O fim da infância

Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Mari 29/04/2021

fui enganada pelas booktubers
Duas das minhas booktubers favoritas disseram que amaram e tal, mas o livro não me pegou.

Eu tô começando a achar que ficção científica não é pra mim, eu já li alguns mas nunca gosto tanto...

Acho que esses livros são mais interessantes que divertidos, na minha opinião.

Apesar disso, achei a escrita do autor bacaninha, fácil de acompanhar.
Hum 29/04/2021minha estante
Quais tu já leu?
Do c clark eu li poeira lunar (que é mais sobre soterramento que scifi)

Mari 29/04/2021minha estante
admirável mundo novo e fahreinheit 451. Agora que me toquei q sao distopias rsss, mas acho q Admiravel mundo novo entra. Dentre esses tres, achei o fim da infância mais fraco

Gabi 29/04/2021minha estante
amigaaaa, eu jurando que tu amaaaava ficção científica kkkkkkkkkkk um porre esse estilo

Mari 29/04/2021minha estante
menina, kkkkkkkk eu sempre fui no hype, mas quebro a cara

Hum 30/04/2021minha estante
Eu recomendo fortemente eu, robô

Lili Machado 27/07/2012

Nenhum outro livro, me deixou tão vazia e solitária, como ser humano.
Os Senhores Supremos apareceram, de repente, um dia, em numerosas naves espaciais, sobre as cidades – intelectual, tecnológica e militarmente superiores à humanidade.
Eram seres de uma raça monumentalmente avançada, que sabia não poder ir adiante em sua evolução, já que não mais procriavam.
Esses aliens muito benevolentes, pareciam querer nos ajudar e só fizeram três pedidos: a unificação da Terra, a eliminação da pobreza, e o fim das guerras, como condição para levar o povo da Terra a um novo patamar na ordem do Universo.
Com poucas revoltas, a humanidade concordou e uma era de ouro começou.
Mas, a que custo?
Com todas essas beneses, os homens deixaram de pesquisar avanços na medicina e uma epidemia arraza a raça humana.
Para aqueles que sobrevivem, torna-se evidente que os tais Senhores Supremos possuem um plano específico para abrir caminho para uma nova geração da nossa humanidade.
A tragédia se implanta quando nossa espécie começa a vislumbrar nossa extinção.
Quando a civilização se encontra numa encruzilhada, os Senhores Supremos criam o fim da humanidade... ou o início dela?
O fim da infância foi publicado pela primeira vez, em 1953 – uma época em que a Guerra Fria estava em pleno apogeu e as pessoas começavam a procurar as estrelas, como nova forma de habitação e possibilidades de exploração.
O que acontece depois, é uma sublime poesia de ficção científica, que transcende o drama humano. Nenhum outro livro, me deixou tão vazia e solitária, como ser humano.
Mateus 28/08/2012minha estante
"Nenhum outro livro, me deixou tão vazia e solitária, como ser humano." Reflete EXATAMENTE, o que eu senti quando terminei de ler o livro.

Lili Machado 28/08/2012minha estante
Perturbador, não Mateus?

Ezequias 29/04/2013minha estante
Me intriguei pelo tema do livro. Sem dúvidas o gênero da Ficção Científica (ou social neste caso) possibilita muitos questionamentos sobre o gênero humano.

Lerei. Acho que a Aleph publicou novamente este livro.

Áquila Teófilo 20/10/2013minha estante
Olá, Lili. Existem versões alternativas do livro? Não lembro dessa epidemia na versão que li da editora Aleph.

Lili Machado 21/10/2013minha estante
Áquila meu exempalr é muit antigo - deve ser contemporâneo com sua primeira publicação - não sei se é o caso, mas infelizmente muita coisa se perde nas publicações brasileiras, a cada edição, por conta das traduções - sei disso porque sou tradutora.

