Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Sem estante 12/04/2023

Esperava mais
Por ser uma versão resumida sabia que faltariam partes, mas faltou parte demais, misericórdia. Gostei não, um dia pretendo ler o completo.

Alex 10/04/2023

Me senti lendo uma fofoca contada por algum conhecido! Apesar de ter perdido o ânimo em certos momentos, a história era interessante e cercada de plots twist. de repente uma pessoa se ligava a outra, um fato se ligava a outro e era incrivel.

M . Danilo 03/04/2023

Muito divertido!
Mais outro livro nacional lido. É interessante ver que alguns dos fatores que forma a essência da história está bem presente no nosso dia a dia, pois ela gira em torno de fuxicos, conflitos familiares e paixões dos personagens.

Leitura fluida, sobretudo o modo que o autor finaliza cada capítulo fazendo com que não deixemos de querer acompanhar a história.

Sem dúvida será um dos livros que irei passar a recomendar, tanto pelo enredo que, além de ser bem engraçado ? ri bastante lendo ?, contém vários personagens cativantes e uma retratação do cotidiano popular brasileiro, como pelo tamanho e simplicidade da obra.

Bea :) 01/04/2023

Li somente por conta da escola, já que se trata justamente da época do romantismo no Brasil. Mas assim como eu já esperava, foi uma leitura extremamente cansativa e só terminei por que eu realmente precisava...

ce 31/03/2023

Confuso e sem graça
É um livro tranquilo de ler e com uma história razoavelmente boa, mas nada cativante.
A escrita é confusa e em algumas partes eu me perdia e não entendia o que estava acontecendo. O vocabulário é bem diferente por conta da época, mas ao decorrer das páginas se torna mais fácil de se entender.

Guilherme.Maciel 30/03/2023

Um clássico popular
Tal como outros leitores apontaram, Memórias de um Sargento de Milícias e O Cortiço são os clássicos populares do século XIX. Um ambientado no início do século 19, enquanto o outro no final.

A narrativa te prende pela linguagem simples, sem os floreios comuns ao romantismo do século XIX. Além disso, esse livro retrata a vida da camada popular. Adoro como aborda a vida cotidiana ao invés de temas polêmicos para a época. Dessa forma, além de divertido, o livro serve como retrato da história.

A linguagem, os temas e a importância histórica tornam esse livro um tesouro da literatura nacional.

Antonio566 25/03/2023

MAIS UM CLÁSSICO QUE ENTROU PARA O MEU CORAÇÃO
Um clássico com elementos que me prenderam do início ao fim:
- narrador divertido
- personagens cômicos e bem característicos
- protagonista teimoso (do jeitinho que eu amo rs)
- personagens femininas que agora fazem do meu coração
- final muito bem encaixado

Amei conhecer do nascimento até as grandes conquistas de Leonardo, o sargento de milícias.

RECOMENDO DEMAIS!

Batata (-_-) 23/03/2023

Só li pois era necessário para fazer um trabalho ?
É uma leitura calma, boa para passa o dia, quando querer algo leve e divertido para ler. Contudo á palavras que dificulta o entendimento em algumas partes, mas dá para lá e de boa.

ju_pinho 19/03/2023

É arrastado mas é bom até
A escrita do autor é bem arrastada tem hora que a gente fica tipo "para de explicar coisa inutil eu quero a história" mas o tom de fofoca usado as vezes consegue prender o leitor

É mto interessante ver a cultura da época refletida no livro: a objetificação da mulher, o imperialismo linguístico, a mistura do romantismo com o realismo...

De qualquer forma eu n leria de novo li pq foi paradidatico :P

Ivana68 15/03/2023

Algumas partes foram engraçadas e surpreendentes, o autor descreve bem os costumes da época, porém em outras partes fica cansativo e até mesmo chato alguns capítulo...
Nomes de personagens alterados, uma confusão entender algumas partes da história. Entendendo o momento que foi escrito e a vida do autor...
Mas de maneira geral foi interessante.

A geógrafa 14/03/2023

Muito bom, porém depende
Em alguns momentos eu adorei, em outros quis abandonar. É uma leitura bem leve e as vezes engraçada. Tem algumas partes difíceis de entender, mas com um pouco de esforço dá pra acompanhar. Não gostei tanto pq tem muita fofoca, climax de novela das 20h e acontecimentos que não me agradaram. É um bom livro sim, mas prefiro outro tipo de história.

Hugo8388 13/03/2023

Destaque do povo brasileiro e crítica à modernidade
É bem vísivel como o autor durante todo o livro destaca as mesquinharias do povo comum ainda em 1800, contudo só no final fui perceber que era uma crítica um tanto quanto engenhosa.
"Esse meio de que falamos, essa caricatura da família, então muito em moda, é seguramente uma das causas que produziu o triste estado moral da nossa sociedade"

Ele percebeu a decadência moral nessa transição de menos de meio século apesar de ter vivido apenas 30 anos. Que diria ele do Mundo da década de 60 e do Brasil na década de 80? Acredito que essa dúvida pode ser perfeitamente colocada em nosso caso: que diremos da mudança moral daqui a 50 anos?
A discussão no Brasil nas décadas de 20-30 era sobre a liberação dos contraceptivos, a discussão na década de 80 era sobre a liberação do divórcio, hoje em dia o aborto em certo sentido está praticamente fora de discussão. Até quando se dará esse maldito "progresso"? Preocupam-se com questões inúteis e se esquecem do verdadeiro fim último do homem: encontrar A Suma Felicidade - contemplar Deus face a face por toda a eternidade.

Helena433 13/03/2023

Literatura brasileira pra dar uma variada
Que livro bom!!! É uma leitura bem rápida. Em um dia só, consegui ler tudo, até porque os capítulos são bem curtinhos. Particularmente, adoro livro com capítulos mais curtos por conta da praticidade no dia a dia. Enfim, indico muito pra quem quer uma leitura brasileira e não sabe por qual começar. Gosto muito do jeito que o narrador conta a história ao mesmo tempo que ?fala? com o leitor como se esse já conhecesse todos os personagens e estivesse lá perto para saber de cada ocorrido. A história é muito bem contada e todos os detalhes do romance fazem a diferença nos capítulos. É nessas horas que tenho orgulho da literatura do Brasil. Muito empolgante saber da história do primeiro malandro da literatura brasileira e sobre a vida de Manuel Antônio.

Maclau 04/03/2023

Engraçado porém difícil
Não vou mentir, quase abandonei esse livro nas primeiras 50 páginas, no início é muito confuso e enrolado, são muitos personagens que a gente não conhece juntos e deixa tudo muito doido.

A linguagem em si não é tão difícil , porém a escrita do autor é, o jeito que ele formula as frase me fez ter que reler uns parágrafos 4 vez p entender o que aconteceu com quem.

Tirando isso o livro é divertido e engraçado, vc fica se acabando de rir das pataquadas do leonardinho, e mesmo ele sendo meio doido e endiabrado, acaba torcendo por ele.
Não sei se recomendaria, mas se quiser tentar é um boa diversão!