O fim da infância

Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Vinicius 21/02/2014

Inesquecível
Clarke deveria estar extremamente concentrado e inspirado ao escrever esta história, pois ela é de uma profundidade simplesmente indescritível.
O melhor livro de contato alienígena que já li, e um dos que mais me fez pensar.
Os alienígenas e a ambientação transcendente que Clarke imaginou são uma punhalada nas costas de qualquer leitor que se aventurar a ler esta obra. A maneira que Clarke encontrou de responder grandes questões que nos assombram é fenomenal. E muito enternecedora.
Devorei este livro. O suspense traçado pelo gênio que escreveu este livro não lhe deixa ir dormir sem estar perturbado. E nem quando termina, você ainda continua perturbado, devido às grandes questões filosóficas, existenciais e científicas contidas nele.
É impossível não se emocionar com o apocalipse de Clarke, assim como o relato triste de Rodricks no fim do livro.
Enfim, este livro é indispensável para qualquer fã de ficção científica e/ou ciência.

Liv 21/01/2021

O livro me interessou muito no início, uma leitura bem rápida, porém da metade pra frente senti que tomou um rumo bem diferente da proposta inicial. Não consegui me apegar muito aos personagens, mas ainda assim trouxe um final bem reflexivo, de se ficar horas pensando após fechar o livro!

zeoskar 14/08/2021

Genial
Uns aliens meio socialista chegam na Terra transformam numa utopia e depois rola umas baguncinhas e mt blowmind. Sério, bonzao isso aqui mt viagem

Wania Cris 31/03/2020

Pode ser que um dia vocês possuam os planetas. Mas as estrelas não são para o Homem.
Leitura agradável desde os primeiros capítulos, fluída, articulada, envolvente.

A Terra, como a conhecemos, deixa de existir com a chegada dos Senhores Supremos e, sem usar violência, dão nova forma de viver aos humanos e vemos como a vida pós domínio alienígena se desenrola.

Eu não esperava drama ou emoção nessa narrativa, mas foi isso que encontrei e construído de uma forma tão sensível, tão inteligente, que me cativou.

Primeira leitura do autor e já fiquei apaixonada. Prevejo um relacionamento longo e satisfatório.

Até mais, Karellen!!

Ricardo de Andrade 31/08/2021

Para mim, melhor que 2001
Muito bom livro de ficção científica de Arthur C. Clarke. Eu diria até que esse livro me agradou bem mais que 2001 - Uma Odisseia no Espaço, sua obra mais conhecida. "O Fim da Infância" traz reflexões intrisicamente filosóficas sobre o papel do ser humano não apenas na humanidade, mas no universo, a partir de um encontro de nossa sociedade com uma raça superior de seres alienígenas.

A trama é bem inteligente e a cada capítulo que se passa, vai ficando mais interessante. Possui aquele ritmo cadenciado e às vezes travado de 2001, mas desta vez segue uma narrativa mais direta e simples de entender do que 2001.

Não vou contar muito aqui para não dar spoiler, mas a história é surpreendente em seus rumos e planos para o futuro da humanidade. Poderia muito bem ter sido escrita para os tempos atuais. O autor era de fato um visionário.

Adriel.Macedo 04/09/2021

Gostei do livro; embora tenham naves espaciais, Ets e tecnologia, não o considero muito de ficção científica.
A história é boa e te prende até o final, o autor consegue manter um suspense; mas vou ter que deixar nas 4 estrelas. Não que isso seja um demérito ao livro, mas gosto de dar as 5 para aqueles que me fazem ficar pensando um bocado depois de ter concluído, não foi o caso desse.
No entanto a história não é superficial e é possível ler nas entrelinhas várias mensagens. Sem dúvida é uma obra considerável
Edu... 04/09/2021minha estante
Li esses tempos o livro e adorei porque sempre tive esse pensamento futuro na humanidade explorando o espaço e no meio do livro quando karellen explica o mundo no contexto do momento explicando sobre o universo eu vi a insignificância humana em questão interestelar e quase me fez chorar
Mas boa resenha mano queria que mais pessoas lessem ele e vissem todas as outras mensagens que vc tmb comentou...

