Caliban

Caliban's War James S. A. Corey

Resenhas - Caliban's War

Júlia 31/07/2020

Não é um "Leviatã Desperta", mas também é bom. A busca por Julie no livro anterior continua sendo mais interessante do que a busca pela Mei.
A história por vezes é muito cansativa, uma vez que basicamente se dividiu entre a politicagem da Terra e o exército de Marte. A Avasarala do livro é mais interessante do que a da série, mas sinceramente me importo mais com histórias envolvendo o Cinturão e os Belters.
A melhor parte desse livro foi o fato de não termos que aguentar tanta ladainha de síndrome de super herói do Holden, o "space Jon Snow".

julia 07/05/2021

Resenha: Caliban's War
Levei cerca de dois meses para ler Caliban's War, alternando entre o audiobook e a minha cópia física, mas valeu muuuuito a pena! Ainda fico maravilhada que o show tenha conseguido adaptar tão bem a série, ainda mais com tudo que aconteceu neste livro??? Havia novas perspectivas e tantos novos personagens introduzidos e devo dizer que amei cada um deles.

O enredo e a construção do mundo continuaram fantásticos e extremamente bem escritos. As apostas eram muito maiores desta vez, o que me deixou um pouco nervosa sobre o que estava por vir, e eu fui fisgada pela história desde o primeiro capítulo. James S.A. Corey fez um ótimo trabalho no desenvolvimento de uma história que foi cativante e me manteve adivinhanda ao longo de todo o livro.

Todas as reviravoltas também foram! demais! Houve momentos em que engasguei e outros em que tive que largar o livro por um minuto. Eu também amei amei amei como todos os personagens interagiam uns com os outros e como o humor e as brincadeiras equilibraram os momentos tensos. Excelente narrativa!

Eu não fiquei incomodada com o romance aqui como me incomodei em Leviathan Wakes! Os pequenos respingos dele foram super doces e foi adorável ler sobre eles. Parecia que James S.A. Corey se saía melhor escrevendo um relacionamento romântico estabelecido do que o começo de um.

A última linha do livro praticamente me matou kkkkk EU AMEI e o que significava e como serviu para... me dar uma bofetada na cara. Foi um ligeiro momento de suspense que foi muito, muito bem feito. E isso significa que estou pegando o livro 3 agora :D

DryBooks 23/08/2020

Começando o próximo agora
A caracterização dos personagens e linda, eu adooooro a vibe do grupo principal e a Avassarala é uma RAINHA.

Gabriel.Cincinato 28/03/2021

Ah
Não sei qual é o tesão que esses autores tem pela narrativa de "achar a garota desaparecida". Dois livros seguidos com essa palhaçada. Mas foi legalzinho.

LGjs 30/04/2024

Não é o Leviatã Desperta, mas é muito bom
A escrita desses autores é excelente! Descrições bem cinematográficas, personagens bem escritos e profundos, um suspense interessantíssimo. Além da ideia da história em si ser maravilhosa, né, mas como já vi a série, vou falar mais sobre a escrita deles.

As descrições de cenários, cenas e ações são muito boas. Poucas coisas não consegui imaginar bem, e mesmo assim só porque eu estava ansioso pra continuar lendo (sim, mesmo já sabendo; a escrita deles é boa nesse nível). A ambientação e o suspense que eles criam ao redor dos personagens são muito bem feitos.

Os personagens aqui se desenvolvem mas não tanto quanto no primeiro. Acho que muito pela quantidade de personagens principais. Não gostei muito do Prax no começo, os capítulos dele eram meio chatinhos, mas comecei a gostar depois. A Avassarala e a Bobbie são maravilhosas, as visões das duas, mesmo diferentes, são muito boas. E o melhor desse livro é poder pegar quase qualquer parágrafo fora de contexto e saber de quem é o capítulo no qual está aquele parágrafo. Poucas descrições de acontecimentos foram genéricas o suficiente pra não se saber de quem era aquela visão sobre os fatos.

