O sobrinho de Wittgenstein

O sobrinho de Wittgenstein Thomas Bernhard




Resenhas - O Sobrinho de Wittgenstein


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Tiago600 19/09/2022

Caleidoscópico


Uma verdadeira aula sobre como construir um personagem. Basicamente todo o livro se desenrola em uma casa manicomial onde Bernhard está confinado para tratar de seus pulmões tuberculosos ao passo que seu amigo está confinado por sua aparente "loucura". Tal amigo em questão é nada mais nada menos que o sobrinho do genial filósofo Ludwig Wittgenstein. Ao longo de rememorações, mesclando ficção e relatos biográficos - nunca saberemos a fronteira entre o que é real e que é fictício -, Bernhard vai deixando subtendido que talvez o sobrinho do filósofo era mais brilhante que seu tio, ou talvez apenas mais louco.

Através desse intricado jogo de miríades e de espelhos, ao longo de um parágrafo, o autor lança sua habitual fúria contra o estado, instituições religiosas, manicômios, os ricos, aos que se dizem "artistas", o mundo literário, a morte e afins. Na literatura de Bernhard não existe espaço para compaixão. Vários autores são capazes de perdoar a vileza humana, Bernhard nunca perdoou.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR