A cidadela

A cidadela A. J. Cronin...

Resenhas - A Cidadela

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Deza Farias 03/11/2023

@???????????????????
?????????????????
? ???????? | A. J. Cronin | p. 415 | 4.0/5 ?
???????????????????

"???? ?? ???? ????? ? ??????????: ? ???? ?? ??? ????? ????? ??????????"

Desde a primeira vez que eu li "A Bibliotecária de Auschwitz" eu fiquei com vontade de ler esse livro. A forma nostálgica de como ela falava do livro enquanto estava presa no campo de concentração era maravilhosa. Mas eu sempre acabava deixando pra outra oportunidade. Ano passado ganhei esse livro da minha cunhada que iria para o lixo, guardei e esperei a oportunidade de ler, até que surgiu um desafio de ler um livro indicado por outro livro e eu escolhi ele.

O livro começa de uma forma bem rápida, enquanto estamos conhecendo o médico em formação Dr. Andrew Mason, que chega para trabalhar e obter experiência em uma cidade muito pequena no país de Gales. Uma cidade mineradora, onde toda a população é humilde. Mason passa por muitos perregues mas não pode desistir, afinal precisa pagar o empréstimo da faculdade de medicina. Ainda nessa cidadezinha ele conhece Chris, sua futura esposa.

Ao passa das páginas, vemos Mason lutando contra um sistema sobrecarregado, que não busca se modernizar, e onde muitas pessoas acabam morrendo por falta de bons profissionais, que prefere o jeito fácil ao tratamento correto. Mas como nem tudo é flores, a medida que Mason vai pegando experiência e se tornando conhecido ele começa a ganhar muitos clientes, e com os clientes claro vem o dinheiro.

Infelizmente Mason começa enredar pelos caminhos que ele julgava tanto. De médicos displicentes que não clinicavam por amor, mas por dinheiro. E é aqui que o livro fica um pouco cansativo, pois Manson se torna aquele médico de dondoca. E aos poucos seu relacionamento com Chris (Eu amei essa personagem) começa a esfria, pois ela não entende o fascínio do marido pelo dinheiro. E preferia quando ele clinicava para os pobres, e seguia com as suas ambições para a sua pesquisa científica.

O romance é muito bem escrito, com muito drama médico, a trama te prende de uma forma... E mesmo sendo um clássico o livro é bem fácil de ler e de fácil compreensão.

Paulinha 29/07/2015

A corrupção pode ser revertida?
O livro "A cidadela", com o meio médico de pano de fundo, prova como o caráter, perante a ambição cega, é facilmente corrompido. O personagem principal, Andrew, provoca diversas emoções positivas e negativas ao longo da obra. Mas se fosse para resumi-lo, diria que ele é um grande sonhador hipócrita.
"A cidadela", apesar de publicado em 1937, apresenta uma escrita de fácil leitura e como muitos clássicos, possui alguns assuntos pertinentes até hoje, como a necessidade da descentralização da saúde.
Em relação a pergunta no título, digo apenas o que sempre acreditei: na humanidade, não! Mas em um indivíduo, sim, basta que este a enxergue. E, por isso, ainda há esperança!

Mayara Marques 26/10/2015

Vale a pena ler!
É um livro muito bom, que vale a pena ler. No começo não dei muito valor, o inicio da história é um pouco morna, mas logo depois ela vai ganhando força e se torna uma história muito envolvente.

Thiago 10/02/2019

Livro lido em janeiro de 2019, durante as férias, ao fim do terceiro ano do curso de Medicina e antes do início do quarto. Leitura fluida e gostosa que mostra como o capitalismo pode modificar o exercício da medicina, assim como a personalidade das pessoas.

Joao.Merola 12/03/2020

Livro muito bom, em nenhum momento a leitura se arrasta, o escritor consegue manter uma leitura agradável o tempo todo. Alguns momentos emocionantes que, na minha opinião, poderiam ser melhor explorados pelo escritor, para que realmente o leitor caísse em lágrimas, achei que foi breve nessas partes. Recomendo a leitura, não somente aos estudantes de medicina, mas a todos, estória triste, mas com uma lição de vida.

Maria.Ines 19/06/2020

Uma história da vida de um médico através da questão da ética médica, no século 19, que nos assombra como atual e universal. humano, muito humano nos erros e acertos da vida dedicada à medicina.

Joana Grigorio 07/07/2020

Difícil não sonhar os sonhos do jovem médico Andrew, todo seu amor pela profissão e a vontade de transformar o mundo em um lugar justo. Ele mostrou seu melhor e seu pior e cresceu muito como ser humano, teve muito desafios, por um momento pensei em odiá-lo mas é difícil jugar suas razões. Uma leitura agradável que eu recomendo.

Carol Aguiar 03/01/2023

O exercício da medicina
Em forma de romance, o livro aborda a trajetória de um médico desde os primeiros pacientes até a maturidade profissional. Ao longo do texto, nos deparamos com informações sobre o sistema de saúde britânico à época, questões éticas no exercício da medicina, descobertas científicas.

