A Maturidade

Rafael Llano Cifuentes

Resenhas - A maturidade

LangDLivia 03/02/2024

Maturidade = santidade
"1. Dedico um tempo diário ? pelo menos uns quinze minutos ? à reflexão pausada sobre os acontecimentos da minha vida e as minhas reações perante eles? Transformo essa meditação num diálogo com Deus, para compreender o sentido divino que todas as coisas têm? 2. Faço um breve exame de consciência para ir incorporando as lições do dia que está prestes a acabar? Nesse exame, procuro focar com clareza os erros cometidos, formulando o propósito expresso e firme de não repeti-los no dia seguinte? 3. Graças a esses meios, vou adquirindo um conhecimento claro, realista e sereno dos defeitos e limitações do meu caráter? Estabeleço um plano de combate a longo prazo que me permita superar essas deficiências? 4. Adquiri, pela reflexão e pedindo conselho, uma serena consciência do sentido da minha vida e da missão que, nas minhas circunstâncias, Deus espera que eu realize? Ponho todos os meios para ordenar a minha vida de acordo com essa missão? 5. Evito com firmeza os devaneios sentimentais e imaginativos, bem como os nervosismos, o atabalhoamento, as correrias destrambelhadas? Reflito sempre antes de agir? Pergunto a mim mesmo: «Que faria Cristo se estivesse no meu lugar? Que quer Deus de mim nesta tarefa?» 6. Corto decididamente os ressentimentos, a autopiedade e o vitimismo, quando surgem no meu íntimo? Esforço-me por perdoar e compreender sempre aqueles que me cercam, quando me parece ter sido vítima de um descaso ou de uma ofensa? 7. Luto por manter o meu temperamento dominado, sem «soltar as rédeas» naquilo de que gosto ? comida, formas de lazer, esportes, hobbies...? 8. Corto decididamente as tentações da sensualidade e da preguiça? Evito relacionamentos, conversas, olhares, leituras e espetáculos que possam perturbar a limpidez dos meus sentimentos ou a fidelidade aos meus compromissos? 9. Cumpro sempre o dever de cada momento, ainda que me custe ou me seja desagradável? Faço sempre o meu trabalho da melhor maneira que sou capaz, pondo nele todas as minhas forças intelectuais e físicas? 10. Evito os adiamentos? Empreendo decididamente aquilo que vejo ser o correto? Tenho este propósito bem claro: «O que me propus, devo cumprilo», mesmo no que parece pequeno? 11. Aceito com paciência e alegria as pequenas contrariedades de cada jornada? Evito firmemente as queixas e lamúrias, tendo presente que a imaturidade de uma pessoa pode muito bem ser medida pelo número das suas queixas? Substituo sempre que posso os desabafos por sorrisos? 12. Esforço-me por ser objetivo, sem me deixar levar por sentimentalismos baratos ou perfeccionismos desnecessários? Evito o «chute» e as expectativas sem fundamento? 13. Aceito serenamente, sem azedume nem amargura, as limitações da realidade: a falta de tempo, os defeitos e limitações dos outros, as oposições que necessariamente haverá em qualquer coisa que eu empreenda? 14. Empenho todas as energias necessárias para alcançar as metas que me proponho, sem esmorecer diante dos atrasos e contrariedades? E depois sei esperar serenamente, com a consciência de que as coisas saem quando Deus quer ou permite que saiam? 15. Medito nas consequências que terão as minhas decisões? Peço conselho a quem é capaz de me ajudar pela sua experiência, conhecimento e sabedoria? Tenho «jogo de cintura», sem insistir com teimosia e casmurrice naquilo que me parece importante? 16. Penso habitualmente nos outros, nas suas necessidades e preocupações? Pondero o melhor modo de ajudá-los? Lembro-me das efemérides mais importantes da sua vida, dos seus gostos e interesses, e procuro proporcionar-lhes pequenas alegrias? 17. Cumpro os compromissos que assumi com as outras pessoas, sem exceções, sem desculpas? Sou esmeradamente fiel à palavra dada? 18. Sei sacrificar-me silenciosamente, com um sorriso e sem ares de mártir, pelo bem dos outros, nas coisas pequenas e nas grandes? Sei proceder assim sem pedir recompensa de espécie alguma, um dia após outro, dando-me por muito bem pago com que Deus o veja? 19. Compreendo que, pelo Batismo, Deus me chamou à santidade, e que é nisso que consiste a maturidade que Ele e os homens esperam de mim? 20. As palavras «compromisso», «sacrifício», magnanimidade, repelem-me ou me seduzem e inspiram? Aprendi a concretizá-las em pequenos gestos, passo a passo? 21. Descubro permanentemente algum novo ponto em que ainda sou imaturo? Qual é o defeito dominante do meu caráter? Com que energia o combato e supero? Ou tenho um «querer sem querer», como um adolescente? 22. Sou sereno? 23. Tenho constantemente diante dos olhos a humanidade de Cristo, pela leitura meditada do Evangelho? Vejo que Ele é perfeito Deus e homem perfeito, comprometido até o fim com a sua missão de resgate e libertação do ser humano, generoso e amável, paciente e compreensivo, humilde e audaz, transparente e discreto? 24. Busco nos Sacramentos da Confissão e da Eucaristia as forças que me faltam para adquirir virtudes bem amadurecidas e sólidas? 25. Procuro estar sempre atento às inspirações do Espírito Santo, sem me fechar no narcisismo e no autodeslumbramento? Estou disposto a corresponder sempre aos apelos de Deus, até o fim da vida, tendo presente que Ele deseja conduzir-me ao estado de homem perfeito, à estatura da maturidade de Cristo (cf. Ef 4, 13)?"

