Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Pom 19/10/2023

Chatão
A escrita desse livro é realmente muito difícil o que prejudicou bastante a leitura e a história num geral não me prendeu até passar da metade do livro e olhe lá. Não me importei nem um pouco com nenhum personagem, mas admito que o Leonardo é inteligente, o cara é bom. Tem umas passagens bem engraçadas, me tiraram risadas genuínas, mas fora isso é muito chato.

brookbaby0 18/10/2023

Memórias de um sargento de milícias
Leitura obrigatória para a faculdade. Eu adorei o livro e a escrita do Manoel Antônio de Almeida, a quem eu não tinha conhecimento de nenhuma obra. Foi uma leitura relativamente longa, mas eu gostei do tom satírico da história. O que eu mais gostei foram as descrições de costumes, lugares, festas e trajes da época em que se passa o livro, os detalhes são muito ricos. Recomendo muito a leitura.

Peter.Molina 17/10/2023

Um clássico nacional
Este livro conta várias histórias que se passam no Rio de Janeiro em meados do século XIX, com personagens muito divertidos, cenas impagáveis, humor e até romance.Muita ação em torno do jovem Leonardo, que desde pequeno só se mete em confusão. Está edição da Panda Books tornou a leitura bem agradável porque esclarece o significado das palavras mais complicadas, as do Português mais arcaico. Uma leitura leve ,divertida com bons momentos.

Cristiane 09/10/2023

Bom!
Uma leitura boa, bem ok!
Não me surpreendeu muito,mas por se tratar de uma história muito original para a época em que foi lançado, todo o crédito e sucesso que a obra possui é de muito merecimento.
Os personagens são bem envolventes e a escrita do autor é de fácil compreensão e em alguns pontos até engraçada.
As vivências dos personagens tem muito valor para retratar a época e acredito que é um livro que vale a pena ser lido, apesar de não ser de grande impacto para a época em que vivemos.
Recomendo!

.aninha.007. 09/10/2023

Um dos melhores clássicos que já li, é muito engraçado e rápido de ler, não tem uma linguagem difícil de entender. Parece uma novela das 15

Mariana.Orlando 30/09/2023

Muito bom!
A edição que eu li não foi essa, mas não achei a que tinha no Kindle unlimited aqui no Skoob. Enfim, mais um livrinho que leio por causa da faculdade, e mais um livro que eu AMEI ler!
A distribuição dos capítulos, por ser originalmente em folhetim, é muito interessante. Na verdade, tudo nesse livro é muito interessante. A narrativa é fantástica, o contato com o leitor é magnífico, e tal qual pede um folhetim, as chamadas para o próximo capítulo são geniais.

É um clássico que infelizmente não é tratado como clássico. Lógico que existem problemáticas nessa obra, afinal é de 1800 e tantas, mas ainda assim é divertida, leve de ler, cativante e até mesmo engraçada em algumas tiradas.

As personagens são boas, e a ambientação num antigo Rio de Janeiro, pra mim que sou carioca, é bonita de se ler. Um mergulho em outro tempo! Talvez por isso eu tenha gostado de ler esse livro no Kindle - quando geralmente prefiro os livros físicos -, pois há muitas palavras que caíram em desuso, então um dicionário rápido, no meio da leitura, fez muita diferença. Nada que deixe o livro impossível de compreender, claro, mas evidentemente ainda é um português antigo.

De qualquer forma, gostei muito da obra! Muito bom livro!

Ester 29/09/2023

Achei a leitura um pouco difícil de se ler, mas eu real gostei da história, adorei acompanhar ela, parece muito uma fofoca do casos de família

Ellen 27/09/2023

O Leo é incrivel
Simplesmente amei esse livro.No começo não dei muita moral,porém conforme a leitura foi avancando dei muitas risadas com a má sorte do Leonardo,o menino realmente nasceu no dia errado.Todos os personagens são aprofundados a certa maneira de forma que a história fique completa sem buracos na narrativa.Gostei muito que o livro representa um Brasil classe média e baixa,não é um conto sobre a alta aristocrácia brasileira como a maioria da época.Muito bom.

samucacn 24/09/2023

Memórias de um Sargento de Milícias é um romance de Manuel Antônio de Almeida. Foi publicado originalmente em folhetins no Correio Mercantil, entre 1852 e 1853, anonimamente. O livro foi publicado em 1854, com o autor identificado como "um brasileiro".

Conta a história de Leonardo que quando era pequeno só sabia aprontar travessuras e veio a ser um sargento de milícias. O espaço físico apresentado na obra é o meio urbano brasileiro do século XIX. A história se passa no Rio de Janeiro, e descreve seus principais pontos, como igrejas, principais ruas, mas descreve também pontos bem à margem da sociedade.[2]

Jean.Guimaraes 24/09/2023

Ótimo
Mais um livro relido da época de escola que valeu muito a pena. É uma ótima experiência reler livros que eram indicados na escola e traumatizaram a gente com a cabeça de adulta. Você percebe o quanto desses livros são realmente maravilhosos e você só não entendia na época.

Tati.Lima 09/09/2023

Dessa vez não fluiu...
Não curti a leitura dessa vez não. Terminei de ler mesmo só porq eu não gosto de abandonar e quis ver o q aconteceria no final. O livro vale muito por mostrar com riqueza de detalhes, como era o estilo de vida nas periferias daquela época, focando na vida de Leonardo Pataca, um típico malandro carioca, tremendo 171, q consegue de forma bem humorada se safar de todas as tretas em q se envolveu. Mas é aquele lance, pelo menos comigo, o livro tem aquela linguagem arcaica, se a história não prende, então até o linguajar se torna cansativo. E foi exatamente o q aconteceu comigo, dessa vez. Não rolou, não ornou, não fluiu, não me fisgou.

Luana 08/09/2023

Me surpreendeu positivamente , porque não lembro de ter lido ele pro vestibular.kkk então achei que a leitura flui e me diverti com as peripécias do protagonista

Bia lyra 06/09/2023

Deixando para trás o idealismo romântico, rompe o ciclo e narra, com humor, a vida de malandro e o cotidiano das classes populares no Rio de Janeiro. Leonardo, filho de Leonardo Pataca e Maria, acaba sendo criado pelo padrinho após a separação dos pais. vive o presente da sorte, sem se preocupar com o futuro, e acaba se tornando um sargento de milícias.

Leo 01/09/2023

Memórias
Fui pela indicação de Rodrigo Gurgel. Por incrível que pareça eu nunca tinha ouvido falar no Maneco e nem imaginava que ele poderia ser "padrinho" de machado de Assis. Gostei bastante do livro, a história é cômica e bem gostosa de ler
Retrata bem as pessoas que observamos no dia a dia.