O fim da infância

Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Leonardo 12/04/2020

O Fim da Infância
Muito diferente do que imaginei, e nem por isso chato, o livro, pelo contrário, te instiga até a última página.

Mattheus Moraes 10/06/2020

Nós não estamos mais sós!
Naves alienígenas aparecem no céu, e o mundo que está em pleno conflito pela 'Guerra Fria' se choca, por saber que a humanidade não está sozinha no universo.
Mas em vez de atacar os humanos eles chegaram para ajudar e logo, a sociedade sofre profundas mudanças, como: a abolição das forças armadas, as máquinas é que fazem toda produção de bens e serviços, e os humanos tem tempo e dinheiro pra dedicarem-se ao que realmente gostam.
O livro também trabalha com o mistério a todo momento, e o plano dos 'Senhores Supremos' só é revelado no final. Fiquei muito reflexivo depois dessa leitura. Acrescentou muito na minha vida!

Marcio Izidoro 11/06/2020

Pra refletir
Uma história impressionante, que mostra um ponto de vista bem peculiar de como a humanidade perde tempo com problemas 'bobos', mostrando como podemos melhor em todos os setores. E sobre uma possível evolução....
Ótima história de ficção-científica...
Recomendo!!!!

Alex 15/06/2020

Eu planejo ler esse livro desde que vi a minissérie baseada no livro, uns 3 anos atrás. A minissérie vale pela representação feita de um personagem, já o resto é bem esquecível.
O livro é maravilhoso, faz a imaginação é interessante e ao mesmo tempo agoniante. Se imaginar no lugar de alguns personagens ou só se imaginar numa realidade em que estes eventos se passam.

Nick 19/06/2020

Um livro pra levar pra vida
Minhas definições de clássico foram atualizadas. Um livraço, cheios de partes filosóficas pra levar pra vida inteira. Pra mim não foi uma obra perfeita mas foi por pouco. Quero reler um dia porque esse livro com certeza merece.

Thayane Andrade 30/06/2020

Primeiro livro que li desse autor e já pretendo ler outros dele. Já tinha alguns anos que queria ler esse livro por causa de uma minissérie que assisti baseada nele. Gostei muito desse livro, me envolvi muito na história, um clássico da ficção científica, vale muito a pena ser lido.

Perrelli 02/07/2020

O Fim da infância e o vazio que eu o ser humano
Arrebatadora, é a palavra correta para descrever a obra do autor Arthur C. Clark, escrita em 1953. O autor também escreveu outras obras incríveis e já aclamadas, como 2001, uma odisseia no espaço e o Encontro com Rama.

Em fim da infância encontramos uma terra em meados da corrida espacial em plena guerra fria entre EUA e União Soviética, quando em todas as principais capitais mundias naves voadores se instalam.

Dentro dessas naves somos apresentados aos Senhores Supremos, seres dotados de inteligência e tecnologia absurdamente superiores aos dos seres humanos.

Os mesmo acabam com as guerras, mal tratos, desigualdade racial, econômica, fome, violência, pobreza .... Enfim tudo que é de ruim.

Novas tecnologias são apresentadas e os humanos vivem uma era de ouro onde viagens ao redor do planeta são feitas em horas a saúde e educação são comuns a todas e nações e governos vão deixando de existir e o mundo experimenta uma utopia.

Contudo, nem tudo são flores... Parte da humanidade não concorda com as tomadas de decisões dos senhores Supremos e com sua negação a se mostrar para o mundo.

Fim da infância aborda temas extremamente importantes como religião, e todos os dogmas, bem como toda complexidade que é o ser humano

Obra obrigatória pra quem gosta ou não gosta de ficção científica, recomendo a todos.

Rhai 04/07/2020

?É uma ideia terrível. Mas vocês precisam encará-la. Os planetas, um dia, talvez vocês conquistem. Mas as estrelas não são para os homens.???

Ana Roque 07/07/2020

O SER HUMANO NÃO ESTÁ MAIS SÓ
Título: O Fim da Infância (16/30)
Título Original: Childhood's End
Autor: Arthur C. Clarke
_________________________________________

Esse livro tem um dos melhores primeiros capítulos que eu já li, você já fica completamente preso na história. Nele nós nos encontramos no meio da Guerra Fria, o homem disputando entre quem alcançará as estrelas primeiro, quando no meio disso surge uma frota de naves alienígenas invadindo nosso planeta e a guerra acaba.
"Nesse momento,soube que havia perdido a corrida, não por poucas semanas ou meses,como vinha temendo, mas por milênios".
Esses alienígenas não vieram causar uma guerra mas sim acabar com elas, eles criaram um governo perfeito e transformaram a Terra em uma Utopia e isso não agradou a todos, mas porque eles estão fazendo isso?
No decorrer da leitura nós percebemos que estão nos preparando para algo,aos poucos. De primeira eles não se revelaram e esperam uma nova geração para se mostrarem ,quando eles se revelam você entende o porque e eu achei simplesmente genial. O livro se passa no decorrer de vários anos e a uma constante mudança de personagens, o autor tem uma escrita extremamente genial do início ao fim ,mas para mim o começo foi arrebatador. A princípio você pode pensar " Quem não gostaria de viver em um governo perfeito? Onde não há guerras, doenças , desigualdades..." eu respondo, o ser humano não conseguiria. A quantidade de diálogos aqui que faz a gente pensar sobre o ser humano e o nosso destino final, é extraordinário, leitura obrigatório para fãs de ficção científica.