null 09/01/2024

A maturidade não tem nada a ver com a idade; é uma qualidade da alma.
Nossa cultura atual é marcada por uma cultura superficial e egocêntrica, o que contribui fortemente para a imaturidade. O homem moderno pauta-se encontra seus desejos, apenas.
Ao atingir a maturidade, chega-se à santidade, pois são sinônimos.
O homem maduro é alegre; superou seu temperamento, as controvérsias, é responsável, solidário.

Amanda M 16/10/2023

Maturidade: cada vez mais rara
Certo dia fui me confessar com um padre que já passa dos 50 anos de idade. Depois de muitas horas de direção espiritual ele me disse algo que nunca mais esqueci: " quando eu tinha a sua idade, eu não sabia nem metade das coisas que os jovens dessa época sabem. Não tinha Internet, eram poucos os livros, a gente não tinha acesso à informação como os jovens de hoje tem. Vocês são muito mais inteligentes do que os jovens da minha época, conhecem as coisas da igreja, leem sobre os santos... Sabem muitas coisas. Mas tem algo que vocês não tem e que os jovens da minha época tinham e muito: firmeza nas decisões. Vocês podem até saber muitas coisas, mas são imaturos e indecisos. Não honram compromissos, não tem firmeza na palavra."

Em todas as páginas desse livro sobre a maturidade, eu consegui entender em profundidade o que o padre quis dizer. De fato, a imaturidade tomou conta da nossa sociedade. Estaríamos no lucro se fosse um privilégio dos jovens, mas a cada dia percebemos que a falta de maturidade é um problema entre as pessoas das mais variadas idades. Uma tristeza.

Nesse livrinho, Dom Rafael descreve de forma breve e profunda vários aspectos sobre as pessoas maduras e imaturas, e nos mostra como podemos melhorar e crescer em virtudes para alcançar a maturidade plena que é a santidade.

Livro muito essencial!

nathaaliacg_ 29/08/2023

TAAAAPA NA CARAAA!!!
O livro que me tocou profundamente o coração. Muitas vezes temos atitudes infantis, e chegamos ao ponto de pensar que merecemos tudo pois já sofremos tanto. Mas a realidade é que somos ADULTOS e adultos fazem coisas que não querem e até mesmo não gostam. Com esse livro eu aprendi muito sobre disciplina e correr atrás do que eu quero.

JK | @analisespitorescas 13/07/2023

Livro bem conciso e direto, que me fez sentir numa meditação na obra. Ele permeia diversas questões humanas que acabam afetando a nossa maturidade. Tem uma certa pitada de filosofia estoica nele, pois me fez lembrar de várias passagens do livro "Meditações" de Marco Aurélio.
Um dos principais pontos, levantados pelo autor, é sobre o quanto crescemos ao apreciar o nosso dia, num exame de consciência, e verificar os erros e acertos.
Me ajudou demais no meu crescimento humano e caminho de amadurecimento.

Ryan 10/07/2023

Maturidade = Santidade
𝑨 𝒎𝒂𝒕𝒖𝒓𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒑𝒐𝒅𝒆 𝒔𝒆𝒓 𝒆𝒏𝒕𝒆𝒏𝒅𝒊𝒅𝒂 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒐 𝒐 𝒂𝒄𝒂𝒃𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒂𝒔 𝒗𝒊𝒓𝒕𝒖𝒅𝒆𝒔 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒊𝒅𝒆𝒓𝒂𝒅𝒂𝒔 𝒈𝒍𝒐𝒃𝒂𝒍𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒏𝒆𝒙𝒐 𝒅𝒆 𝒖𝒏𝒊𝒂̃𝒐 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒆 𝒕𝒐𝒅𝒂𝒔 𝒆𝒍𝒂𝒔, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒂 𝒆𝒙𝒑𝒓𝒆𝒔𝒔𝒂̃𝒐 𝒗𝒊𝒔𝒊́𝒗𝒆𝒍 𝒅𝒆𝒔𝒔𝒂 𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒅𝒆 𝒗𝒊𝒅𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒕𝒓𝒂𝒛 𝒄𝒐𝒆𝒓𝒆̂𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒆 𝒉𝒂𝒓𝒎𝒐𝒏𝒊𝒂 𝒂𝒐𝒔 𝒅𝒊𝒗𝒆𝒓𝒔𝒐𝒔 𝒂𝒔𝒑𝒆𝒄𝒕𝒐𝒔 𝒅𝒂 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒂 𝒑𝒆𝒓𝒔𝒐𝒏𝒂𝒍𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆.

𝖯𝗈𝖽𝖾-𝗌𝖾 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗋𝖾𝖾𝗇𝖽𝖾𝗋 𝖺 𝗆𝖺𝗍𝗎𝗋𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗌𝗂𝗇𝗈̂𝗇𝗂𝗆𝗈 𝖽𝖾 𝖲𝖺𝗇𝗍𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾; 𝖤𝗌𝗌𝖺 𝖺𝖻𝖾𝗋𝗍𝗎𝗋𝖺 𝖺 𝗀𝗋𝖺𝖼̧𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗆𝗈𝗏𝖾 𝖺 𝖺𝗅𝗆𝖺 𝖺 𝖺𝗌𝗉𝗂𝗋𝖺𝗋 𝖼𝗈𝗂𝗌𝖺𝗌 𝗌𝗈́𝗅𝗂𝖽𝖺𝗌 𝖾 𝖾𝗍𝖾𝗋𝗇𝖺𝗌. 𝖮 𝗂𝗆𝖺𝗍𝗎𝗋𝗈 𝗌𝖾 𝖽𝖾𝗂𝗑𝖺 𝗅𝖾𝗏𝖺𝗋 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝗌𝖾𝗇𝗍𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺𝗅𝗂𝗌𝗆𝗈 𝗆𝗈𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺̂𝗇𝖾𝗈, 𝗎𝗆 𝖿𝗈𝗀𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗅𝗈𝗀𝗈 𝗌𝖾 𝖺𝗉𝖺𝗀𝖺 𝖾 𝖽𝖾𝗉𝗈𝗂𝗌 𝖽𝖺𝗌 𝗉𝗋𝗂𝗆𝖾𝗂𝗋𝖺𝗌 𝗅𝗎𝗍𝖺𝗌 𝖾𝗌𝖿𝗋𝗂𝖺 𝖾 𝖽𝖾𝗌𝗂𝗌𝗍𝖾. 𝖰𝗎𝖾𝗆 𝖺𝗍𝗂𝗇𝗀𝖾 𝖺 𝗆𝖺𝗍𝗎𝗋𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾, 𝗈 𝗀𝗋𝖺𝗎 𝖽𝖺 𝖤𝗌𝗍𝖺𝗍𝗎𝗋𝖺 𝖽𝖾 𝖢𝗋𝗂𝗌𝗍𝗈 ( 𝖼𝖿. 𝖤𝖿 𝟦,𝟣𝟥 ) 𝖾́ 𝗉𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝖺𝖻𝗋𝗂𝗎 𝖺𝗌 𝗂𝗇𝗌𝗉𝗂𝗋𝖺𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝖽𝗈 𝖤𝗌𝗉𝗂́𝗋𝗂𝗍𝗈 𝖲𝖺𝗇𝗍𝗈 𝖾 𝖽𝖾𝗂𝗑𝗈𝗎-𝗌𝖾 𝗆𝗈𝗅𝖽𝖺𝗋. 𝖯𝗈𝗌𝗌𝗎𝗂𝗎 𝗎𝗆 𝖼𝗈𝗋𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗁𝗎𝗆𝗂𝗅𝖽𝖾, 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗋𝖾𝖾𝗇𝖽𝖾𝗎 𝗈 𝗏𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝗈 𝗌𝖾𝗇𝗍𝗂𝖽𝗈 𝖽𝗈 𝖠𝗆𝗈𝗋 𝖾 𝗆𝖺𝗇𝗍𝖾𝗏𝖾 𝗌𝗎𝖺𝗌 𝖾𝗑𝗉𝖾𝖼𝗍𝖺𝗍𝗂𝗏𝖺𝗌 𝖾 𝖾𝗌𝗉𝖾𝗋𝖺𝗇𝖼̧𝖺𝗌 𝖾𝗆 𝖣𝖾𝗎𝗌.
𝖠 𝖾𝗑𝖾𝗆𝗉𝗅𝗈 𝖽𝖾 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗆, 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗍𝗂𝗇𝗀𝗂𝗎 𝖾𝗌𝗌𝖾 𝗀𝗋𝖺𝗎, 𝖿𝗈𝗂 𝖲𝖺̃𝗈 𝖩𝗈𝗌𝖾́, 𝖺𝗈 𝗌𝖾 𝖿𝖺𝗓𝖾𝗋 𝗌𝗎𝖻𝗆𝗂𝗌𝗌𝗈 𝖺 𝖣𝖾𝗎𝗌 𝖾𝗆 𝗍𝗎𝖽𝗈, 𝖺𝗈 𝗌𝖺𝖼𝗋𝗂𝖿𝗂𝖼𝖺𝗋-𝗌𝖾 𝖾 𝗌𝖾𝗋 𝗍𝗎𝖽𝗈 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝖲𝖺𝗇𝗍𝗂́𝗌𝗌𝗂𝗆𝖺 𝖵𝗂𝗋𝗀𝖾𝗆 𝖾 𝖺𝗈 𝗆𝖾𝗇𝗂𝗇𝗈 𝖩𝖾𝗌𝗎𝗌; 𝖾 𝖺𝗉𝖾𝗌𝖺𝗋 𝖽𝖺𝗌 𝖽𝗎́𝗏𝗂𝖽𝖺𝗌 𝖾 𝖺𝖿𝗅𝗂𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌 𝗉𝗈𝗋 𝖼𝗈𝗇𝗍𝖺 𝖽𝖺 𝗉𝖾𝗋𝗌𝖾𝗀𝗎𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝖧𝖾𝗋𝗈𝖽𝖾𝗌 𝖺 𝖢𝗋𝗂𝗌𝗍𝗈, 𝗆𝖺𝗇𝗍𝖾𝗏𝖾 𝗌𝖾𝗎 𝖼𝗈𝗋𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝗂𝗍𝗈 𝖼𝗈𝗆 𝗈 𝖲𝖾𝗇𝗁𝗈𝗋 𝖾 𝗍𝖾𝗏𝖾 𝖺 𝖼𝗈𝗇𝖿𝗂𝖺𝗇𝖼̧𝖺 𝗇𝖺 𝖯𝗋𝗈𝗏𝗂𝖽𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝖣𝗂𝗏𝗂𝗇𝖺.
𝖠𝗍𝗋𝖺𝗏𝖾́𝗌 𝖽𝗈 𝖾𝗑𝖾𝗆𝗉𝗅𝗈 𝖽𝖾 𝖲. 𝖩𝗈𝗌𝖾́, 𝗉𝗈𝖽𝖾𝗆𝗈𝗌 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗋𝖾𝖾𝗇𝖽𝖾𝗋 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖽𝖺𝗋 𝗈 𝗉𝖺𝗌𝗌𝗈 𝖽𝖺 𝗆𝖺𝗍𝗎𝗋𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗌𝖺̃𝗈 𝗇𝖾𝖼𝖾𝗌𝗌𝖺́𝗋𝗂𝗈𝗌 𝗀𝗋𝖺𝗇𝖽𝖾𝗌 𝖿𝖾𝗂𝗍𝗈𝗌, 𝗆𝖺𝗌 𝖼𝗈𝗆𝖾𝖼̧𝖺𝗋 𝖼𝗈𝗆 𝟥 𝗏𝗂𝗋𝗍𝗎𝖽𝖾𝗌 , 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗉𝖺𝗋𝖾𝗇𝗍𝖾𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗉𝖾𝗊𝗎𝖾𝗇𝖺𝗌, 𝗌𝖺̃𝗈 𝖺 𝖻𝖺𝗌𝖾 𝗋𝖾𝗌𝗉𝗈𝗇𝗌𝖺́𝗏𝖾𝗅 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗍𝗋𝗎𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗀𝗋𝖺𝗇𝖽𝖾𝗌 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗇𝗌 𝖾 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋𝖾𝗌, 𝖲𝖺𝗇𝗍𝗈𝗌 𝖾 𝖲𝖺𝗇𝗍𝖺𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗅𝖼𝖺𝗇𝖼̧𝖺𝗋𝖺𝗆 𝖺 𝗍𝖺̃𝗈 𝖽𝖾𝗌𝖾𝗃𝖺𝖽𝖺 𝗆𝖺𝗍𝗎𝗋𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾, 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗅𝖼𝖺𝗇𝖼̧𝖺𝗋𝖺𝗆 𝖺 𝗏𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝖺 𝖤𝗌𝗍𝖺𝗍𝗎𝗋𝖺 𝖽𝖾 𝖢𝗋𝗂𝗌𝗍𝗈, 𝗊𝗎𝖾 𝖿𝗈𝗋𝖺𝗆 𝗏𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝗈𝗌 𝖼𝗋𝗂𝗌𝗍𝖺̃𝗈𝗌