Apesar de ser um livro ambientado no início do século XX, mantém-se atual e nos traz reflexões profundas.

Cesar.Neto 26/12/2020

A Cidadela - A.J Cronin
A cidadela foi o meu último livro de 2020. Ano difícil, mas fechado com chave de diamante. O livro trata da vida de um médico recém formado no interior do Reino Unido. Engana-se quem acredita que essa seria uma obra "nichada". Um livro que possui em suas páginas os desafios de um recém formado, um amor contagiante, trata de moralidade...enfim. Recebi a recomendação por meio do podcast #dariaumlivro e agora recomendo a todos.

Mel Fernandes 19/06/2021

Diferente...
Um livro surpreendente que li por recomendação de meu sogro. Começa de forma despretensiosa e depois evolui com o dilema ético enfrentado por um medico recém formado e idealista confrontado com a realidade da sua profissão. Ao mesmo tempo histórico e filosófico.

Gabriel 20/10/2021

Uma leitura necessária
Um livro excelente, cheio de reviravoltas e reflexões. A principal delas é sobre a ética e o verdadeiro sentido das ações e o real motivo que alguém escolhe seguir a profissão de médico. Um livro necessário a todos os que pensam em seguir ou admiram a profissão.

Francielle 29/01/2023

Humano
A Cidadela conta a história de Andrew Manson, um mandão idealista, recém formado em medicina no início do século XX e com uma dívida referente aos estudos para pagar. (Muito parecidos com vários estudantes atuais)

Por causa dessa dívida ele acaba indo para uma cidadezinha minedora em gales pelo salário melhor, porém lá ele começa todos os seus questionamentos sobre o exercício da profissão e seus colegas. Ficando famoso por ter um olhar clínico e científico para seus pacientes realmente procurando o diagnóstico de suas enfermidades. Parte mais interessante do livro aliás.

Porém, toda essa abnegação e vontade de melhorar a prática da medicina cai rapidamente por terra e a verdadeira face do Andrew aparece, quando ele tem contato com a classe rica de médicos que receitam "água colorida", inventam doenças, procedimentos e cirugias para retirar dinheiro de seus pacientes.

O livro é importatíssimo, dizem que seu lançamento até inspirou debates para a construção do sistema de saúde público do reino unido por causa das associações de trabalhadores que por uma taxa do salário dava acesso aos cuidados médicos. Além disso, continua relavante pros dias atuais, as famosas curas milagrosas vendidas no instagram por profissionais são bem semelhantes as vigarices feitas no livro por dinheiro. Somando as meias verdades vendidas pela indústria farmacêutica e alimentícia, também abordadas no livro.

Tudo isso me fez gostar muito do livro, porém o Manson, é simplesmente insuportável, eu não tive empatia nenhuma com ele durante o livro principalmente por causa da forma com ele tratava sua esposa e pessoas que pensavam diferente dele. Ele sempre tinha razão, a vida era injusta só com ele, todo mundo era contra ele, etc etc etc, tudo isso fica pior quando ele vai para Londres. A redenção dele é um famoso plot machista, e o livro o perdoa muito rápido. Mas não tirou o brilho do livro, pois ficou assim mais "realista".

Sylvia 21/11/2021

Livro sensacional!!!

Traz muitas reflexões sobre a Medicina, sobre a ÉTICA, sobre a ganância de muitos, que querem cada vez mais dinheiro, mais poder!

E qual é o verdadeiro motivo que alguém escolhe para ser médico?
Quais são os valores pessoais de cada um que escolhe essa carreira?

Livro obrigatório a todos os médicos!!

Guilherme 15/01/2022

Fazia tempo que um livro não me prendia dessa forma, que sensação do [*****].
Para pessoas da área médica (profissionais e estudantes) é leitura obrigatória.
Para as outras pessoas, uma história instigante e leitura incrível.

Angelica.Oliveira 24/01/2022

Revoltante
Esse livro foi bom em alguns aspectos, contando a história de um médico recém formado e sua jornada pela Inglaterra do século XX, tendo sempre que escolher o seu caminho, por vezes acertando, por vezes errando e indo contra os seus valores.
Mas o que mais me chamou a atenção nele foi o papel da mulher no livro, sempre se doando e se esforçando para que o marido crescesse na vida, mas nunca sendo reconhecida por isso.
O livro é machista para os dias de hoje, mas na época em que foi escrito provavelmente era algo normal, inclusive o autor foca quase que 100% no personagem masculino, deixando somente migalhas para a personagem feminina.
O tempo todo ficava torcendo para que a personagem feminina se rebelasse e mostrasse o quão capaz ela era.
Fiquei bem revoltada, e por isso as 4 estrelas, livros que causam alguma reação, mesmo que de revolta, são bons livros.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6