A cidadela

A cidadela A. J. Cronin...

Resenhas - A Cidadela

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Joao.Merola 12/03/2020

Livro muito bom, em nenhum momento a leitura se arrasta, o escritor consegue manter uma leitura agradável o tempo todo. Alguns momentos emocionantes que, na minha opinião, poderiam ser melhor explorados pelo escritor, para que realmente o leitor caísse em lágrimas, achei que foi breve nessas partes. Recomendo a leitura, não somente aos estudantes de medicina, mas a todos, estória triste, mas com uma lição de vida.

Andrea.Oliveira 12/03/2020

A Cidadela, conta a história de vida do recém formado médico Andrew Manson, que descobre em seu inicio de carreira que a maior parte do que foi ensinado na faculdade, não é o suficiente para exercer sua profissão. E com muito estudo particular e persistência consegue tornar-se um respeitoso clínico em Londres. Porém tem que se decidir entre a sua consciência nobre e honesta, ou no ganho de dinheiro fácil, enganando seus clientes com remédios da "moda" pouco eficazes nas doenças. (prática adotada por todos os médicos residentes em Londres). Comecei a ler esse livro por indicação do ator Antonio Fagundes, em seu podcast Clube do Livro, uma ótima dica de leitura, em que refletimos sobre sucesso, honestidade e caráter!

Gabriel 20/10/2021

Uma leitura necessária
Um livro excelente, cheio de reviravoltas e reflexões. A principal delas é sobre a ética e o verdadeiro sentido das ações e o real motivo que alguém escolhe seguir a profissão de médico. Um livro necessário a todos os que pensam em seguir ou admiram a profissão.

Cintia (@jeitolivrodeser) 05/07/2020

Em A Cidadela, o autor A. J. Cronin conta a história de um jovem médico recém formado no início do século XX. Andrew Manson é um protagonista bem real, cheio de medos e inseguranças, muitas qualidades, mas também muitos defeitos. Na trama, vamos viver junto com ele os seus sucessos e fracassos ao longo dos anos no desenvolvimento de sua carreira profissional e da sua vida amorosa.

Esse é um romance cheio de dilemas morais e questão éticas. Apesar de ter sido lançado a primeira vez em 1937, reflete muito o que acontece ainda hoje em relação a corrupção na área da saúde, por outro lado retrata de forma emocionante o amor pela profissão e o autor ter sido médico sem dúvida contribuiu muito pro realismo da obra.

Para mim foi mais uma maravilhosa experiência literária, cheia de reflexões sobre honestidade, caráter e de como é importante nos manter fiéis a nossa essência. Recomendo muitíssimo!

Joana Grigorio 07/07/2020

Difícil não sonhar os sonhos do jovem médico Andrew, todo seu amor pela profissão e a vontade de transformar o mundo em um lugar justo. Ele mostrou seu melhor e seu pior e cresceu muito como ser humano, teve muito desafios, por um momento pensei em odiá-lo mas é difícil jugar suas razões. Uma leitura agradável que eu recomendo.

Rafaela.Saragiotto 10/08/2020

?A cidadela?, de A. J. Cronin (1937)

Com ares autobiogra?ficos, o me?dico e escritor A. J. Cronin conta a saga do Dr. Manson, me?dico de origem humilde, que rece?m-formado, cheio de sonhos e ambic?o?es, inicia o ofi?cio em uma cidadezinha de mineradores de carva?o no Pai?s de Gales na de?cada de 20.
Desenvolvendo pesquisas sobre doenc?as pulmonares ocupacionais, Manson vai aos poucos crescendo na profissa?o, conquistando ti?tulos, riquezas e o aprec?o da classe me?dica.
Ao longo de sua trajeto?ria, o jovem doutor conhece a face sombria da Medicina ? uma profissa?o corrompida por muitos me?dicos imperitos e a?vidos por dinheiro.
O livro aborda muitos temas relevantes e atuais, como a degradac?a?o e elitizac?a?o da classe me?dica, a avareza e como essa pode destruir a pessoa e suas relac?o?es. Reflete tambe?m sobre o verdadeiro propo?sito do me?dico ? um elo de confianc?a entre a populac?a?o e a promoc?a?o de sau?de.
Para mim, o livro se iniciou desestimulante, com muitos personagens e dia?logos apresentados de forma ra?pida e superficial. Tambe?m senti falta de mais detalhes sobre a juventude de Manson, para melhor compor sua personalidade. O machismo enrustido no me?dico tambe?m me incomodou, o que atribui? a? construc?a?o do personagem e ao contexto histo?rico da obra/autor.
Felizmente, antes da metade da narrativa, ela vai se tornando mais elaborada, e o autor consegue construir de modo primoroso a jornada do anti-hero?i. Ao concluir o livro, senti que vou carregar a histo?ria e suas reflexo?es sempre comigo. Recomendo a todos, especialmente aos colegas me?dicos.
Nota: 8,5 ?

