1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Yan Augusto 05/07/2020

O que é a realidade?
A trilogia gosta de explorar os conceitos de realidade e alienação, um romance fantástico (em todos os sentidos)... Não se esperava menos do Murakami.
Porém, spoiler: é sobre o amor.

Way 23/07/2020

Fantástico
Livro que prende a atenção na riqueza dos pequenos detalhes

Luiza Riveiro 30/07/2020

Se eu precisasse resumir a leitura desse último volume de #1Q84 em uma palavra, eu com certeza diria decepção. Não me leve a mal, eu continuo amando o Murakami e a própria trilogia 1Q84, mas é só que esse volume não conseguiu (nem de perto) responder às expectativas criadas nos dois primeiros volumes.
Ao ler o livro, fiquei com a impressão de que o Murakami não sabia como terminar a trilogia e, por conta disso, acabou usando meios um pouco inverossímeis. Há toda uma tensão no livro que te faz lê-lo rapidamente (dos três volumes, foi o que eu li mais rápido), mas os acontecimentos que criam essa sensação somem assim que deixam de ser importantes. Eles estavam lá apenas para criar essa ansiedade no leitor.
Todo o livro é construído em torno de um problema, que é "resolvido" num piscar de olhos nas últimas 40 páginas... E eu acho que isso é o pior. O livro foi terminado meio que de qualquer jeito e focou em apenas um ponto de toda a história, e isso era o que eu menos esperava ao ler os dois outros volumes. Apesar disso, ainda acho que vale a pena ler 1Q84. Não tanto pelo desfecho dessa história, mas mais pela forma como ela se constrói nos dois primeiros livros.

Se você gostou da resenha, vai lá no instagram (@nocaminhoumlivro) ver a foto e seguir a gente! O link tá aqui embaixo!

site: https://www.instagram.com/p/CA8m8vpjK3t/

Luiza Riveiro 30/07/2020

site: https://www.instagram.com/p/CA8m8vpjK3t/

Leonel 17/08/2020

Surreal e interessante
1Q84 é uma trilogia de livros ambientada no Japão no ano de 1984.
Conta com dois protagonistas Aomame (uma professora de educação física que desempenha as vezes o trabalho de assassina) e Tengo (um professor de matemática, que nas horas vagas se dedica a escrever romances). No primeiro livro ambos os personagens em situações diferentes se vêem à borda de eventos relacionados a um estranho e isolado culto.
A narrativa descreve as atividades e o cotidiano dos dois protagonistas Aomame em uma de suas missões de assassinar um homem e Tengo que é incumbido de 'reescrever' um romance "A Crisálida de ar" que é uma história de autoria de uma jovem de 17 anos cujo pseudônimo é Fukaeri, a história segue um ritmo de alternância de narrativa entre os dois personagens e apenas do meio para o final do primeiro volume é revelada a existência de uma ligação entre os personagens.
No segundo volume Aomame e Tengo se envolvem em eventos que alteram e muito suas respectivas vidas, Aomame recebe uma nova missão de assassinato que tem como alvo o homem que é tido como líder de uma seita, ao mesmo tempo Tengo está tendo que lidar com o sucesso do romance que reescreveu em segredo e com as investidas da seita religiosa em sua vida, pois inadvertidamente os romance contém informações sobre a seita e seus segredos, nesse ínterim os dois personagens começam a buscar um pelo outro.
No terceiro livro é inserido o ponto de vista narrativo sob os outros de um terceiro personagem Ushikawa (que já aparecia nos outros livros), esse personagem trabalha juntamente com a seita e recebe a incumbência de encontrar Aomame. A narrativa segue ainda em alternância entre os três personagens Ushikawa, Aomame, Tengo; cada um em seus esforços para encontrar uns aos outros cada um por seus próprios motivos.
O tempo todo há eventos que ocorrem a margem da história, esses eventos tem uma relação muito forte com 'a crisálida de ar' e acrescentam em muitos pontos elementos de grande surrealidade, há também acontecimentos 'misteriosos' que são mencionados e tem lugar na história em dado momento, mas não são esclarecidos (dentre esses acontecimentos estão assassinatos e o desaparecimento de uma personagem relevante) o que deixa o leitor (pelo menos me deixou) muito curioso (talvez tenham explicações sobre isso em alguma outra obra do autor - ou não).
Gostei dos livros, achei a narrativa cheia de elementos curiosos, citando filmes, atores, atrizes, músicas e outros livros e estilos, tudo isso bem entremeado na relação entre os personagens e seus diálogos.

Mikael 08/10/2020

Bom, mas decepcionante
Eu sempre ouvi falar que o final de 1Q84 era decepcionante e sempre tive curiosidade de descobrir o porque. Após terminar, eu entendi o que desagradou muitas pessoas - a completa ausência de respostas aos mistérios e questionamentos que Murakami jogou durante a trilogia. Todavia, eu discordo deste apontamento, pois não acho que a história necessite de explicações. Inclusive, acho que ele deixou bem claro desde o início que as respostas não eram o foco principal da história

Então o que me desagradou?

Eu acredito que exista um limiar entre a ausência de respostas e a ausência de história. Eu não precisava saber o que é o povo pequenino, qual o significado maior da religião, o que é, de fato, 1Q84. Mas acho que Murakami pecou ao não explorar mais este lado da história, tornando o terceiro livro extremamente monótono.
Eu gosto de contemplação, reflexão e ficar no silêncio da mente dos personagens, o problema é que depois de dois livros disso, o terceiro fica redundante. Já não tem muito mais o que falar sobre a psique do Tengo e Aomame, e parece que ficamos andando em círculos, ouvindo coisas que já sabemos ou informações que não acrescentam nada relevante a essa altura do campeonato

Porém, a maior falha para mim, é o personagem Ushikawa. Ele não acrescenta nada à história, fica descobrindo informações que já sabemos (e no nível de um sherlock holmes, fazendo ligações absurdas e inusitadas), e foi um desperdício não usá-lo para nos fazer conhecer melhor a religião. Honestamente, depois de 900 páginas de desenvolvimento de personagem, você já não tem paciência para desenvolver um novo personagem do zero.

1Q84 é uma obra incrível, porém este terceiro volume enfraquece seus antecessores, pois parece que Murakami já não sabia mais o que fazer e nem qual caminho seguir - ou até pior, mudou de ideia e decidiu levar a história para outro rumo, deixando para trás tudo que foi colocado anteriormente. Este livro poderia muito bem ter sido diluído para fazer uma obra de dois livros. Mas no todo, merece ser lido

Leticia 09/10/2020

"Que bom que estou aqui!? não importa onde seja aqui..."
Tudo bem eu dizer que curti muito, mesmo sem tem entendido de verdade a historia? Espero que sim,pq... Curti muito (risos)
O livro 3 deu as resposta que eu queria, mas acredito que eu não estou pronta pra entender (mais risos)
Mas gostei bastante da jornada... Tive muito carinho pelos personagem.

Li várias conversas profundas e interessantes, esse seria o ponto positivo para mim. Não entender mas sim refletir.

Eu amei o final, fiquei tensa até a última pagina. Literalmente.
Obs:
Sou fã do Tamaru, gostaria de um livro só dele

10/10/2020

Final da saga de Tengo e Aomame, respostas para quase todas as inúmeras perguntas. A sensação é de tristeza por ter acabado. Mais da ainda do autor

Ve Domingues 25/10/2020

Um final incrível para uma história tão mágica. Amei! Livro mostra que nem sempre as coisas são o que parecem ser.

Ana Paula 25/10/2020

Terminada a trilogia de 1Q84 posso afirmar categoricamente que nunca tinha me deparado com tanta criatividade, aleatoriedade e descrições esquisitas em minha vida. A história é estranha, muito estranha, povoada de pequenos homenzinhos que saem da boca de um bode morto e esse bode tem a língua verde.
Essas criaturas não são boas nem más, sua função é criar uma ponte entre mundos de diferentes dimensões (acho que é isso) e elas ficaram bravas quando alguém escreveu a história delas em um livro e ele se tornou um best seller no Japão.
Foi muita bizarrice (no bom sentido) pra mim, então tive que intercalar os volumes com outros livros, mas eu gostei bastante. A leitura, apesar de bem diferente do que estou acostumada prende, e as descrições do Murakami são uma delícia.

arthur966 19/12/2020

"ele tinha impressão que estava vivendo num lugar que o normal é ter muitas perguntas e poucas respostas"
sim tengo você está vivendo num livro do murakami se acostume.
demorei muito pra ler os três livros na verdade eu comecei em abril e terminei em dezembro, quase intencionalmente seguindo os livros para ler no mesmo mês em que se passavam. não posso dizer que foi uma jornada ruim, mas poderia dizer que esperava mais. para mim 1Q84 não é a magnum opus do murakami (igual diz na sinopse), e na verdade esse terceiro volume foi o livro dele que eu menos gostei dos sete que li. mesmo acostumado com o estilo de não dar respostas do autor, acho que ele exagerou aqui, introduzindo uma quantidade absurda de novas informações e tramas e depois resolvendo apenas duas ou três. a escrita do murakami é incapaz de errar, mas esse sentimento que sei menos do que quando comecei a ler é um pouco frustrante. mas o final me deixou muito feliz beijo tengo e aomame amo vocês.

Edméia 27/12/2020

*Uma história de amor !!!
Neste terceiro volume, aparece o personagem Ushikawa,
advogado esperto, experiente que irá trabalhar para
o grupo Sakigate !
Aomame se vê confinada, Fukaeri cumpre a missão
dela, Tengo quer encontrar Aomame; Sakigate precisa saber
sobre Aomame e o Povo Pequenino se vê numa situação muito
difícil !
Na verdade, o que eu mais gostei nesta trilogia
de Haruki Murakami foi das histórias com as quais ele
recheou toda a narrativa principal e a descrição do
tempo, das nuvens, da lua que ele faz ! Por falar em
lua, ela possui um papel muito significativo nessa
história !!!
Aparecem muitas vezes as palavras : rádio, música,
corvo, nuvens, coruja, floresta ... o fantástico, o
sobrenatural se mescla com a realidade ! Chega uma hora
que juntamente com os personagens principais, você também
se vê em dúvida se eles estão vivendo em 1984 ou em 1Q84 !
Os mundos se misturam, se fundem ! É interessante !!!
Gostei muito das histórias de Tamaru ! Sempre que
o texto começava a falar sobre este personagem, eu me
sentia mais envolvida com a história !!!
Tamaru foi uma criança sofrida !Aomame também por
causa da religiosidade dos pais ! Tengo também por causa
do trabalho do pai e do desaparecimento da mãe dele !
O final do livro me agradou ! Acredito que Haruki
Murakami, de propósito, criou um final que , futuramente,
se ele quiser, poderá escrever o volume 4 desta história,
transformar a trilogia numa tetralogia !
Não pretendo reler esta trilogia porque não compreendi
algumas coisas, por exemplo : o que o Povo Pequenino
queria ?! Qual era a função dele no mundo 1Q84 ?! Não
entendi !!!
De zero a cinco, dou nota 3 para esta trilogia !
Por quê ?! Porque a leitura é densa, lenta; são poucas
as ações ! Mas, todavia, tenho alguns e-books do Haruki
Murakami no meu kindle e quero lê-los ! É bom saber como
vive, pensa, sente e age o povo oriental !!!

*Guaratinguetá, Dezembro de 2020.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Lótus 28/12/2020

Gostei da trilogia, mas confesso que não gostei desse volume :(
Achei que a história perde completamente o ritmo e se torna tediosa, apesar da escrita e descrições impecáveis.
Considerando a trilogia como um todo, achei a história bem interessante, mas um pouco frustrante também.. o enredo se arrasta a partir de certo momento e eu não consegui entender a utilidade da inserção de algumas cenas específicas na história. De qualquer forma, me manteve interessada o suficiente para terminar.. só gostaria de me sentir mais empolgada quanto ao fechamento da história.

Juan 27/01/2021

1Q84 (os 3 volumes) foi uma obra que começou brilhante, teve ótimos momentos no meio, mas terminou mal. O problema é que a história ficou com muitas pontas soltas. Muitas perguntas e quase nenhum resposta.
No entanto, ainda que com muitos problemas, foi uma leitura muito gostosa pra mim!