Harry Potter e a Câmara Secreta

Harry Potter e a Câmara Secreta J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e a Câmara Secreta

Eduardo721 12/04/2024

(Atenção!!! Contém spoiler!)

De forma resumida, a história desse livro gira em torno do mistério da Câmara Secreta e do possível retorno do Herdeiro de Sonserina, o único que pode controlar o monstro que vive dentro da Câmara, capaz de atacar e matar os trouxas (os que não nasceram bruxos). Por saber falar com cobras, muita gente suspeita que Harry é o temido herdeiro, o que não passa de um grande engano, como você pode ler no livro.

Algumas das passagens mais interessantes desse livro envolvem a participação de Dobby, o elfo doméstico que tenta, com todas as forças e medidas atrapalhadas, impedir que Harry permaneça em Hogwarts. Essa pequena criatura é fã do menino que sobreviveu e acaba tomando medidas drásticas e perigosas para ?salvar? Harry, uma vez que ele sabe dos planos malignos envolvendo o retorno do herdeiro à Escola de Bruxos. O problema é que ao invés de ajudar, parece que ele quer matá-lo, em função das medidas radicais que ele adota, gerando cenas que chegam a ser engraçadas.

As passagens que envolviam o Professor Gilderoy Lockhart também chamaram a minha atenção nessa leitura. Ele não passa de um charlatão, que se aproveita de histórias de terceiros para vender seus livros e se promover, o que o deixou famoso, especialmente entre as mulheres, por também ser um homem muito bonito. O mais impressionante é que, mesmo com todas as mentiras, ele conseguiu o cargo de Professor das Artes das Trevas em Hogwarts.

Mas isso pode estar relacionado ao fato de Lockhart ser muito bom de lábia e muito dissimulado, além de terrivelmente vaidoso e experiente em se promover. Os diálogos entre ele e Harry, para mim, são terríveis, porque não gosto de conviver com pessoas com esse tipo de comportamento. (Xô falsidade! Xô gente arrogante!)

E não posso deixar de falar da família Malfoy nessa trama. O personagem Lucius Malfoy, pai de Draco Malfoy, é um exemplo perfeito para aquele famoso ditado ?filho de peixe, peixinho é?. Afinal, ambos são arrogantes, intolerantes e, portanto, insuportáveis. Já nesse livro você entende que essa família nunca deixou de servir Lorde Voldemort e que já existia uma conspiração para tentar trazê-lo de volta.

Por fim, não posso deixar de falar de Tom Riddle e seu diário maligno que foi parar nas mãos de Gina Wesley, irmã mais nova de Rony, melhor amigo de Harry Potter. Para mim, o relacionamento que se estabelece entre a inocente Gina e o poderoso Tom é um excelente exemplo de amizade tóxica, marcada por pura manipulação e chantagem emocional. É incrível o que pessoas manipuladoras e maldosas conseguem fazer na vida de terceiros, não é? Aqui vemos um exemplo disso.

Aliás, Tom Riddle é o jovem Lorde Voldemort, que mais uma vez tenta retornar dos mortos, utilizando os meios mais macabros possíveis. É interessante notar que, desde muito novo, ele já apresenta um caráter meio duvidoso e uma ânsia por poder, que o tornou o que vemos nos livros posteriores.

??Resenha feita por Carolina Carvalho??

Artigo originalmente publicado no Blog Overflow.

Tangerina 11/04/2024

Harry potter e a câmara secreta
Confesso que achei chatinha e me deu até preguiça de fazer a resenha desse livro, acho q esse tb é o filme mais fraco da saga, tive que fazer um esforço pra terminar de ler e morrendo de medo de entrar em ressaca literária de novo
enfim é isso KKKKKKKKKKKK

Cherry Mari 11/04/2024

7/10
É fraquinho, gosto, mas acho ele meio blé, mesmo ele sendo um dos menores da saga, acho ele arrastado

ATHOS 11/04/2024

Harry Potter e a Câmara Secreta: Um Mergulho em Mistérios e Perigos
Em "Harry Potter e a Câmara Secreta", J.K. Rowling nos convida a retornar ao mundo mágico de Hogwarts, mas desta vez, a atmosfera está envolta em um clima de medo e suspense. Um antigo mal desperta, lançando uma sombra de terror sobre a escola e seus alunos. Harry, Rony e Hermione se veem diante de um novo desafio: desvendar os segredos da Câmara Secreta e deter o monstro que a habita antes que ele cause mais danos.

