Árvore e Folha

Árvore e Folha J. R. R. Tolkien

Resenhas - Árvore e Folha

Matheus 04/12/2013

Desde que li a biografia de Tolkien me interessei pelo conto "Folha, de Migalha", dito por ser uma alegoria na vida do escritor. O conto é encantador. Realmente encontrei vários pontos similares a vida de Tolkien tratados em sua vida. Entre eles, chamaram minha atenção a criação de sua obra prima: O Silmarilion, cujo Tolkien envolveu-se até o fim de sua vida; a desvalorização de seu trabalho e, arrisco dizer, da arte em geral pelo público que acaba sendo adestrado a engolir apenas um tipo de "entretenimento", além de um desejo de se adentrar a sua própria obra, mostrando como Tolkien era apaixonado por sua criação. Folha, de Migalha é, portanto, não apenas uma alegoria a vida de Tolkien, mas uma alegoria a vida de todos os artistas que amam seu trabalho e se transpõe inteiramente à ele. Belíssimo conto.

Nado 26/01/2022

Essa obra do mestre da fantasia, pela primeira vez completo no Brasil em uma edição de 2020, traz quatro textos independentes. Cada um deles narra um fato com as suas particularidades na escrita.
O primeiro é ?Sobre Estória de Fadas?. Nessa narrativa o autor colocou vários elementos para explicar uma apropriada estória de fadas. É válido ressaltar que o termo ?estórias?, no ano em que o texto foi escrito, se referia a contos populares irreais. Por sua vez, Tolkien procurou ao máximo trazer pontos aqui para justificar a escrita de um ?conto de fadas? para o seu público, independente da idade e do que essa história traga.
O segundo texto, escrito em poema, é ?Mitopeia?. Na forma da tão temida ?balada? para muitos leitores (como eu), ele procura explicar um pouco dos encantos que há em Feéria, mesclando ficção com não-ficção.
O terceiro conto, o qual eu mais gostei, é ?Folha de Cisco?. Aqui, Tolkien narra uma história fictícia, implementando nela um pouco de como foi a sua vida com relação às artes. J. R. R. Tolkien era um autor que estava sempre em busca da perfeição, o que ele deixou bem pontuado nessa história e com tal característica em todo o seu legado.
A obra se completa com ?O Regresso de Beorhtnoth, Filho de Beorhthelm?, trazendo uma narrativa poética da Batalha de Maldon. Para contar essa história, Tolkien usou a premissa do diálogo entre dois homens em um cenário de guerra com dois contrastes: heroísmo e soberba.
Confesso que essa não foi a melhor leitura que eu fiz do autor. Achei bem difícil o entendimento do primeiro texto, além de ter dificuldade em ler os outros textos que são em forma de poema, o qual não me agrada muito, mas isso é apenas um gosto pessoal. Apesar de ir com uma expectativa alta e ter voltado frustrado, é uma leitura válida que nos aprofunda um pouco mais no universo do autor. Tolkien mostrou que, além de ser um ótimo contador de histórias, é um conhecedor excepcional da literatura de seu país, nos trazendo ainda ótimos escritos reflexivos sobre como ele acredita nas suas narrativas e no mundo real.

elisarss 02/04/2021

Árvore e Folha.
Achei um pouco diferente dos outros livros que li do Tolkien.

Em Árvore e Folha, ele começou descrevendo como funciona o universo contido nas Estórias de Fadas.

Há também três contos que mergulham neste universo da fantasia, trazendo com clareza o que o autor definiu como "contos de fadas".

Vale a pena se você quiser arriscar sair da zona de conforto pela tamanha complexidade do livro. ?
Cams 02/04/2021minha estante
chocada que tem fadas no universo do tolkien, nem fazia idéia

elisarss 02/04/2021minha estante
Ele usou o termo "fadas" para englobar elfos e tudo o mais. Como se todos os seres de um universo paralelo fossem definidos por isso. ?

Cams 02/04/2021minha estante
aaaah simmm kkkk desculpa então boiei aqui

Ogaiht 20/04/2021

A Visão de Tolkien Sobre a Fantasia
O livro não é um texto único. Ele contém um ensaio chamado Sobre Estórias de Fadas, onde Tolkien esclarece várias crenças incorretas sobre os contos de fadas e o quão difícil é escrever fantasia. Há no livro também um conto chamado Folha de Cisco que me parece uma alegoria ao fato de produzir uma obra de arte (seja um livro ou uma pintura) mostrando que nem sempre conseguimos criar aquilo que imaginamos na nossa cabeça e que há sempre coisas da vida que nos impedem ou nos atrasam para produzi-la.