E por fim, a trama é muito boa. Não é o Leviatã Desperta, como eu disse. O suspense do primeiro é outro nível. Mas aqui foi bom também. Foi uma expansão de mundo muito boa.

Sidney 22/06/2022

Melhor que o primeiro
Esse livro ficou melhor que o primeiro da série. Novos personagens participam de forma intensa, cada um com personalidade marcante. O final é surpreendente e nos leva a querer continuar a aventura.

Karoline 20/12/2021

Eu já tinha gostado muito do primeiro livro (e a série é uma das melhores coisas que já vi na TV), mas esse segundo volume conseguiu superar o anterior, pra mim. Prax se tornou uma das minhas personagens mais queridas, a Bobbie é tão legal quanto é na série, a Avasarala consegue ser ainda mais incrível aqui, e é ótimo ver o Holden se desenvolvendo como líder e também em sua moralidade.

Acredito que o grande feito desta história é o cuidado com a construção de personagens acima de qualquer outro aspecto, e olha que, até agora, li apenas dois dos nove livros, mas considerando a série de TV e tudo o que já aconteceu nestas páginas impressas, é possível reconhecer que essa característica é muito forte na narrativa. Não existem personagens que são apenas uma coisa, muito pelo contrário, às vezes você entende suas ações e em outras você só quer xingá-los. haha Ou seja, os melhores tipos de personagens, pois são os mais realistas.

E, só digo o seguinte, depois daquela última frase, simplesmente é impossível não pegar o terceiro volume logo em seguida.

Andre.Pithon 20/09/2022

Caliban’s War é um pouco pior que o anterior, segue uma estrutura similar em sua narrativa central, e o mundo e as discussões são um pouco menos frescas, as surpresas menos surpreendentes. A história avança, mas não muito, e parece estar guardando a grande questão (Vênus) pro terceiro livro. Ainda é bom, o ritmo é tranquilo, a prosa é fácil, diverte. Mesmo repetitiva, a história central progride o universo, e move os personagens de uma forma interessante, além de introduzir um novo elenco considerável. Livro fácil feliz pulp no espaço, tudo de bom, tudo ótimo.

Nada ótimo. O núcleo emocional da história (olha eu ignorando as armaduras legais e as rinhas de nave espacial) são as relações humanas. Prax disposto a sacrificar tudo para encontrar a filha. Avasarala e seu casamento ideal, mesmo que outrora difícil, entre duas forças que se entendem e se apoiam enquanto tenta manipular o jogo político e impedir o sistema solar de se matar. Holden, e o quase se perder. O quase se permitir tornar-se outra pessoa, e assim perdendo tudo. E com tudo, eu quero dizer amor. Ler sobre essa regeneração romântica faz bem, o se permitir melhorar por alguém. Não se auto destruir por medo. É uma relação bem construída, pela qual eu torci, por que pelo menos as ficcionais eu quero ver dando certo.

Nathaniel.Figueire 26/04/2023

Sobre a técnica de ponto de vista
Sobre a técnica de ponto de vista

A ideia de contar um space opera através de múltiplos pontos de vista é algo que gosto bastante dessa série (os autores se inspiraram em A Canção de Gelo e Fogo, pois um deles trabalhava para o G.R.R. Martin). Porém, acho que nesse segundo volume a técnica meio que "sobrou"...

Em Leviathan Wakes, tínhamos duas perspectivas que dialogavam muito bem: Holden e seus idealismos versus Miller e seu cinismo niilista. Os autores conseguiram nesse primeiro livro usar essa forma de contar (o chamado "POV", narrativa em terceira pessoa focada na forma de um personagem ver a situação) para, além de contar uma história se desenvolvendo em diversas frentes espacialmente distantes, explorar as diferenças e semelhanças psicológicas entre os dois personagens.

