A flor da Inglaterra

A flor da Inglaterra George Orwell




Resenhas - A Flor da Inglaterra


94 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Cheile.Silva 21/04/2024

Money Talks
Uma história que é um retrato verdadeiro sobre como o dinheiro afeta a vida de várias formas. E como diz o trecho bíblico de Coríntios adaptado na introdução: Agora permanecem a fé, a esperança, o dinheiro, esses três; mas o maior deles é o dinheiro.
comentários(0)comente



Cristiane 04/03/2024

É o segundo livro que leio do autor e posso dizer que a escrita de Orwell realmente me prende, ainda que o enredo tenha me deixado um pouco desanimada pela monotonia.
A Flor da Inglaterra é uma obra e tanto, nela Gordon declara guerra contra o capitalismo, mas infelizmente sua forma de luta mostra-se pouco eficaz.
Achei o livro muito bom.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ingrid664 04/02/2024

Que protagonista chato
Bom, é compreensível as tomadas de decisões do protagonista, ele decide viver na miséria por não concordar com a forma que o capitalismo cria uma obsessão pelo dinheiro, mas com está atitude acaba em calamidade, sinto que ele não assume a responsabilidade pelo próprio sofrimento, apenas querendo e se ressentido por não poder viver da mesma maneira quando tinha um bom emprego.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beatriz3345 30/01/2024

Os ventos ameaçadores varrem vívidos...
Acho Gordon bem paranóico ,ele mergulhou de cabeça nessa noia e simplesmente não consegue se desvencilhar,amei o fato da vida dele girar em torno disso e da gente poder ter esse contato com essa paranóia,no mundo em que vivemos sabemos que o mundo é regido por esse Deus e não podemos declarar guerra assim como o corajoso Gordon fez ,mas ainda tem chance do povo mudar isso ,amei as referências e pra finalizar não pode faltar o memento mori.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Catharina 26/01/2024

Deus do dinheiro
Gordon decidiu fazer uma rebelião pessoal contra o deus do dinheiro que controla tudo. Até mesmo relacionamentos, algo que deveria ser humano. Desistiu de oportunidades boas para trabalhar em uma biblioteca sem futuro, sem graça e sem vida. Era o emprego perfeito para ele! Tinha tudo que queria! Uma moradia ruim, poucos amigos (na verdade, um que nem era tão próximo) e uma namorada que não se esforçava tanto. A culpa de tudo era dos outros. Aqueles malditos que só ligam para dinheiro! Gordon não tinha nada e estava feliz, certo? Certo?!

Acompanhamos essa luta árdua ao longo das páginas. Esse livro é a cara do Orwell e tenho certeza de que escreveu pensando nele mesmo. As situações são absurdas demais, mas essa é a graça. Ninguém faria isso, mesmo pensando em fazer.

Há críticas frequentes e óbvias contra o socialismo. Admito que adorei esse monólogo porque confirma minha teoria de que Orwell, assim como eu, acredita que nada funciona. Capitalismo, socialismo, anarquismo ou comunismo; nada vai melhorar se o ser humano não melhorar

Infelizmente, é um livro muito machista. Isso é óbvio, principalmente pela época em que foi escrito. Até pensei em dar uma nota mais alta, mas dois capítulos inteiros falando mal diretamente de mulheres não podem ser perdoados.
comentários(0)comente



Millagms 17/01/2024

Pensei muito em quantas estrelas eu iria dar para este livro, no fim não sou nenhuma crítica e tenho certeza que não entendi metade do que o George Orwell pensou em passar com este livro. É uma sensação muito conflituosa porque ao mesmo tempo que passei por estas 300 páginas desprezando o Gordon no fim das contas este livro me fez sentir algo e acho que é isto que um livro deve fazer. Não foi o melhor, mas foi um bom primeiro livro do ano!!
comentários(0)comente



Nona Nascimento 03/01/2024

Foi uma leitura meia chatinha, é meio previsível e repetitivo...
De todos os livros do George Orwell que li esse foi um dos mais cansativo, mas é bom...
Mas é pq devido aos outros livros dele, deixa uma expectativa maior.
Isso na minha opinião kkkkk
comentários(0)comente



xLeoSaraiva 31/12/2023

"Na verdade, mesmo não tendo dinheiro, eles ainda viviam mentalmente no mundo do dinheiro - o mundo em que o dinheiro é virtude e a pobreza é crime".
"A Flor da Inglaterra" é um livro que considero de leitura obrigatória para todos aqueles que desejam conhecer a obra de George Orwell sob uma perspectiva política. Além de desenvolver uma história ímpar, com personagens de extrema profundidade, o autor revela suas convicções acerca do sistema capitalista de produção ao passo que também faz duras críticas à utopia de salvação pregada pelos socialistas. Trata-se, fundamentalmente, de uma leitura polêmica que não deve ser interpretada apenas na seara da narrativa de suas personagens. De modo um pouco menos evidente que em "A Revolução dos Bichos", a história possui elementos, reflexões e cenas que representam valores e vieses passíveis de questionamento em nossa sociedade.
Em síntese, o teor crítico de "A Flor da Inglaterra" reforça uma expressão que já utilizei na resenha de "O que é Fascismo?", também de George Orwell: trata-se de um autor "odiado tanto pela esquerda quanto pela direita", mas que, ainda assim, merece sua atenção. Recomendo!

SARAIVA, L.*

Trecho da leitura (sem spoilers):
"Pensava nas pessoas perdidas, nos habitantes do submundo, vagabundos, mendigos, criminosos, prostitutas. É um mundo bom, o que eles habitam, sepultados em seus malcheirosos albergues, asilos e bordéis. Imaginava ele que, por baixo do mundo do dinheiro, existia aquele imenso submundo do descuido e do descaso, onde o fracasso e o sucesso nada significam; uma espécie de reino de fantasmas onde todos são iguais".

*Resenha escrita meses após a leitura.
comentários(0)comente



pamela_prata 31/12/2023

?
"O primeiro efeito da pobreza é que ela mata o pensamento"
Contém crítica ao sistema capitalista e se torna uma leitura cansativa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafael2147 29/12/2023

Bom e interessante
Livro muito bem escrito e história muito interessante. O protanista tem uma personalidade difícil e acaba deixando a história um pouco maçante. No geral gostei muito, diferente do que costumo ler. Muito interessante o fato de que a história é considerada por alguns como um reflexo da própria vida do autor.
comentários(0)comente



beatriz803 29/11/2023

Se vc for pobre nao leia...
Sinceramente o livro é MUITO PARADO, o protagonista é um indignado e no fim conformado com a situação de não ter dinheiro na sociedade capitalista em que vive, onde não possui poder nem respeito por ser pobre.......fiquei esperando alguma emoção mas são mais de 300 pags sobre a mesma coisa, bem cansativo ?
1/5
comentários(0)comente



94 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR