Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Sam 31/10/2022

Retrato da época
"Segundo Monteiro Lobato "um país se faz com homens e livros". Podemos extrapolar e dizer que os sonhos de uma nação se tecem em sua literatura. A cada nova literatura dessas obras, os sentidos ali registrados se renovam, iluminando o passado, contrastando-se com o presente e enriquecendo as aspirações para o futuro. Assim, mais que a história, a literatura é o testemunho palpitante de um povo."

Esse comentário que faz parte do prefácio do livro, escrito por Maurício Silva, nos faz entrar na narrativa já pensando no que o autor estava pensando ao escrever esse livro, que tipo de indagações e contexto de seu tempo podemos perceber através dessa narrativa. E, sobretudo essa obra, essas questões colocadas se encaixam perfeitamente, visto que se trata de um obra pertencente a época do romantismo, mas com características bem parecidas com o realismo, ou seja, uma manifestação antecipada do realismo. Pois, enquanto José de Alencar escrevia obras exaltando um herói nacional, Manuel Antônio de Almeida em Memórias de um sargento de milícias escreve um personagem malandro e tido como anti-herói, além de trazer personagens do povo para mostrar como eram as pessoas e os costumes na época em que a realeza estava no Brasil. Outro aspecto muito rico é perceber como o leitor é inserido na narrativa e com o cenário da época, conhecendo os costumes não de forma romântica, mas de forma realista, já que ao saber que a história se passava no Brasil Colônia a primeira ideia que me surgiu a mente é ver se teria personagens escravos ou se seria pelo menos citados e o autor coloca os escravo de forma a não dar tanto destaque, talvez por não ser o foco da sua narrativa, mas mostra como eles viviam e como eram tratados nesse período, como se fossem meros objetos pertencente aos seus donos. A obra também traz o adultério, um padre pecador, a cultura dos ciganos vindos de Portugal e a principal delas "o policiamento" tido nesse período e toda a corrupção em torno disso.

Geraldo Neto 25/10/2022

O anti-héroi brasileiro
...E vamos de mais uma resenha, dessa vez eu trago o Livro Memórias de um Sargento de Milícia do Escritor Manuel Antônio de Almeida.

Dos clássicos da literatura brasileira lidos até o momento, este sem dúvidas foi o melhor. O único romance de Manuel Antônio, publicado originalmente em folhetin entre 1952 e 1953, assinado pelo pseudônimo "Um brasileiro". Vai contar a história de Leonardo, filho de Leonardo Pataca com Maria da Hortaliça e suas travessuras no Rio de Janeiro no início do século 19.

De temperamento endiabrado, considerado o primeiro anti-héroi da literatura brasileira.

Memórias de um sargento de milícias narra a história de um menino que foi criado pelo padrinho por conta da separação de seus pais que não tinham o menor apreço pelo garoto, durante seu crescimento só arrumava problema onde quer que estivesse, e de nada melhorou quando se tornou adulto. Além de suas desventuras vamos acompanhar também suas paixões no qual veremos o desenrolar dessa história.

Sem duvidas esse livro é um dos melhores para se conhecer a cultura e os costumes dos brasileiros no século 19, memórias de um sargento... faz o leitor mergulhar a fundo em sua época, descrevendo os cenários, festas, religiosidade, a forma como as pessoas se tratavam, os relacionamentos, etc.

É um livro que eu indico para os leitores que tem interesse em conhecer o nosso passado brasileiro.

Além disso, além do fato de trazer grandes memórias a cultura antiga do Brasil, a vida de Leonardo poderiamos considerar como uma comédia romântica, o narrador conta as suas aventuras e desventuras desde o seu nascimento até a sua fase adulta, passando por varios problemas, familiares, na escola, na igreja, nos relacionamentos, com as autoridades etc. Sem duvidas Leonardo teve uma vida bastante azarada ou como dizem na época "tinha má sina".

Beatriz Almeida ð«ð 25/10/2022

Um clássico fora dos padrões
Lendo essa obra de forma ampla , é notório perceber a fusão de várias vanguardas literárias, o próprio Antônio Cândido, um dos mais maiores críticos literários do país, escreveu uma resenha a parte sobre essa curiosa obra, sendo mais qualificada como um " romance do tipo pitoresco "
De arrancar várias gargalhadas e trazendo reflexões sobre a vida, não é a toa que essa obra ainda marca a história brasileira e cai em inúmeros vestibulares do país. Uma obra marcante que irá despertar seu amor pela literatura nacional.

AnaBia 22/10/2022

Finalmente a última leitura pro vestibular
Confesso que esse foi o mais difícil de ler, mas o tamanho dos capítulos me ajudou bastante! E o final foi bem satisfatório, já tava cansada de tudo dando errado...

Nicocolas 17/10/2022

Difícil leitura mas compensa
E uma historia q mistura comedia, romance e um sentimento de nostalgia q nunca vivemos, pq e uma epoca muito distante da nossa, por isso tem uma linguagem muito difícil mas conseguimos ver a mudanças de paradigmas e dogmas antigos para nossa sociedade atual e, particularmente eu, amei a parte do romance juvenil
Tudo fica melhor ainda com a interação do narrador com o leitor

Claudio.Mussa 06/10/2022

Adorei cada momento lendo, o grande destaque do livro certeza é o narrador, a forma de como a história é contada molda toda a experiência da leitura. Os personagens principais têm entre si diálogos bem feitos e a evolução da história me prendeu bastante.

