A flor da Inglaterra

A flor da Inglaterra George Orwell

Resenhas - A Flor da Inglaterra

Cheile.Silva 21/04/2024

Money Talks
Uma história que é um retrato verdadeiro sobre como o dinheiro afeta a vida de várias formas. E como diz o trecho bíblico de Coríntios adaptado na introdução: Agora permanecem a fé, a esperança, o dinheiro, esses três; mas o maior deles é o dinheiro.

Cristiane 04/03/2024

É o segundo livro que leio do autor e posso dizer que a escrita de Orwell realmente me prende, ainda que o enredo tenha me deixado um pouco desanimada pela monotonia.
A Flor da Inglaterra é uma obra e tanto, nela Gordon declara guerra contra o capitalismo, mas infelizmente sua forma de luta mostra-se pouco eficaz.
Achei o livro muito bom.

Ingrid664 04/02/2024

Que protagonista chato
Bom, é compreensível as tomadas de decisões do protagonista, ele decide viver na miséria por não concordar com a forma que o capitalismo cria uma obsessão pelo dinheiro, mas com está atitude acaba em calamidade, sinto que ele não assume a responsabilidade pelo próprio sofrimento, apenas querendo e se ressentido por não poder viver da mesma maneira quando tinha um bom emprego.

Beatriz3345 30/01/2024

Os ventos ameaçadores varrem vívidos...
Acho Gordon bem paranóico ,ele mergulhou de cabeça nessa noia e simplesmente não consegue se desvencilhar,amei o fato da vida dele girar em torno disso e da gente poder ter esse contato com essa paranóia,no mundo em que vivemos sabemos que o mundo é regido por esse Deus e não podemos declarar guerra assim como o corajoso Gordon fez ,mas ainda tem chance do povo mudar isso ,amei as referências e pra finalizar não pode faltar o memento mori.

Catharina 26/01/2024

Deus do dinheiro
Gordon decidiu fazer uma rebelião pessoal contra o deus do dinheiro que controla tudo. Até mesmo relacionamentos, algo que deveria ser humano. Desistiu de oportunidades boas para trabalhar em uma biblioteca sem futuro, sem graça e sem vida. Era o emprego perfeito para ele! Tinha tudo que queria! Uma moradia ruim, poucos amigos (na verdade, um que nem era tão próximo) e uma namorada que não se esforçava tanto. A culpa de tudo era dos outros. Aqueles malditos que só ligam para dinheiro! Gordon não tinha nada e estava feliz, certo? Certo?!

Acompanhamos essa luta árdua ao longo das páginas. Esse livro é a cara do Orwell e tenho certeza de que escreveu pensando nele mesmo. As situações são absurdas demais, mas essa é a graça. Ninguém faria isso, mesmo pensando em fazer.

Há críticas frequentes e óbvias contra o socialismo. Admito que adorei esse monólogo porque confirma minha teoria de que Orwell, assim como eu, acredita que nada funciona. Capitalismo, socialismo, anarquismo ou comunismo; nada vai melhorar se o ser humano não melhorar

Infelizmente, é um livro muito machista. Isso é óbvio, principalmente pela época em que foi escrito. Até pensei em dar uma nota mais alta, mas dois capítulos inteiros falando mal diretamente de mulheres não podem ser perdoados.

Millagms 17/01/2024

Pensei muito em quantas estrelas eu iria dar para este livro, no fim não sou nenhuma crítica e tenho certeza que não entendi metade do que o George Orwell pensou em passar com este livro. É uma sensação muito conflituosa porque ao mesmo tempo que passei por estas 300 páginas desprezando o Gordon no fim das contas este livro me fez sentir algo e acho que é isto que um livro deve fazer. Não foi o melhor, mas foi um bom primeiro livro do ano!!

Nona Nascimento 03/01/2024

Foi uma leitura meia chatinha, é meio previsível e repetitivo...
De todos os livros do George Orwell que li esse foi um dos mais cansativo, mas é bom...
Mas é pq devido aos outros livros dele, deixa uma expectativa maior.
Isso na minha opinião kkkkk

xLeoSaraiva 31/12/2023

"Na verdade, mesmo não tendo dinheiro, eles ainda viviam mentalmente no mundo do dinheiro - o mundo em que o dinheiro é virtude e a pobreza é crime".
"A Flor da Inglaterra" é um livro que considero de leitura obrigatória para todos aqueles que desejam conhecer a obra de George Orwell sob uma perspectiva política. Além de desenvolver uma história ímpar, com personagens de extrema profundidade, o autor revela suas convicções acerca do sistema capitalista de produção ao passo que também faz duras críticas à utopia de salvação pregada pelos socialistas. Trata-se, fundamentalmente, de uma leitura polêmica que não deve ser interpretada apenas na seara da narrativa de suas personagens. De modo um pouco menos evidente que em "A Revolução dos Bichos", a história possui elementos, reflexões e cenas que representam valores e vieses passíveis de questionamento em nossa sociedade.
Em síntese, o teor crítico de "A Flor da Inglaterra" reforça uma expressão que já utilizei na resenha de "O que é Fascismo?", também de George Orwell: trata-se de um autor "odiado tanto pela esquerda quanto pela direita", mas que, ainda assim, merece sua atenção. Recomendo!

SARAIVA, L.*

Trecho da leitura (sem spoilers):
"Pensava nas pessoas perdidas, nos habitantes do submundo, vagabundos, mendigos, criminosos, prostitutas. É um mundo bom, o que eles habitam, sepultados em seus malcheirosos albergues, asilos e bordéis. Imaginava ele que, por baixo do mundo do dinheiro, existia aquele imenso submundo do descuido e do descaso, onde o fracasso e o sucesso nada significam; uma espécie de reino de fantasmas onde todos são iguais".

*Resenha escrita meses após a leitura.

pamela_prata 31/12/2023

"O primeiro efeito da pobreza é que ela mata o pensamento"
Contém crítica ao sistema capitalista e se torna uma leitura cansativa.

Rafael2147 29/12/2023

Bom e interessante
Livro muito bem escrito e história muito interessante. O protanista tem uma personalidade difícil e acaba deixando a história um pouco maçante. No geral gostei muito, diferente do que costumo ler. Muito interessante o fato de que a história é considerada por alguns como um reflexo da própria vida do autor.

beatriz803 29/11/2023

Se vc for pobre nao leia...
Sinceramente o livro é MUITO PARADO, o protagonista é um indignado e no fim conformado com a situação de não ter dinheiro na sociedade capitalista em que vive, onde não possui poder nem respeito por ser pobre.......fiquei esperando alguma emoção mas são mais de 300 pags sobre a mesma coisa, bem cansativo ?
1/5