Azul é a Cor Mais Quente

Azul é a Cor Mais Quente Julie Maroh

Resenhas - Azul É A Cor Mais Quente

Alessa_08 29/03/2023

Delicado
"Para além da nossa morte, o amor que nós despertamos continua a seguir seu caminho"

O que falar sobre esse livro? Não sei, ainda não sei. É mais uma daquelas leituras sensoriais, sabe? Apesar de a história não ter uma relação direta cmg, eu me vi em muitos conflitos internos da Clementine.

O fato do livro começar pelo final já me fez pensar "ué, ela se matou??". Mas conforme fui dando continuidade a leitura fui conhecendo a verdade sobre quem era Clementine. A última página em que temos o final da carta foi o que mais me tocou, por causa da forma da Clementine de falar sobre o amor. O que é o amor? O amor é eterno? O que é o amor eterno?
Quando temos ali a visão que o livro traz do amor, conseguimos sentir ainda mais a intensidade sentimental que aquela leitura carrega. Eu achei sensacional e triste, ou melhor, sensacionalmente triste.

Acerca de indicação, eu acho que depende muito. Se você faz parte da comunidade alfabética acho que seria bom vc ter o conhecimento. Se você é um adolescente/jovem que vive em conflito consigo talvez também seja interessante. Não é algo que eu indicaria para todo mundo, acredito que seja para situações-pessoas mais específicas.

"O amor talvez não seja eterno, mas a nós ele torna eternos..."

Tudo pode chegar ao fim, seja a vida, o amor, o que for, entretanto a lembrança que fica será eterna.

Matheus.Lamec 25/03/2023

Delicado e emocionante!!
Uma história que toca do início ao fim. No começo eu estranhei muito o traço do desenho, mas logo me acostumei e percebi que dá um ar muito único a ele. A história é realmente bela e triste, mas queria que o final fosse outro.

Miris 22/03/2023

O começo já contando o fim da história me supreendeu muito e me deixou curiosa pra saber como chegou naquela situação. Me doeu ver como a homossexualidade era tratada nos anos noventa, mas então doeu mais ainda perceber que as coisas não mudaram tanto assim...
Gostei da dinâmica dos problemas das protagonistas, Clementine já passa pelos dilemas de ter 15 anos e estar na adolescência além de estar se descobrindo, mesmo tendo certeza de seus sentimentos por Emma ela sufoca esses pensamentos e isso reflete nela ficando frustrada, com raiva e medo, se fechando cada vez mais. Emma que está em um relacionamento não muito bom e que mesmo assim não consegue sair, e também não está pronta pra largar tudo pela Clementine por medo de ser abandonada quando a "curiosadade" dela passar. Apesar de tudo a atração das duas é mútua e forte desde o primeiro encontro (achei fofo visualmente os quadrinhos passando a ter tons azuis quando a Emma chega na vida de Clementine, apesar dessas cores terem um significado mais profundo na HQ).
É uma leitura rápida mas sensível e li por recomendação de uma amiga, é uma pena que o filme seja tão problemático, mas fico com as coisas boas do livro. Azul é a cor mais quente é uma história de amor trágica que traz coisas reais, o preconceito, a ignorância e descoberta, poderia ser facilmente uma história da vida real.

ayyrwsm 19/03/2023

Tristeza
Tudo estava indo "bem" de um certo jeito, estou me sentindo triste por causa do final, uma boa historia

Caroline 19/03/2023

O que eu senti lendo essa HQ
Uma leitura de 50 minutos que resumiu muitos de meus medos e barreiras, também mostrou que vale a pena mesmo não tendo o final esperado.

lanareading4ever 18/03/2023

Meu anjo de azul Azul do céu Azul dos rios Fonte de vida.
"Emma... você tinha me perguntado se eu acreditava no amor eterno. O amor é obstrato demais, é indiscernível. Ele depende de nós, de como nós o percebemos e vivemos. Se nós não existíssemos, ele não existiria. E nós somos tão inconstantes... Então, o amor não pode não o ser também.
O amor se inflama, morre, se quebra, nos destroça, se reanima.. nos reanima. O amor talvez não seja eterno, mas a nós ele torna eternos...

Para além da nossa morte, o amor
que nós despertamos continua
a seguir o seu caminho."

Eu estou em choque, não cabe palavras o suficiente no dicionário português que consiga descrever o que realmente é esta HQ. Isso é uma obra divina. Cita como é difícil ter que lidar com o preconceito, o quão complicado e confuso é se descobrir e se aceitar antes mesmo de qualquer pessoa te aceitar. Trata-se de uma realidade, que não é para poucos nem para fracos, só quem já passou por isso sabe o quão dolorido é. A liberdade é um propósito que para se alcançar temos que abrir mãos de algumas coisas e/ou até pessoas, das mais importantes e especiais para menos significantes. Viver num mundo com o padrão implantado pela própria sociedade, faz nós refletir quem é o errado, não escolhemos nascer do jeito que nascemos, apenas somos quem somos. Até descobrir quem realmente deveríamos ser.

Paolinha. 17/03/2023

Uma das minhas graphics favoritas antes mesmo de ter virado um filme. Já perdi as contas de quantas vezes já reli.

Marcos774 15/03/2023

Azul é a Cor Mais Quente
Uma história intensa cheia de autos e baixos que realmente mostra a face das personagens e das pessoas da época(atualmente também é do mesmo jeito), não é um romance fofo pois o intuito do livro não é ser fofo mais sim mostrar ao mundo a sua grandiosidade.
Me marcou, essa obra é atemporal e me mostrou que mesmo vc tendo um amor verdadeiro por n's motivos pode ser que ele não aconteça.

yas.2 11/03/2023minha estante
a hq é muito perfeitinha amiga. Mas o filme é super problematico, exclui ele da sua memoria. Nos bastidores o diretor assediava e sexualizava muito as atrizes

Nay 11/03/2023minha estante
Li a respeito. E ainda temos esse problema, agressão contra nós, mulheres. Infelizmente a arte perde todo sentido né? Mas bora lá, excluindo da memória... a HQ ganhou meu ?

Jennifer Souza 09/03/2023

Azul é a cor mais quente
Assisti o filme há vários anos mas só li agora. Achei bem diferente, muito mais triste e pesado. Gostei, mas não vou ler novamente...

Henrique.Santos 07/03/2023

Esperava mais
Muito se fala sobre esse livro e da polêmica em torno do filme, pensei em dar uma chance pra esse livro e de verdade, não senti que é isso tudo o que falam. ou talvez meu erro seja eu estar lendo esse livro agora aos 24 anos, talbez quando eu tinha 15 esse livro fosse fazer algum sentido.

mas não é que seja ruim, ele entrega aquilo que promete, ele apenas não funcionou pra mim.

amandoca_ 05/03/2023

???????????????????????????????????????????????????

Kauane26 04/03/2023

Ganhei de um amigo , nunca assisti o filme e fiquei com um pé atrás por causa de polêmicas , mas foi uma leitura bem fluida e li em menos de 1 hora , gostei mas me senti desconfortável com certas coisas