer o final, mas estar bem mais interessada em quais caminhos levaram até ali. Tem partes bem problemáticas e que ficam confusas se é um escorregão da autora ou só um retrato da péssima personalidade dos personagens - uma confusão que atrapalha um pouco a narrativa. Mas, de resto, uma excelente leitura.

Francisco.Tambani 27/08/2023

?Enquanto acompanhamos o dia derradeiro dos cinco protagonistas, somos levados a vários momentos decisivos de suas vidas. Através da mescla de flashbacks com lembranças das personagens principais e as opiniões de terceiros, assistimos aos dramas conjugais, as incertezas quanto ao legado deixado, aos sonhos frustrados e os medos?

stmalias 24/08/2023

Que grandíssima bosta
Meu Deus que livro ruim.
Você olha a sinopse e pensa 'mds esse livro deve ser foda', não é.
5 amigos, um brocha chato p cacete que é gay e homofóbico, um irrelevante invejoso mal amado, um pedófilo carismático, um cínico que de irresistível não tem nada e um que não é nada além de comum. Um bando de chatos, história sem história, sem vida, sem graça, sem nada.
A atriz parecia que estava desesperada para mostrar que sabia escrever, credo.
Só não é o pior livro que eu li porque eu já li 'Garota do calendário; Fevereiro' mas com certeza está em 2º lugar, de longe!

Shandra 23/08/2023

Fim
Fim conta a história de cinco amigos:
Alvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro, que se conhecem há anos, viveram tudo que a juventude dos anos 50/60 ofertava. Sexo, drogas e mulheres.
? Cada capítulo é um mergulho na vida de um amigo, nele somos apresentados à vida amorosa, profissional, sonhos, tristezas, ilusões e ao fim da vida de cada um.
? Foi uma leitura rápida, mas não pensem que se trata de um livro melancólico, Fim possui altas doses de humor, na medida certa, Fernanda Torres estreiou no mundo literário muito bem, Fim é brilhante, envolvente e com certeza merece ser compartilhado.
? Aliás o livro será adaptado em série pela Globo, estava na segunda semana de gravação quando foi suspensa em decorrência da pandemia do Covid-19. Logo menos teremos mais uma série pra amar.

Mariana Buono 21/08/2023

"o título é Fim, mas o livro trata mesmo é da vida"
Li esse livro quando tinha 15 anos e agora com 25 fiz a releitura, entendi coisas que ainda estavam em formação na minha cabeça, sobre a vida e a morte e sobre pessoas, as diferenças de cada um, o livro é sensacional e eu sou fã da Fernanda Torres, então não poderia ser diferente!

Barbie grew 20/08/2023

O fim
Fernanda Torres, um dos ícones de programas como "Tapas e beijos", nos presenteia com "O fim", um livro que descreve os últimos momentos de Álvaro, Silvio, Ribeiro, Neto e Ciro, 5 personalidades diferentes que acabaram se conhecendo na Praia e seguiram juntos em vários momentos dos anos 60.

Confesso que de início o livro é lento, tomando forma aos poucos. Somos apresentados a momentos de sol, praia, graça... E muita melancolia nesse livro. São pessoas que tomaram decisões bem diferentes ao longo da vida, tendo em alguns momentos perspectiva de pessoas afetadas pelas decisões desses 5 homens.

A autora foi certeira e descreveu na medida certa cada personagem e situação. Algumas situações vão te deixar reflexivx como se você tivesse passado por aquilo e o que teria feito para contornar ou... Enfrentar.

Confesso que indico esse livro a pessoas que querem ler algo diferente e rápido. O livro é pequeno e riquíssimo em situações, mas pode desagradar por tudo ocorrer de forma lenta (e muitas vezes injusta).

Leticia 06/08/2023

Obrigada Fernanda!
Gente por favor caso tenham a oportunidade desse encontro?só fluam conforme a dança e leiam. Esse livro é sensacional, trás uma leveza tão boa sobre a reflexão da vida e encarar a morte de maneira e neuras diferentes. A leitura é fácil, irônica, icônica e dramática de uma forma leve, afinal estamos falando de amigos cariocas que se encontram de maneiras inusitadas cada qual com sua morte.
É um livro que retornarei a ler em breve e sinto que a cada leitura terei uma interpretação diferente e cada vez melhor desse livro.
Perfeito!

magamalabares 22/07/2023

Teve a certeza de que seria o próximo
Confesso que um livro apenas com protagonistas masculinos e mais velhos não me faria ter nenhum interesse para ler, mas com a fernanda sendo a autora esse interesse logo chegou. A escrita dela me prendeu facilmente, nas primeiras página eu já estava querendo terminar o mais rápido possível. Foi muito interessante acompanhar os personagens e suas neuras, mesmo que não tivessem nada em comum comigo. Infelizmente por ter muitos personagens alguns já me fugiram da cabeça. O livro tem uma pegada trágica e cômica de como cada um lidou com sua vida e morte. Já estou animada para ler os outros livros.