O fim da infância

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Jhones 15/02/2020

O inusitado fim da humanidade
Nesse clássico da ficção científica lançado em 1953, temos a realidade da humanidade do pós guerra alterada pela chegada de várias naves alienígenas. Os indivíduos que as habitam são então chamados de Senhores Supremos, seres misteriosos que a princípio não se revelam e muito menos explicam o propósito de estarem na Terra. Com a permanência desses seres pairando acima da humanidade, o sentimento de desconfiança começa a crescer pois eles não parecem se importar em explicar seu objetivo final. O livro é dividido em três partes, que se situam em épocas diferentes, e acompanhamos o desenrolar e as consequências da "visita".O fim da era do homem foi representado como eu nunca tinha visto antes em uma história curta, mas grandiosa. Livro imperdível para quem é fã de ficção científica e mesmo para quem não o seja. Vale muito a pena conhecer essa história!

Thaisa 19/02/2020

Em um futuro não tão distante, as maiores cidades do mundo se vêem invadidas por naves espaciais. Os alienígenas (que passam a serem conhecidos como Senhores Supremos) buscam, na realidade, melhorar o planeta Terra, livrando-o das guerras, da violência, do ócio, das dúvidas.
Assim, escolhem Ricky, um secretário das Nações Unidas, como um mensageiro capaz de conectar os outros com os seres humanos.
No entanto, em nenhum momento será permitido a Ricky a visão desses Senhores... Mas por quê?
E qual o motivo de eles terem escolhido invadir a Terra? O que querem? Qual é o seu grande objetivo na vasta escala do Universo?
Este foi um livro que, ao final, eu não sabia como e o que pensar sobre essa história... De uma forma extremamente positiva!
A escrita de Arthur C. Clarke é dinâmica e instigante, tão bem construída que ele se tornou um dos meus autores favoritos.
Ele consegue, com maestria, desenvolver a história da nossa sociedade em diversos estágios, misturando tecnologia e humanidade.
Boa parte das perguntas que teremos ao começar esta leitura não serão respondidas. No entanto, não se engane: os questionamentos são essenciais nesta trama.
Dividida em 3 partes (e épocas diferentes), acompanharemos a vinda dos Senhores Supremos, sua revelação, seus motivos, suas intenções.
A mistura dos mistérios criados aqui e as reflexões filosóficas e sociológicas resultam em um livro conflitante, desses que, ao final, você não sabe como se sentir exatamente: mas sabe, com certeza, que leu uma história única e profunda, capaz de ficar por baixo de sua pele até tempos imemoriais...

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Mandretty 11/06/2024

Já se deu conta de que, a cada dia, algo como quinhentas horas de rádio e TV são jogadas no ar pelos vários canais? Mesmo que você não dormisse e não fizesse mais nada, ia conseguir acompanhar menos de um vigésimo do entretenimento disponível ao girar de um botão! Não é de admirar que as pessoas estejam se transformando em esponjas passivas: absorvendo, mas nunca criando.

Uma boa ideia de ficção que tem seus altos e baixos dentro da narrativa. Divertido e me deixou um pouco curioso sobre a conclusão. Achei um livro mediano, porém com uma idéia interessante. Leiam e tirem suas conclusões.

Gabriel 21/02/2020

Ótima ficção...
Este foi o primeiro livro que li do autor. Sem dúvidas vale a leitura. Ao longo da trama vai nos instigando a ter cada vez mais curiosidade sobre os senhores supremos, assim como ocorre com toda a humanidade após sua chegada. Achei o final bem surpreendente, confesso que não esperava!

David 26/02/2020

Uma delícia de livro para quem é fã de sci-fi!
Apesar de ser um livro escrito em 1953, salvo pequenos detalhes, envelheceu muito bem. Muito envolvente e surpreendente, até quando pensava que não tinha mais novidades para oferecer, surprise!
Excelentes reflexões sobre possíveis caminhos evolutivos da humanidade, como efeitos das revoluções tecnológicas, educação científica e cultura da não-violência.

Leitura recomendadíssima!

Lucas.Teixeira 01/03/2020

Ótimo

VitAria.Apollo 08/03/2020

Meu primeiro livro de sci-fi!!
O fim da infância de Arthur C. Clarke foi muito inspirador. Trata-se de uma realidade em que alienígenas invadem o planeta Terra em plena guerra fria (durante a corrida aeroespacial entre a URSS e os EUA) e pousam suas naves nos céus de cada cidade importante e influente do planeta. Eles se apresentam como o futuro da nação, e depois de convencerem os humanos disso, passam a governar o planeta de forma tão satisfatória, que nos vemos em um contexto utópico. As guerras cessam, a taxa de criminalidade começa a diminuir, e ocorre uma grande melhora na educação. Só tem uma questão que deixa
os humanos inquietos, o fato é que os e.t's nunca mostram os rostos, se comunicam por rádios e são muito reclusos. Vemos aqui que o grande foco é a curiosidade, que acaba tornando tudo mais interessante.

Lukas 16/03/2020

Muito Bom
É muito reflexivo e tem muitos pensamentos

Rafael 22/03/2020

Se trata de um grande clássico da ficção científica que nos faz refletir dos rumos que nossa sociedade têm tomado.

Amanda.Verissimo 23/03/2020

A historia é bem diferente de tudo que já li, algumas partes são tediosas porque a muita coisa cientifica, mas é um bom livro

Fabio Di Pietro 24/03/2020

Ficção que te prende
A trama é construída de uma forma que te traz todo um suspense acerca de um assunto e logo traz o desfecho para incluir novo suspense e assim sucessivamente. A imaginação e coerência são excelentes! O debate filosófico também é bem rico.
Simplesmente, leia!

Bia 27/03/2020

O que mais intriga, é o que mais interessa e desinteressa.
É um livro que eu tenho que admirar, com ideias impresionantes, algumas observações que eu não tinha parado para imaginar e analisar, antes, entretanto, a escrita deixa um pouco a desejar, sendo, na primeira metade do livro, fragmentos de várias épocas desde a primeira mudança que o caracteriza como "Ficção Científica".
A evolução de tal mudança, nos fazendo apegar aos personagens, já que estamos naquele hype de ter acabado de iniciar uma leitura, e depois abandona-los por completo, não nos deixando imaginar um futuro para tal história, não um futuro concreto, porque a história muda muito rapidamente.
Então tais mudanças, podem ser muito interessantes, e extremamente satisfatória no final, ou extremamente irritante para quem não tem paciência.
Eu indico esse livro a todos, é realmente gratificante, lê-lo, para pensar, e analisar tais curtas histórias de humanos interferindos pelo extraterrestre.

Bruno Marcolino 28/03/2020

Mas as estrelas não são para o Homem
Que livro incrível. É muito satisfatório ler um livro bom. Ficção científica de qualidade. Recomendo demais.

Daniela Vicente 29/03/2020

Impossível parar de ler
Fazia tempo que eu não lia um livro que me deixava acordada a noite toda para finalizar a leitura. A forma como o autor conduz os acontecimentos é incrível, te deixando curioso até saber o final. Ótimo para refletir sobre possíveis inteligências fora da Terra e como não somos nada comparados à imensidão do universo.