Magali16 14/03/2023

Indispensável para os tempos atuais
A leitura do presente livro flui de forma muito leve. O autor elenca o perfil da maturidade e da imaturidade, traz direcionamentos para crescermos na maturidade, tece comentários sobre a dimensão afetiva e espiritual da maturidade e finaliza o livro com uma espécie de roteiro para alcançarmos a maturidade.

Cams 26/02/2023

Essencial
Qualquer pessoa que deseja trilhar um caminho de amadurecimento humano ou de santidade deveria ler esse livro. De maneira simples mas extremamente profunda, o autor aborda a temática da Maturidade, voltando nosso olhar para nós mesmos, nossas imaturidades e possíveis caminhos de crescimento.

bela 03/02/2023

a maturidade
em poucas páginas foi descrito não só como alcançar a maturidade mas, sim a serenidade, paciência, disciplina e comprometimento.
uma definição de escolha de palavras fáceis para se falar sobre assuntos tão profundos e difíceis do dia a dia
livro excelente, todo o mundo deveria ler.

Juliana1841 16/01/2023

Leitura necessária
Como o próprio autor diz no livro, vivemos em um mundo que ama a imaturidade, mas precisamos nadar contra essa corrente.

Ele descreve o que é a maturidade até sua plenitude (santidade), mostra os malefícios que é ser imaturo, traz vários exemplos incríveis e nos ajuda a traçar um caminho prático para crescermos em maturidade.

É uma leitura simples porém profunda, necessária para os tempos que vivemos.