Gustavo 09/05/2020

Um livro bem diferente do mestre da fantasia...
Um livro mais técnico de Tolkien, um ensaio, muitas vezes crítico, em outras vezes elucidativo, em outras, instrutivo dentro do mundo criado por Tolkien. Apontamentos muito válidos dentro do mundo da fantasia existente na literatura universal, com críticas a comparações efetuadas sobre a concepção de contos de fadas e fantasia.
Um conto de muita reflexão, como claro não poderia deixar de ser.
Como li em uma resenha antes de ler esse livro, irei parafrasear: esse livro é pequeno só em tamanho, mas gigante em qualidade e conhecimento.

@prazerliterariooficial 18/07/2022

Árvore e Folha é uma coleção eclética, provocativa e divertida de obras que revelam a diversidade de J.R.R.Tolkien, juntando com a profundidade de seu conhecimento da história inglesa e a amplitude de seu talento como criador de ficção fantástica, tornando a escrita e o entendimento fluídos.

Romeu Felix 14/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Árvore e Folha" é uma coletânea de ensaios escritos por J.R.R. Tolkien, o renomado autor britânico conhecido por sua famosa trilogia "O Senhor dos Anéis". Publicado originalmente em 1964, o livro foi relançado em 2013 pela editora WMF Martins Fontes, trazendo uma nova oportunidade para os leitores explorarem o mundo criativo e a mente brilhante de Tolkien.

Composto por dois textos principais, "Sobre Histórias de Fadas" e "A Folha de Niggle", "Árvore e Folha" oferece uma visão única sobre a abordagem literária e filosófica do autor. No primeiro ensaio, Tolkien discute o papel das histórias de fadas na literatura e na sociedade, argumentando que elas são uma forma valiosa de escapismo e de exploração da imaginação humana. Ele explora a importância do "eucatastrofe", um momento de reviravolta ou resolução positiva em uma história, e como isso pode trazer esperança e satisfação aos leitores.

Já em "A Folha de Niggle", Tolkien narra a história de um pintor chamado Niggle, que é obcecado em criar uma obra de arte perfeita, representada por uma árvore. No entanto, sua vida é repleta de distrações e ele é constantemente interrompido em seu trabalho. Quando Niggle morre, ele acaba em um lugar que se assemelha ao purgatório, onde precisa completar uma tarefa antes de seguir adiante. Através dessa narrativa, Tolkien aborda temas como a criatividade, o propósito da arte e a importância de valorizar as coisas simples da vida.

O estilo de escrita de Tolkien é conhecido por sua riqueza de detalhes e por sua habilidade em criar mundos fantásticos. Em "Árvore e Folha", essa qualidade é evidente em sua descrição da Árvore de Niggle e nas paisagens vívidas que ele retrata. O autor também demonstra seu domínio da linguagem, utilizando-se de metáforas poéticas e de um tom reflexivo que nos faz refletir sobre questões mais profundas da vida.

Uma das principais qualidades do livro é a sua capacidade de estimular a imaginação do leitor e de despertar sua curiosidade. Tolkien nos convida a refletir sobre a importância das histórias e sobre a conexão entre a realidade e a fantasia. Ele nos lembra que a imaginação é uma ferramenta poderosa que nos permite explorar novos horizontes e enxergar o mundo com olhos renovados.

Embora "Árvore e Folha" possa ser considerado um livro de nicho, destinado principalmente aos fãs de Tolkien e aos estudiosos de sua obra, ele também pode ser apreciado por qualquer pessoa que busque uma leitura inspiradora e reflexiva. Os ensaios contidos neste livro fornecem uma visão privilegiada da mente criativa de Tolkien, revelando as bases filosóficas e literárias de suas histórias épicas.