Cris 03/10/2022

Leonardinho, o 1? malandro já lido por essas bandas ...
'Memórias de um Sargento de Milícias' é um romance de Manuel Antônio de Almeida e originalmente era publicado semanalmente como folhetim pelo Correio Mercantil em meados de 1853. Escrito na época de D. João VI, traz como destaque a vida de Leonardinho considerado como o 1? malandro da literatura brasileira, tal enfoque diz muito sobre o personagem e em tom cômico trilha todos os caminhos por ele percorridos desde seu nascimento até os dias de uma fortuita aposentadoria ao lado de seu primeiro amor, Luizinha.

Leonardinho é fruto de uma relação bem rápida entre Leonardo - Pataca e Maria das Hortaliças, dois imigrantes portugueses recém-chegados ao Brasil. Desde muito cedo o garoto se mostrava travesso e aquém de qualquer ideal tanto para os pais quanto para toda a vizinhança, só caía nas graças de seu padrinho que morava em frente à sua casa, tal proximidade fora extremamente importante para ele visto que o protagonista não demoraria muito a ser abandonado pelos pais após presenciar uma briga dos dois. E a partir daí, veremos o tal padrinho fazer das tripas coração para que Leonardinho se dê bem na vida tentando até o clérigo sem nenhuma vocação, é claro.

O tempo passa e o garoto agora homem feito embora fosse ajudado de várias maneiras não se interessava por nada a não ser a vadiagem rs. O estereótipo do malandro metido a mulherengo o acompanha por anos a fios dando aos leitores capítulos engraçados e por vezes difíceis de acreditar trazendo à tona a classe literária pertencente ao livro. Um finzinho de Romantismo que flerta abertamente com o Naturalismo e o Realismo no qual mostra personagens bem construídos em seus ideais altamente controversos; aqui não há mocinhos e nem vilões em sua totalidade, todos fazem parte de um único indivíduo formando assim os pilares da sociedade na época.

Por mais que o enredo seja sim um tanto simplista, é muito bem desenvolvido e traz personagens e situações que apenas enriquecem o livro em si. O que mais gosto de acompanhar nesses clássicos eternizados se refere aos usos e costumes daquele momento, ora me assemelho, ora reviro os olhos com tamanha ignorância. Um outro ponto bem interessante, é ler como a política se comportava e como as autoridades prendiam as pessoas, abrindo espaço para mais um personagem muito importante na trama, o Major Vidigal.

'Memórias de um Sargento de Milícias' lembra bastante um novelão cômico e indico a todos os amantes de clássicos. Além de podermos conhecer personagens caricatos, podemos também nos aprofundar acerca dos costumes da sociedade da época. Também vale lembrar que essa leitura é extremamente recomendada para estudantes que pretendem prestar o Enem ou vestibulares. Sendo assim, bora lá.

Manu 27/09/2022

Livro da escola ?
Bom, essa resenha vai ser bem curta pq eu vou ter q ler esse livro de novo.
De forma geral, não entendi direito o que aconteceu na história, mas tenho certeza q foi a minha leitura q afetou isso.
O livro é legal até, a escrita é um pouco complicada, mas acontece.
É isso, leiam ?

esmedry 27/09/2022

eehh
o começo do livro não prende a pessoa, pulei algumas partes por ter muitoo detalhamento, mas é legalzinho

artistaDEshit 23/09/2022

Eu não sei nem explicar o tanto que gostei desse livro, no começo não tava gostando do Leonardo e esperava uma vibe meio Tropa de Elite (???), e eu já tinha tentado ler esse livro antes mas n tinha fluido só que dessa vez fluiu tão bem q eu li tudo em 3 dias, o narrador é ótimo tem um humor tem um sabor assim delicioso meu novo protegido/favorito.

Isa 23/09/2022

Memórias de um sargento de milícias
Um livro nacional
Uma leitura que foi pedida pela minha escola
A história é bem dinâmica e cada capítulo acaba com um ar de suspense para deixar o leitor curioso
Só que como é muito dinâmico e acontece muita coisa, tem que ler com calma

Bea_who 23/09/2022

Li por causa da escola
a história nao me prendeu, achei a leitura arrastada, melhorou lá pro final. Não leria novamente e não recomendaria.

bia 21/09/2022

cara... eu vejo a importância desse livro para a historia da literatura brasileira. a historia é interessante mas meio arrastada
VictAria.Bauer 21/09/2022minha estante
Entãoo
Mas esse jeito arrastado vai em conjunto com o próprio jeitinho arrastado do Leonardo, se a gente for parar pra pensar

Loura 18/09/2022

Para quem quiser começar a ler.
É um acidente na história do Romantismo, não tem poucas características do romance típico e está mais para uma comédia de costumes. Traça de forma humorada e pouco idealizada a vida das camadas mais baixas no tempo do rei. Para aqueles sem uma jornada no mundo dos livros e na literatura brasileira, é um começo agradável e motivante.