Valquiria.Beltramini 27/09/2020

Emocionante
Acompanhamos a trajetória de vida de um médico desde o começo de sua carreira, um livro muito emocionante, mostra como podemos nos corromper se não dermos a devida importância ao que realmente importa na nossa vida.

Yasmim 06/10/2020

Andrew Manson inicia sua trajetória como médico numa cidadezinha não muito promissora, recém saído da faculdade, sem conhecimentos práticos. Com seu esforço e interesse vai moldando sua carreira e crescendo na profissão, se mudando até chegar a Londres. Entretanto, durante o percurso da vida profissional, seus ideais são abalados pelo desejo de prestígio e riqueza por métodos um tanto desonestos. Por fim, a história mostra a busca de Andrew para resgatar seus verdadeiros valores e seus sonhos juvenis de ajudar a sociedade e prestar um atendimento de qualidade e honesto às pessoas.

Cesar.Neto 26/12/2020

A Cidadela - A.J Cronin
A cidadela foi o meu último livro de 2020. Ano difícil, mas fechado com chave de diamante. O livro trata da vida de um médico recém formado no interior do Reino Unido. Engana-se quem acredita que essa seria uma obra "nichada". Um livro que possui em suas páginas os desafios de um recém formado, um amor contagiante, trata de moralidade...enfim. Recebi a recomendação por meio do podcast #dariaumlivro e agora recomendo a todos.

Ivan Ferreira 31/12/2020

Livro espetacular
Fiquei sabendo sobre esse livro em um episódio de podcast, e foi para mim um dos melhores livros que li nesse ano. Recomendo

Apoena.Borges 10/03/2021

Uma história singela
O livro é muito bem escrito. A história é simples, trivial, mas a escrita é envolvente e te leva a uma época muito distante. Acho que todo médico devia ler.

Adriana.Aquino 18/04/2021

Pouco mudou
Desde o início da leitura me surpreendeu que o tempo passou e pouca coisa mudou. Muitos médicos tendo seu trabalho explorado por poucos. Pior é a narrativa extremamente atual, dos que ganham muito dinheiro explorando e enganando os pacientes! Entremeado por um lindo romance.

Hésed 08/05/2021

Entre a vida e o lucro
O autor nos brinda com uma estória repleta de altos e baixos e que discute os princípios da medicina em conflito com o conforto e os lucros que esta profissão pode dar. O que vale mais? Prezar pela saúde das pessoas com tratamentos simples e que funcionam ou atropelar a boa-fé e prezar pelos lucros mesmo ao custo de tratamentos inócuos e desnecessários? Vale fazer pouco caso da vida das pessoas em prol do próprio conforto?

É uma estória intrigante que cresce conforme avança e que prende a atenção do leitor.

Mel Fernandes 19/06/2021

Diferente...
Um livro surpreendente que li por recomendação de meu sogro. Começa de forma despretensiosa e depois evolui com o dilema ético enfrentado por um medico recém formado e idealista confrontado com a realidade da sua profissão. Ao mesmo tempo histórico e filosófico.

Alê 19/07/2021

Forcei 2 estrelas
O livro é morno, enjoativo e maçante. Excessivamente descritivo porém uma descrição sem um grande propósito. Reconheço, porém, o contexto e a forma de fazer literatura da época (início do século XX) e, por ter uma mensagem tão atual, dei as duas estrelas. Porém é exigida paciência do leitor pra atingir o último capítulo (que é aonde o livro resolve ficar interessante).

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6