A narrativa se desenrola em um ritmo empolgante, nos levando por um labirinto de pistas e enigmas. Rowling constrói com maestria a tensão e o suspense, mantendo o leitor preso do início ao fim. Cada capítulo nos presenteia com novas descobertas, reviravoltas inesperadas e momentos de pura adrenalina.

Ao mesmo tempo que acompanhamos a investigação dos protagonistas, somos brindados com a riqueza de detalhes que caracterizam o universo de Harry Potter. Rowling nos presenteia com descrições vívidas de Hogwarts, seus personagens cativantes e suas aulas de magia. A autora explora com ainda mais profundidade o sistema mágico, introduzindo novos feitiços, criaturas fantásticas e segredos ancestrais.

"Harry Potter e a Câmara Secreta" não é apenas um livro de aventura e fantasia, mas também um retrato da adolescência e dos desafios que a acompanham. Harry enfrenta dilemas como a busca por identidade, a pressão dos amigos e a dificuldade de lidar com as próprias emoções. Através de sua jornada, ele aprende a importância da amizade, da coragem e da perseverança em face do perigo.

Este segundo livro da série consolida o talento de J.K. Rowling como contadora de histórias. Com uma trama envolvente, personagens cativantes e um universo mágico rico em detalhes, "Harry Potter e a Câmara Secreta" é leitura obrigatória para fãs de todas as idades. Se você ainda não teve a oportunidade de se aventurar por este mundo mágico, não perca tempo!

**Recomendação:** Altamente recomendado para fãs de fantasia, aventura e bruxaria. Uma leitura empolgante que te prenderá do início ao fim.

Jenifer107 11/04/2024

Câmara secreta
Simplesmente incrível! A forma em que no final tudo se encaixa e como no final você fica surpreso, depois deste livro continuo amando os Weasley e odiando ainda mais os Malfoy rsrs

Kathelyn7 11/04/2024

Mais uma vez a autora JK. Rowling me impressionou com sua criatividade e seu talento para criar uma narrativa tão incrível com todos esses personagens com personalidades únicas!

Mary 11/04/2024

Como assisto a ANOS aos filmes, repetidamente, não houveram tantas novidades, uma vez que o livro é pequeno então foi possível retratar praticamente tudo nos filmes. Mas ainda assim não deixa de ser espetacular a história, principalmente mais pro final quando começa a ter um pouco mais de ação.

Mizita 11/04/2024

Sigam as aranhas!
"Só terei realmente deixado a escola quando ninguém mais aqui for leal a mim... Hogwarts sempre ajudará aqueles que a ela recorrerem."

Eu gosto muito de todos os personagens, mas Hermione ficar tanto tempo sem aparecer na leitura sempre me faz ficar desolada, eu pelo menos amor ler como ela é brilhante, é um sonho uma bruxa com pais trouxas ser a melhor do que os puros sangue, é um tapa na cara (Né, Malfoy!?)

Brinncadeiras a parte, o que eu mais gosto dessa leitura é a batalha contra Tom Ridlle e o Basilisco e a forma como tudo é esclarecido e resolvido, e claro a cereja do bolo, o livramento do pior professor de Hogwarts, Gilderoy Lockhart (não suporto ele).

É uma leitura leve que ao decorrer dos livros as crianças a amadurecer e a história ficar mais sombria e triste, recomendo todos os livros de HP, é muito bom reviver todo esse universo mágico.

isahisah0 10/04/2024

Ótimo! Nada previsível. Quando achava que sabia de alguma coisa, vinham mais suspeitas e no final não era ngm de quem eu suspeitava.

Frontt 10/04/2024

Gina simplesmente a melhor
O segundo livro da autora polêmica ja é mais interessante que o primeiro, com a introdução da melhor personagem da saga, um pouquinho do Tom Riddle e a melhor parte sendo o Snape destruindo o Lockhart no duelo.

Juliana 10/04/2024

Talvez eu seja suspeita pra falar do livro, por base nos filme que eu assistir.
O livro é bom e óbvio que tem detalhes que no filme não tem, mas me incomoda muito algumas falas que me fazem revirar olhos ?
Cenas das quais eu acho bem melhor como foi desenvolvida no filme.

Belle137 10/04/2024

Harry Potter e a câmara secreta
Eu adoro esse livro e foi muito melhor ler ele por que eu esqueci de tudo que ocorreu e fiquei surpresa como se fosse a primeira vez lendo

hiliandra.faggion 10/04/2024

Muito bom reler o segundo livro da saga. Muitas coisas eu não lembrava ou a memória do filme foi mais forte?
Termino com a certeza da coragem que Harry possui ser muito importante em toda a história.