71 contos

71 contos Primo Levi

Resenhas - 71 Contos de Primo Levi

Felipe 31/08/2016

A Melhor Ficção Científica
Primo Levi usava o futurismo não apenas como um cenário, mas também como um gerador de contextos muito produtivos para a filosofia do indivíduo e da sociedade. Seus contos tratam da natureza humana atemporal, falam das pessoas do futuro imaginado com a mesma incisão que Tchékov analisava a sociedade russa no final do czarismo. Não bastasse isso, Primo Levi era também um mestre das ciências naturais, em particular a química. Isso trouxe para os seus contos futuristas um detalhismo infalsificável, que causa um profundo efeito de verossimilhança. Primo Levi é muito mais conhecido pelas suas obras biográficas, "É Isso um Homem?" e "A Trégua", que abordam sua experiência como prisioneiro em um campo de concentração nazista. Esta coletânea reúne seus quatro livros de contos, a maioria deles da classe de ficção científica, mas conta também com algumas crônicas do Holocausto. Todo o "lado B" da criação do autor está presente nesta coletânea. Impredivel.

Fernanda2426 13/03/2022

Contos de Primo Levi
Primo Levi traz em seus contos invenções que abordam muitas questões humanas como como multiplicadores de objetos e até pessoas e, simulador de sensações sem haver de fato os estímulos. Tem uma grande perspicácia para perceber pequenos detalhes do cotidiano e conta sobre situações com tamanho estranheza e distanciamento, como se não fizesse parte do que estava contando, fosse somente um observador da sua cultura. Os contos que mais gostei foram os contados a partir da sua experiência em campo de concentração. Apesar disso, esperei um pouco mais dos contos que acabaram não suprindo muito estas expectativas.

Reinaldo79 18/01/2023

71 Contos
Nesta obra, Primo Levi transita entre o realismo fantástico, relato autobiográfico e comentário social que nos faz refletir sobre o período que ficou prisioneiro em um campo de concentração nazista.

PatriciaLima_autora 17/10/2023

O lado leve de Primo Levi
"Primo Levi já era reconhecido mundialmente como um dos principais
autores da literatura de testemunho, desde que tornara pública a sua experiência de
prisioneiro judeu no campo de concentração de Auschwitz no livro É Isto Um Homem?, escrito em 1947.
Assim, a incursão pelo território do fantástico e da ficção científica — na falta de definição melhor — pareceu a muitos não só estranha, mas até espúria. “Levi crê no homem de maneira muito profunda, viu a morte muito de perto para poder brincar ou […] encenar uma dança”, comentou o crítico Claudio Marabini numa resenha que expressava o desconcerto e a incompreensão de muitos leitores diante daquilo que parecia um inaceitável desvio
de rota.
É como se Primo Levi fosse um patrimônio cultural da humanidade e estivesse condenado a repetir eternamente os horrores do Lager, alertando sobre os
perigos do totalitarismo, do fanatismo ideológico e da intolerância: não era admissível, pois, que sua voz se perdesse em divertimentos desse tipo." - (trecho do Prefácio de 71 Contos de Primo Levi, de Maurício Santana Dias).

Primo Levi (1919-1987, Turim) foi um químico e escritor italiano. É mais conhecido por seu trabalho sobre o Holocausto, em particular, por ter sido um prisioneiro em Auschwitz-Birkenau.

site: https://www.instagram.com/p/CVnrl65pSKY/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==