Michela Wakami 05/09/2021minha estante
Que bom que gostou!???????

Vaskar 26/04/2022

História maravilhosa
Toda a história do livro é MUITO bem construída e é contada de uma forma majestosa, mesmo que ás vezes bem lenta.

Os personagens são muito bons e, mesmo que o livro não fosse de um protagonista em si, mas de vários tempos diferentes, me apeguei muito a todos.

Indico muito.

Duda 31/07/2021

Enredo interessante mas não funcionou pra mim
Eu tenho muita dificuldade com livros do qual o autor não traz personagens cativantes, dos quais não podemos acompanhar seu desenvolvimento, e infelizmente esse não é o foco.
O autor usa esses personagens apenas para nos mostrar como o mundo está evoluindo com o passar dos anos. Que inclusive, esse SIM é o foco.
Enfim, livro fluído, enredo interessante, mas não serviu pra mim.

Manuela222 04/11/2020

Facilmente um dos melhores livros de ficção científica já publicados
A grandiosidade dessa obra não cabe em palavras. Eu comecei a ler o livro achando que era apenas sobre alienígenas na terra mas é MUITO MAIS do que isso. Conforme você vai lendo, os acontecimentos tomam proporções inacreditáveis e tem um final espetacular. O livro trouxe reflexões sensacionais e sacadas incríveis que o escritor teve. É um livro pra ser lido com calma e saboreado de verdade porque ele acaba muito rápido pra uma experiência tão incrível. A obra envelheceu super bem, eu poderia jurar que o livro foi escrito ontem pois continua com assuntos muito atuais. Eu simplesmente amo esse livro.

Morsinaldo 07/11/2020

Surpresa
Ganhei esse livro da minha namora e fui ler sem saber nada a respeito. Para ser sincero, eu nao conhecia essa obra tao maravilhosa. O autor Arthur C Clarke conseguiu trazer uma visao completamente diferente para as ficções científicas que eu ja tinha lido até agora, principalmente se voce considerar o ano que foi publicado. Muitas vezes eu fiquei arrepiado, boquiaberto e em êxtase. Tive que ficar um pedaço para absorver a explosão mental que esse livro me proporcionou. Recomendo a todos!

Malu 10/11/2020

O Fim da Infância
Uma excelente leitura, com uma narrativa fluida e peculiar de Arthur C. Clarke. Achei fantástica a forma como ele escreve, e de como ele imaginou uma invasão alienígena que, em princípio se mostra pacífica... Mas nem tanto...
Favoritado... super indico...

toricarvl 26/06/2022

Mente Suprema
Enfim terminei essa beldade. Adorei esse livro de cabo a rabo kkkkkkk

Tanta revolta e personagens cativantes - tenho uma paixão secreta no Karellen. No começo foi um pouco difícil me adaptar ao formato dos capítulos, mas peguei o gosto pela leitura e me acostumei até que rápido.

O final é surpreendente.

Icaro 27/03/2021

?Os planetas, um dia, talvez vocês conquistem. Mas as estrelas não são para o Homem?

Arthur C. Clarke é um dos meus escritores preferidos de ficção científica. Sua imaginação para o desconhecido, e até possivelmente o incompreensível, do universo é singular, evidenciando a nossa pequenez diante do cosmos. No entanto, mais impressionante ainda é ele conseguir, como pano de fundo, entrar nas questões mais profundas sobre a ontologia humana, explorando as essências da nossa espécie.

Professor Eddie 27/11/2020

O fim da infância.
Imagina que um povo alienígena vem com o intuito de levar a raça humana para a evolução. Mas o que essa raça ganharia com isso? É qual era o preço que os humanos teriam que pagar? Arthur C. CLARKE me fez questionar tudo isso durante a leitura. Até chegar o fim do livro, inúmeras possibilidades me passavam pela cabeça. Mas nenhuma seria tão brilhante quanto ao final do livro.

Esses finais sempre me faz questionar o sentido da vida, do universo e tudo mais.