Árvore e Folha J. R. R. Tolkien

Resenhas - Árvore e Folha

elisarss 02/04/2021

Árvore e Folha.
Achei um pouco diferente dos outros livros que li do Tolkien.

Em Árvore e Folha, ele começou descrevendo como funciona o universo contido nas Estórias de Fadas.

Há também três contos que mergulham neste universo da fantasia, trazendo com clareza o que o autor definiu como "contos de fadas".

Vale a pena se você quiser arriscar sair da zona de conforto pela tamanha complexidade do livro. ?
Cams 02/04/2021minha estante
chocada que tem fadas no universo do tolkien, nem fazia idéia

elisarss 02/04/2021minha estante
Ele usou o termo "fadas" para englobar elfos e tudo o mais. Como se todos os seres de um universo paralelo fossem definidos por isso. ?

Cams 02/04/2021minha estante
aaaah simmm kkkk desculpa então boiei aqui

Nat 28/07/2016

Sobre contos de fadas é um ensaio que, como o próprio título diz, fala sobre contos de fadas, suas origens, seus conceitos, sobre o objetivo de serem escritos, além de apresentar várias considerações acerca do mundo fantástico de forma geral. Folha, de Migalha é um conto sobre a história de um homem comum chamado Migalha, cuja preocupação maior era terminar um de seus trabalhos de pintura, ao mesmo tempo em que tem que se preparar para uma viagem (para a qual ele sempre deixa de lado os preparativos, já que a viagem não tem data). Ele é o tipo de pessoa que ajuda as pessoas sem ver nisso algum tipo de ato benevolente, ajuda por ajudar. O dia da viagem chega e ele parte, sem saber o que será de seu quadro inacabado.

Livro muito interessante e muito fácil de ler. Muito pequeno, tem apenas 114 páginas (o que, para alguém que ama Tolkien como eu e devido a escassez de livros dele e sobre ele em português, é lamentável), se divide em duas partes. Na primeira está um dos ensaios mais famosos que ele já escreveu, que fala sobre os contos de fadas. Na segunda, está uma pequena história sobre um homem que precisa fazer uma longa viagem. Vale muito a pena, pois o ensaio nos mostra a opinião de Tolkien sobre um dos gêneros nos quais ele se tornou um mestre. Só lamento não ter tido esse livro em mãos na época em que escrevia meu TCC. Completamente indicado.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2016/07/arvore-e-folha-jrr-tolkien.html
Cynthia Leite 31/07/2016minha estante
Nat posso trocar por esse???

Cynthia Leite 31/07/2016minha estante
Apesar q tb quero o outro...

Thiago Gadelha 25/03/2021

Indispensável
Mais um livro otimo de tolkien. Trazendo uma analise de estorias de fadas, contos e poemas de epoca. Quem nao conhece tolkien provavelmente nao vai gostar.
Estela 25/03/2021minha estante
Fiquei com muita vontade de conhecer depois que li a biografia do Tolkien

Thiago Gadelha 25/03/2021minha estante
Então mergulha de vez nas obras dele, pq no mínimo você vai ter uma leitura diferenciada.

Talita.Lobo 10/10/2021

Imprevisível
Começo a resenha falando que o texto é imprevisível porque a mim ele tomou rumos completamente diferentes do que eu esperava. O livro é um compilado de vários trabalhos de Tolkien. Daí que já não se demora para perceber que não é um livro simples. Eu tenho a impressão que a primeira vez que eu leio algo de Tolkien nunca consigo acessar o ponto alvo. Essa leitura não foi diferente. Não achei um livro ruim. Pelo contrário. A primeira parte do livro ele vai falar sobre o estilo ?contos de fada?, em uma linguagem bem acadêmica, muito próximo de um paper de pesquisa. Logo depois ele faz um ?elogio? aos mitos, por meio de uma linguagem poética. Conta um conto, ?folha de cisco? que trás a construção de uma história com uma ?moral? a ser pensada e refletida, e por fim apresenta uma ?releitura? de um ?conto clássico?. Percebam que eu mal consigo escrever alguma palavra se ?aspas?. Porque de fato foi uma leitura agradável e proveitosa, mas me deixou aquela certeza indubitável de que preciso de várias leituras pra chegar em um bom entendimento da obra.
Joao 10/10/2021minha estante
É o "efeito Tolkien mesmo" heheh.
Eu tenho essa obra em casa e pretendo ler. Queria ler algo dele que fugisse um pouco da ficção e fosse mais acadêmico mesmo.