-Koraline 15/12/2021

Sci-fi não é pra mim
#MaratonadoDesespero - Desafio Navegador - Livro fora da zona de conforto, mas as estrelas dizem que vai gostar.
O Fim da Infância é um livro de volume único de ficção científica, sobre a evolução da humanidade, dividido em três partes, cada uma passada em anos diferentes. A primeira parte, para mim, foi a mais interessante, com a chegada dos Senhores Supremos a Terra, e o comportamento da humanidade quanto as interferências desses seres que nunca foram vistos. A narrativa e a história em si são bastante planos, e talvez seja por isso que eu não gostado tanto, o enredo, em nenhum momento tem alguma cena de ação ou picos emocionais que me fizessem sentir simpatia ou qualquer tipo de emoção quanto ao que estava acontecendo. Como estudo social, o livro traz reflexões bem interessantes sobre o significado de evolução e inteligência, mas como história, achei meio esquecível. Ficção científica definitivamente não é meu gênero.
Michele Duchamp 15/12/2021minha estante
Vou te sugerir uma ficção científica, caso você pretenda tentar mais uma vez: "Matéria Escura" de Blake crouch. É contemporâneo, um thriller acelerado e muito mais adequada ao gosto moderno. Arthur C. Clarke faz muito "hard sci-fi", subgênero que é focado na lógica e acuidade científica. Eu gostei de "O Fim da Infância", mas também achei a primeira parte melhor, preferia que ele tivesse deixado como conto mesmo.

Emi - Espider-Gil ;) 15/12/2021minha estante
Moça no livro tem alguma cena muito pesada? Que possa dar gatilho?

Michele Duchamp 15/12/2021minha estante
Não, os conflitos emocionais não são muito aprofundados e são bem do cotidiano.

-Koraline 15/12/2021minha estante
Aah, obg Michele, vou add na lista

CaioEdu 27/04/2023

Pensa numa ficção científica difícil (minha experiencia)
Fico pensando se realmente li esse livro, era um livro que desde muito tempo eu vinha adiando essa leitura por achar que ela seria muito boa, por conta da sua sinopse achei que seria facilmente um favorito, mas me enganei, a sinopse do livro consegue ser melhor que o livro por inteiro.

Esse foi meu primeiro contato com o autor e foi tenso. Não entendi ao certo o que ele quis fazer nessa história, os personagens não tem introdução, você só é jogado na história e vai, e os nomes dos personagens são confusos pra caramba , a nota só foi 2 por conta dos destaques que retirei dele kkkkkkk

Além disso, o livro basicamente acaba em 84%, não quis ler a parte "revisada", eu não aguentava mais ter contato com esse livro, provavelmente fique com ressaca. Vale salientar que esse livro tem uns capítulos grandes, geralmente são de 30min, o que me incomoda bastante, diminui muito a fluidez do livro, enfim, a ideia é boa, mas ficou somente na ideia.
Riwsaa 27/04/2023minha estante
Anotado, não vou ler

CaioEdu 27/04/2023minha estante
kkkkkkkk não recomendo viu

Camila 29/04/2023minha estante
Minha opinião é bem diferente da sua. Eu amei! Legal ver como um livro pode ser totalmente diferente de uma pessoa pra outra. Só cuidado, não é porque não foi bom pra você, que no vai ser pra outra pessoa.

CaioEdu 30/04/2023minha estante
Isso, foi uma experiência que aconteceu comigo, foi uma leitura difícil, mas pode ser uma boa leitura pra qualquer um

Kess 22/09/2023minha estante
Eu abandonei essa leitura. Achei péssima a revelação dos supremos foi decepcionante.

@aprendilendo_ 22/01/2022

Resenha de "O Fim da Infância"
Na década de 1970, ainda em meio à histórica guerra fria e sua consequente competição espacial, a humanidade é surpreendida pela visita de imensas naves extraterrestres dos chamados “Seres Supremos”, os quais, a partir de então, passam a governar o planeta terra até a conquista de uma plena utopia e paz mundial. No entanto, os motivos e planos dos governantes alienígenas demonstram-se um assustador mistério, que apenas será revelado no momento certo. Publicado em 1953 e escrito por Arthur C. Clarke, um dos mestres da ficção-científica, “O Fim da Infância” é tido como um dos melhores livros de seu escritor.

De início, narrado em terceira pessoa e dividido em três grandes partes, o livro, assim como o aclamado 2001 – Uma Odisseia no espaço, que também foi escrito por Arthur Clarke, tem todo um tom contemplativo, com planos de fundo filosóficos e sonhadores. Nesse contexto, com uma criatividade singular, a qual faz uma mistura de ciência e misticismo, a obra consegue imergir o leitor em uma maneira incrível e inesperada de invasão alienígena, enquanto conduz à derradeira descoberta da intenção dos tão poderosos governantes espaciais. Assim, com um início e meio quase perfeitos, a história acaba conquistando por sua forma incrível de criar mistérios quanto às verdadeiras motivações do chamados “Seres Supremos” e quais serão suas consequências na raça humana.

Em outro momento, sobre alguns pontos negativos da obra, tem-se o fato de, infelizmente, o escritor não ter se aprofundado na forma como a humanidade lidou com a visita extraterrestre nos primeiros meses de contato, bem como em outros momentos específicos da obra. Isso acaba por prejudicar um pouco na imersão à ficção, além de deixar o leitor um tanto quanto insatisfeito pela falta de melhor contextualização desses acontecimentos. Outro elemento que tira alguns pontos finais da história é justamente a forma como ela termina. Apesar de o início e fim da narrativa serem incríveis, o final, pessoalmente falando, deixa um pouco a desejar pela excessiva subjetividade e um salto lógico um tanto quanto forçado em relação ao destino dos seres humanos.

“O Fim da Infância” é um livro com uma criatividade singular, o qual é quase obrigatório para os verdadeiros fãs de ficção-cientifica, com certeza vale a pena a leitura.
Nota: 8,85
Instagram: @aprendilendo_

site: https://www.aprendilendo.com.br/
Carol Martins 22/01/2022minha estante
Suas resenhas são ótimas, Pedro! Já estava muito interessada em ler esse livro, sua opinião me deixou mais interessada ainda. Parabéns pela crítica!

@aprendilendo_ 22/01/2022minha estante
Muito obrigado, Carol!! ???

Xaxa 30/01/2022minha estante
Eu já estava com muita vontade de ler O Fim da Infância, acho que ler essa resenha foi um sinal.

@aprendilendo_ 30/01/2022minha estante
Leia sim!! Aposto que você pode vir a gostar bastante

Antonio Luiz 22/03/2010

Lançado em 1953, este romance envelheceu bem menos que a maior parte da ficção científica de sua década. Em vez de projetar no futuro de problemas e preconceitos de seu tempo, especulou sobre o futuro da nossa espécie de uma maneira que ainda soa intrigante.

Em três páginas, se liquida a obsessão da época, a Guerra Fria. Imensas espaçonaves surgem sobre as capitais da Terra, não para destruí-la, nem apenas para uma breve visita amigável. Vieram para governar a Terra por intermédio da ONU, como tutores que se impõem a crianças malcriadas e indisciplinadas para seu próprio bem.
Chamados Senhores Supremos (Overlords), os alienígenas proíbem a espécie humana de explorar o universo e ocultam vários segredos, mas aos poucos, sem mudanças de regime violentas (de início, continuam a existir comunismo e capitalismo, por exemplo) fazem da Terra uma utopia, sem guerra, fome, miséria ou maus-tratos a animais. Durante duzentos anos, encaminham suas crianças até crescerem para superar seus mestres, com vastos poderes paranormais e uma consciência coletiva.

O romance foi publicado no Brasil, pela primeira vez, pela Nova Fronteira em 1979, mas a nova tradução e edição da Aleph é bem superior e inclui extras: a noveleta Anjo da Guarda de 1946, a partir da qual o romance se desenvolveu, um primeiro capítulo alternativo escrito em 1989 e depois abandonado e um prefácio de 2000 do autor (falecido em 2008), no qual faz um resumo da carreira do livro e avisa o leitor de que deixara de acreditar em 99% do paranormal, que tanto o impressionava nos anos 50, mas ainda julgava este trabalho relevante embora tivesse certeza de que, quando seu livro finalmente chegasse ao cinema, a turma da pipoca o veria como plágio de Independence Day.
Ezequias 29/04/2013minha estante
Instigante, lerei!

Davenir - Diário de Anarres 25/02/2016minha estante
Essa sacada de acabar com a Guerra Fria deu muita longevidade para o livro, realmente.

e-zamprogno 24/06/2016minha estante
Gostei da resenha, especialmente da parte em que você conta que ele fez esta "revisão" em sua crença no paranormal. Foi exatamente a parte do livro que não gostei tanto: o final. Mas tem muito valor por todas as questões que levanta, além de ser muito hábil na criação do suspense durante a narrativa toda.

Lucas 04/07/2016minha estante
Resenha muito bem elaborada, aumentou ainda mais minha vontade em ler este este livro.

Dry 03/01/2021

Explodir a mente.
Incrível, amei demais esse livro.. muito bem escrito e atemporal, só não dou 5 estrelas pois os primeiros 30% são massantes sim!
Mas depois o rumo que a história toma e totalmente viciante, você precisa saber o que vai acontecer, o que há por trás dos Senhores supremos.. o que eles são, de ondem vem e para que?
Durães 03/01/2021minha estante
O fim da infância é sensacional. Foi o primeiro que li do Arthur C. Clarke.

Dry 03/01/2021minha estante
Realmente incrível, depois desse vou investir mais nos livros dele.

