Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Lara.Guimaraes 12/04/2021

"Com mais de vinte anos de clínica, foi no meio daqueles que a sociedade considera como escória que percebi com mais clareza o impacto da presença do médico no imaginário humano, um dos mistérios da minha profissão..."

elisadinelli 13/04/2021

Imprescindível e sensível
Um livro imprescindível, especialmente para aqueles que gostariam de ver uma mudança na nossa sociedade para melhor e acham que as soluções não são tão simples como alguns gostam de fazer aparecer. Mais necessário ainda para aqueles que acham que tudo é muito preto no branco, simples, que dividem o mundo entre vagabundos e pessoas "de bem".

Raphael.Costa 21/04/2021

Mereceu o prêmio
Livro muito bom onde mostra a vida no lugar que foi o maior presídio da América latina.
Muito boa a maneira que o autor dividiu os capítulos, alguns capítulos hilários e outros bem triste.
Muito merecido o prêmio que o livro recebeu!

Eduardo.Waldowski 24/04/2021

+ cenário da penitenciária - massacre do Carandiru
Algumas pessoas vão discordar de mim, mas tudo bem..
eu senti que o livro aborda muito mais as histórias por trás de cada detento do que o massacre em si. Não estou dizendo que não tem qualidade no que é abordado, por contrário é tão detalhe que consegui ver cada detalhe dos corpos empilhados e posso dizer que até o cheiro de pinho sol eu senti..
mas gostaria de ter lido um pouco mais da crítica ao derramamento de sangue (quem estava por trás? como foi essa decisão?). Mesmo assim, não deixo de dar 5 estrelas!
Como já disse, sou muito apegado em livros que consigo enxergar todos os detalhes narrado.

Bianca.Seminotti 25/04/2021

Relato de uma realidade chocante
Um relato muito humano e verdadeiro, de uma realidade desconhecida para a maioria dos brasileiros. Realidade chocante, e ao mesmo tempo cheia de sentimentos contraditórios. No final das contas, como seres humanos, compartilhamos das mesmas emoções.

trizsembea 30/04/2021

Sobre o ser humano
É impossível falar sobre esse livro sem falar de humanidade.
A gente cresce vendo o Dráuzio em quadros no Fantástico sem ter uma dimensão tangível da extensão do seu trabalho. Ele passou vinte anos trabalhando no Hospital do Câncer, e treze como médico voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru. Esse tempo foi, desde o começo, um processo sensível. O autor nunca precisou bancar o valentão ou o herói pro leitor, ele expôs seus medos e suas angústias de estar naquele ambiente - assim como acolheu os medos e angústias de seus pacientes - sem em momento algum esquecer que era um ser humano lidando com outros humanos, pessoas com complexas questões pessoais, grande parte com intenso apego familiar, e com a expectativa de sobrevivência.
A estrutura do livro torna isso íntimo e aproxima o leitor das experiências narradas. Depois de capítulos explicando a organização estrutural da Detenção, somos apresentados a diversas personagens e o que as levou até ali. Vemos a trajetória de disseminação da cocaína, da AIDS, e o fortalecimento do crack. Vemos gerações inteiras de uma família sendo presas. Entendemos a moral e a quem os detentos prestam respeito. Tudo sem perder a sensibilidade e o entendimento de que aquelas vidas valem mais do que o encarceramento e o massacre.
O autor atua como observador em um ambiente que espalha inquietude, e no fim, sangue

Paulo.Henrique 03/05/2021

O final é muito triste, com o massacre relatado pelos presos... Mostra como nosso sistema carcerário é ineficiente e precário, só consigo lembrar de diário de um detento do racionais. Vale a pena ler, conhecer um pouco dessa realidade e dos fatos.

Juliano 10/05/2021

Drauzio Varella traz nesta obra o retrato fiel da prisão no Brasil. O autor, médico que sempre atuou como voluntário nos presídios, relata histórias e situações que lhe ocorreram no longo período que foi médico voluntário no presídio do Carandiru. A cada história, uma emoção diferente e uma indignação diferente frente ao ambiente indigno em que se encontram presos seres humanos. Uma obra essencial, para a vida.

