O fim da infância

O fim da infância Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke




Resenhas - O Fim da Infância


1291 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


lucasandrade 11/03/2020

Frustrante
Comecei o livro com boas espectativas, nada parecido com independence day, mas algo até melhor. A primeira parte aumentou minhas espectativas, mas as partes 2 e 3 foram o declínio das espectativas, assim como o final do livro.
comentários(0)comente



Lukas 16/03/2020

Muito Bom
É muito reflexivo e tem muitos pensamentos
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafael 22/03/2020

Muito bom
Se trata de um grande clássico da ficção científica que nos faz refletir dos rumos que nossa sociedade têm tomado.
comentários(0)comente



Amanda.Verissimo 23/03/2020

A historia é bem diferente de tudo que já li, algumas partes são tediosas porque a muita coisa cientifica, mas é um bom livro
comentários(0)comente



Fabio Di Pietro 24/03/2020

Ficção que te prende
A trama é construída de uma forma que te traz todo um suspense acerca de um assunto e logo traz o desfecho para incluir novo suspense e assim sucessivamente. A imaginação e coerência são excelentes! O debate filosófico também é bem rico.
Simplesmente, leia!
comentários(0)comente



Bia 27/03/2020

O que mais intriga, é o que mais interessa e desinteressa.
É um livro que eu tenho que admirar, com ideias impresionantes, algumas observações que eu não tinha parado para imaginar e analisar, antes, entretanto, a escrita deixa um pouco a desejar, sendo, na primeira metade do livro, fragmentos de várias épocas desde a primeira mudança que o caracteriza como "Ficção Científica".
A evolução de tal mudança, nos fazendo apegar aos personagens, já que estamos naquele hype de ter acabado de iniciar uma leitura, e depois abandona-los por completo, não nos deixando imaginar um futuro para tal história, não um futuro concreto, porque a história muda muito rapidamente.
Então tais mudanças, podem ser muito interessantes, e extremamente satisfatória no final, ou extremamente irritante para quem não tem paciência.
Eu indico esse livro a todos, é realmente gratificante, lê-lo, para pensar, e analisar tais curtas histórias de humanos interferindos pelo extraterrestre.
comentários(0)comente



Bruno Marcolino 28/03/2020

Mas as estrelas não são para o Homem
Que livro incrível. É muito satisfatório ler um livro bom. Ficção científica de qualidade. Recomendo demais.
comentários(0)comente



Daniela Vicente 29/03/2020

Impossível parar de ler
Fazia tempo que eu não lia um livro que me deixava acordada a noite toda para finalizar a leitura. A forma como o autor conduz os acontecimentos é incrível, te deixando curioso até saber o final. Ótimo para refletir sobre possíveis inteligências fora da Terra e como não somos nada comparados à imensidão do universo.
comentários(0)comente



Wania Cris 31/03/2020

Pode ser que um dia vocês possuam os planetas. Mas as estrelas não são para o Homem.
Leitura agradável desde os primeiros capítulos, fluída, articulada, envolvente.

A Terra, como a conhecemos, deixa de existir com a chegada dos Senhores Supremos e, sem usar violência, dão nova forma de viver aos humanos e vemos como a vida pós domínio alienígena se desenrola.

Eu não esperava drama ou emoção nessa narrativa, mas foi isso que encontrei e construído de uma forma tão sensível, tão inteligente, que me cativou.

Primeira leitura do autor e já fiquei apaixonada. Prevejo um relacionamento longo e satisfatório.

Até mais, Karellen!!
comentários(0)comente



Fernando Lafaiete 08/04/2020

O Fim da Infância: O que nos torna humanos?
******************************NÃO contém spoiler******************************

Idealizado no início dos anos 50 e publicado em 1953, "O Fim da Infância", o romance tido como o livro menos Arthur C. Clarke de seu portfólio, surpreende pelas questões levantadas e pelo desenvolvimento magistral. Intitulado como soft science fiction, a obra de Clarke nos apresenta uma invasão alienígena pacifista que traz prosperidade, eliminação de males e estagnação ao planeta. Com a população outrora revoltada e amedrontada, temos a evolução da adaptação humana diante de uma nova realidade, e questões filosóficas acerca de nossa condição e suposta inferioridade humana.

