Fausto

Fausto Goethe




Resenhas - Fausto


110 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marília 09/08/2023

A história é boa, só não gostei mais por ser em versos.
Algumas partes ficam um pouco difíceis de entender. Parece que a história para e surge outra história no meio.
comentários(0)comente



Lucas2071 01/08/2023

Possivelmente a obra mais ambiciosa já feita
Sabe aquele clássico que você pode ler e reler inúmeras vezes e vai continuar encontrando algo de novo? Fausto leva esse conceito ao extremo. A obra abraça a expressão "inesgotável" de forma tão densa que torna impossível resenha-la sem deixar de lado várias interpretações sofisticadas e relevantes.
Atentarei-me à primeira e imediata interpretação que tive.
Para além da conhecida sinopse de um homem que faz um pacto com o diabo, Fausto traz os múltiplos planos de realidade que Goethe se propôs entender melhor, com representações cristãs, folclóricas, esotéricas, filosóficas. O autor se confunde com o próprio protagonista ao colapsar sua sanidade após muito estudar e pouco conhecer. Atenho-me à influência do idealismo alemão sobre os pensamentos da obra, a impossibilidade de conhecer a realidade última/forças que governam o mundo - para Goethe e Fausto, respectivamente - a questão epistemológica que se resolve com a progressão filosófica alemã que deságua em Ficthe e Hegel, a dialética do Homem e da realidade, o protagonismo do "Eu" entre tantas outras ideiais muito bem arquitetadas pelas grandes mentes do começo do XIX.
A jornada de um protagonismo "Eu versus o Mundo" que tem seu ápice, ao menos me parece ser, na Walpurgisnacht (noite de Walpúrgis). A soma de tantos elementos que por si só já valeriam inúmeras leituras e de forma tão sublime e bela tornam o Fausto - ao meu ver - a obra mais completa da literatura.
Não bastasse isso, a obra ainda é influência direta na maior obra da literatura nacional, sirvo-me das palavras do grande autor mineiro para, mais uma vez, sintetizar aquela que é a maior ideia por destrás da lenda do homem que fez um pacto com o Diabo.
"O diabo não há! É o que eu digo, se for...Existe é o homem humano. Travessia."
Grande Sertão: Veredas
João Guimarães Rosa
comentários(0)comente



Gabriela2456 29/07/2023

22 anos se foram...
Comprei este livro há 22 anos. Comecei a ler na época e desisti. Retornei à leitura em 2010, avancei um pouco mais e desisti novamente.
Hoje, 29 de Julho de 2023 eu terminei a leitura de Fausto.
Obra completa, 1° e 2° partes, tradução de Jenny Klabin Segall. A edição que possuo não é essa que o Skoob apresenta, não encontrei minha edição no App.
Me emocionei, chorei, sorri...
Recorri ao dicionário enumeras vezes, mas tudo valeu a pena.
Goethe levou 60 anos para escrever o livro, Jenny passou 30 anos entre tradução e revisão; acho que superei meus 22 anos para conseguir ler essa obra tão complexa.
Felicidade!!
comentários(0)comente



IGuittis 04/07/2023

Essa edição é bilíngue, caso você leia um pouco em alemão é bem legal ler em voz alta, fiz isso e invoquei o demônio sem querer.
Publicado pela primeira vez por volta de 1808 o Fausto traz o famoso pacto com o demônio (Mefistófeles). Na verdade nem tanto um pacto, mas pendendo mais para uma aposta vamos assim dizer.
Esse livro é um poema, porém ele foi feito para o teatro, o que tornou ele para mim ao mesmo tempo difícil de ler, porém ele tem aquele ritmo que te mantem interessada independente da dificuldade que estamos tendo para acompanhar a história. O pacto entre Mefistófeles e Fausto é praticamente assim, Mefisto irá servir Fausto em vida, e se ele corrompe-lo o mesmo irá servi-lo na morte. No meio disso Fausto se “apaixona” por Margarida, na verdade ele se sente atraído por ela, que é praticamente uma criança porém como dito no livro e nas notas de rodapé, naquela época já era idade suficiente para se casar ou ter um relacionamento. Fausto e Mefisto agem juntos, ele conquista Gretchen (Margarida) e temos então por esse primeiro livro o decorrer do que acontece principalmente com essa jovem, e é triste, é triste ver o final dessa personagem.
Não temos aqui a finalização desse pacto, porque tem a continuação no Fausto II, esse livro é a primeira parte da tragédia.
No final do livro essa edição traz o discurso de Satã, que no original não foi publicado por questões de censura, e vale muito apena ler, eu adorei essa parte da fala de Satã.
comentários(0)comente



val 19/06/2023

Confuso
No início não tava entendendo e no fim tava pior que no início. ??
Fausto, querendo alguma emoção na vida faz um pacto com Mefistocles. Tem uma amada na história e um fim que todo pacto tem.
comentários(0)comente



Marcos5813 12/06/2023

Decisão pretérita de um Doutor
A peça teatral "Fausto" já começa com a lúcida decisão de Fausto das coisas do além. O romance teatral que tive em mãos, edição da Centaur, não ajudou muito, apesar do empenho do tradutor. A peça tem diálogos nobres, palavras de esmerada construção, sentia que sempre faltava algo em seu teor lírico, em muitas partes os diálogos tem forma poética.

Acredito que lê-se em seu original beberia o cálice da sabedoria com a mais sublime alegria, infelizmente não sei alemão. De um modo geral, apesar da tradução pouco satisfatória, é um bom livro, e bem complexo. Indico para quem quer ler a obra escolher uma tradução melhor, acho que se acha em outras editoras de maior vulto.
comentários(0)comente



osaif 01/06/2023

Clássico romântico
**a versão que eu li não tem no skoob
O começo é inegavelmente bom e te engaja na leitura, a parte paia é realmente quando começa a tragédia de margarida, é compreensivel como um romancista, ter essa parte, mas é meio desanimador né, tá lendo sobre o cara que fez pacto com diabo e metade do livro é sobre ele correndo atras de mulher.
Isso não torna o livro ruim !!!
mas saiba que no meio pro final vai virar um romancezinho.
De qualquer forma é uma leitura fluída, boa e vale a pena, no final sobra a duvida, vc venderia a alma pro diabo por todo o conhecimento do mundo?
terecoteco 25/07/2023minha estante
Qual versão pegou?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Juliana 18/03/2023

Muito bom!
Gostei muito da leitura e da tradução. Li no Kindle então todas as palavras desconhecidas era muito fácil de pesquisar. Recomendo a leitura. Já tinha lido Os sofrimentos do jovem Wether e gostado bastante do ritmo de leitura o que se repetiu nesse.
comentários(0)comente



Clara985 04/03/2023

Como filha do nosso tempo
Como apreciadora dos clássicos, esse não poderia ser menos que incrível.
Mas como integrante da geração Z, odiei o final.
Não acho que ele merecia o que recebeu.
comentários(0)comente



Raiane166 25/02/2023

É um livro fantástico mesmo
A leitura pode ser um pouco pesada pra quem não tem costume com esse tipo de escrita, mas depois de um tempo você pega o jeito e a coisa flui.
O começo e o fim foram as melhores partes. Basicamente o meio do livro foi chatinho de ler, mas interessante.
Acho que todos deveriam ler
comentários(0)comente



Marcone989 31/01/2023

O contrato com as falhas da humanidade.
Fausto é um clássico da literatura, com uma história relativamente simples a complexidade se encontra na verdade nos elementos trabalhados pelo autor, a forma como ele retrata os problemas humanos, as tentações da quais somos cercados e consumidos. A inveja, a luxúria, desespero. Como se quebra uma alma ? Desmanchar o ser, tirar dele toda dignidade e humanidade que ainda possa existir. Goethe é genial ao incorporar elementos da antiguidade clássica, ou seja espere muito de mitologia grega. Fausto exige paciência, pois é um texto complexo, que pode ser um enigma para quem está mantendo um primeiro contato com a obra, mas se tiver cuidado e pesquisar seus elementos tenho certeza que terá uma experiência no minimo proveitosa.
comentários(0)comente



Nathalia184 30/01/2023

Finalmente lido, mas terei que correr atrás da edição em português. As notas de rodapé da editora34 fizeram falta e esse é um livro que apenas com uma releitura é possível absorver sua totalidade.
comentários(0)comente



Jooy 08/01/2023

Não gostei
Estou determinada a ler alguns clássicos mundiais através do livro 50 Obras Primas Para Ler Antes de Morrer e esse foi um deles. No começo pensei que a escrita em versos seria apenas ali, mas acabou sendo no livro inteiro. Não gostei do formato da história e não entendi quase nada, não foi um bom conjunto pra mim.
comentários(0)comente



110 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8