Alexsandro 03/01/2021minha estante
Comecei a ler simplesmente pq estava disponível na minha biblioteca do Kindle kkkk Pensava que seria algo parecido com o enredo do filme Guerra dos Mundos. Somente no meio do livro foi que percebi a magnitude dessa obra de ficção científica; bem como da sua complexidade e capacidade de dar um nó na nossa percepção de Mundos, da nossa pequenez diante do Universo; de quanto eu ficaria perturbado se esses filhos da mãe resolvessem levar minha filha! Em suma, é um livro top!

Dry 04/01/2021minha estante
Esse livro é exatamente assim, Tira a mente da gente da zona de conforto.. e faz literalmente a gente pensar várias coisas diferentes.

Gustavo Rodrigues 10/07/2021

Sempre tive vontade de ler O Fim da Infância, mas adiei um pouco a leitura por achar que poderia ser um pouco difícil de entender. Eu tava enganado, porque a escrita é MUITO boa e, mesmo tratando de algumas coisas complexas, em nenhum momento fiquei perdido na história.

A história trata, de fato, de uma invasão extraterrestre, mas vai por um caminho um pouco diferente de outros livros que se baseiam no mesmo tema. Aqui há muitos questionamentos filosóficos, sobre a existência humana, questões sociais e tudo mais, deixando a discussão sobre avanço tecnológico um pouco de lado, porém não se abstém de falar sobre.

Até me surpreendi com tantos questionamentos que o autor põe em várias páginas, e talvez essa tenha sido a melhor parte. Acho que o único ponto negativo é que a história tem alguns lapsos temporais, então há um "rotatividade" de personagens, o que dificulta um pouco se apegar de verdade a algum deles.

Faz jus a fama que tem, é um livrão! ??
Joane 10/07/2021minha estante
Bom saber! Estava mesmo interessada nesse livro, e agora ainda mais

Nena Flores 11/07/2021minha estante
A Ju do Nuvem Literária disse que foi é melhor livro que ela leu neste primeiro semestre do ano?? fiquei curiosa agora com sua resenha?

Iarlys 25/07/2022minha estante
Tenho muito vontade de ler.

FDons 16/06/2023minha estante
Muito afim de ler esse livrão!
E lerei .

Crisvity 19/02/2024

As estrelas não são para o Homem.. talvez a Terra também não
"É uma ideia terrível, mas precisam encará-la. Os planetas, um dia, talvez vocês conquistem. Mas as estrelas não são para o Homem." ?

Eu não tenho nehum grande histórico de leitura em ficção científica (embora eu assista muitos filmes) , e esse livro foi uma maravilhosa porta de entrada.

Em um momento de grande tensão mundial, a humanidade descobre umas de suas maiores dúvidas e possivelmente medos: Não estamos sozinhos. Uma grande nave com seres posteriormente nominados Senhores Supremos, aparece no céu causando um grande alvoroço.

O que tornou a leitura tão interessante, é o mistério acerca desses seres. Eles são estranhamente pacíficos e a sua presença fez o mundo alcançar um padrão de utopia que poderia demorar séculos, isso se o homem não se destruísse antes. Mas até que ponto podemos confiar no desconhecido? Esse questionamento faz com que a gente não queira parar de ler até descobrir.

O livro tem três grandes núcleos, todos muito interessantes sendo o primeiro o meu favorito. O protagonista é muito interessante e nós temos contato direto com Karellen um dos mais enigmáticos dos Senhores Supremos.

O final é um dos melhores que já li, e encerra a história lindamente (embora alguns conceitos confusos).

Recomendo demais a leitura, e é uma excelente opção para quem como eu não esteja acostumado com esse gênero.
LivroAleatorio 19/02/2024minha estante
Eu gosto muito desse livro! Ótima resenha, Crisvity!

Crisvity 19/02/2024minha estante
Obrigada ?? Ele é ótimo não superei o final até hoje kkkkk

LivroAleatorio 19/02/2024minha estante
Hahaha lembro que a revelação dos Senhores Supremos explodiu minha cabeça! ?

nininhathv 19/02/2024minha estante
amei ?

Bia147 12/06/2021

Não é um gênero que costumo ler mas estou surpresa por ser um livro que envelheceu tão bem.
A narrativa é fluida e os desfechos são bons. Coloca em evidência muitas crenças e ações da humanidade.
bawbara 12/06/2021minha estante
tô doida pra ler esse livro ? os capítulos são muito longos ?

