A flor da Inglaterra

A flor da Inglaterra George Orwell

Resenhas - A Flor da Inglaterra

beatriz803 29/11/2023

Se vc for pobre nao leia...
Sinceramente o livro é MUITO PARADO, o protagonista é um indignado e no fim conformado com a situação de não ter dinheiro na sociedade capitalista em que vive, onde não possui poder nem respeito por ser pobre.......fiquei esperando alguma emoção mas são mais de 300 pags sobre a mesma coisa, bem cansativo ?
1/5

Coelho 26/11/2023

Aspidistra
Bem agonizante o livro, que protagonista CHATO, amargurado com tudo um pé no saco, mas é um livro muito bom, gostei bastante da reflexão que traz, mas ainda assim, Gordon é um chato

Helison.Fortunato 16/11/2023

Legal
Uma leitura um pouco cansativa, diferente das demais do autor, não é tão instigante e nem rítmica se assim me permitir falar.

Juliana.Franz 28/10/2023

Gostei da história, achei o personagem principal chato e às vezes até incoerente nas atitudes. Mas a crítica do livro é bem forte.

rbsnjr 26/09/2023

Desolador
A Flor da Inglaterra é um romance angustiante e desolador, uma obra muito diferente dos trabalhos mais famosos de George Orwell.

Gordon Comstock, o protagonista do livro, é um escritor frustrado de quase 30 anos que decide entrar em guerra contra o dinheiro. Um teimoso, se me é permitido dizer.

Definitivamente vale a pena a leitura. O primeiro terço pode parecer lento, mas na minha opinião não o diminui.

lizorlis 16/08/2023

"Prazeres londrinos."
Me sinto decepcionada, indignada e muito chateada.

Um livro que demorei muito pra ler, já que ele não te dá vontade de ler. Uma história que não tem um fim digno.

Gosto do autor, por isso a decepção. Não sei muito bem o que era para ter sido mas acabou não sendo nada.

Marisgc 14/08/2023

Orwell é Orwell?
Fica o questionamento...

A ideia do livro é boa, a associação da classe média inglesa a aspidistra (flor da Inglaterra) é particularmente genial. Basicamente, retrata como tudo se baseia na necessidade de ter dinheiro (dentro de um sistema capitalista) e de como os indivíduos tornam-se escravos de um novo deus, o dinheiro. Além de mostrar a vida idealizada para as pessoas dentro desse sistema (nascer, se vender por um bom emprego, casar, ter uma aspidistra, procriar e continuar mantendo um bom emprego até morrer).
(pode conter spoiler, mas eu nem mesmo indicaria esse livro pra outra pessoa kkkk)
O grande problema desse livro (que o torna extremamente chato) é justamente o protagonista da história, Gordon.
Gordon, declara guerra contra o deus dinheiro, mas de uma forma totalmente imatura e sem nenhum objetivo ou princípio, o que torna ele simplesmente um adulto folgado e preguiçoso. Simplesmente não quer ter um trabalho, a menos que seja um trabalho que não exija nenhum esforço e que lhe pague o suficiente para sobreviver, ele ESCOLHE viver assim, mas culpa todos que tem mais dinheiro por terem dinheiro e só reclama que não pode ter uma vida descente porq não tem dinheiro (?), e não é que ele seja a favor de um novo sistema econômico, ele simplesmente gostaria de ter dinheiro para comer bem, dormir bem e casar, mas sem ter que trabalhar para tal.
Ele só fala sobre a falta de dinheiro dele (que é escolha de vida dele) e trata mal as únicas pessoas que se importam com ele (e é extremamente tóxico com a namorada, em diversos momentos diz coisas apenas para magoa- la e reconhece isso, diz a todo momento que ela não o ama por não ter dinheiro... enfim um homem tóxico e machista).
Ainda tem um final não merecido (mas que completamente alimenta meu desejo latente de um final "feliz").
O protagonista torna o livro chato e cansativo, então por mais que tenha ideias boas, não acho uma leitura obrigatória como alguns tem escrito por aí.

Rosalba Moreira 04/07/2023

Quero uma aspidistra
O personagem principal da história é Gordon Comstock, um sujeito de 29 anos que decide declarar guerra ao sistema capitalista. Durante todo o livro ele critica o dinheiro e o culpa por tudo, absolutamente tudo que dá errado em sua vida.

Por não querer se render ao dinheiro, Gordon decide deixar um emprego estável e trabalhar em uma livraria ganhando um valor irrisório por semana. Assim, ele acaba tendo que morar em locais insalubres, onde passa frio, fome, e se torna um homem desgastado e sofrido. Mas por opção própria, já que ele prefere viver nessa situação a ser “escravo do sistema capitalista”.

