O fim da infância

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

bianca 09/10/2022

No inicio é viciante, fiquei vidrada, achei que leria em 2 dias mas levei 1 mês me arrastando muito em um livro tão pequeno. A história é boa, mas não prende tanto, é clássico e tem todo o meu respeito, e o nome do livro é uma ótima charada quando você finalmente entende.
ð|thayssinha 01/11/2022minha estante
Foi exatamente o mesmo comigo

Jonah 11/09/2022minha estante
ATUALIZAÇÃO (2.2022)
KING (PROTAGONISTA) 15%
DAMA (ANTAGONISTA) 20%
VALETE (FIGURANTES) 12%
COPAS (CENÁRIO) 19%
ESPADAS ( TRAJETÓRIA PROT.) 19% + 3% = 89%

may.reader 02/02/2023

Ai ai, adoro me sentir burra lendo um livro kkkkkkk
O livro não é difícil de ler na questão de palavras desconhecidas ou falas complicadas, o problema é a alternância entre cenas, mudando de personagem e de situação sem nenhum indicativo (no kindle ao menos), então por vezes me via perdida e tinha que retomar pra compreender quem, o que e onde kkkkk
Também tem a questão de viajem no espaço-tempo, que entendi por que assisti interestelar kkkkk
Para pessoas que gostam de ficção cientifica eu recomendaria, mas pra alguém que quer conhecer o gênero acho que não, por conta das dificuldades que tive mesmo.
Pra a Amazon que diz que esse livro pode ser lido em 4hrs, digo "Nem a pau" kkkk o tempo de leitura do skoob nesse caso é bem realista.
Pamela 03/02/2023minha estante
Concordo hehe pra quem quer conhecer o gênero, melhor começar por outro livro mesmo

Gabriel1994 17/01/2023minha estante
Rebobinar esse livro foi sensacional! Uma obra prima, eu devia ter feito uma resenha na época para conseguir transmitir a emoção que senti com mais frescor... Prometo uma releitura desta obra a mim mesmo!!!?

QueriaSerPlanta 01/07/2020

Ái que preguiça
Cansada dos autores que conseguem especular sobre a diluição da matéria em consciência e não consegue escrever sem cair na misoginia e racismo.

Depois disso, tem uma história que se desenvolve lentamente. O que é absolutamente conectada com a atmosfera de espera e passagem de tempo.

Deu preguiça, mas entendo a razão ser um queridinho.
Barbara.Oliveira 18/07/2020minha estante
Faço minhas suas palavras hehe
Achei descenessários os comentários racistas descrevendo os personagens negros. A forma machista de imaginar a mulher, mesmo em uma história que se passa no futuro.
Tb não curti muito o enredo e o final, o mistério por trás de tudo. A parte mais legal pra mim foi antes de os mistérios serem revelados. Será que tem fanfic dessa história, com outras possibilidades pra esse desfecho? Seria interessante!

Emilly 03/10/2023

O fim da nossa infância
Primeira experiência com o autor, aprovada! Apesar do ano em que o livro foi escrito, ele trás uma linguagem bem tranquila e fluida, além de levantar vários questionamentos atuais.
Mateus Pinheiro 03/10/2023minha estante
Acabei de terminar esse também há poucos segundos kkkk postei resenha até. Achei legal

Vinicios0 24/06/2023

O fim
Que história impressionante, a muito imagino um mudo sem desigualdade, sem religião, sem política, sem guerras e sem pessoas perversas. Este mundo foi real, pelo menos neste livro. Como o mundo seria um lugar melhor se fosse assim. Confesso que houveram partes desnecessárias ao meu ponto de vista. Achei que o final seria um, mas foi outra coisa completamente diferente do que imaginei e se mostrando muito melhor. Com certeza um dos melhores livros que já li.
JurúMontalvao 25/06/2023minha estante
Interessante

Tata 23/05/2017

O fim da Infância de Arthur Clarke
Primeiramente, cabe ressaltar que não se trata de um resenha e sim de uma opinião pessoal a respeito do livro.
Eu nunca fui muito fã de ficção científica e talvez isso tenha tido certo peso na minha opinião a respeito. Essa foi minha primeira obra do gênero e acredito que a história poderia ter me agradado, mas do meio para o fim ela foi se encaminhando para algo que não sabia precisar e por isso acabava perdendo o interesse na continuação.
Com certeza é um livro surpreendente, para reflexão e totalmente imprevisível e, acredito que agrade em muito aos amantes da ficção científica, mas não funcionou comigo.
No início da leitura o livro conseguiu me prender, todo o mistério por trás de quem seriam os "senhores supremos", só que após a revelação, achei que a história ficou meio sem norte e enfadonha. Parecia que tudo que se estava lendo não levaria a lugar nenhum e de fato várias passagens, ao meu ver, foram desnecessárias.
Mas nem tudo fora ruim, o livro me fizera pensar e isso me deixa muito satisfeita, só acho que a narrativa não é daquelas que consegue prender o leitor, pelo menos não àqueles que não possuem contato com o gênero. Assim, recomendo o livro àqueles que realmente se identifiquem com o gênero.
Loa 12/06/2017minha estante
As melhores obras pra começar a gostar de ficção científica, na minha opinião, é Planeta dos Macacos e Solaris, essa última se você gostar de "alta literatura" e for do meio acadêmico a leitura será mais fácil. É um livro belíssimo. Espero que conheça um livro que a faça curtir o gênero.

