Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Joyce.Rabello 04/06/2023

Pesado
"-O a situação do país, doutor, ter que pagar para morar na cadeia."

sem sombra de dúvidas o livro mais fora da caixinha que li até então, que o carandiru ficou conhecido pelo massacre isso é óbvio mas as histórias que o drauzio trouxe é de amolecer o coração, como a justiça brasileira faz tudo a torto, como nunca chegam no ponto x do que levou cada um ali a cometer o crime que o condenou, é um livro que te leva a refletir todo o conhecimento que você tem sobre a polícia e o sistema carcerário, infelizmente, 31 anos depois e nada foi mudado.

cafeína_ebórea 03/06/2023

Eu amei esse livro!! É isso, a escrita do Drauzio flui de uma forma incrível e sempre me deixava curiosa com o desenrolar da história. É quase impossível não comparar com o filme, mas, posso dizer que, para mim, ambas as obras são maravilhosas por retratarem a realidade dos presos na Casa de Detenção de São Paulo.

Math 31/05/2023

Carandiru
Fiquei impressionado com a escrita do Drauzio. Sem dúvidas um livro que vale a pena ser lido por todos, fácil leitura e importante mensagem.

Mari 29/05/2023

História do Carandiru
Estação Carandiru é um desses livros atemporais que vai permanecer relevante e atual muitos anos depois, pois as mazelas do Brasil continuam a mesmas. O dr. Drauzio Varela narra histórias que ouviu durante seu tempo de trabalho como médico no Carandiru, sem julgamentos e parcialidade. Não há uma tentativa de justificar as atitudes dos detentos, nem a intenção de vilaniza-los, eles apresentados apenas como pessoas que são tão falhas quanto qualquer outra pessoa.
Me chamou atenção o fato do presídio ter seu próprio código de conduta e ética. Alguns crimes são imperdoáveis até para aqueles que são considerados bandidos violentos.
O que mais gostei foi a oportunidade de ler o início da política de redução de danos no Brasil. Você pode ler relatos sobre estratégias de redução de danos na prática e é interessante.

FabiSaLi 27/05/2023

Necessário
O livro devia ser obrigatório até em vestibulares. Entender realidades que não são a sua, entender o outro por mais que seja um criminoso e entender que todos merecem direitos básicos.
Adorei a leitura, apesar de ser dolorosa às vezes.
Super recomendo

Brunna.Luisa 25/05/2023

Sempre me interessei em livros que falam sobre crime e criminoso, Carandiru me mostrou mais uma faceta desse universo.

Carandiru nos mostra o outro lado, mostra o condenado na cadeia e seu dia a dia.

Confesso que esse livro me tirou algumas risas, me deixou angustiada e surpreendida.

A escrita do Dr. Drauzio é maravilhosa, ele conseguiu passar um pouco do que viveu dentro do presídio de uma forma humana, contando sua vivência e as histórias dos presos

Ana Paula 23/05/2023

Mesmo sabendo da história ainda é doloroso
Saber da história do carandiru não é novidade, essa narrativa já chegou a mim por várias meios, mas esse livro trouxe um olhar diferente sobre a história, o olhar do dr. Drauzio sob aquelas vidas apenas por ser a sua essência, seres humanos, que contém história, passado, familiares, amores, vitórias e derrotas, tudo que lhes poderiam ser de direito por existir, mas que em outros meios viraram apenas números, estáticas de um estado com uma polícia e política genocida.
foi muito interessante conhecer tantas histórias e como elas se cruzavam, como ali dentro daquele confinamento estruturas políticas que independiam das praticadas no resto do país se erguiam e se movimentavam. esse livro é história!!

Orochi Queen 22/05/2023

Não tem resenha suficiente que supere a leitura, apenas leia
Confesso que em muitas histórias deu risada da malandragem e dos acontecimento da cadeia, na página seguinte já estava chorando e na outra com raiva daquelas pessoas, afinal não existem muitos santos na cadeia.

Mas a escrita do Dr. Drauzio passa essa sensação, ele não julga, questiona e também não se ilude, apenas conta essas histórias que mereciam ser contadas.

Nathalia Polito 21/05/2023

Eu gostei mais de prisioneiras
É um livro que realmente te tira da zona de conforto, mostra ao leitor um ambiente não conhecido por muitos, cheio de dor, descaso e esquecimento. Drauzio nos faz conhecer diversos detentos, seus crimes e não obstante, nos traz um pouco de humanidade em cada um deles ( mas eu gostei mais de prisioneiras )

Nauã 03/05/2023

Lê-lo é o maior barato
Narrativa interessante e entusiasmada do dr. Drauzio Varella. Acredito que ela tenha se divertido muito na construção do livro, porque lê-lo é também o maior barato. O doutor acertou em cheio: informa, conscientiza, emociona e nos prende do começo ao fim.

Christiane.Leite 02/05/2023

O livro Estação Carandiru de Drauzio Varella é uma obra poderosa que retrata a realidade vivida pelos detentos e funcionários do maior presídio da América Latina, o Carandiru. O livro é habilmente escrito, com uma narrativa envolvente e personagens complexos. O autor capta a natureza humana em um ambiente brutal e desumano. A mensagem principal do livro é a necessidade de mudar a forma como lidamos com a questão da justiça criminal no Brasil e Varella conseguiu transmitir essa mensagem de forma convincente. Algumas seções são um muito descritivas, mas a falta de conclusão para alguns dos personagens e acontecimentos pode deixar o leitor um pouco insatisfeito. No geral, Estação Carandiru é uma leitura essencial e emocionante que deve ser lida por todos que desejam uma compreensão mais profunda da situação da justiça criminal no Brasil.

Elani Araújo 01/05/2023

Forte mas muito fácil de ler
A leitura é fluida, Drauzio consegue nos transportar para o Carandiru, mostrando todas as agruras, mas sem nos fazer criar empatia, sem nos dizer se é certo ou errado. Apenas escreveu o que viu e ouviu.

Caroline1385 01/05/2023

Bem imersivo!
O livro em si é muito bem escrito, apesar de conter quase 300 páginas eu li bem rapidamente, é bem imersivo, me imaginei naquele lugar enquanto estava lendo e realmente viver naquilo devia ser de fato viver no inferno, o final foi bem forte e achei que retrata muito bem a história do massacre.

_BeaMarin_ 27/04/2023

Esse livro tem o seu lugarzinho nos meus favoritos.
Drauzio escreve uma leitura fácil, sem aquelas coisas de palavras técnicas onde somente quem é da área ou que tem ao menos um entendimento de palavras técnicas podem ler.
acessível e imersivo em um universo que muitas pessoas não conhecem.
vale muito a pena a leitura.