Em resumo, "Árvore e Folha" é uma obra notável que oferece uma perspectiva fascinante sobre a escrita e a imaginação de J.R.R. Tolkien. É uma leitura cativante e enriquecedora para os fãs de sua obra, bem como para qualquer pessoa interessada em mergulhar em ensaios profundos e significativos sobre a importância da ficção e do poder da imaginação.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

juliafinamore 16/07/2020

só faltou eu entender as referências
pra tese de tolkien sobre fantasia eu dou a maior nota possível, a tese dele sobre a eucatástrofe é simplesmente incrível. a demonstração dele no conto folha de cisco foi bem interessante tbm. agora eu vou ser honesta, a última parte do livro pra mim daria no mesmo se ele escrevesse em grego, não entendi nada, provavelmente por ignorância minha mesmo. mas no geral se fosse avaliar somente o a tese e o conto daria 5 estrelas. estou muito ansiosa pra ler senhor dos anéis!

Julia.Miquelini 16/03/2023

Tolkien
Sobre Estórias de Fadas e Folha de cisco me ganharam com enorme facilidade. Os demais trabalhos foram mais densos, mas ainda sim, gostei bastante. Tentando entrar no mundo de Tolkien.. tô curtindo.

Guilherme Dehon 28/03/2022

Não estava preparado... Tomei uma surra!
Em Árvore e Folha, gostei muito de Folga de Cisco... tive, digamos, uma "compreensão" melhor...

Porém, não me atrevo a resenhar está obra... Não sou/estou preparado para tal missão Hercúlea, sendo assim, deixarei o link de uma resenha espetacular desta obra singular!

Com certeza precisarei ler outra vez... Com calma!

Ah! E não vou inventar moda de ler Tolkien e Lewis (O Problema da Dor), ao mesmo tempo... Não aproveitei nem um nem o outro.

Quase tive um colapso!

No meu caso, quantidade não tem nenhuma serventia.

Mari 19/09/2020

Muito bom o livro gente!!
Terminei mais um livro neste mês de setembro. Que livro incrível!! Este livro o Tolkien nos conta com que base ele desenvolveu suas histórias, contando as leigos da fantasia todas as categorias, raças e magias para seus leitores. E no final um lindo conto de Folha: A migalha ???? recomendo.

Mandark 06/01/2023

Tolkien sendo grandioso.
Incrível o poder que o Tolkien tem de transformar qualquer narrativa fantástica em um mundo plausível de estar presente em um livro de história. Sua eloquência e seu poder criativo são por vezes insuperáveis. É fácil crer em tudo que ele é capaz de criar e, principalmente, seu poder de convencimento é avassalador. Destaque para Cisco, o personagem que por vezes parecia uma descrição exata de minha própria e egoísta existência.

Mary Jane 08/07/2021

Livro com mecanismo diferente
O livro fugiu da proposta que eu esperava. Não foi um livro no qual procurei saber muito antes de comprar, eu me interessei pela capa e por conhecer algumas histórias de Tolkien.

O livro traz apenas 1 conto em forma de história, que pude notar a essencia de Tolkien, porém, o resto do livro é dividido em termos técnicos, conceitos e abordagens em forma de poema.

Luan Medeiros 19/11/2020

Ótimo estudo e contos
A primeira parte é um estudo de ótima qualidade sobre estória de fadas. Já o conto de folha de cisco é de uma qualidade incrível.

Káren 30/05/2021

Incrível!
O livro está dividido em quatro partes que nos trazem muitas lições e ensinamentos. Na primeira Tolkien escreve "Sobre Estórias de Fadas" as origens, porque esse gênero é atribuído como "feito para crianças ", a Fantasia, o Mundo Secundário que propõe Recuperação, Escape e Consolação. Foi uma experiência muito interessante, durante a leitura tive a sensação de estar ouvindo uma palestra do professor.

A segunda parte é Mitopeia, um poema "a alguém que disse q mitos eram mentiras" que ele deixa claro que foi escrito para o C.S Lewis.

''Folha de Cisco" foi um conto maravilhoso, com uma narrativa bem envolvente. Cisco, assim como muitos de nós, viveu tão preocupado com o amanhã, se prendendo aos detalhes e deixando de viver no presente, e só deu conta disso quando chegou "A Grande Viagem".

Na última parte, Tolkien traz uma interpretação dos versos do poema "A Batalha de Maldon" nos apresentando que pela vontade de uma única pessoa, muitos pagaram por uma escolha tomada pelo orgulho.

Para os leitores de Tolkien que desejam conhecer outras obras do autor, recomendo muito a leitura de "Árvore é Folha". É uma obra fantástica!!