Sah Imperia 10/07/2020

"O Fim da Infância" é um livro de ficção científica extremamente aclamado e eu o comprei para tirar minhas próprias conclusões.
Nesse livro,temos como ponto principal da narrativa a chegada de naves extraterrestres que pousaram em pelo menos vinte das principais cidades do planeta.Dentro dessas naves,apenas se sabe que existem outros seres,que passaram a ser os Senhor Supremos (um apelido carinhoso,digamos assim).A partir desse evento,os Senhores Supremos passaram a governar a Terra de uma maneira indireta,embora nunca tivessem se mostrado aos seres humanos.E a trama se desenvolve a partir disso.
A narrativa do autor é bem fluída e instigante.Mas a criatividade e genialidade da estória foram os fatores que me conquistaram.Eu gostei dos personagens,gostei da trama e senti certo pertencimento durante a leitura,embora não saiba o real motivo desse sentimento.Eu não adivinhei o plot twist e fiquei bem surpresa,mas amei especialmente o final...É simplesmente sublime e muito especial de um certo modo.
Gostaria de elogiar a edição da Aleph: capa e contra capa maravilhosas,ótima diagramação,além de possuir o conto "Anjo da Guarda",que deu origem à novela em si.
Em suma,foi uma experiência sensacional e muito interessante,que me abriu novos horizontes e que recomendo pra todos! Nesse livro,enxerguei as coisas de uma forma diferente e encontrei minha citação literária favorita:" Os planetas,um dia,talvez vocês conquistem.Mas as estrelas não são para o homem".

Vem pra Nárnia 13/07/2020

Surreal!!!
Esse foi um dos primeiros livros de ficção científica que já li e foi uma experiência fantástica, pq percebi um novo mundo à minha volta, precisando ser mais explorado, pois tive sensações incríveis e grandes reflexões a respeito do universo, o ser humano e o que realmente somos. Enfim, muitas perguntas ainda sem respostas, mas que me fizeram ficar refletindo por muito tempo e até conversando com a minha família sobre o assunto.
O livro é dividido em três partes: I - A Terra e os Senhores Supremos, II - A era de ouro e III - A última geração.
A cada parte, entram novos personagens com novas angústias, que faz com que nos coloquemos no lugar deles e soframos as suas angústias. Aqui podemos refletir que o ser humano é muito complexo e mesmo tendo tudo em suas mãos, não está satisfeito, pois tem que ter algo para lutar: seus sonhos, e isso sendo podado, a vida perde o sentido.
Na primeira parte, a história se passa em plena Guerra Fria e o motivo disso é ter sido escrito na década de 50. Na história, como poderia ter sido realmente, o ser humano estava prestes a se matar com bombas atômicas, mas é impedido pelo aparecimento de naves extra terrestres que pousam por cima de suas cabeças, flutuando em todas as cidades do Planeta, trazendo seres muito mais inteligentes do que nós. Com tecnologia super avançada e mentes brilhantes, eles trazem ao ser humano uma proposta de paz, prosperidade e justiça.
Nenhum homem poderá mais fazer guerra ou maltratar os animais. Não existe mais fome, pobreza, trabalho duro. Todos tem acesso aos estudos, aos meios intelectuais e lazer.
Há apenas algumas condições: o homem não pode mais ter acesso ao espaço e não conhece a aparência de quem o está dominado, isto é: os Senhores Supremos.
Desperta-se então a curiosidade de conhecê-los e há alguns rebeldes que protestam quanto a isso, mas eles alegam que os humanos não estão preparados para tal revelação e que após 50 anos, na próxima geração, eles se mostrarão a todos.
Na segunda parte então, eles se revelam e foi uma das situações mais tensas para mim! Confesso que fiquei angustiada, curiosa e com medo de qual caminho a história iria me levar. Tive que parar um pouco a leitura para refletir e fazer milhares de deduções sobre o que poderia ocorrer daí para frente na trama.
A terceira parte foi ainda mais interessante! Daí pra frente não consegui largar a leitura até a conclusão final, que é surreal!!!
O autor traz elementos acima de nossa imaginação! É incrível! Isso me deixou fascinada com esse tipo de gênero, do qual não estava acostumada a ler, mas que pretendo continuar daqui pra frente!
Que mente inteligente e criativa teve esse autor! Realmente viajei na história e isso é fascinante para qualquer leitor!
Concluindo, é um livro que te faz pensar em si mesmo: onde estamos e para onde vamos? Com interferência extra-terrestre ou não, o ser humano continua a caminhar em busca de algo que nem ele mesmo entende.
Precisamos olhar para dentro e nós e refletir o que queremos para nossas vidas e o que pretendemos deixar para as próximas gerações.
Bjs e até a próxima!

Luis Eduardo 14/07/2020

Genialidade para poucos
Arthur Clarke, simplesmente inova, surpreende, atiça e crítica, tudo isso sem perder o foco de sua intenção, a história tem abordagens que alguns religiosos mais ferventes possam se ofender durante a trajetória, mas a recompensa obtida pela compreensão vista do autor é magnífica. O livro tem uma narrativa com ápices de interesse e suspense, vales de contemplação necessárias para amarrar a trama e um fio primordial discreto que se desenrola aos poucos até um final estonteante.

Karina 17/07/2020

Final angustiante e inebriante
Em um determinado momento da humanidade, enormes naves alienígenas adentram a atmosfera terrestre, trazendo muitos mistérios sobre suas reais intenções.

Ao contrário do que muitos pensavam, esses alienígenas chamados de "Senhores Supremos", ao assumir o controle da humanidade, trouxeram a paz e aniquilaram com as crueldades existentes até então. Mas restava a dúvida: quais eram suas verdadeiras intenções?

Esse livro foi meu primeiro contato com o autor e confesso que não sabia muito o que esperar, no entanto o final me causou tantos sentimentos que não pude deixar de dar cinco estrelas!

Bruna Peixoto 19/07/2020

Clarke mandou muito bem na construção da história, abarcando um longo período de tempo e mudanças sociais significativas sem quebras desagradáveis na história.