1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Rodrigo 25/09/2022

Leitura obrigatória
Neste terceiro volume acompanhamos Aomame e Tengo tentando entender onde estão e como funciona este mundo paralelo chamado 1q84. Ao mesmo tempo procuram encontrar um ao outro e escapar dos perigos que os rondam. Murakami continua tecendo a narrativa de forma hábil, na minha opinião até o desfecho que adivinhamos mas aguardamos ansiosos a sua confirmação. Gostei muito.

Ricardo 13/09/2022

Experiência eletrizante
O primeiro livro achei um ótimo começo, o segundo eu esperava que fosse bom mas não que fosse TÃO bom, foi realmente uma experiência eletrizante. Esse terceiro livro eu comecei com expectativas baixíssimas, especialmente pelas resenhas negativas, e realmente a história da maior parte se passa bem arrastada. Mas acho que tem um ponto que as coisas engatam bastante o ritmo, aí volta a ficar tão interessante quanto os outros livros. E o final achei satisfatório, acho que fechou bem.

anaartnic 07/09/2022

Através do espelho a triologia se encerra
Que triologia aaaa, o que foi 1Q84? Fui até ver se a Lua continuava igual quando terminei o livro.

A história se dá por meios dos desdobramentos da 'missão' de Aomame e do trabalho de Tengo em Crisálida de Ar. Sakigake passa a investigá-los por meio de Ushikawa e a história ganha um corpo investigativo e de suspense.

Neste último volume aconteceu tudo, e o fator 'estar em 1Q84' se tornou cada vez mais aparente, com acontecimentos fora da realidade que deixaram muitas perguntas e possibilidades na mente do leitor. Isso foi o que eu, particularmente, mais gostei pois fez com que eu me mantivesse imersa neste mundo a parte de possibilidades.

O ritmo da história não segue uma linearidade exata do tempo, tentando mostrar a visão de Tengo, Aomame e Ushikawa, detalhamente cada passo dos personagens. Isso deixou a história num ritmo um pouco mais lento, confesso, mas não são em todos os capítulos que isso ocorre, a história se desenrola bem em sua maior parte.

Preciso muito exaltar o Tamaru aaaaa, porque ele realmente enxergava as coisas da maneira que eu estava lendo a história. Foi um personagem que eu queria conhecer mais, talvez mais proveitoso que colocar capítulos do Ushikawa, mas é o meu viés e reconheço que o lado de Sakigake foi essencial.

A narração do Murakami continuou encantadora e não consigo desvendar se o seu intuito era deixar a realidade mais fantástica ou o fantástico mais real, quem sabe um misto dos dois. As 'luzes se apagam' e eu vejo cada um dos personagens retomando seu curso, e sinto que poderia encontrá-los ao sair por aí.

E para finalizar, com esse final mais em aberto, retorno a fala do pai de Tengo no livro 2: "Se você não consegue entender alguma coisa sem receber explicações, significa que continuará não entendendo, apesar das explicações."

PS. A referência a Alice ao final aaa

Gardênia Estevam 05/09/2022

Decepcionante!
O primeiro e o segundo livro são tão bons, nos prendem, mas foi um sofrimento ler esse. Diria que esse livro é uma masturbação literária, o Murakami nos enrola em quase 500 páginas mostrando que sabe escrever, sabe fazer uma boa cena, sabe escolher bem as palavras, descrever bem um ambiente, um sentimento, mas não sabe finalizar uma trilogia! Não recomendo a ninguém. Triste.

Iris Cristina 01/09/2022

Muito feliz com a leitura, nesse último livro Murakami deu umas boas enroladas, nada que não seja tipico de suas obras, as vezes chega ser cansativo!
Gostei do final, mesmo achando a resolução de tudo fácil demais e com gosto de "como assim acabou?!" O povo pequenino e Sakigake poderiam ter sidos ao meu ver mais aprofundados!
Acreditem se quiser, mas fiquei triste com o final do Ushikawa, fico pensando se não fosse pela aparência dele , sua vida não teria um rumo diferente, apesar que isso não seja desculpa de suas escolhas!
O final do pai e a mãe do Tengo foi triste e cheio de significados ao meu ver! Realmente gostei!