Senhor Aragorn 19/08/2017

Árvore e Folha Resenha
J R R Tolkien, de uma forma bem critériosa nos fala sobre Contos de Fadas. Árvore e Folha, é uma obra valiosa, como uma aula apresentada através das páginas. Tolkien nos demonstra que o Reino Encantado, nao é apenas a magia imposta de maneira espalhafatosa, é necessário uma visão sobre a natureza e o sentimento dos homens, e que isso quando entrelaçados juntos, podem criar poesias elficas.
No conto Folha, de Migalha, temos um personagem nada diferente do que já vimos nas outras histórias de Tolkien. Um homem de baixa estatura e que muitos não reconhecem seu valor. Gosto de lembrar da frase de Gandalf a Bilbo Bolseiro: Você é uma pessoazinha em mundo enorme. Migalha se vê como muitos de nós, tendo a vontade de concretizar algo que nos é muito importante, mas devido a um imprevisto ele vê aquilo que tanto deseja tendo que ser posto de lado. J R R Tolkien, em determinado momento nos mostra sobre a questão da mudança nas rotinas de trabalho. Em seu tempo a habilidade de mão de obra dependia de muito mais habilidade e inteligência, com o tempo e a inovação das máquinas, o trabalho se tornou um serviço monótono. Quantos empregados, já se viram no lugar de Migalha, passando tanto tempo em um lugar fechado, que acabam perdendo a noção do tempo. O trabalho se torna algo cansativo, não apenas pro corpo, mas também para mente.
É um momento muito grandioso, quando Migalha se vê dentro da sua pintura, admirando a Árvore que tanto desejará terminar. Ele vê a floresta, que se perdia de vista e as montanhas no longínquo. Tolkien nos remete a natureza que a tanto esquecemos e a beleza da criatividade como artista. Um pintor como Migalha ou um escritor como ele.
Aegon 19/08/2017minha estante
Pela sua resenha me interessei pela leitura desse livro, que deve ser muito bom.

Lucas1429 25/04/2024

Ótimo, mas para quem é fã de Tolkien
Recomendo para quem já conhece e gosta das obras de Tolkien, mas para quem nunca leu nada do autor e não tem conexão com seus outros livros, eu não recomendo.

É uma leitura bem densa e leva tempo pra você conseguir absorver o significado de suas palavras. Principalmente na primeira parte que lembra um formato de artigo científico.

A melhor parte do livro para mim foi o conto "Folha de Cisco", já é um dos meus contos favoritos e acredito que irei reler várias vezes ainda. Só por esse conto já valeu muito a pena.

Rafa 22/12/2013

Tolkien é incrível. De um intelecto enorme, de uma grande sensibilidade. O livro discute o 'conto de fadas' da forma que ele merece ser dicutido, considerado, fechando com uma reflexão excelente sobre a Criação e o conto Folha, por Migalha que suscita muitas hipóteses ao leitor e surpreende com a abrangêcia do tema.

Pati 27/01/2014

Obrigatório para fãs de Tolkien
Recomendo MUITO para todos os fãs de Tolkien. Começa com um artigo onde podemos ver o lado acadêmico do autor. Não podemos esquecer que ele foi professor de Oxford e escrevia os livros no tempo livre. Neste artigo ele fala sobre contos de fada e porque eles NÃO são coisas de criança. Tolkien defende a literatura fantástica e fala do preconceito contra o gênero (que persiste até hoje). O pessoal de comunicação especialmente vai adorar.

A segunda parte do livro é um conto que é imperdível e que acredito que qualquer fã da mitologia do Anel tem obrigação de ler. Nele nós podemos saber como Tolkien se sentiu diante da enormidade da Obra que tinha que escrever e como era visto como um trabalho sem importância. Eu já tinha lido uma biografia sobre o Tolkien, mas achei fantástico ver do ponto de vista do próprio autor, através de um conto, como ele se sentia sobre isto. Amei e super recomendo!

C.F. 10/02/2014

Árvore e Folha
Veja minha opinião sobre este livro no blog: entreresenhaseamigos.blogspot.com

site: entreresenhaseamigos.blogspot.com

Elessar 08/12/2014

Uma aula com J.R.R Tolkien
"Árvore e Folha" inclui o ensaio "Sobre contos de fadas" e o conto "Folha, de Migalha".
Em Sobre contos de fadas, temos um diálogo fascinante do professor Tolkien sobre o significado dos contos envolvendo seres encantados, destruindo os tolos rótulos criados pela sociedade contemporânea que persistem em amarrar os mundos fantásticos unicamente à literatura infantil.
O ensaio é por fim ilustrado com o belíssimo conto Folha, de Migalha, que de forma alegórica, expressa a importância da Fantasia como o auge da arte da criação.
Recomendado não só para os fãs do autor, mas como para todo aquele que tem tem apreço pela arte da escrita/literatura e acima de tudo, para os que buscam recuperação, escape e consolo em mundos secundários.

Luiza 01/05/2015

Folha, de Migalha
Me esforcei muito pra ler "Sobre contos de fadas" mas realmente não gostei e não terminei de ler. Porém minha nota vai pelo "Folha, de Migalha" que é sensacional!

Ronan.Azarias 26/06/2015

Interessante, mas complexo.
Árvore e folha é um ensaio de Tolkien sobre a ideia de contos de fadas onde ele discute o que é realmente o conto de fadas e o quais as suas reais características, bem como deve ser apresentado as público. No final existe um conto alegórico chamado "Folha, por migalha". Ler este livro exige uma certa maturidade literária ou pré-conhecimento da obra do autor (senão a sua biografia) para compreender a complexidade e abrangência do que etá neste livro. Ler o ensaio sem pelo menos saber que Tolkien defendia que contos de fadas também serviria para adultos pode confundir e nublar o entendimento do leitor, bem como ler "folha, por Migalha" sem vê-lo como uma alegoria à vida, pode fazer com que o leitor não aproveite 100% da leitura. Contudo, o segundo pode ser lido casualmente, ao contrário do segundo. É um livro complexo e rico, porém lê-lo por ler pode não se ruma boa ideia.

