Morte em Pleno Verão

Morte em Pleno Verão Yukio Mishima

Resenhas - Morte em Pleno Verão

Ginete Negro 2.0 05/10/2023

"Uma morte é sempre um problema administrativo"
"Morte em pleno verão" é uma coletânea contendo 9 contos de Yukio Mishima e um conto escrito em estilo teatral. Creio que gostei de pelo menos 8 desses contos - incluso o teatral. Embora minha atenção tenha sido tragada para o primeiro conto, que dá título ao livro (e cuja frase está no título desta resenha), que trata da perda repentina de filhos e como os pais lidam com a situação, o conto mais conhecido deste livro talvez seja "Patriotismo", sobre um oficial que comete suicídio ritual (seppuku) com ajuda da esposa, com vistas a honrar as tradições ancestrais dos samurais. Esse também é muito bom - pesado, mas reflexivo (basta lembrarmos que Mishima cometeria suicídio ritual em 1970 e, portanto, meio que prenunciava seu fim neste conto). Destaco também o conto "Onnagata", sobre um aspirante a ator de papéis femininos (onnagata) que sente grande admiração por um ator que desempenha gloriosamente seu papel feminino.

Recomendo.

Julia Manjko 10/07/2023

O livro não me marcou mas me ensinou algo bem importante
Comecei a ler esse livro por uma indicação ( e uma leve pressão kkkk) de um amigo , não planejava ler e nem o conhecia para saber se era ou não o momento de ler ele. Infelizmente não era.

Eu acredito fielmente q os livros tem o momento certo de ser lido e quando não respeitamos isso a experiência pode ser profundamente prejudicada.

O mishima claramente é um excelente escritor, mesmo por esse primeiro contado pude ver q ele é muito habilidoso e criativo. Quase todos os contos me mostraram algo diferente tanto sobre narrativas como também sobre a cultura asiática.

Mesmo com tantos atributos a leitura não me marcou e em vários momentos quis q o livro terminasse logo. ( Pois, como dito, não era o momento de ser lido ).

Apesar dos pesares recomendo.

Camila 07/07/2020

Fora da zona de conforto
Esse livro de contos foi uma leitura completamente despretenciosa. Veio parar comigo pela troca aqui do Skoob, na minha missão de ler mais autores asiáticos. Foi uma experiência muito enriquecedora, mas o autor não nega seu tempo e o estilo de narrativa não me agradou tanto.

Entretanto, o formato dos contos é algo que gostei e deveria explorar mais, inclusive em outras autorias. Um livro curto, mas que não consegui ler rapidamente, já que muitas das histórias foram encerradas de forma abrupta, me deixando com muitos pensamentos.

A minha favorita foi a que abre o livro e lhe dá nome, Morte em Pleno Verão.

Joao.Paulo 02/06/2020

mal resenhado
A tradição de encontro com o Japão moderno. Mishima tem sempre um olhar único nas suas narrativas, sempre cercadas de um mistério nada típico, pelo menos para mim. Os contos muito longos são o meu maior ponto negativo para o livro, mas, mesmo quando não desenvolvidos conceitos novos, a escrita é muito bonita. Os finais abertos por vezes revelam uma certa falta de objetivo, mas alguns acabam convindo muito bem, dando uma sensação de choque e estranheza que agregam muito bem.

site: https://www.instagram.com/malresenhado/

luizhsg 20/09/2019

Uma boa leitura inicial
Um livro de contos para aqueles que querem conhecer a escrita de Mishima, destaque para o conto "Patriotismo", que é realmente sensacional, uma aula de escrita; o conto "Garrafas Térmicas" que choca pela simplicidade e beleza; por úlitmo "As Sete pontes", uma surpresa fenomenal!

Hudson 14/06/2016

Mishima é um ator único sem dúvidas, com um conhecimento fora do comum sobre o ocidente e sua literatura, mas trazendo aqui contos bem elaborados e que nos dão uma boa dose de visão sobre parte da sociedade de cultura japonesas, não é preciso dizer o quão bem o autor escreve.

O Sacedorte do templo de Shiga e seu amor, sem dúvida alguma, considerado pela crítica especializada como um dos mais belos contos já escritos, talvez seja o ponto alto do livro ao lado de outros contos muito bons tais como patriotismo, e Dodoji mostrando-se assim um autor que escreve sempre sobre diversos estilos literários e sempre de uma boa forma, as vezes muita coisa é desconexa para o nosso olhar ocidental, mas sem dúvidas conhecer mais este autor, que tragicamente seguiu o mesmo destino do personagem de Patriotismo, quiçá foi a crônica de sua morte anunciada, é sem dúvida uma grande leitura.

Barbie 22/10/2010

Contos
O livro é recheado de contos inusitados, vai do cotidiano oriental ao ocidental, com passagens trágicas, finais inesperados e encantadores. No todo, torna-se um tanto cansativo, devido a falta atributos que prendam de vez o leitor. Mas foi bom, concluí o livro com mais contos bons do que ruins.

Samy 03/02/2010

O melhor de Mishima
Este aparentemente despretensioso apanhado de contos revela o melhor da literatura de Yukio Mishima.
São contos profundos sobre a alma humana, sobre a dificuldade de lidar com a dor de uma grande perda (como no conto título), sobre as pequenas redes de intrigas do relacionamento cotidiano, ainda livres da pesada carga de idealismo patriótico (com exceção de um único conto, perdoável pelo seu exercicio primoroso de concisão e estilo, quase lírico) que vai encharcar sua obra posterior.
Boa literatura, cheia de estilo e profundidade, para ler e reler muitas vezes (pena que "roubaram" meu exemplar, chuif!>
Getúlio Zagreu 04/05/2017minha estante
Roubaram o meu tbm. Será uma sinal?