Rodolpho.Gonzalez 24/08/2022

"Nao-hollywodiano"
Murakami te coloca na pele do protagonista, basicamente - e se o protagonista não sabe exatamente o que está acontecendo, bem, você também não vai saber. Não é um furo, eu diria. É intencional. Procure se contentar com a ideia e o livro será melhor.

A obra poderia ser um pouco enxugada, apesar de reconhecer que a sutileza dos acontecimentos se dá justamente no meio das infinitas colocações que ele faz (razão pela qual, não houvessem elas, talvez ele não fosse tão sutil assim).

Um bom livro.

Mas prefiro Kafka a Beira Mar.

mr_reedies 16/07/2022

Um desfecho morno pra uma saga épica
1Q84 está recheado de momentos maravilhosos, mas eles não estão nesse livro, o que seria um completo problema, se o livro, em si, ainda não fosse uma boa leitura.

O Volume 3 de 1Q84 é até bem parado comparado com os outros. Uns 70% do livro são pensamentos, reflexões e processos burocráticos (pois é) que não levam ninguém a lugar nenhum. Só bem perto de o livro acabar é que as coisas começam a andar mesmo.

Não é um livro tão emocionante quanto eu esperava, mas ainda assim é uma boa leitura. A escrita do Murakami aqui continua brilhando, mas, infelizmente, aqui ela é a protagonista. Isso quer dizer que até dá pra tirar algo de bom da história, mas ele está na narrativa, não tanto no seu desfecho.

Portanto, esse livro veio para provar que nem sempre é sobre o desfecho, mas sobre a jornada mesmo, e a jornada de 1Q84 é INCRÍVEL!

Bruno.Souza 21/06/2022

Fuga para outro mundo não te livra de perguntas.
O que posso tirar desta trilogia? É que ela tinha muito a dizer, mas o autor escolheu apenas falar.
Transcrições inúteis, vários furos no próprio conceito da história, e um autor que queria a todo momento provar ao leitor que era um ser ?culto?.
O desfecho foi previsível e preguiçoso. A conclusão não nos faz querer pensar nas perguntas não respondidas, mas em como as pretenções do autor estragaram a obra.

Tulio.Gama 03/05/2022

Arrastado e longo como uma jornada solitária
Não esperava que fosse uma leitura difícil. A linguagem não é tão rebuscada, é até bem aquém do requintado. Porém, é descritiva nos pormenores, nas coisas irrelevantes do cotidiano. Essa falta de agilidade e ação ainda me recai na dúvida de ser uma intenção narrativa ou um estilo autoral. Páginas e páginas onde quase nada acontece. Mas algo passa. Tempo?
A trama não responde ao leitor. Os personagens centrais é que buscaram seus destinos. Sair do mundo mágico (fictício, ilógico) para o mundo real (verossímil, lógico). O leitor é mero investigador que tenta, em vasto vão, achar alguma explicação para o inexplicável. Mesmo de volta ao "normal", o mundo deixa de ser o mesmo que antes.
A experiência passa a ser a própria dúvida. Como se a finalidade fosse sair de um sombrio labirinto, e sentir o alívio de ter saído dele sem se lembrar do motivo de ter entrado.

Lari 23/04/2022

não me cativou
Queria e realmente tentei gostar desse livro, mas simplesmente não consegui apesar da boa escrita e da criatividade do Murakami. Foi uma leitura lenta e maçante, com algumas partes muito interessantes? Mas que não foram suficientes para me cativar no final.

JAssica45 24/03/2022

que final
o desfecho é incrível, o mundo criado por murakami é encantador e repleto de sentimentos, o amor é o que prevalece