Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Bea_who 23/09/2022

Li por causa da escola
a história nao me prendeu, achei a leitura arrastada, melhorou lá pro final. Não leria novamente e não recomendaria.

bia 21/09/2022

cara... eu vejo a importância desse livro para a historia da literatura brasileira. a historia é interessante mas meio arrastada
VictAria.Bauer 21/09/2022minha estante
Entãoo
Mas esse jeito arrastado vai em conjunto com o próprio jeitinho arrastado do Leonardo, se a gente for parar pra pensar

Loura 18/09/2022

Para quem quiser começar a ler.
É um acidente na história do Romantismo, não tem poucas características do romance típico e está mais para uma comédia de costumes. Traça de forma humorada e pouco idealizada a vida das camadas mais baixas no tempo do rei. Para aqueles sem uma jornada no mundo dos livros e na literatura brasileira, é um começo agradável e motivante.

Gaab '-' 14/09/2022

Um estilo de escrita único... a narração em terceira pessoa do autor colocada no texto mesmo que com linguagem antiga e complicada para alguns pela data da criação, vemos que a obra permanece viva...

Esse livro realmente é uma viagem para outra época... nela nós perdemos entre costumes e tradições de um Brasil quando ainda a família real tinha chego e antes da independência...

A obra tem o personagem principal o Leonardo... nela vemos desde o nascimento do jovem até seu crescimento arteiro e sua vida adulta com as confusões de suas paixões...
Um romance que todo amante de leitura deveria dedicar um tempinho para essa obra de arte brasileira...

Um clássico romance da da cultura brasileira publicado a mais de 150 anos... sem essa obra não teríamos ouvido falar de muitos autores que se inspiraram em Manuel Antônio de Almeida... pena que real sucesso da sua obra veio após sua morte mas o sucesso não veio por causa dela e sim pela engenhosidade escrita...

O autor faleceu jovem... me pergunto como o mundo seria com a vida dele tedo se prolongando, quantas obras únicas e memoráveis ainsa seriam criadas...

Indico desde já e agora além de valorizar mais a nossa cultura a amo um pouquinho mais também...

AlAxia.Tavares 11/09/2022

Frase preferida
"Algumas pessoas dizem que o primeiro amor é o único verdadeiro, mas eu acho que é o último, pois ele é o único que não muda"
Dani 25/09/2022minha estante
Você lembra a página?

Vitoria 09/09/2022

estava lendo para um trabalho de português, mas a historia me cativou muito, recomendo super.
A leitura é leve mas ainda achei um pouco confuso e encheu um pouco de linguiça, mas faz parte.

Leh :) 01/09/2022

Memórias de um Sargento de Milícias
Nunca imaginei que leria um livro clássico tão tranquilo como esse. Pense em um livro divertido e de leitura fluída (se formos comparar com as outras obras clássicas)!

Eu amei a forma como a estória é narrada, dá para rir bastante durante a leitura, sem contar que a linguagem é acessível. O narrador vai conversando com o leitor e faz com que a nossa curiosidade de saber o que irá acontecer seja despertada.

Gostei muito de conhecer essa obra, infelizmente ela não é tão popular. Mas, sinceramente, é uma literatura clássica que vale muito a pena ser lida.

Eu me diverti muito lendo, e se eu pudesse teria lido antes. Muito legal a desordem/malandragem de Leonardo kk, pois mesmo sendo um malandro a gente torce e gosta dele! ??

Bruno.Henrique 30/08/2022

Li o livro pois tinha me proposto a ler um livro brasileiro
Baixei o ebook pois estava de graça na Amazon e eu queria ler um livro brasileiro. Não sei se foi a melhor escolha, acho o vocabulário e as expressões difíceis de compreender, até mesmo pela época em que o livro foi escrito, toda hora precisava recorrer ao dicionário. A história em si é boa e o narrador parece que conversa com o leitor e que torna a leitura menos cansativa.

LucAlio.CAmara 28/08/2022

Leonardo e Luizinha
É um livro que mostra como era os costumes do tempo que o livro foi escrito, ainda tinha escravos trabalhando nas casas. Enfim o protagonista Leonardo era um rapaz mulherengo na sua juventude, mas que teve um encanto com a Luizinha bem antes de ela se casar com José Manuel. E por ironia do destino Leonardo com ajuda de Maria-Aregalada que era dona do coração do Major Vidigal, faz de Leonardo um sargento de milícias e com a morte de José Manuel, em um momento delicado o Leonardo se reencontra com a viúva Luizinha. Esse livro teve uma reviravolta danada e foi bem divertido a leitura.

Portanto, única coisa que me incomodou foram diversas palavras que não se usa mais nos dias atuais. Sei que por ser um clássico não se deve alterar a linguagem da obra original, mas se tivesse editado com a linguagem atual seria mais gostoso e fluída a leitura.
DANILÃO1505 28/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Kenia.Martins 26/08/2022

Memórias de um Sargento de Milícias
O livro marca a passagem do Romantismo para o Realismo e tem muitas classificações românticas : a de romance pessoal , histórico , de aventura , filosófico , tendencias pessoais e íntimas , algumas vezes dramáticas , históricas , naturalistas e líricas também .Trata com uma linguagem também coloquial na época de Dom João VI no Rio de Janeiro um romance onde o narrador que mesmo não sendo personagem está presente na história e nos conta ela como uma conversa direta com o leitor onde ele também compara o seu hoje com o da época passada na história. A cada momento é descrita a realidade de um personagem tendo como principal a do Leonardo filho desde criança , tendo a cada capítulo um novo personagem . As falas chegam a ser engraçadas e as histórias chocantes como as traições , as malandragens que viram um ótima fofoca .

KinoplexGuilha 25/08/2022

Não era o que eu esperava
Não é que eu achei ruim, só acho que estava com uma expectativa diferente e isso me fez aproveitar menos. Porém eu amo a descrição e o personagem do menino, eu ria muito lendo.

beca 25/08/2022

Eu li esse livro por conta de uma prova no colégio, e não tive aquele entusiasmo para ler. Na minha opinião vc tem que estar acostumado a ler o tipo de escrita, dialeto e complexidades que esse livro apresenta. Se um dia eu for ler ele dnv, lerei com mais atenção e mais acostumada a ler literatura.

VitoriaColognesi 23/08/2022

Leitura fluida e bem humorada
Em poucas páginas lidas já nos vemos curiosos, buscando entender o que está reservado para as personagens descritas no texto. De maneira bem humorada, a história se passa no Rio de Janeiro da época da família Real no Brasil.

Manuel Antônio de Almeida utiliza da ironia, dos momentos cômicos e das críticas sociais para apresentar um romance de costumes da época.

Choca saber que a obra passou "despercebida" por um tempo e, até mesmo, foi inicialmente interpretada de forma bastante superficial. Felizmente, com o passar dos anos, embora infelizmente após a morte precoce de Manuel Antônio de Almeida, é que a obra Memórias de um Sargento de Milícias foi recebendo o devido reconhecimento.

Em resumo, a leitura foi bem leve e fluida. Gostei bastante. Viva a literatura brasileira!

Usagi a coelha 22/08/2022

Vamos lá.
O livro em si tem uma estória legal, e personagens bacanas e não-detestáveis, no entanto, vale ressaltar que ele é extremamente arrastado, o que para minha pessoa, perde muitos pontos. Chegou em um nível que eu não aguentava mais e só queria que isso acabasse logo. Eu acredito que a leitura deve ser algo prazeroso e não torturante, o que leva a aquela discussão de : "como as crianças vão gostar de ler, se a escola passa esse tipo de livro" na qual eu concordo plenamente.