Ana Flávia 10/01/2023

Ser maduro , ter responsabilidades e escolhas
Um livro que lhe faz entender o que é a maturidade e qual o caminho seguir para alcança-la.
A maturidade vem com o decorrer do tempo, com base nas atitudes passadas, para que possamos ser melhores no futuro, por meio da prudência.
Onde pedir conselho é ser maduro e saber que não sabemos de tudo , mas que as vezes precisamos de humildade e pedir ajuda ao próximo. Porém nunca deixar o vitimismo tomar conta e pensar no próximo antes de si mesmo.
Um livro que nos faz crescer tanto espiritualmente como no pessoal.

Leonardo.Silveira 02/08/2022

Leitura fácil e rápida.
Excelente texto para uma reflexão, à luz da fé cristã, sobre o processo de amadurecimento do ser humano, pautando-se sempre no senso de dever e no serviço ao próximo como fontes primeiras da maturidade.
No final, há um verdadeiro exame de consciência, bastante prático, para ajudar nesse processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Thayna.Brune 14/03/2022

Didático e pratico
O livro apresenta a maturidade de um ponto de vista prático, mostrando exatamente o perfil do imaturo e apresentando maneiras de se sair dessa condição.
Escrita leve e íntima, infelizmente não me conectei com o livro e senti que as páginas não passavam - o único ponto que me impediu de dar 5 estrelas.

Ney 13/07/2021

Ressignificar
De tanto que enfrentei as tempestades, perdi o medo da chuva.

Ganhar experiências, significa mudar as perceções, enxergar de forma diferente, ter uma visão aprofundada das "ondas que a vida trás". Ao longo dos anos, se quisermos desenvolver um ser mais evoluído, devemos rever, mudar mesmo, as crenças que nos limitam; acolhendo aquelas que trazem PAZ, AMOR, que nos conduzirá a plenitude.

Devemos começar a observar nossos pensamentos, eles geram comportamentos, comportamentos geram ações e ações revelam caráter.
Que nossos pensamentos estejam conectados com o divino e que caminhemos para os próximos capítulos da nossa vida, acreditando que merecemos respeito, que merecemos sermos amados.

Temos o caminho do amor e o caminho da dor: se optarmos pelo amor, devemos amar; abandonando as ações que a nada conduz, deixando de lado as coisas passageiras; olhos bonitos, voz meiga, caminhar charmoso; vida fácil, troca do ser pelo ter: ter mais dinheiro, cada vez mais bens materiais, mais amigos superficiais.

Amar como "o dom de si comporta". Assumindo os compromissos, cumprindo o dever que a vida impõe; ser solidário, atendendo as necessidades do próximo; procurando vencer o egoísmo narcisista; ter paciência, esperar o momento certo e agir com prudência, tendo objetividade nas melhores escolhas, eliminando assim a possibilidade de ser domado pelos prazeres momentâneos e as paixões avassaladoras que deturpam o equilíbrio.

Fugindo das inconstâncias, estaremos nos educando para a maturidade , quando conseguirmos realizar todos os nossos deveres, seremos seres realizados plenamente. Podemos começar na busca por Deus, pois buscando nos santificar encontraremos maturação, felicidade e paz.

Kekê 31/03/2021

Maturidade: uma construção.
A maturidade plena é um patrimônio construído por uma gama de características, verdadeiros "tijolos ímpares" para tal edificação. Dentre eles é válido destacar que a pessoa amadurecida: supera atitudes infantis, da adolescência; possui uma visão clara sobre o que lhe cabe fazer na vida - mediante orientação divina - e segue com esforços e sacrifícios necessários superando os desejos passageiros; venceu os condicionamentos da vida passada e faz das memórias antigas lições que edificam e apontam caminhos mais coerentes; sabe dar o devido peso as coisas e aos acontecimentos; controlar o temperamento e não vira marionete dos seus impulsos; é objetiva e realista; não inventa desculpas para si mesma, sabe muito bem dos seus defeitos e luta para superá-los; admiti seus erros; honra os compromissos que assumiu e realiza fielmente o seu dever.

Pude perceber que maturidade não é um ponto fixo e único; mas um caminho que exige um despertar global.

Leitura inspiradora para aqueles que desejam um aperfeiçoamento do seu ser interior, na busca de uma personalidade madura. Livro para ler e reler, e reler, e reler...
Ney 01/04/2021minha estante
Conhece- te a ti mesmo ( Sócrates)