Gordon é um dos personagens que mais me despertou raiva (dentre todos os livros que já li) com essa dualidade durante toda a história: reclama da vida que leva mas, ao mesmo tempo, não quer mudar de vida, e assim vai, sempre culpando o dinheiro. Como ele mesmo repete várias vezes: só quer se afundar, cada vez mais. (Então se afunde, coisa besta!)

Sério. Gordon é muito irritante, além de ser um completo imbecil, machista, grosso e sem noção. Trata muito mal a Rosemary, sua namorada (não sei como ela consegue namorar esse cara).

Enfim. Durante toda a história criei uma repulsa pelo personagem e também uma vontade de chegar até o final do livro pra saber se ele ia se afundar de vez ou não.

É claro que não vou contar, né? Leia. kkk

ps: A flor a que se refere o titulo do livro é a aspidistra, citada diversas vezes por Gordon durante a história. Cada local que ele anda existe uma planta dessa e, pelo visto, era como uma tradição na Inglaterra as pessoas possuírem essa planta em suas casas ou locais de trabalho.

É uma planta forte, capaz de resistir a ambientes e situações negativas. Creio ter relação com a figura do personagem.

João Mau-Tempo 18/06/2023

Metalinguagem
Nesse livro, na página 70, Orwell diz:
"O que ele percebeu, e com uma clareza que só aumentou com o decorrer do tempo, foi que o culto ao dinheiro tinha sido alçado à verdadeira religião. E talvez a única religião autêntica que temos. O dinheiro é o que Deus já foi. O bem e o mal não significam mais nada, a não ser fracasso ou sucesso. Daí a expressão, significativa, de fazer o bem. O decálogo fora reduzido a dois mandamentos. Um para os patrões e outro para os empregados. Os patrões são a classe sacerdotal do dinheiro, e os empregados, os seus escravos e subordinados. Os mandamentos são reduzidos a dois: 'Ganharás dinheiro' e 'Não perderás o teu emprego'."

Lembrei da seguinte passagem do livro "A Filha do Reverendo":
"O vento cortante despertou nela a lembrança soterrada do frio de Trafalgar Square. Embora não pensasse, na realidade, que a perda de seu emprego sugerisse o regresso ao submundo de onde saíra - sua situação, de fato, não era desesperada a esse ponto; na pior das hipóteses, seu primo ou qualquer outra pessoa a ajudaria. Compreendia agora muito mais claramente que antes a importância do mandamento supremo da vida moderna - o undécimo mandamento, que anulara todos os outros: 'Não perderás o teu emprego'."

annacsfraccaro 06/03/2023

Orwell é Orwell
O livro é bom demais porque é do Orwell, eu não sabia da existência desse livro, descobri porque estava de graça na amazon.
E fiquei muito grata por isso porque o livro é uma experiência a parte, assim como ?1989? e ?A Revolução dos Bichos?.
Marcus 07/03/2023minha estante
Bom saber. Vou adicionar aos interesses aqui.

annacsfraccaro 02/04/2023minha estante
Marcus, pode adicionar kkkkkk

ce 26/01/2024minha estante
1984**

Bianca621 05/03/2023

4 estrelas - muito bom
Neste livro acompanhamos a vida de um poeta que tenta a todo custo se desvencilhar das amarras do capitalismo. A aspidistra (flor da Inglaterra) nos entrega uma reflexão ao acompanharmos a presença dela nas fases do protagonista e o que ela representa, assim compreendemos o então título da obra.
A leitura é uma leitura lenta, faz você se ver muito incomodado com as escolhas do protagonista, mas tudo isso, só nos faz ver como esse sistema econômico está enraizado nos nossos princípios e pensamentos. O fato de nos vermos totalmente revoltados com as atitudes de Gordon nos deixa evidente o quanto nos preocupamos com o então deus Dinheiro como é referido na obra. Mas amei o livro, me trouxe muitas reflexões.
Cuidado com spoiler aqui: fiquei com ranço do personagem e devo salientar que ele tem várias atitudes close errado.

Jessica 27/01/2023

O Gordon é miserável
Apesar da escrita cativante do George Orwell, o personagem principal torna essa leitura muito maçante.
O Gordon é basicamente um sujeito que escolheu ser miserável, pois o mesmo teve todas as alternativas para poder viver bem e ajudar seus familiares, entretanto ele escolhe lutar contra o deus dinheiro.
Mas essa é uma luta pessoal visto que ele não tem uma ideologia estabelecida, nem toma atitudes para mudar a sociedade. Se tornando então um sujeito amargurado.

Naylla.Carlins 25/01/2023

O que me incomodou muito nesse livro foi o fato do Gordon escolher viver na pobreza e sempre estar reclamando dessa situação. É difícil você nadar contra a correnteza. Rosemary uma santa por aturar toda essa reclamação. Percebemos que no fim, não tem como lutar contra ter uma aspidistra na janela do apartamento e contra o capitalismo.