Cesar.Neto 16/05/2021

Mais um excelente livro do Dr. Drauzio Varella. Lições de vida Podem ser tiradas dos mais diversos lugares. Até mesmo de trás das grades de uma das penitenciárias mais violentas do país (na época).
Vale muito a leitura.

Esse ano eu ainda leio o "Carcereiros" e fecho a trilogia.

Juliana.Melo 18/05/2021

Sensível
Assim como outros livros que li, a narrativa de Drauzio é extremamente envolvente, humana. Nos aproxima, permite vivenciar cada história como se fosse de um amigo. O primeiro livro que tive oportunidade de ler foi "Por um fio", me conquistou totalmente. Carandiru me conquistou tanto quanto.

O médico que se envolve com os pacientes, respeitando suas histórias, suas dimensões, suas experiências. Sendo ético e solicito, demonstrando medos iniciais, e a gradativa "abertura" com cada pessoa na casa de detenção. Todo respeito e admiração pelo trabalho ímpar deste profissional.

AnaB. 22/05/2021

Nesse livro o Dr Drauzio Varella relata como foi sua experiência como médico no Presídio de Carandiru no auge da epidemia de HIV que assolava a detenção porém o protagonismo fica todo sobre os detentos e suas histórias.
O Dr é muito sensível em sua escrita, com o compromisso de passar a história sem demais preconceitos ou julgamento. Em pouquíssimas falas há juízo de valor, e mesmo assim, com bastante coerência e humanidade. Pra mim, é essa humanidade que torna o livro incorrigível e mostra o grande ser humano que o Dr é.
Sobre a narrativa do livro: começa apresentado a estrutura e divisão social do presídio, passando para seus ocupantes e suas histórias, fechando com o horrível massacre (narrado pelos próprios detentos) pelo qual o presídio é conhecido.

Bruno 22/05/2021

Muito bom e extremamente necessário
Em Estação Carandiru, Drauzio Varella conta suas vivencias no tempo em que tinha um projeto voluntário de combate a HIV na Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru). Drauzio conseguiu mostrar como era a rotina dentro do presídio, o que acabou desmistificando algumas lendas e comprovando outras. A escrita do autor é cativante, escrevendo de maneira simples e real, com uma didática tão boa que parece que estamos conversando com ele, desta forma, a narrativa se torna acessível e carismática, como o próprio autor. Mesmo tratando de temas tão pesados, Drauzio consegue falar com leveza, deixando o leitor a vontade com as histórias narradas, sem deixar de ser sério e realista quando necessário. Sendo assim, ele consegue humanizar os personagens sem santificar eles ou seus atos, para mim, essa leitura deveria ser obrigatória para todos que querem entender melhor nossa sociedade e suas complexidades. Somente uma pessoa tão humana como Drauzio seria capaz de escrever um livro como esse, sem dúvidas Estação Carandiru entrou na lista dos meus livros favoritos e que me marcaram.

Vitoria Milhomes 24/05/2021

Chocante!
É comum termos uma certa visão dos presídios brasileiros e toda sua precariedade. Entretanto, ao ler os relatos do médico Drauzio Varella, que trabalhou por alguns anos no presídio do Carandiru, há um choque de realidade, devastador.

Em "Estação Carandiru", Drauzio Varella, descreve de uma forma bem simples e de fácil compreensão, como é a vida dentro da cadeia: Doenças, brigas, fome e afins...

Drauzio, conta a história de alguns presos, longe de tratá-los como santos ou demônios, apenas como pessoas que passaram por sua vida e possuem longas histórias.

dede 25/05/2021

Achei bem pesado
Cada capítulo conta uma história de um detento, e apesar de ter algumas coisas que são divertidas, a maioria é bem triste. Podemos descobrir quais foram os caminhos que levaram as pessoas a se perderem na criminalidade e nas drogas, além das condições desumanas na prisão, os conflitos, as doenças e o trabalho incrível do Drauzio lá dentro. De fato, ninguém sai de lá melhor do que entrou, as cadeias brasileiras não investem em ressocialização. Nos últimos capítulos tem uma descrição detalhada do massacre no ponto de vista dos presos sobreviventes.