Dani 07/07/2015

Dividido em duas partes, Árvore e Folha contém um ensaio (Sobre contos de fadas), que traz a opinião do autor a respeito do público alvo desse tipo de literatura, suas origens, e outros detalhes importantes; e também um conto (Folha, de Migalha), tão sutil e simples, mas ao mesmo tempo recheado de informações importantes que não podem deixar de serem ligadas ao próprio Tolkien. Livro que merece (e muito!) ser lido.

Cruz Santos 25/09/2015

Mais uma obra digna de leitura !
#ArvoreEFolha publicado no Brasil pela @editorawmfmartinsfontes, foi originalmente publicado em 1964 com título #TreeAndLeaf", na verdade este livro contem um ensaio intitulado "Sobre contos de fadas" ( #OnFairyStories ) e um pequeno conto "Folha, de Migalha ( #LeafbyNigle ). No primeiro, #Tolkien expõe sua opinião de forma crítica e em alguns pontos filosófica sobre a origem e estrutura dos contos de fadas, discorrendo desde natureza e formação da estrutura fantástica, composição básica e até mesmo algumas considerações sobre a errônea associação entre contos de fadas e leitura infantil. Nesse sentido os leitores de Tolkien sabem muito bem que contos de fadas definitivamente não são para crianças. Talvez a primeira parte do livro não agrade a leitores mais jovens por se tratar de um ensaio aos modos acadêmicos (?) , mas ainda sim é muito interessante entender como o Professor Tolkien enxerga a criação do mundo mágico e quais são seus componentes básicos. Para apreciadores de literatura fantástica como eu, considero uma leitura indispensável e nem é tão longa assim, apenas 80 paginas =). A outra parte do livro ou o conto Folha de Migalha, escrito entre 1938-39 é uma história muito, muito linda, alguns dizem que é uma alegoria do processo criativo de Tolkien, embora o mesmo diga não escreve e nem gosta de alegorias. No entanto, lendo, realmente dá pra imaginar o Professor naquela estória principalmente considerando sua vida como escritor antes de se tornar o mito que é hoje em dia. O conto fala sobre um pintor muito dedicado, cujo tema principal de sua obra é uma grande árvore. Ele quer que essa pintura em especial seja perfeita, embora seja um pintor mediano, consegue dar identidade, forma e cor a cada detalhe mínimo do grande painel, em especial as folhas da grande árvore. Contudo ele não tem muito tempo restante e nunca consegue terminar a obra, pois sempre é atrapalhado por vizinhos (bastante mal agradecidos) que sempre estão precisando de ajuda, além disso ele está apreensivo pois tem que fazer uma longa jornada, "a viagem de sua vida", e quando o tempo é chegado, algumas coisas inesperadas acontecem e sua obra não está completa mas nem tudo está perdido onde a magia pode acontecer... A estória embora pequena é cheia de significados, um conto de fadas de fato, vale a pena ser lido, indico o/ .

site: @evertoncruzsantos

Luiza.Thereza 29/10/2015

Árvore e Folha
livro é composto por um ensaio e um conto, que foram escritas na mesma época em que O Senhor dos Anéis.

Uma das coisas comentadas no ensaio “Sobre contos de fadas” é que a nossa definição sobre contos de fadas talvez seja errônea, ou no mínimo incoerente: se as fadas são seres naturais, mas que normalmente estão além de nosso alcance, porque agrupamos as histórias em que elas interferem em nosso mundo com aquelas em que elas nem sequer são abordadas (como as iniciadas e/ou vividas em um sonho)? Tolkien também discorre outros aspectos dessas histórias: De onde surgiram? Para quem são feitas? Como foram (ou como são feitas)? E, talvez a mais importante, por que esses contos fantásticos são tão importantes para nós a ponto de sobreviverem por tanto tempo, por tantas maneiras diferentes e mesmo com tantas adaptações e modificações.

A segunda parte do livro pertence ao conto Folha, de Migalha. O que me surpreendeu foi que esse conto é simples, sem as grandes magias dos contos de fadas, mas tão fantástico quanto. E você o lê e nem percebe o tempo passando. O conto narra a história de um homem que tenta pintar um quadro, mas sempre é impedido de concluí-lo, até que um dia ele tem que sofrer algumas mudanças na vida (uma mudança prevista, mas que sempre era ignorada). É considerada a única narrativa escrita por Tolkien que contém uma alegoria ao seu processo criativo e as dificuldades encontradas nesse processo. O Tolkien seria o Migalha enquanto a obra não terminada seria o Senhor dos Anéis e os outros livros de seu Legendarium.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2014/05/arvore-e-folha-j-r-r-tolkien.html