Letícia 18/04/2022

Eu fico impressionada com a criatividade e, ao mesmo tempo, realidade óbvia desenvolvidas em boas distopias. Essa história é muito boa! Eu não consegui largar a leitura e não previa o encaminhamento e o final que foi apresentado. O fato de ter saltos temporais pode afastar alguns leitores, mas a história e os insights são muito maiores do que os personagens, na minha humilde opinião. Enfim, vale demais a leitura.
Beatriz 18/04/2022minha estante
Está na minha fila! Bom saber!

Dani 29/04/2020

Conceito interessante, mas a forma narrativa não me prendeu muito já que pulamos entre vários personagens e em grandes espaços de tempo sem muito aprofundamento.
Ainda não sei dizer se gostei do final...
Yan 07/11/2020minha estante
Penso exatamente igualba voce. Tambem achei a narrativa e os dialogos, alem de longos, arrastados e massantes. A premissa é interessantissima mas a execucao dela, ao meu ver, nao foi boa/eficiente.
Ah, e o final acabou e nao foi concluido. Essa foi a impressao que eu tive, por isso nao gostei da maneira como terminou. Foi como se o autor estivesse escrevendo e se cansou ou nao soube como dar fim de fato a sua historia criada e decidiu termina la da maneira como ocorreu.

Obs.: Ja é o segundo livro dele que leio que nao curto porque sua escrita é realmente cansativa e monotona. Definitivamente sua escrita nao casa com meu tipo de leitura.
Ah, e o livro que li dele, anterior a este, foi justamente o 2001: Uma Odisseia no Espaco.

Sardi 13/09/2017

Sci-Fi > Vida
Incrível, misterioso e (muito) instigante.

Ficção Científica é meu gênero preferido, por conta de autores como Clarke, que trazem a ela uma característica filosófica, que nos levam a um futuro apenas para nos confrontar com nossa própria natureza humana, a qual contemplamos na nossa presente realidade.

E nesse livro Clarke nos leva a arranhar a superfície do que é, essencialmente, inconcebível para nós. De maneira muito bem conduzida (pecando apenas em algumas poucas partes, em minha opinião), ele nos leva a imaginar como podemos ser insignificantes e pequenos frente ao universo.

Recomendo fortemente a leitura.
Felipe Pincelli 27/09/2017minha estante
realmente tive a mesma experiencia, somos como um grão de areia no deserto, que esta dentro de um planeta, muito bom...

Kiliano 19/09/2017

Ficção científica na sua melhor forma
O fim da infância é uma obra prima de um dos autores mais conceituados na ficção científica. Sabe quando você está acompanhando uma história, tudo parece bem, tudo parece certo, mas fica aquela pulga atrás da orelha? Essa antecipação e ansiedade rondam toda primeira parte do livro, em que você curiosamente o acompanha, sem saber exatamente o que esperar. Quando a verdade vem à tona, um misto de vários sentimentos conflitantes vão ocupar seu coração.

O fim da infância carrega o melhor do scifi, ignorando completamente vários signos comuns do gênero e relatando 200 anos de desenvolvimento da humanidade diante da presença dos Senhores Supremos, uma raça alienígena bondosa, que nos fez uma humanidade mais feliz.

Um livro com ritmo bem gostoso de acompanhar, minha recomendação máxima de leitura.
Felipe Pincelli 25/09/2017minha estante
Eu estou lendo este livro tambem, porém minha edição e de 1996, que tem tem algumas mudanças relacionada a topologia tornando o livro mais complexo, porém eu TB estou tendo a mesma perspectiva que você com relação aos senhores supremos, não sei por que nem como mas desconfio deles dês do 1 capítulo.

kalb 19/02/2011

Genial.
E um final triste.

Thaisinha 14/05/2024

Desenvolvimento de personagens não é o forte do Arthur C Clarke mas o que esse homem tem de criatividade pra histórias... puta merda!! Alguns dos capítulos desse livro foram as coisas mais geniais e criativas que já li de ficção científica (e é um livro de 1953!)

triwaca 28/10/2013

surpreendente e imprevisível
Quem é fã de ficção como eu está preparado para muitas surpresas, talvez ate não se impressionando tanto. Porém esse livro quebra todas as suas expectativas!
Por exemplo os alienígenas: você pode esperar lesmas, insetos, ou misturas disso, ou até mesmo humanos. Ai vem Clarke e lhe dá uma rasteira junto com um chute nas partes baixas e nos revela um alienígena que não dava para prever!
O livro traz outros momentos estarrecedores, como o destino da empreitada maluca de Jan, e o final melancólico e estarrecedor da infância humana!