Já em Abaddon's Gate eu achei que essa técnica ficou sobrando em vários momentos.... Temos vários pontos de vista: Bobby Drapper, Prax, Avassarala, Holden. Porém, sejamos sinceros: em diversas partes da narrativa em que todos os personagens utilizados nos POVs estavam na mesma cena (especialmente nas alternâncias entre Holden e Prax), achei que os autores exploraram mal a diferença das visões peculiares de cada um sobre o que estava acontecendo. Mais de uma vez senti que não fez a menor diferença saber se estávamos vendo tal acontecimento pelo olhar de um personagem ou outro: eles ficavam ali simplesmente de "câmera" na cena para podermos saber o que ocorria. A batalha do final, por exemplo (sem dar maiores spoilers) teve muito pouco de narração a partir do ponto de vista de quem estava presente (pois alternou entre três personagens); foi mais uma narração direta do que estava ocorrendo e fim.

Enfim, acho que os autores deram uma escorregada legal na forma de usar a técnica que escolheram para contar a história. Os POVs do personagem Prax, então... Que coisa sem graça!

Espero que nos próximos volumes a técnica de ponto de vista volte a ser melhor explorada (como foi no primeiro) e não seja usada somente como um acessório por ser a forma de contar pela qual eles iniciaram a série.

No mais, a história está ótima e estou bem empolgado em continuar a saber o que acontecerá.

site: https://universoespeculativo.wordpress.com/2023/04/26/calibans-war-the-expanse-2-sobre-a-tecnica-de-ponto-de-vista/

Lu F. 29/09/2023

?That?s the game I play. You never win. You just don?t lose yet.?

Eu amooooo essa saga. Sério. Esse livro é muito bom. Embora eu tenha sentido muita falta do Miller, os capítulos da Bobbie e da Avasarala são fantásticos. Elas são personagens incríveis, complexas e cheias de camadas.

A Avasarala é a melhor personagem do mundo e não tem nem como discutir isso. A abordagem política do livro é muito boa, um grande tabuleiro de xadrez onde sempre estamos esperando o oponente fazer a sua jogada.

Só que agora o oponente não é mais humano.

Sensacional! Ansiosa pros próximos livros!!

Aline | @42.books 16/03/2024

Catastrophe was just one part of what always happened
Em uma sequência com mais ação e repercussões políticas, a continuação do universo de The Expanse continua fascinante.
Para além da ameaça ?alienígena?, o segundo livro traz várias camadas da política espacial por poder, como também as contradições científicas da busca incessante pelo controle da evolução. Para além da ameaça externa, a humanidade é confrontada pelos próprios preconceitos e desconfianças. É uma história com ótimas reflexões sobre o futuro.

Assim, apesar de algumas soluções apressadas e outras escolhas narrativas vagarosas, a história envolve até seu desfecho. Esse último, por sua vez, inesperado! Um ótimo gancho para a sequência dessa obra maravilhosa.

?And it wasn't only Ganymede. All of human civilization had been built out of the ruins of what had come before. Life itself was a grand chemical improvisation that began with the simplest replicators and grew and collapsed and grew again.
Catastrophe was just one part of what always happened. It was a prelude to what came next.?

Fernanda2477 19/10/2021

Gostei bastante do livro, embora tenha gostado mais de Leviatã Desperta. A narrativa segue o mesmo ritmo, as coisas acontecem uma em seguida da outra, e há o desenvolvimento do gancho deixado no fim do primeiro livro. Os capítulos da Avasarala e da Bobbie foram os mais legais. Achei interessante a busca pela filha de Prax e toda a trama desenvolvida em torno disso, mas há momentos em que o livro fica um pouco cansativo. Até pretendo ler o próximo, mas não tão em breve. Recomendo para quem gostou do primeiro.

FERES. D. 07/04/2024

Final arrebatador
Adorei o segundo livro. A série está engrenando. Uma personagem bad Ass como Avalasara, algo assim. Incrível. E o final tem uma revelação que te dá vontade de seguir direto para o terceiro livro. Surpreendeu minhas expectativas.