Lee 12/06/2021minha estante
Eu amei também, tem umas reflexões que me deixaram de cabelo em pé!
Eu provavelmente seria um cidadão de Nova Athenas hahahaha

Bia147 12/06/2021minha estante
Barbara os maiores tinham uns 20 minutos, é bem tranquilo ele é pequeno

Bia147 12/06/2021minha estante
nossa sim as questões da arte ser deixada de lado, de coisas como atletas renomados parar de existir por que todo mundo tinha as mesmas oportunidades

Gleidson 11/06/2023minha estante
Gostei do que vc escreveu. Tenho esse livro há séculos e sempre fiquei pensando se leio ou não leio. Vc me ajudou a decidir. Rs

AnaPAssis 12/06/2023minha estante
Eu não leio muita ficção científica, ainda mais um clássico... Mas com certeza irei ler mais do gênero, pois a escrita do autor realmente é muito boa...

Gleidson 12/06/2023minha estante
2001 Uma Odisseia no Espaço é muito bom!

AnaPAssis 13/06/2023minha estante
Bom saber, vou ler esse também... Agora animei ?

Fluni 04/02/2022

As estrelas não são para o homem.
Cara que livro sensacional! Eu juro que no começo da leitura eu pensava que seria mais uma história de alienígenas que se apropriam da política mundial. Mas esse aqui vai além, MUITO ALÉM.

NINGUÉM espera por no mínimo 70% do que acontece, nunca pensei que sentiria MEDO em um livro de ficção científica...

Incrível a forma como o autor mistura o sobrenatural com a ciência e como cada coisa é meticulosamente pensada e articulada com um sentido racional, que faz o leitor comprar a trama e seus desdobramentos. É um livro que tem conspiração, protestos, utopias, distopias, aventuras, momentos tensos e momentos tristes!

A palavra que descreve esse livro é LOUCURA, tem cenas aqui extremamente loucas, no sentido literal da palavra.

Com certeza irei ler mais obras do Arthur C. Clarke. Me surpreendeu bastante!
VitAria928 04/02/2022minha estante
vou adicionar esse

Fluni 04/02/2022minha estante
aaaaa fico tão feliz quando alguém adiciona algo que eu gosto!

VitAria928 04/02/2022minha estante
se você gostou é porque o negócio é bom!

Fluni 04/02/2022minha estante
NOSSA AMG gostei do elogio ?

Moisés 08/04/2021

No mínimo decepcionante
Eu fui pra esse livro com muito hype, e pelo que eu já tinha ouvido falar dele eu tava esperando uma coisa completamente diferente do que ele é, então eu fiquei meio frustrado no decorrer da leitura por causa das minhas expectativas.

Eu comecei simplesmente amando o livro, achei q seria um favorito, mas quando começou a segunda parte cada vez menos eu ia me importando com a história, vi muita gente falando que refletiu muito com esse livro, eu n consegui, tiveram algumas coisas que eu achei legal e me fizeram pensar um pouco, principalmente no final, porém não foi nada que me fizesse amaar o livro. Chegou um ponto que a leitura tava cansativa e desgastante já e eu não conseguia me importar com nada, não foi das melhores experiências de leitura mas ainda tenho vontade de ler algo mais do autor.
Brenda 09/04/2021minha estante
Discordo de tudo

Brenda 09/04/2021minha estante
Senhoras e senhores este é o circo do horrores

Moisés 10/04/2021minha estante
Tisque tisque, boa sorte mês q vem

Brenda 10/04/2021minha estante
Amém

Doug 01/06/2021

Não sei o que achei do livro.
Leitura bem fluída porém tem termos difícil. O livro tem momentos legais porém tem momentos difícil que fala muito de política, Na minha opinião livro vale pena.
Laryssa.Rabelo 01/06/2021minha estante
Também senti isso, ao mesmo tempo que achei que estava entendendo, eu já não conseguia entender nada

Doug 01/06/2021minha estante
E verdade vc entendeu o final ?

Laryssa.Rabelo 01/06/2021minha estante
Sendo sincera, hoje já nem me lembro muito bem do final, na época fiquei tentando pensar onde o livro queria chegar e pra mim ainda é um incógnita. Rs

Doug 01/06/2021minha estante
Valeu obrigado

Raysa Pinheiro 15/01/2022

O livro é muito instigante e não dá vontade de parar. Senti uma curiosidade gigante de entender qual o objetivo dos senhores supremos aqui na Terra. O autor teve sacadas geniais, mas achei também uma leitura complexa.
Henrique.Amon 15/01/2022minha estante
Quero ler esse livro até metade do ano :)

Raysa Pinheiro 15/01/2022minha estante
Lê e depois comenta o que achoooou queria conversar com alguém sobre ele kkkkk

Henrique.Amon 15/01/2022minha estante
Combinado!