Tendo como base a segunda guerra mundial e a guerra fria, o autor tece uma narrativa curiosa, repleta de mistérios e reflexões sobre metafísica, se aprofundando muito nas questões que nos fazem humanos, não pesando a mão nos elementos clássicos do gênero. Nos deixando apreensivos sobre diversas questões, o autor levanta questionamentos pertinentes que vão ganhando formas com o virar das páginas e que nos  fazem devorar e apreciar cada momento da trama. Qual o real motivo de tal invasão? O que tais seres procuram? O que mais o universo nos esconde? Seria nossas ambições o que levaria a nossa extinção?

Criando um mundo onde tudo é dado de mão beijada para a raça humana e não havendo mais a necessidade de explorações artísticas e científicas, um mundo utópico é criado e os seres humanos entram em um estágio de domesticação, perdendo suas reais liberdades, enfraquecendo as essências que nos tornam o que somos. Não possuindo mais ambições, nos tornamos apenas fantoches de um sistema criado pelos Senhores Supremos; como são denominados os invasores da instigante narrativa de Arthur C. Clarke. Com críticas pesadas, princialmente no que tange o socialismo, o comunismo e até mesmo algumas passagens críticas quanto ao capitalismo, "O Fim da Infância" nos deixa pensativos. Se tivéssemos tudo que desejamos e que precisamos para viver, seriamos felizes?

"Nenhuma utopia é capaz de satisfazer a todos o tempo todo. À medida que suas condições materiais melhoram, os homens vão se tornando descontentes com os poderes e as posses que antes lhes teria parecido inacessíveis. E, mesmo quando o mundo  exterior lhes concedeu tudo o que podia, ainda permanecem as demandas da mente e os desejos do coração."

"Uma sociedade consiste em seres humanos cujo comportamento, como indivíduos, é imprevisível"

Com uma estrutura que entrega ao leitor longas passagens de anos, a obra do aclamado escritor não se apega ao desenvolvimento de personagens, mas sim de mundo e dos temas abordados.  O que nos deixa órfãos quanto a um personagem para nos apegarmos do início ao fim da narrativa. Os desdobramentos da ficção-científica de Clarke me deixaram surpreso e o desfecho amado por muitos, mas também criticado por outros, me soou como algo interessante, para dizer o mínimo. Temos também debates sobre religião versus ciência e sobre nosso papel no imenso universo que nos cerca. Afinal de contas, qual o sentido de existirmos?

Conhecidíssimo por "2001: Uma Odisseia no Espaço", o autor também  foi indicado em 2014 com o livro aqui resenhado para o prêmio Hugo Awards Retrô. Mesmo não tendo saído vencedor, devo dizer que é uma baita obra que todos deveriam conferir. Um romance sublime que confronta nossas arrogâncias e certezas como seres humanos. Em um universo tão gigantesco como  que fazemos parte, não seriamos apenas simples elementos como pequenos grãos de areia no deserto? Uma questão para se refletir enquanto nossa existência permitir.

1. "O Fim da Infância" se originou do conto "Anjo da Guarda" também do autor e presente na edição da editora Aleph.

2. Há uma minissérie televisiva produzida pelo canal Syfy.

3. Caso note alguma cena que te lembre de "Independence Day", saiba que não se trata de plágio. Pelo menos não do lado de Arthur C. Clarke, já que sua obra veio primeiro
comentários(0)comente



Kau 09/04/2020

O fim da infância
"Mesmo na pior das hipóteses, terei provado que o homem não pode viver em quarentena para sempre."
-Jan
comentários(0)comente



Laerte 09/04/2020

Primeiro contato com o autor, e olha, ficção cientifica de primeira.
O livro meio que não tem um personagem principal. Talvez a raça humana ocupe esse papel de personagem.
É um livro bem interessante, bem escrito e filosófico, porém achei que a parte final foi muito além, transcendendo a compreensão.
comentários(0)comente



Brida 10/04/2020

Trama surpreendente do início ao fim, quando vc acha que algum fato vai se desenrolar de forma x, o autor surpreende
comentários(0)comente



Joe 10/04/2020

Muito bom!
Um livro de ficção científica indispensável pra quem é fã do gênero
comentários(0)comente



1291 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |